17 maio, 2010

15ª Taça de Portugal… 6º troféu para Jesualdo…

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

assistência: --- espectadores.

árbitros: Pedro Proença (Lisboa), Tiago Trigo e Ricardo Santos; 4º árbitro: João Capela.

GD CHAVES: Rui Rego; Danilo, Lameirão, Ricardo Rocha e Eduardo; Siaka Bamba; Edu, Bruno Magalhães, Castanheira «cap.» e Samson; Diop.
Substituições: Castanheira por Flávio Igor (60m), Samson por Diego (61m) e Diop por Clemente (79m).
Não utilizados: Daniel Casaleiro, Vítor Silva, Heslley Couto e João Fernandes.
Treinador: Tulipa.

FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín, Raul Meireles e Belluschi; Hulk e Falcao.
Substituições: Raul Meireles por Tomás Costa (46m), Miguel Lopes por Rodríguez (63m) e Guarín por Valeri (71m).
Não utilizados: Beto, Maicon, Farías e Addy.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

golos: Guarín (14m), Falcao (23m) e Clemente (85m).

disciplina: Cartão amarelo a Bruno Alves (12 e 90m), Bruno Magalhães (18m), Danilo (24m), Ricardo Rocha (40 e 90m), Eduardo (42m). Cartão vermelho, por acumulação, a Ricardo Rocha (90m) e Bruno Alves (90m).

Sob um sol intenso e perante um estádio Nacional praticamente cheio, o FC Porto carimbou hoje a conquista da sua 15ª Taça de Portugal, batendo o Desportivo de Chaves, equipa que há uma semana havia descido da Liga Vitalis para o 3º escalão do futebol português.

A entrada em jogo não foi boa para o FC Porto, com o Desportivo de Chaves a desperdiçar logo aos 9 minutos uma boa oportunidade para inaugurar o marcador. Edu atirou ao poste da baliza de um, estranhamente apático, Helton.

A partir daí, o FC Porto estabilizou o seu jogo e através de diabólicas arrancadas de Hulk começou a criar real perigo para a baliza flaviense. Guarin, aos 13 minutos, e depois de um lançamento longo, inaugurou o marcador com um remate cruzado, mas com culpas para o guardião flaviense Rui Rego. Estava feito o mais complicado, isto é, desmontar a estratégia flaviense, que como é natural, visava adiar o mais possível o golo do FC Porto.

A partir daí, o domínio azul e branco passou a ser uma evidência, com Hulk a desbaratar por completo a defesa do Chaves. Numa dessas arrancadas, o brasileiro voltou a oferecer um golo ao colombiano Radamel Falcão, que aos 23 minutos aumentava o marcador para a equipa portista. Até ao fim da primeira parte, o jogo teve sentido único, com o FC Porto a desperdiçar várias ocasiões para fazer o 3º golo. Neste particular, destacou-se negativamente Hulk que continua a ter como principal lacuna a finalização. Por 2 vezes, o brasileiro teve o golo nos pés e desperdiçou perante o GR flaviense.

A 2ª parte do jogo praticamente não teve história. Neste período , o FC Porto limitou-se a deixar passar o tempo, com os seus jogadores a trocar a bola longe da baliza do Chaves e os transmontanos através de ténues tentativas para chegar à baliza de Helton, pouco conseguiram assustar o brasileiro. Quando pouco o fazia prever, um erro de Bruno Alves, permitiu ao avançado açoriano Clemente reduzir o marcador para os comandados por Tulipa. Nos 5 minutos finais, assistiu-se à pressão do Chaves junto à área do FC Porto, registando-se um lance de perigo com Clemente a rematar forte e com perigo para uma defesa útil de Helton. Destaque ainda para duas expulsões, uma para cada lado. Bruno Alves, sem qualquer necessidade, entrou de modo descuidado sobre Clemente e viu, desse modo, o cartão vermelho. Uma atitude desnecessária num ambiente que já era de festa para o FC Porto, que carimbou assim a sua 15ª Taça de Portugal do historial. Depois da Supertaça, este foi o 2º troféu conquistado pelos azuis-e-brancos na presente época.

Melhor em campo: Hulk foi, claramente, o principal “inventor” da manobra ofensiva azul e branca. Sim, é um jogador que ainda peca muito na finalização, mas é dono de uma velocidade estonteante, tem uma técnica muito acima da média e uma potência de remate considerável. É aquele tipo de jogador relativamente ao qual se está sempre à espera de um rasgo individual que resolva um jogo. Não tem medo do um contra um, talvez por isso perca mais vezes a bola, mas é seguramente um “espalha-brasas”, daqueles jogadores que fazem do futebol um desporto apreciado por muitos milhões de pessoas.

Arbitragem: Jogo sem grandes problemas para Pedro Proença. Duas expulsões justas num jogo sem grandes problemas para o árbitro lisboeta, que se limitou a gerir bem o jogo ao longo dos 90 minutos.

Reflexão final: A época acabou. Este momento é de primordial importância para o futuro de curto/médio prazo do FC Porto. Há que reflectir sobre o que falhou internamente e prevenir as muitas “cascas de banana” exteriores, em que invariavelmente o FC Porto tropeçou na presente época. Da minha parte, deixo-vos duas reflexões que me ocorrem no momento:

: O FC Porto venceu os últimos dez jogos da época, conquistou a Taça de Portugal e melhorou a triste imagem deixada no campeonato nacional deste ano… no entanto, esta boa série não pode enviesar a análise do que correu mal na presente época. Há jogadores que continuam longe de ter a mínima qualidade para serem titulares do FC Porto e há outros que, ou têm a cabeça no Dragão, ou mais vale irem “pregar para outra freguesia”;

: Não tenho qualquer dúvida em afirmar que o FC Porto com Hulk é melhor equipa. As estatísticas também o comprovam: com o brasileiro, o FC Porto venceu maior percentagem de jogos, marcou mais golos, foi uma equipa mais alegre e, claramente, dispôs de uma dose de imprevisibilidade que sem o brasileiro nunca teve. Juntamente com Falcão, e do meu ponto de vista, com Ruben Micael, foi um dos protagonistas dos “bons episódios” da época portista. Agora, é tempo de reforçar o que tem de ser reforçado e manter os “bons valores” do plantel! Os que quiserem "melhorar as suas condições de vida", têm total liberdade para fazê-lo, desde que apareçam clubes dispostos a cobrir os montantes que a SAD portista estipular para a saída dos jogadores em causa. Os contratos quando se assinam não estipulam apenas direitos, mas também deveres… para bom entendedor.

27 comentários:

  1. 26 minutos de jogo, e o resultado em 2 a 0. O mais saliente até agora, tem sido a arbitragem preconceituosa deste árbitro. Um pé em riste de todo o tamanho, e o imprescindível amarelo ao Bruno Alves, definem bem do carácter deste indivíduo, sem nível.
    Já sem falar daqueles trocos das bolas fora...

    ResponderEliminar
  2. O que pretenderá este árbitro, com aquela arcaica e primária forma de proceder nas faltas? Tanta lentidão, passinhos e quejandos, que só tem um objectivo. Mas o senhor Pereira vai achando muito bem, e não faz a pedagogia que se impõe. É bem o retrato deste país! Só gente sem princípios...

    ResponderEliminar
  3. é tão chato comentar neste blogue!
    Palavras de verificação,contas obrigatórias, e moderação!
    Isto é primário!

    ResponderEliminar
  4. Primeira parte em futebol de saldo, desconcentrações do Hulk a falhar 3 golos certos, imensos passes errados, já lá podiam estar seis...

    ResponderEliminar
  5. Grande festa, grande churrascada! Mais uma taça, a 15º. A exibição não foi a melhor mas o mais importante foi termos ganho e eu ter chegado a casa com o dever comprido.

    Só os mais fortes sobrevivem, nós seremos eternos!

    ResponderEliminar
  6. Mais uma vitória, mais um troféu! Na 1.ª parte o FC Porto teve vontade de mostrar serviço. Mas teve uma 2.ª parte muito feia, mal jogada. É notório que havia interesse em apenas controlar o jogo. Mas tudo o que a equipa fazia, saía mal. Não gosto que o meu FC Porto tenha esta atitude. Desempenho honesto e brioso do GD Chaves. Parabéns a todos os flavienses.
    Ontem uma vitória brilhante (mais um Campeonato) no Andebol. Hoje uma vitória preciosa no Basquetebol. Vamos continuar a lutar para "limpar" tudo nas modalidades ditas amadoras.
    E BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  7. Mais um troféu para o palmares !!
    O Jogo foi fraco e o FCP não foi brilhante, mas tambem é preciso dizê-lo: jogámos contra 12!
    Um penaltie sobre o Meireles, diversas faltas duras do Chaves sem a devida admoestação e um amarelo a preceito para o B.Alves, para o tentar expulsar cedo, o que infelizmente só aconteceu aos 90 mns!
    Os jornalistas foram maliciosos com os jogadores e com o tecnico, apesar de sabermos que o Jesualdo continua a inventar e a sacudir a agua do capote!
    Afinal de quem é a culpa da pessima 2ª parte?
    Viu-se pessimo jornalismo e uma má cobertura televisiva e como uma conquista do FCP não tem interesse, as televisões dedicaram 5 mns cada sobre o assunto e fim de reportagem!
    Talvez fosse porque o jogo não lhes corrreu de feição,ou por ter sido uma festa do futebol, sem incidentes e sem vermelhos!

    ResponderEliminar
  8. sinceramente,nem vale a pena dissertar muito...não me apetece.
    Fica para a História o 65º troféu que poderia ter sido conseguido com uma goleada,mas enfim...

    Acabou.Fim.

    Agora vou aguardar pacientemente até à próxima época.Até lá,quem quiser ficar fica,quem quiser melhorar as condições de vida melhora,seja aqui ou noutro lado.
    Vamos ter sangue novo e vai-nos fazer muito bem,não tenho dúvidas.
    Alvaro e Falcao têm que ser segurados.Ruben,Hulk e Varela também,mas não há-de ser mt difícil.
    Os outros,se quiserem sair...força,obrigado e felicidades para o futuro :)

    Quanto ao mister,vou-me calar...e esperar.

    Para uns festa,para outros uma obrigação.

    ResponderEliminar
  9. Jogo do camandro.
    Tirando o resultado favorável e o objecto correspondente a esse resultado mais nada se aproveitou destes momentos passados a seguir este acontecimento.
    Triste figura, de todos.
    Uma palavra para Jesualdo que teve uma saída brilhante da conferência de imprensa. Só por aquela frase final merecia ser sócio honorário do FC Porto, mesmo que saia (o que é praticamente certo) do clube. Foi uma saída em grande, para mim.

    ResponderEliminar
  10. Parabens ao Chaves,das equipas em campo talvez aquela que melhor honrou e ajudou a festa da Taça...Merecia um melhor contendor...Miseravel atitude e intensidade de jogo azul e branco,inicio displicente parecendo mais nervosos que os flavienses, culminando num enorme susto, com culpas a serem assacadas nao a Helton,mas a quem o lá pos (por injustiças destas tb é que o fim de linha pra Jesualdo é mais que merecido, tera o GR brasileiro lugar cativo???, Beto merecia como ninguem ficar na ficha de jogo como interveniente, foi por ele que o Porto pode estar no Jamor ou ninguem se lembra da eliminatoria em Belem.
    Guarin e a sua estrela de goleador de fim de epoca, deve ter com o golo alimentado a sua conta e contrato em mais uns zeros, devolvendo o Porto ao jogo, o Chaves caiu, esmoreceu e o Porto subjogou os transmontanos em cada erro individual e procesual na sua posse de bola, Hulk abriu parte do livro das suas diatribes, mas foi incoclusivo e nem tenho adjectivo capaz de demonstrar as suas perdidas(vale um jogador destes 100milhoes???, queria isto ir ao Mundial, haja paciencia para tanta falta de sapiencia), ainda assim lembrou-se que futebo tb é equipa e la deu a Falcao a hipotese de aquele que é sem duvida a figura da epoca do Dragao se aproximar de mais um record pessoal e bater Jardel...Com 2-0 o jogo quase acabava ali, mas falta a esta equipa instinto e sobretudo vergonha na cara em muitos momentos, os sobressaltos esses aconteciam na area Azul ao ritmo dos repoloes que a bola sofria num relvado "nacional" que é sofrivel ate no verde do que chamam de relva.
    2ª parte abstenho de comentar..lamentavel a começar pela troca de Meireles por Tomas Costa, erro como provaria a entrada pouco depois de "cebola", nao pelo que acrescentaria ao jogo que tb foi quase nulo, bem a imagem de toda a sua epoca, mas porque numa final com 2-0 frente ao Chaves nao lembra ao diabo, so mesmo a jesualdo tal troca...os adeptos mereciam mais respeito, mais brio, mais empenho, mais tudo, e o que se viu foi nada, a nao ser um Chaves galhardo na vontade mas sem armas para mais, merecido o seu golo, é certo tardio, merecia jesualdo e seus pares castigo maior e bem mais penalizador, cereja no topo do bolo a expulsao de Bruno Alves, bem como um erro que nem os juvenis cometem, imperdoavel a sua expressao ao levantar a TAÇA...
    É certo que nem tenho total certeza das justiça dos 2 amarelos, pareçem-me forçados, mas o homem do apito era o geloso Proença que apesar de livre de culpas no resultado final, devia e podia fazer melhor caso soubesse...Nao sei se o capitao sairá, nao sei se lhe darão melhores condiçoes, sei que muitos sairam em busca do tao apregoado "el dourado" e hoje pagam caro tal ambição, com as devidas proporçoes vejam o exemplo que é PUYOL no BARÇA...e mais nao digo..se te fores Obrigada por tudo, mas as vezes o que fica é a ultima imagem e tenho pena se esta for a tua!!!!

    ResponderEliminar
  11. Mais uma vitória, mais um troféu! Na 1.ª parte o FC Porto teve vontade de mostrar serviço. Mas teve uma 2.ª parte muito feia, mal jogada. É notório que havia interesse em apenas controlar o jogo. Mas tudo o que a equipa fazia, saía mal. Não gosto que o meu FC Porto tenha esta atitude. Desempenho honesto e brioso do GD Chaves. Parabéns a todos os flavienses.
    Ontem uma vitória brilhante (mais um Campeonato) no Andebol. Hoje uma vitória preciosa no Basquetebol. Vamos continuar a lutar para "limpar" tudo nas modalidades ditas amadoras.
    Ranking (Futebol/Seniores)no início da época:
    FCP 64 títulos - Benfas 65.
    Actual: FCP 65 títulos - Benfas 67.
    Actual geral (Seniores e Juniores A, B, C, D):
    FCP 117 títulos - Benfas 111.
    Vamos ver se recuperamos a diferença com a próxima Supertaça

    ResponderEliminar
  12. E o golo do Chaves, não é mão na bola?...O Bruno foi anjinho mas o Clemente tira-lhe o "pão" autenticamente da boca!
    De resto, é verdade, o Hulk irrita pelo que perde, mas ele perde o que ele próprio cria e consegue, só um jogador assim dá uma vantagem ao adversário e mesmo com a bola nos pés é sempre a ganhar terreno!...É dum potencial tremendo.

    ResponderEliminar
  13. Péssima entrada, defesa, guarda-redes incluído, a apanhar bonés e o Chaves quase a marcar. Depois, sem nada que o justificasse e aproveitando um dupla abébia - defesa e guarda-redes da equipa transmontana deram uma grande caixa -, o F.C.Porto adiantou-se no marcador e a partir daí tudo ficou mais fácil. Surgiu o dois a zero, o melhor período portista e só não houve goleada, porque Hulk de forma displicente, por três vezes, fez o mais difícil e falhou, completamente sózinho na cara de Rui Rego - curiosamente, o brasileiro foi o homem do jogo!...E pronto, não há muito mais a dizer... Já que suas excelências acharam que já tinham cumprido a sua função e da segunda-parte é melhor nem falar!...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Também concordo que Beto deveria ser o titular da final da Taça...Não só pelo percurso na Taça, como também pelas últimas boas exibições no campeonato nacional...
    Não tenho muitas dúvidas em afirmar que o melhor GR deste plantel é mesmo Beto...e ninguém me tira da cabeça que a Taça da Liga perdida deveu-se em grande parte à inclusão de Nuno/ ausência de Beto...

    ResponderEliminar
  15. O "deixar andar" a que todos assistimos na 2ª parte não é admissível.

    É ano de Mundial, mas quem lhes paga principescamente é o FC Porto, por isso que lutem pelo Porto e pelos seus adeptos!

    Que esta displicência não se volte a repetir na próxima época.

    Para a história fica a 15ª Taça de Portugal e um jogo muito digno por parte do Chaves.

    Um abraço a todos os que estiveram na grande deslocação organizada pelo blog! Foi um dia e convívio excelente!

    ResponderEliminar
  16. a parte que gostei mais foi o bruno alves a dizer que queria melhorar as condiçoes de vida.... ahahah! deve morar numa caixa de cartao em frente ao pingo doce,queres ver.. o pai quando fala é mau,mas quando é o filho so sai m**** da boca.
    ah,ja agora, mais uma taça

    ResponderEliminar
  17. Grande fim-de-semana, culminado ontem com a conquista da 15ª taça de Portugal!!

    Grande deslocação sempre a apoiar o mágico azul e branco!

    ResponderEliminar
  18. - Acho que a última vez que vi um bom jogo do Porto na final da taça, foi num jogo contra o Sproting em que o Capucho fez das suas e o peter schmeichel amuou e foi embora sem receber a medalha!... daí para cá foi sempre uma engonha!... é o último jogo, já está tudo de malas aviadas!...os adeptos vão mais pela confraternização...ah! não critiquem! -para que serviria também dar uma goleada ao Chaves? não estamos em Inglaterra! Eu sei que somos exigentes, e que desde o Robson que queremos uma equipe com killer instinct, mas o problema é que quando nasce é para todos, e quando bate a perder também se perde por muitos e nós não gostamos dessa parte!...

    ResponderEliminar
  19. A questão é que o FCPorto ao tirar o pé do acelerador, acabou por desrespeitar o adversário...

    ResponderEliminar
  20. Desrespeitou o adversário e os adeptos, que mesmo depois de uma temporada fraca, fizeram tantos kms para estar com a equipa.

    É evidente que se a temporada tivesse sido positiva até se perdoaria alguma descompressão, assim já é mais complicado. Depois de uma temporada como esta, queria que a equipa mostrasse que no próximo ano não vai faltar vontade de vencer, mas se a 1ª parte foi boa e apenas a finalização não esteve a um nível aceitável, a 2ª deixou muito a desejar...

    ResponderEliminar
  21. Não vi grande parte do jogo, mas digo já que no primeiro golo do Porto há mão do Guarin e no do Chaves há mão do Clemente. Claro que o Bruno Alves teve muita culpa nesse golo, pois em vez de limpar a bola dali estava a tentar domina-la, mas o Clemente desvia a bola com a mão.

    No grosso da primeira parte que vi, sempre que o Hulk ou outro jogador ultrapassava um do Chaves em corrida, era logo limpado com entradas feias. Dizem que foi um jogo digno do Chaves, mas sinceramente não me pareceu. Jogaram a primeira parte na área deles a bater nos do Porto e na segunda parte, apesar de termos tirado o é do acelerador, pouco ou nada fizeram. Era óbvio que não se podia pedir mais a uma equipa que tinha descido da 2ª para a 3ª divisão, mas não venham com jogos dignos.

    ResponderEliminar
  22. Apesar da displicência a fruteira já cá canta! Mais uma... agora, bom, agora vem aí a nova época, preparação cuidada é o que se exige!

    ResponderEliminar
  23. Um grande fim de semana ! Fantástico sábado em Braga e Domingo na mouraria ....muito bom !!!
    Porto é isto mesmo !
    Abraço

    ResponderEliminar
  24. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Vi o jogo até ao 2-0 e mais alguns falhanços. Depois tive que sair. E depois só vi o fim ( entrega da taça )

    Assim, não dá para fazer um balanço do jogo.

    Para mim, penso que é um trofeu muito importante pela sua história e simbólica. E mais um para o Porto.

    A Rtpi referiu que autocarros do Porto tinham sido apedrejados.

    É mais um prego no caixão futebol !

    Infelizmente !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  25. www.maisfutebol.iol.pt/internacional/fernando-santos-paok-jorge-costa-sergio-conceicao-iol-maisfutebol/1163432-1490.html

    Será este o novo treinador do FC Porto?

    ResponderEliminar
  26. Ao que parece vários carros e autocarros com adeptos do FC Porto e Chaves foram apredrejados à saída de Lisboa...Ao que parece também, e segundo testemunho dos factos ocorridos, depois do surgimento de uma tarja com o seguinte: "SLB sem medo!" choveram pedras sobre os carros e autocarros com adeptos do FC Porto e Chaves...

    Pelos vistos já "pegaram nas armas"...oxalá não esteja aberta uma guerra civil...oxalá!

    ResponderEliminar
  27. Ok, ganhamos... ok, ganhamos... nada mais que isso.

    um fiel retrato do que foi esta época desportiva... deprimente qb!

    ps - ainda estou para perceber o que Helton estava a fazer na baliza... há coisas que não entendo, a sério que não?!

    ResponderEliminar