14 maio, 2010

Fechar época com “Chave(s) D’ouro”!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

i - A Calçada (temporada) 2009/2010, corre a passos largos para o seu término, e curiosamente, atendendo aquilo que foi a peculiar época desportiva, até pode encerrar como começou: Com a conquista de mais um troféu para o FC Porto, para mais tarde juntar ao e recordar no prometido Museu de Glórias do clube. Depois da Supertaça ganha pelos Dragões em meados de Agosto frente ao Paços de Ferreira, sábado próximo é tempo de trazer, frente ao Desportivo de Chaves, o Caneco, aka (also known as…) Fruteira, aka Taça de Portugal ou como mais gostarem de a apelidar, num recinto a que não me atrevo a apelidar de nada.

Por esta altura, o pensamento no reino do Dragão, será até mais o de preparar já a próxima época, até porque esta parece já estar esquecida e enterrada, mas nunca desculpada. E, aproveitando que sua Santidade o Papa, está em território Luso, os azuis e brancos quiseram abençoar a próxima, mas as políticas e as burocracias mais uma vez intrometeram-se, o que demonstra mais uma vez que não é nem nunca será o nosso forte jogar aos papéis nas secretarias e andar em túneis encurvados.

ii - A época encerra, e o tempo é de férias para alguns, uns mais que outros, aproveitam e renovam passaportes, desta feita para uma viagem que se espera de “Boa Esperança”, para território Africano, em busca do ouro prometido para uns, em busca da valorização dos seus o(e)uros para outros. O FCP mais uma vez se destaca por ser a equipa que mais contribui para a espinha dorsal da nossa selecção, (in)discutíveis e consensuais ou não, são dez os jogadores que constituem e levam até à equipa de todos nós o ADN portista, podendo ainda esta lista ser aumentada não fossem as malogradas lesões de Ruben Micael e Varela.

iii - E com o fim da época, que agora passou, inicia-se o defeso e o murmurinho habitual da próxima, sendo possível que durante a leitura desta crónica o Pai deste tenha dito que ciclos se fecharam, que a avó do outrem tenha dado uma entrevista de fazer capa duma qualquer (bola) quebrando um ou outro (record) de vendas!

Seria bom, haver um pouco de discernimento e quem devemos dar ou não o devido tempo de antena e não criar juízos de valor sobre este ou aquele jogador, quando na verdade são os intermediários que falam pelos artistas. Até agora ainda não se ouviu da boca nem de Meireles nem de Bruno Alves, que querem e desejam sair do FCP, sendo estes os casos mais conhecidos. Causa-me alguma estranheza, que tantos adeptos azuis, estejam tão mortinhos por os ver sem o Dragão ao peito.

iv - Por tudo isto, seria bom, começar a preparação da próxima com calma, serenidade e definir objectivos, que devem e têm de passar pela conquista de todas as frentes, Liga Europa incluída, para que não se cometam erros antecessores, para que o grupo fique e continue sempre mais coeso, motivado por novos objectivos, com a identidade que lhe é característica e sobretudo para que saibam, queiram e sejam PORTO!

Abraço e fiquem por aí... que eu fico!

5 comentários:

  1. è verdade! tem de haver muita concentração no planeamento da próxima época. Domingo lá estarei. Força Porto

    Só os mais fortes sobrevivem, nós seremos eternos!

    ResponderEliminar
  2. Ganhar e jogar bem, para que fique uma boa recordação de uma época que não foi brilhante...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Com o padrão de exigência q nos caracteriza ganhar uma supertaça e uma taça de portugal na mesma época não torna a actual temporada brilhante.

    Mas sempre atenua um pouco o sentimento.
    Vamos lá erguer a fruteira!

    ResponderEliminar
  4. TODA A VERDADE SOBRE O CAMPEÃO BENFICA.VEJAM AQUI:


    http://tascadepalmeira.blogspot.com/


    1 PALAVRA=VERGONHA!!!

    ResponderEliminar
  5. Caro João,

    Muito bem, execelente mesmo, apenas um reparo a 2.º palavra do seu ponto i- tem um "L" a mais

    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar