11 maio, 2010

Amanhã é dia de festa para o andebol azul e branco!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

OFICIAL: O jogo foi adiado para data a determinar. O jogo do título passará a ser o de sábado em Braga com o ABC. Amanhã (quarta-feira) pelas 19 horas, todos os caminhos dos adeptos azuis e brancos vão dar à entrada principal do pavilhão Dragão Caixa onde o andebol do FC Porto tem a oportunidade de se sagrar bicampeão Nacional ficando ainda 3 jornadas por se disputar. O FC Porto recebe o Madeira SAD e se vencer “explode” de imediato a festa no Dragãozinho onde vou estar, uma vez mais. Os guerreiros do nosso andebol merecem este momento e eu quero estar lá ao lado deles! Até o empate chega para a festa explodir mas nós queremos mesmo é a vitória!

No início da época quando algumas dúvidas se levantaram eu disse que ia estar no grupo dos adeptos que haviam "de levar a equipa ao colo" até ao título ser uma realidade. Acreditei sempre, desde o 1º instante. Ao lado dos meus heróis, sempre!!! Força Porto!!!

FC Porto revalida título se ganhar amanhã ao Madeira SAD...
( 1º FC PORTO-45 pts e 6 jgs; 2º ABC Braga-38 pts e 6 jgs; 3º Madeira-38 pts e 6 jgs...)

  • FC Porto, 32 - Sporting, 24
Grande 1ª parte do FC Porto. O Sporting esteve bem até aos 5-5 mas depois Laurentino ganhou alguns duelos com Petric e o Porto foi aproveitando no ataque para dilatar a diferença passando de 4-5 para 11-5. Chegamos ao intervalo com um festival de andebol azul e branco e um 21-12 no marcador após um golo fantástico de Ricardo Moreira a 1 segundo do fim. O “Tribunal” estava deliciado e o pavilhão muito bem composto com 1281 espectadores. O nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa também lá estava, assim como os nossos ex-treinadores António Cunha e Carlos Resende.

Na 2ª metade o ritmo de jogo baixou e aos 28-19 aos 44 minutos o técnico Obradovic preparava-se para meter em campo alguns dos guerreiros menos utilizados. Bem fez o nosso mister em ter aguardado alguns minutos antes das substituições. O Porto esteve 7 minutos sem marcar qualquer golo enquanto o Sporting fez 5 e reduziu para 28-24 a 9 minutos do fim. Nessa altura, no entanto, os protagonistas eram outros, os árbitros com Trinca (slb assumido no facebook) em destaque a dar 2 minutos aos Portistas sem qualquer critério. O público reagiu, o ambiente ficou tenso e a pressão aumentou. Os jogadores sentiram também a injustiça das decisões e perturbaram-se um pouco mas depois de ouvirem e sentirem a nossa forte reacção também eles se empolgaram e nos últimos 9 minutos marcamos 4 golos contra nenhum dos leões (32-24).

O golo do capitão Ricardo Moreira (8 golos, melhor marcador outra vez), o 29º da equipa a 8 minutos do fim foi decisivo porque a partir desse lance os leões e os "ajudantes" esmoreceram, também por culpa de Dragan Jerkovic em grande na baliza Portista. Além dos 8 golos de Ricardo Moreira destaque-se as boas exibições de Tiago Rocha (5 golos), Filipe Mota (4), Dario (3), Wilson (3), Grilo (3), Spínola (3) e Inácio Carmo (3). Com esta vitória o FC Porto aumentou o avanço sobre o trio de perseguidores (Madeira, Belém e ABC) para 5 pontos de diferença. Benfica e Sporting estão já afastados do título a 8 pontos do líder FC Porto. O Bicampeonato dos Dragões está muito perto.

  • FC Porto, 28 - Belenenses, 22
No jogo de sábado com o Belenenses o FC Porto entrou mal no jogo e esteve a perder por 3 golos mas conseguiu reagir antes do intervalo passando para a frente no marcador (13-12). Na segunda metade os Dragões chegaram cedo aos 4 e 5 golos de avanço e depois souberam controlar a reacção de um esforçado opositor. Neste jogo Hugo Laurentino esteve insuperável (54% de eficácia) com Inácio Carmo a ser o melhor marcador (6 golos) logo seguido de Tiago Rocha (4), Ricardo Moreira (4) e Nuno Grilo (4). Os outros golos neste jogo foram de Dario Andrade (3), Gilberto Duarte (2), Pedro Spínola (2), Álvaro Rodrigues (2) e Wilson Davyes (1). Neste jogo ainda houve tempo para os adeptos (1052) cantarem "Campeões, Campeões" (estavam a ensaiar para amanhã) e até houve quem cantasse pelo Sp. Espinho que à mesma hora se sagrava campeão no voleibol à custa de um clube de Lisboa...

O FC Porto joga já amanhã (19h) em casa frente ao Madeira a 2ª jornada da 2ª volta da fase final e desloca-se sábado (17h na RTP2) ao pavilhão do ABC de Braga, esperando-se que entre no ringue dos Minhotos já com as faixas do bicampeonato!

FC Porto defronta a Ovarense nas meias finais do play-off...
(Quartos de final do play-off com o FC Porto a eliminar por 3-0 a Académica de Coimbra)

  • Académica, 67 - FC Porto, 80
Vitória concludente do FC Porto em Coimbra. No início do 4º período o jogo já estava mais que decidido com os Dragões a gerirem o resultado na parte final. Stempin com 17 pontos foi o melhor marcador logo seguido de Marçal (14), Hunt (12), Andrade (12) e Terrell (11). Nas meias finais teremos um Ovarense-Porto e um Benfica-Guimarães. Os dois primeiros jogos são em Ovar na sexta (21h) e no domingo (17h). Conto estar presente no primeiro jogo até porque no domingo (dia do 2º jogo) estarei no Jamor na final da taça em futebol.

FC Porto perde em Torres Vedras e sai da taça de Portugal...

(1º FC PORTO-61 pts e 22 jgs; 2º Viana-44 pts e 22 jgs; 3º Candelária-42 pts e 22 jgs... )

  • Física, 5 - FC Porto, 4
O FC Porto ficou pelo caminho na taça de Portugal (oitavos final) ao perder em Torres Vedras com a Física num jogo onde cometeu muitos erros defensivos e se viu a perder por 4-1 a 10 minutos do fim. Os Dragões ainda chegaram à desvantagem mínima mas ficaram-se por aí. Os já campeões Nacionais disseram assim adeus à 3ª dobradinha consecutiva. Neste jogo marcaram André Azevedo, Filipe Santos e Pedro Moreira (2). Sábado há jogo do campeonato em Braga (17h).

TIAGO ROCHA

Duas grandes exibições do pivot do FC Porto frente a Sporting e Belenenses. No jogo de quarta feira Tiago Rocha apontou 5 golos enquanto no sábado apontou mais quatro, isto sem esquecer os livres de 7m ganhos e a forma brava como sempre defendeu nos 2 encontros. As defesas nem sempre são leais com Tiago Rocha mas o nosso fantástico pivot consegue sempre superar a marcação que lhe é movida. De punho cerrado após cada golo é um regalo vê-lo a festejar entusiasticamente com os fiéis adeptos do Dragãozinho.

Saudações Portistas, Lucho.

10 comentários:

  1. no ANDEBOL, 2 excelentes vitórias, num passo de gigante a caminho do BIcampeonato...4ª feira, tou/tamos lá... até os comemos, carago!!!

    no BASQUETEBOL, passagem tranquila às meias-finais... agora, mais dificil, mas nada do outro mundo... a caminho da final... 6ª feira, tudo farei para estar em Ovar.

    no HÓQUEI, uma mini-desilusão que em nada deslustra o já conseguido neste época... o tal ENEAcampeonato... agora, concentração absoluta pá final SIX em Itália no final deste mês.

    ResponderEliminar
  2. No Hóquei uma pequena nódoa, mas que pode ser compensada com a liga europeia, que seria a cereja em cima de um bolo fantástico.

    No Basquetebol, 3-0 naturais. Vamos ver agora se temos gente para dar um passo em frente, numa altura em que na secção as coisas não estão famosas...

    Andebol, não fui no sábado, mas estive lá na quarta e apeteceu-me trincar o Trinca...
    Estamos à beira de mais um campeonato e até parece fácil, mas não foi. Foi preciso convencer muita gente que este era o caminho, um caminho que, mesmo com toda a consideração pelo passado de grandes figuras portistas, o profissionalismo não se compadece com amiguismos.

    Lá estarei para, assim o espero, festejar, pois tal como o Lucho, também acreditei desde a 1ª hora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. ANDEBOL – Amanhã será um grande dia para esta fantástica equipa! Vamos ganhar e festejar o bicampeonato.
    Este título é completamente merecido! E não foi um campeonato tão fácil como aparenta, tivemos um início algo complicado que rapidamente foi superado pela conjugação da mestria de Obradovic com a valia e dedicação dos grandes profissionais que temos na nossa equipa. A todos eles agradeço o que têm lutado pelo FC Porto.

    HÓQUEI EM PATINS – Todos os campeões têm direito a um dia mau, o nosso foi no sábado.
    Fomos eliminados, mas o orgulho por esta equipa não diminuiu minimamente.
    Agora é pensar na Liga Europeia. Vou lá estar e quero muito trazer esta taça para o Porto. Eu acredito!

    BASQUETEBOL – Superámos a Académica de uma forma natural, agora teremos um confronto mais complicado frente à Ovarense nas meias-finais. Se a equipa mantiver a mesma atitude dos últimos jogos, a presença na final será uma realidade.

    FORÇA PORTO!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  4. Explicações de um título
    RUI GUIMARÃES

    Em caso de vitória frente ao Madeira SAD, o FC Porto sagra-se já amanhã (19h00, no Dragão Caixa) campeão nacional de andebol, podendo fazer a festa a três jornadas do fim da prova, disputada com uma fase final entre as seis melhores equipas, sem play-off.

    "É mérito do FC Porto, que tem um grupo de atletas que jogam juntos há alguns anos e ao qual juntou peças que fortaleceram o grupo. Depois há o treinador. Nota-se que trabalha muito e soube consolidar um espírito de equipa muito forte", refere José Costa, ex-ABC, agora no Pilotes Posada, de Espanha.

    Já para Ricardo Costa, antigo campeão nacional pelos dragões, também a jogar em Espanha (Ademar Leon) há já alguns anos, "o FC Porto, curiosamente, foi a equipa que começou pior a primeira fase do campeonato, ao perder com dois adversários teoricamente de valor inferior, como o Sporting da Horta e Xico Andebol, e esse, porventura, foi um dos factores importantes para que a equipa se unisse, ficando ainda mais forte", elogiou. A equipa de Obradovic, explica, "utiliza bastantes jogadores e permite uma maior intensidade e ritmo de jogo, algo que no andebol actual é muito importante e, para além disso, o FC Porto tem a melhor defesa do campeonato e a melhor dupla de guarda-redes e, muitas vezes, esse é um factor decisivo, pois permite ter um bom nível durante toda a temporada." Ainda assim, para Ricardo Costa a fórmula de disputa também contribuiu para a possibilidade desta chegada à linha de meta com antecedência. "Trazer 50% dos pontos para a segunda fase deu uma maior confiança e retirou aos adversários a possibilidade de cometer qualquer erro. Este formato não permite, caso a diferença de pontos seja grande, que as equipas cometam falhas. Como foi o caso do FC Porto quando se sagrou campeão em 1998/99, a faltarem duas jornadas e neste mesmo formato."

    Mas para a caminhada relativamente calma dos campeões também contribuíram os resultados menos bons dos adversários. "O Sporting tem um plantel com grandes jogadores, mas que ainda estão à procura de se entender como equipa. Ainda não terão tido tempo para isso, para além de terem perdido uma peça importante, que foi o Bruno Moreira. Já o Benfica tem um plantel incrível, com jogadores incríveis, e devia ser o mais forte candidato ao título, mas talvez o início de época atribulado tenha afectado a época", refere José Costa. "O Benfica e Sporting perderam os primeiros jogos da segunda fase, e isso porventura contribuiu para que, animicamente, tenham sofrido. O estado físico do George Zaikin, debilitado grande parte da época, também afectou o Benfica", diz Ricardo Costa.


    Defensiva muito forte e um contra-ataque bastante rápido"

    "O FC Porto foi uma equipa que consolidou um modelo de jogo e que teve ritmo acima da maioria das equipas também candidatas ao titulo", aponta João Florêncio, treinador do Belenenses, definindo o estilo portista como uma "defensiva muito forte e um contra-ataque bastante rápido". "O play-off talvez seja mais atractivo, mas quem ganha com regularidade tem mais mérito e isto é um campeonato, e o FC Porto vai ganhar com todo o mérito. Aliás, já se previa quando terminou a primeira fase." E os outros candidatos? "Falharam. Porquê, não sei. O Benfica e o Sporting é que sabem as razões para nem sequer chegarem a entrar na luta."

    ResponderEliminar
  5. Começar pelo primeiro jogo que vi ao vivo, dar os parabéns pela vitória sobre o SCP que tem sem dúvida um excelente equipa, para não haver dúvidas sobre quem é melhor o FC Porto fez uma excelente primeira parte estando mesmo a vencer por uma diferença de 10 ou 12 golos.

    Não fosse um troglodita mouro abichanado de nome trinca, tinha sido um grande jogo do FC Porto para um dia mais tarde recordar.

    Já no sábado e contra o os Belenenses a nossa equipa enfrentava uma equipa chata que defende muito bem, não contava com 2 dos habituais titulares mas tinha na baliza um excelente GR.

    Mas o FC Porto não se deixou intimidar por estatisticas e lá foi construindo uma vitória bem conseguida, já no final ouvia-mos pela rádio a vitória do SCP no ABC o que nos deixa muito pertinho da revalidação do Título.

    Seremos Campeões em casa frente ao Madeira Sad em caso de Vitória o que me deixa radiante porque somos a melhor equipa de Andebol em Portugal.

    No Basquetebol aconteceu o normal 3-0 sem espinhas e lá mandamos os Norberto para férias mais cedo.

    Agora segue-se a nossa "besta-negra", embora já lhes roubamos uma taça este ano, são sempre um adversário difícil e no seu reduto mandam eles, vamos tentar ganhar o primeiro jogo já na sexta-feira que é muito importante.

    No Hóquei já tinha dito que na taça não há espaço para desacelerações, defrontamos uma Física no seu terreno que conta com Garrancho e Dates dois excelentes jogadores e contaram como é claro com um pavilhão bem composto, no hóquei isto ajuda e de que maneira.

    Estivemos a perder por 5-2 e só na parte final lá conseguimos reduzir por Pedro Moreira para 5-4, não foi suficiente, para mim a derrota não foi uma surpresa porque já tinha ido ver a nossa equipa ao Nortcoop e vi as difículdades que as equipas de um escalão secundário conseguem colocar aos grandes do hóquei.

    Vamos agora entrar na contagem decrescente para a final-six e espero que tenhamos alguma sorte que nos tem faltado nos ultimos anos.

    Mas antes há que ganhar em Braga para continuar com a moral em alta.

    Um grande abraço a todos

    ResponderEliminar
  6. http://www.youtube.com/watch?v=O5Be2WXRZCQ

    FRAUDE

    FALCAO é na verdade o melhor marcador!

    ResponderEliminar
  7. O jogo de Andebol, entre o F.C.Porto e o Madeira Sad, que se disputava amanhã, pelas 19 horas, foi adiado, porque a equipa madeirense não teve possibilidades de voar para o Continente...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Atenção amigos portistas: o jogo foi adiado pela impossibilidade do Madeira SAD "voar" para o Porto (o aeroporto da Madeira está encerrado). Ainda não é conhecida a nova data para a realização do jogo. Nessa altura todos esperamos ver o nosso FC Porto CAMPEÃO a 3 jornadas do fim.
    VIVÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  9. Força Poooorto, que as modalidades demonstrem a fibra de que somos feitos! Não há R. Bosta nas modalidades pois não?!!!

    Saudações!

    ResponderEliminar
  10. Cinzas vulcânicas: FC Porto - Madeira SAD adiado

    Devido às restrições no espaço aéreo, o FC Porto não vai receber o Madeira SAD uma vez que a partida foi adiada, anunciou a Federação de Andebol de Portugal.

    O jogo previsto para quarta-feira entre os ‘dragões’ e os madeirenses, que pode selar o título dos ‘portistas’, realizar-se-á noutra “data a indicar oportunamente”, sendo que tal sucede devido às “limitações do espaço aéreo europeu”, lê-se em comunicado.

    Quando faltam agora quatro rondas para o fim da prova, os ‘dragões’ comandam a tabela com 45 pontos, mais 7 que Madeira SAD, ABC de Braga e Belenenses, os seus perseguidores.

    Também pelo mesmo motivo as partidas Sporting-Benfica, também a contar para o grupo A, e Sporting da Horta-Xico Andebol, do grupo B, foram adiadadas, tendo sido ambos os jogos agendados para quarta-feira. No mesmo dia defrontam-se ainda Belenenses e ABC de Braga, também no grupo A, no Restelo, pelas 21:30. Contando para o grupo B que decide a despromoção ao escalão inferior, vai ser ainda disputada a partida que opõe a AC Fafe ao São Bernardo, pelas 21 horas.


    In Jornal o jogo

    ResponderEliminar