09 maio, 2010

Fechar com honra

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: 2.694 espectadores.

árbitros: Hugo Miguel (Lisboa), Hernâni Fernandes e Nuno Pereira; 4º Árbitro: Luís Catita.

U. LEIRIA: Djuricic; Vítor Moreno, Zé António e Diego Gaúcho; Rúben Brígido, Marco Soares «cap», André Santos e Patrick; Silas e Cássio.
Substituições: Rúben Brígido por Hugo Gomes (53m), Vítor Moreno por Carlão (66m) e Patrick por Bitencourt (84m).
Não utilizados: Michael, Elias, Tall e Ouattara.
Treinador: Lito Vidigal.

FC PORTO: Beto; Miguel Lopes, Rolando «cap», Nuno André Coelho e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Valeri e Guarín; Hulk e Falcao.
Substituições: Valeri por Rodríguez (46m) e Belluschi por Tomás Costa (79m).
Não utilizados: Nuno, Maicon, Farias, Addy e Orlando Sá.
Treinador: José Gomes.

golos: Cássio (23m), Guarín (60m), Falcao (63m e 87m, g.p.), Rodríguez (83m).

disciplina: cartão amarelo a Djuricic (86m).

O FC Porto só na segunda parte conseguiu mostrar porque é um dos grandes. Guarin, Falcao e Rodriguez marcaram para o FC Porto e Cássio apontou o tento de honra da União de Leiria, em jogo da 30ª e última jornada da época 2009/10.

Guarin, aos 57 minutos, Falcao, aos 63’ e aos 87’, e Rodriguez, aos 83’, deram a vitória ao FC Porto por 4-1 ante a União de Leiria, que até foi para o intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Cássio.

Falcao, com estes tentos, ultrapassou Cardozo no topo da lista dos melhores marcadores, com 25 golos, e leva vantagem em caso de tudo terminar empatado, por ter menos minutos de jogo.

Num jogo disputado e com a União de Leiria sem medo dos ainda campeões em título, foi mesmo a equipa da casa a colocar-se em vantagem no marcador, ainda que o FC Porto tivesse entrado melhor no jogo.

Aos 23 minutos, uma bela jogada da União de Leiria. Silas fez um bom trabalho no meio campo, tirando os jogadores do FC Porto do caminho, abriu bem na direita para Ruben Brigido a cruzar para o coração da área e Cássio só teve que encostar.

O avançado marcou o seu 12º golo e é já o quarto melhor marcador desta Liga, só atrás de Cardozo, Falcao e Liedson. Nota ainda para um feito histórico de André Santos, emprestado pelo Sporting à União de Leiria, que se torna o primeiro totalista da história da equipa do Lis (2700 minutos, todos os minutos cumpridos).

Num estádio muito despido, apenas 2694 espectadores, onde tudo já estava decidido desportivamente, e que o facto de estar um tempo chuvoso também não é alheio, foi o FC Porto quem entrou melhor. Com três titulares de fora, Raul Meireles, Bruno Alves e Fucile, José Gomes, em substituição de Jesualdo Ferreira, castigado, fez várias alterações que não deram resultado. José Gomes, para a segunda parte, tirou Valeri para colocar Rodriguez, o que veio imprimir outra dinâmica à equipa portista.

Na primeira parte, o FC Porto dispôs de três boas oportunidades de marcar: Rolando , aos seis minutos, pouco depois Falcao, a passe de Hulk, e Guarin aos 26’.

Depois disso, a União de Leiria subiu de rendimento, tornando o encontro mais disputado. Aos 15’, Zé António, após canto na direita, rematou forte, com a bola a mudar de trajectória e por pouco a não entrar.

A abrir o segundo tempo, foi o Leiria quem teve a primeira oportunidade para ampliar, por Cássio, num remate potente, mas Beto estava atento.

Pouco depois, numa jogada confusa dentro da área leiriense, Guarin empatou o encontro, embora estivesse fora de jogo.

Aos 63’, Falcao alcançou Cardozo. Depois de um cruzamento para a grande área e de remate de Hulk, para defesa incompleta de Duricic, Falcao apontou o 24 golo esta temporada e fez o 2-1 para os “dragões”.

Rodriguez, aos 83’, numa boa jogada de insistência, fez o terceiro golo portista. Pouco depois, Falcao foi derrubado na grande área por Duricic e converteu para o 25 golo.

No final do encontro, alguns adeptos portistas entraram no relvado para saudar a equipa.

Com esta vitória, o FC Porto encerra a época 2009/10 com 68 pontos e domingo entrega o ceptro de campeão ao Benfica ou Sporting de Braga, para quem os adeptos do FC Porto presentes em Leiria preferem passar o testemunho, ao entoarem "Nós só queremos Domingos campeão".

14 comentários:

  1. Quase que ganhavam no futsal, quase no voleibol, quase no andebol, quase no hóquei, em futebol quase que ganhavam a Liga Europa, quase que ganhavam a Taça de Portugal e... veremos se ganham hoje. No fim, o caixote do lixo dos benfas estará cheio de "quase" e só irá para a vitrina a "taça hermínio toureiro/ricardo bosta". DESCARREGA BENFICA...

    ResponderEliminar
  2. Grande Falcão! Vamos ver se hoje não haverá uma mãozinha a ajudar o feioso do ponta-de-lança suplente do benfas (o titular é o Ricardo Bosta). Ontem tive 1+2 alegrias:
    PARABÉNS SP. ESPINHO, muitos parabéns (voleibol)! PARABÉNS BELENENSES, muitos parabéns (futsal)! Para o benfas, mais dois títulos para o caixote do lixo... Era para ganhar tudo, não era? Era, porque não é. Oh reles mouros, só ganhais com os túneis e o Ricardo Bosta a ponta-de-lança. Mas amanhã há mais: nem com o "lustroso" ponta-de-lança e o "figurinha" Hermínio Toureiro ides lá. VIVA O BRAGA! DESCARREGA BENFICA...

    ResponderEliminar
  3. Depois de no jogo do Dragão, frente ao Guimarães, Valeri, na esquerda, ter sido um corpo estranho, não dando uma para a caixa, Jesualdo, mais uma vez apostou no argentino e lá está, as coisas não funcionaram. Valeri foi um a menos: desequilibrou a equipa, o meio-campo andou perdido, longe da frente, mal organizado e se a isso juntarmos Belluschi na direita, quando está na cara, que rende mais no meio e próximo da área, estão encontradas as explicações para a pálida primeira-parte do F.C. Porto, que chegou ao intervalo em desvantagem - Mesmo entrando pelos olhos dentro o que estava a correr mal no jogo do Dragão, Jesualdo, fiel aos seus princípios de nunca mudar antes da ida para as cabines, só o faz em caso de força maior, só alterou depois do descanso. E tudo mudou: com Rodríguez do lado esquerdo, no lugar do bibliotecário, o F.C.Porto voltou ao normal, fez uma excelente segunda-parte, chegou a ter momentos de brilhantismo, deu a volta ao resultado e se podia ter sofrido mais um ou outro golo, também podia ter marcado mais dois ou três, caso não houvesse a tentação de, em boa posição para marcar, procurar ajudar Falcao a ser o melhor marcador da Liga.

    Uma palavra para as claques, que mais uma vez fizeram uma grande exibição. Mesmo numa temporada que correu mal, o apoio nunca faltou e isso merece uma palavra de parabéns, que dou com todo o prazer e sem qualquer tipo de complexos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Mais uma vitória,mais uns quanto golos,mais um jogo de Hulk...ah,mas isto deve ser só coincidência com certeza...

    Enfim,com o título perdido fizeram aquilo que tinham de fazer,lutaram e jogaram com toda a dignidade que aquela camisola merece.

    Mais vale tarde que nunca,costuma-se dizer...mas desta vez,pouca diferença faz...

    ResponderEliminar
  5. Depois de uma 1ª parte fraquinha em que Valeri não existiu e, por consequência, Guarin e Belluschi desapareceram, a entrada de Rodriguez na 2ª parte deu outra largura e velocidade ao jogo e mesmo sem forçar mostraram outra qualidade de jogo. O Leiria, bem arrumado, teve algumas chances (especialmente na 1ª parte e uma outra a abrir a 2ª) mas estava mais preocupado com a defesa e depois de sofrer a reviravolta no resultado, não mais incomodou.

    Duas notas: não há fora-de-jogo no 1º golo pois não me parece que Falcao toque na bola (nem na televisão se consegue ver e por isso benefício ao ataque) e o pénalti, para mim é mal assinalado pois o gurada-redes desvia a bola. No entanto, mostraram várias repetições do lance do golo e do pénalti mas não mostraram de um lance em que Hulk me parece claramente derrubado na área. Mais uma vez: Coincidências...

    ResponderEliminar
  6. Foi uma despedida honrosa, com o registo 8 vitórias consecutivas. O facto de se terem verificado após o regresso de Hulk é, apenas, uma coincidência...

    Continuo a ter a certeza que em circunstâncias normais, que há muito não eram tão anormais, seríamos campeões com toda a naturalidade.

    Se os lampiões forem campeões, se-lo-ão sem brilho. Haverá alguma coisa que brilhe nos túneis?

    ResponderEliminar
  7. FALCAO, FALCAAAAAAAAAO, marca um golo por mim, serás, DRAGÃÃÃÃÃÃÃÃO, até ao FIM!

    ResponderEliminar
  8. Mais um golo em falta ( Pé em riste ) do Cardoso e mais uma expulsão a pedido para os adversários dos magrebinos ( 17 em 30) , isto mais a impunidade de Luisão e David Luiz..completam o esquema!..mas que grande ultraje!!

    ResponderEliminar
  9. Parabéns ao Rio Ave pela excelente atitude evidenciada. Estranhamente o jogaor Wires foi a excepção à regra com um comportamento em campo muito duvidoso nos poucos minutos que jogou. Uma falta à entrada da área no primeiro minuto, um remate na direcção da própria baliza no lance do 1ºgolo aos 3 minutos e uma entrada violenta logo a seguir que provoca a sua expulsão, são incidentes a mais em tão pouco tempo.
    Uma expulsão a fazer lembrar a de Rui Duarte do Estoril no tistemente célebre jogo do Algarve. Coincidências..

    ResponderEliminar
  10. Na história escrita vai ficar a vitória do benfica e do cardozo; mas na nossa lembrança vai ficar a vitória do Falcao e dos túneis e toupeiras!
    Espero que para o ano a direção do porto não se esqueça de arranjar uma "firewall" ou a cena vai repetir-se!...
    "eles comem tudo, eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada!"
    tenho muito orgulho em ser do porto, tenho muito orgulho nos nossos jogadores e staff...

    ResponderEliminar
  11. A atitude de Wires (em menos de 10minutos foi expulso e ofereceu um golo ao adversário), jogador do Rio Ave, no jogo de hoje, seria motivo de suspeição caso o adversário fosse o FC Porto...

    Como a de Delson do Olhanense que também em menos de 10 minutos ofereceu um penaltie e foi expulso frente ao mesmo adversário...

    Como a de Zoro, jogador do Setubal que cometeu um penaltie a um segundo do fim completamente estapafurdio...

    Como ja foi referido, para a historia fica quem marcou mais golos e fez mais pontos...mas também fica para a história um conjunto de episodios que obviamente para uns deverão ser esquecidos, para outros deverão ser lembrados...

    Agora, É MUITO IMPORTANTE, nós portistas pensarmos no que correu mal internamente...para o ano nao se repetirem os mesmos erros...Ah e muito importante: nao cometamos os mesmos erros dos outros: desculpar o insucesso interno com factores exteriores...Limitemo-nos apenas a enunciar factos que ocorreram e não podem deixar de ser enunciados alto e bom som, para que depois cada um tire as suas conclusões e reflicta sobre o estado do nosso futebolzinho...

    ResponderEliminar
  12. Ainda ninguem falou no assunto ,mas fica na retina o facto de, receberem as medalhas e o troféu de campeao , no dia da conquista do ceptro!..
    Estaria outra taça á mesma hora no funchal?
    Entendo que esteja correcto a entrega na hora ,mas se rebobinarmos o filme para tras,vemos que os troféus conquistados pelo FCP , só nos foram entregues no final da época seguinte!
    Aqui se percebe porque razão temos tido um tratamento diferente por parte da liga e dos seus seguidores!
    Já não bastavam os tuneis , os pontos oferecidos pelos arbitros e os jogadores adversáriso expulsos com meia duzia de minutos jogados, para agora se perceber que o titulo de campeao foi entregue na hora e pelo seu presidente!!!
    Este campeonato cheira a corrupção!

    ResponderEliminar
  13. Já estou farta de dizer a mesma coisa:

    Assumimos as nossas responsabilidades,mas não assumimos as dos outros.

    Esta liga foi uma autêntica V-E-R-G-O-N-H-A

    Não foi por causa dela que não fomos PENTACAMPEÕES,mas foi à custa dela que uma certa equipa conseguiu o seu 3º título dos últimis 20(vinte) anos.

    Com certeza que temos,antes de tudo o mais,olhar para dentro e corrigir o que fizemos de mal.Tudo o que de mal podia ter acontecido,aconteceu...ou pelo menos grande parte.Lesões atrás de lesões,castigos absurdos,golos esquesitos,outros mal anulados,a juntar claro,a alguma incompetência e inércia quando menos se esperava.
    Fomos do 8 ao 80 num abrir e fechar de olhos.Tão depressa fazíamos jogos muito bons - 4-1 ao vitória,5-2 ao sporting,5-1 ao braga,3-1 à outra equipa de lisboa,entre outros jogos bem razoáveis - como fazíamos exibições de levar ao desespero e perguntar o que raio lhes tinha acontecido - marítimo,alvalade,olhanense,matosinhos,(se bem que roubados aqui)...

    Faltou-nos,portanto,o grande segredo,um dos principais trunfos do Tetra - a regularidade.Quando se pensava que o Porto ia entrar no trilho certo e seguir certeiro,parava-lhes o relógio...fosse em que competição fosse...

    Esta recta final,que começou com o regresso de Hulk,mostrou o que realmente eramos capazes de fazer...

    Mas não podemos esquecer o ultraje que foi esta liga,uma escandaleira a fazer lembrar os tempos dos roubos de igreja,mas agora com um sério "upgrade".

    Confio em quem guia os nossos destinos e sempre soube dar a volta a este tipo de situações.Poucas vezes foi forçado a fazê-lo(felizmente)mas soube sempre fazê-lo com a devida eficácia.

    Mantenha-se no plantel quem,esta época,provou estar realmente à altura,corrijam-se as lacunas de algumas posições e venha do banco a inteligência necessária,da mesma ou de outra pessoa.

    We'll be back soon...

    ResponderEliminar
  14. E claro,não voltar a cair nas mesmas armadilhas dessa escumalha que por aí saltita

    ResponderEliminar