13 maio, 2010

Comicio à Antas da Costa

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Adeus 2009/2010... chega, basta, venha a próxima época.

Com todo o respeito pelo Desportivo, ainda por cima amplificado pela minha costela transmontana, o jogo de domingo é uma festa e claro, a não ser que existam milagres, magias negras ou brancas, ou um filme de ficção cientifica, venha de lá a Taça de Portugal e mais um troféu para a conta.

Como palavra final, um cliché: não se pode ganhar sempre e ate é capaz de cansar ou pelo menos aburguesar como vimos esta época. O problema neste caso, é como se perde, o que parecendo a mesma coisa e como diz o célebre anúncio, é ligeiramente diferente. Como diferentes serão as opiniões sobre as percentagens respectivas, uma espécie de jogo que proponho:

    a. tuneis e quejandos;
    b. staff, treinador e jogadores.
    c. gerência presidencial e directiva.
    d. alcatruzes das noras, sortes e azares e outras.
Para mim, vão 25% para o item a., 35% para o b., 30% para o c., e 10% para o d., o que quer dizer que, e tentando resumir ao máximo, houve falta de talento, atitude, e competência, e alguma sobranceria, e vá lá, excesso de confiança de quem dirige a estratégia, e claro, o campeonato fora das 4 linhas que este ano também foi ganho pelos nossos arqui-rivais...

Uma palavra para explicar o que quero dizer com a forma como se perde: lembram-se do campeonato ganho pelo espirito do Feher (que Deus o tenha), pelo Estádio do Algarve, mais os livres do Simão Sabrosa, a ratice aprendida na Universidade das Antas pelo Senhor Veiga, mais a competência do velhaco Trap?

Deixou de fazer sentido logo que se percebeu que era uma excepção, e que não tinha significante, mas o mesmo não acontece desta vez, e nem eu precisaria de falar com o que é para mim, o principal responsável pelo êxito do SLB, alguem que sei, respeita e gosta genuinamente do nosso clube, para entender que temos luta e adversário para os próximos anos, e que atitudes burguesas e indulgentes de futuros ex-capitães, grupinhos e mais grupinhos, gestão tipo piloto automático e excesso de zelo de comedores de pipocas e salgadinhos, e assobiadores profissionais, não podem fazer parte da "linha editorial" para a próxima época.

E fans, adeptos, sócios: como disse numa emissão da RTPn , depois do célebre do jogo do Chelsea de Mourinho, que me lembre, esta foi a primeira vez que o Dragão "ganhou" um jogo, regressando para o "bem e para o mal", o espirito das Antas de que tantas vezes falei.

É este o AMBIENTE para 2011...

p.s. - tenho uma enorme estima e admiração pessoal por Jorge Jesus, que recordo ainda como jogador excêntrico, de grande cabeleira e já com enorme atitude. Conheci-o na RTP nos tempos em que treinava o Belenenses, e ja à altura, tive oportunidade de lhe dar, e como se diz na gíria, "moral"; gosto de quem sobe à sua maneira como a canção dos Xutos e Pontapés, e segue o seu rumo, num País onde o direito à diferença é uma miragem. Tal como o Presidente do FCPorto, considero que o mister foi o factor x, numa cirúrgica vitória do SLB; e os elogios de Pinto da Costa não são inocentes: criticam os que não desataram o "nó" interno provocado e no fundo pelo Tetra, exibição de Manchester e vendas de jogadores, alguns deles, há que dizê-lo, "burilados" pelo nosso actual mister, e aplaudem o perfil do treinador campeão, acrescentando mais uns "venenosos" pontos à campanha já em marcha para a sua "exportação" o mais brevemente possivel.

p.p.s. - embora o arranque das crónicas dedicadas à epoca 2010/2011 só arranquem para a semana, os meus espiões concentrados no Bairro da Pasteleira, até já me indicaram a casa do futuro mister; mas como ele, ao melhor estilo das aparições de Fátima, já foi visto em toda a cidade, aguardemos mais uns dias...

7 comentários:

  1. Tocas nos pontos essenciais desta temporada.

    E finalizas com um pedido para q o ambiente para 2010/11 seja esse do jogo do chelsea e do jogo com o slb esta época. Esse ambiente em grande parte dos jogos seria o nossso melhor reforço.

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Álvaro, como gosto de te ler...apenas acrescentaria mais uma alínea e que seria a E:
    em nome do desígnio nacional, dos aumentos de impostos e Sctus pagas a norte, sim porque nós os nortenhos somos os que estamos melhor de vida...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. off-topic

    Michel Preud’homme apontado ao Porto.


    Il semble de plus en plus évident que Michel Preud’homme ne sera plus le coach des Buffalos la saison prochaine. Après la rumeur qui l’a cité à l’AC Milan, une piste tout à fait concrète le mène désormais au FC Porto. Et selon des sources médiatiques portugaises fiables, Porto est décidé à mettre le paquet pour engager le « Spécial One de Gand ».

    Comme dans le cas de l’AC Milan, on remarquera que Porto est un club proche de Lucien D’Onofrio (Standard) qui y décrocha ses plus beaux succès en tant que dirigeant. MPH parle couramment portugais et est très populaire là-bas depuis son brillant passage à Benfica. Porto tient la corde mais d’autres offres intéressantes s’accumulent probablement sur le bureau de MPH. Bye, bye Gand : cela se confirme au fil des jours…

    ResponderEliminar
  4. Mas que bela prosa Álvaro Costa. No geral concordo, embora fizesse aí umas alterações nas percentagens de responsabilidades da derrota este ano, mas tudo bem, seriam poucos pontos percentuais de diferença! :)

    Essa do treinador é que me deixou intrigado!

    ResponderEliminar
  5. Dragon Soul

    faz à vontade..era giro e nao duvido que existissem diferenças...
    bamos a eles que nem tarzoes
    ac

    ResponderEliminar
  6. AC,

    um post que está um mimo... e que de ponta a lés, toca em todos os pontos neste quase encerrar de época desportiBa.

    corrigiria apenas uma coisa... a minha percentagem de responsabilidades, repartiria por: 30-45-25-10.

    acima de tudo... responsabilidade do "staff, treinador e jogadores"... porque quando eles querem de verdade, com garra, transpiração, coração e muita mistica, não há apito que lhes valha!!!

    a ver vamos o que nos espera a próxima.

    quanto ao treinador, espero bem que os teus espiões estejam tão certos, como 2 e 2 serem 5... dassseee, esse, não ;)

    ResponderEliminar
  7. calma, apenas transcrevi o que li no jornal belga.
    não foi nenhuma fonte que me fez chegar a informação

    ResponderEliminar