20 maio, 2010

Assim não

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Finalmente. Já não era sem tempo. Esta época foi como os filmes chatos, parecia que nunca mais chegava ao fim.

Acabou como começou: com uma vitória do Porto. Infelizmente, e já não vale a pena continuar a bater no ceguinho, não há taças e supertaças que afoguem a tristeza dum terceiro lugar. Ou dum segundo, já agora. Nós não somos propriamente o Sporting, que tem adeptos que proclamam aos quatro ventos que é melhor ficar duas vezes em segundo lugar que uma vez em primeiro.

Pelas nossas bandas não há quem fale assim. Para nós, só há um lugar que interessa e que deve ser sempre nosso: o primeiro, o do campeão.

O jogo da final da taça foi um epílogo exemplar para esta temporada. Ficou bem patente – para quem quis ver – o que correu mal durante estes longos meses.

Não foi só a evidente falta de classe de alguns dos nossos jogadores: os que temos chegavam e sobravam para fazer um campeonato melhor. Não foram os Ricardos Costas e quejandos: não há época em que não tenhamos de lutar contra gente dessa. Foi a atitude da equipa. Foi, no fundo, a quase falta de respeito por quem, contra ventos e marés, não os deixou de apoiar ou não lhes negou apoio quando nos fizeram passar por vergonhas como a da Luz ou a do Arsenal Stadium. E o pior é que a quase displicência, a quase sobranceria veio de homens que sabem bem o que é o Porto, que viveram sempre no Porto, que são o que são por causa do Porto.

Custa muito ver que um rapaz que só chegou este ano, o grande Falcao, mostra mais vontade do que jogadores que nasceram para o futebol dentro da nossa casa. Custa muito perceber que há rapazes que foram levados ao colo por nós, mais preocupados em arranjar maneira de se irem embora de toda a maneira e feitio do que a deixarem a pele em campo.

Estas coisas, queiramos ou não, alastram-se à equipa.

É nas alturas difíceis que os jogadores responsáveis por transmitir a nossa mística mais têm de dar o exemplo. E isso não aconteceu.

A nossa história está cheia de jogadores que não eram os melhores jogadores do mundo, mas que quando vestiam aquela camisola se tornavam em autênticos gigantes. Não trocava o André, o Frasco, o Paulinho Santos, o Freitas, o Rodolfo, o João Pinto entre outros, por nenhum Ronaldo. Eram estes que faziam os outros jogar, os que lhes lembravam o que é jogar de azul e branco. Também não ganharam sempre, mas nós sabíamos que nem um mililitro de suor seria poupado.

O que senti no jogo de domingo, senti também em outros jogos desta época, repito. A nossa exibição contra o Benfica foi a excepção quando tem de ser a regra. Mais, tem sido a regra de há muitos anos a esta parte.

Felizmente, o meu coração manda mais que a minha cabeça, mas, confesso, houve alturas em que quase me apeteceu que o Chaves marcasse. Estava a ser demasiado penoso ver que havia gente dentro do campo que só queria que o tempo passasse.

Foi só um sonho mau. Para o ano, seja quem for o treinador, sejam quem forem os jogadores, vai ser melhor. Ou seja, vai tudo regressar ao normal.

12 comentários:

  1. Sim Pedro, porque o normal para nós é ganhar!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  2. Pedro, completamente de acordo. Não mudo uma vírgula.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Eu junto-me ao rol dos que viram neste jogo o reflexo do que foi a epoca...mais, com um pouco de esforço, ate podemos lembrar que a epoca começou mais ou menos da mesma forma..A supertaça frente aos castores evidenciou logo nessa altura uma tremenda desinspiraçao e atitude amorfa...
    Ps: Desconfio muito do que pode ser a proxima epoca, este 3º lugar pode custar em termos praticos mais que o significado proprio do mesmo!!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Eu confio no Presidente.

    Vai conseguir (com as opções q vier a tomar) que a atitude da equipa volte a ser (e de forma sistemática) a q houve no jogo de 2 de Maio.

    Sublinho o q dizes sobre a falta de atitude da equipa e sobre a incapacidade do técnico em mudar isso. Novo Rumo se aproxima porque este ciclo apesar de (ainda)vitorioso (sim ganhamos 2 provas) continua a deixar-nos deprimidos futebolisticamente falando.

    ResponderEliminar
  5. "Custa muito perceber que há rapazes que foram levados ao colo por nós, mais preocupados em arranjar maneira de se irem embora de toda a maneira e feitio do que a deixarem a pele em campo."

    Concordo inteiramente...e o mais triste é constatar que os jogadores estrangeiros contratados esta época, como Falcão, Alvaro Pereira e Beluschi, tal como as contratações portuguesas Beto, Varela e Ruben Micael estavam bem mais efusivos depois da conquista da Taça de Portugal, do que muitos "amuadinhos" que mais pareciam estar num funeral...

    Na minha modesta opinião, aquele jogo deu para tirar algumas conclusões acerca do que deverá ser a proxima época...quem quiser ir embora, que vá...jogadores amuados e birrentos não precisámos minimamente...porque pelo que vejo os jogadores realmente importantes na manobra actual da equipa estão de corpo e alma no clube...e todos nós sabemos quem são...

    O FC Porto é muito superior a todo e qualquer interesse individual de meia dúzia de menimos amuados e birrentos...

    E mais não digo...

    ResponderEliminar
  6. Fui muito criticado por ter dito aqui, antes do jogo, que até lembrava ser boa ideia o Chaves ganhar a Taça... Viram o jogo?? Viram os jogadores do Chaves (TODOS), viram os nossos??? Repito, o Chaves daqui a 50 anos ainda festejava a Taça, nós desde esse dia ainda andamos mais tristes...
    2010/2011 - Falo antes... Vender Helton + Bruno A + Raul Meireles - Contratar André Vilas Boas, contrato por 3 anos, e dar-lhe os que ficam depois da limpeza ( além dos 3 jet-set que falo acima, há lá mais uma boa duzia...) fazer regressar os bons valores emprestados que todos sabemos quem são...Mais 2/3 contratações de qualidade... Não esquecer deixar sair JÁÁÁ aquele J Gomes, adjunto, que só de olhar para a cara dele, jé estamos a perder...É daqueles que tansportam o azar com eles...(Tipo Aguiar Branco)Para o lugar dele, Pedro Emanuel. E toca a trabalhar...

    ResponderEliminar
  7. Na mouche meu caro Pedro! Subscrevo e assino por baixo!

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Atenção ao penúltimo artigo: "Quem corre pelo Porto...não cansa!!"

    Para os mais frustrados, afoguem as mágoas neste bonito espectáculo de hóquei, porque o FCP não é só futebol.

    FC Porto vs Mealhada - Campeonato Nacional de Infantis Norte 2ª fase.

    http://www.youtube.com/watch?v=5_w-Fu4FRDI

    Disfrutem carago!

    ResponderEliminar
  9. @ Pedro

    sei que vai parecer sacrilégio, mas: 1) adormeci a ver a segunda parte do jogo (e não fui o único. um colega no trabalho também tirou um 'cochilo' com tanta emoção) e 2) também eu desejei o empate para ver se os jogadores percebiam que era com a camisola do FC Porto que estavam a jogar e não com outra qualquer.

    enfim, uma época penosa que, finalmente!, chega ao seu fim. e venha de lá esse novo treinador com novas ideias e um novo plantel.

    saudações PENTACAMPEÃS!

    ResponderEliminar
  10. Pedro, excelente crónica. A situação do Bruno Alves é por demais evidente. Numa escala inferior, está Helton e Raul Meireles. Quanto a mim, estes 3 jogadores deveriam ser vendidos. 15 Milhões pelo Bruno, 12/15 pelo Raul, mais 4 ou 5 pelo Helton, negócio fechado.

    Queria também dar-lhe os parabéns pela excelente forma como defende o FC Porto na crónica semanal do "À LEI DA BOLA". Não perco um :)

    Por fim, gostaria de o convidar a passar pelo meu blog: http://misticadodragao.blogspot.com/

    Abraço e saudações portistas!

    ResponderEliminar
  11. Ora nem mais PML... ora nem mais!

    Que este, apesar de tantas e tantas anormalidades, dentro e fora de casa, tenha sido afinal o ano "0" para o arranque de um novo ciclo vitorioso que já todos novamente ansiamos.

    COnfio que os 'nossos' saberão fazer o que tem que ser feito para lá chegar... e por isso, vamos tb todos acreditar e remar para o mesmo lado, sejam eles os 'escolhidos' que venham a ser, pois a partir do momento que entrarem por aquela porta, terão que ter todo o nosso completo e inequivoco apoio... non-stop!!!

    ResponderEliminar
  12. tenho a certeza que vamos dar a volta por cima! e já para o ano vamos regressar ao normal, e como já aqui disseram os adeptos incluídos ;)

    quem não quer ficar no porto que deixe o porto! há jogadores que agradeço o que fizeram pelo porto e boa sorte para o futuro!

    ResponderEliminar