06 maio, 2010

FC Porto, campeoníssimo das vendas!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


  • vendas de sempre iguais ou superiores a 5 milhões de euros


  • O FC Porto é também o campeão das vendas! Com larga vantagem. Rui Barros foi, em Agosto de 1988, o primeiro futebolista nacional transferido por 5 milhões de euros (1 milhão de contos). A lista que se apresenta logo abaixo, reporta todas as vendas (de jogadores nacionais ou estrangeiros a jogar em Portugal) iguais ou superiores àquele valor. No topo da tabela está outro atleta portista, o brasileiro Anderson, que é o líder dos negócios e rendeu 31,5 milhões de euros.

    1. O FC Porto embolsou 371,2 milhões de euros, mais do dobro de Sporting (99,8) e Benfica (77,9) juntos!

    2. Desde a venda de Rui Barros em 1988 até 2002, o FC Porto arrecadou 76,2 milhões de euros, contra 295 milhões entre Junho de 2003 e Agosto de 2009. Isto, lembremo-nos, só em transacções superiores a 5 milhões.

  • vendas desde 2003 por qualquer valor


  • Entre a conquista da Taça UEFA, em Maio de 2003, e a venda de Lisandro López ao Lyon, em Julho de 2009, o F. C. Porto amealhou em vendas, 322,64 milhões de euros (dados do JN 9-7-2009). Além de conseguir manter um bom nível desportivo – três vitórias em competições internacionais e apenas não foi campeão nacional em 2004/05 – o FC Porto foi capaz de amealhar sempre dinheiro, mantendo-se muito à frente de qualquer clube nacional e ombreando com muitos emblemas de topo do futebol estrangeiro.
# agradecimento ao nosso leitor, Dragão Azul Forte, pelo envio desta análise.

1 comentário:

  1. Enquanto estava a preparar este quadro estatístico para enviar ao "Bibó Porto", lembrei-me duma coisa, carago: o "Rei das Transferências", o nosso menino Anderson, vai ser deposto do trono! Fiquei consternado com a evidência e ainda por cima por ser um benfas, um mouro a conseguir essa proeza. Contudo depressa me alegrei, por uma razão: os adversários dos infiéis mouros ficarão sem o seu fulgurante "ponta-de-lança"… É que chovem ofertas pelo proeminente "atacante" do benfas, o brilhante e diligente Ricardo Bosta. Consta que oferecem bem mais que o que o Real deu por C. Ronaldo. Que dêem tudo, que o levem (para bem longe!), que o comprem pois ele é um vendido. Ah, só de pensar que esse vai estar a milhas, nem me importo que o nosso Anderson seja destronado. Há males que vêm por bem, carago.

    ResponderEliminar