31 maio, 2010

Livre (in)directo - análise e classificações época 09/10

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Melhor Árbitro 2009/2010

Apesar de média das classificações dizer o contrário, considero o melhor árbitro desta época Pedro Proença, seguido de Jorge Sousa e Olegário Benquerença.

O árbitro de Lisboa demonstrou uma grande classe ao longo da época e prova disso foram as constantes nomeações para jogos onde os três grande estavam envolvidos, por parte da comissão de arbitragem da Liga. Com um estilo de liderança distinto onde previligia o diálogo, Pedro Proença é também muito exigente a nível técnico, com sinaléticas sempre bem executadas e colocações em campo adequadas. Durante a época o árbitro de Lisboa manteve uma forma regular tendo terminado em beleza com a excelente exibição na final da taça de Portugal.

Em segundo lugar, Jorge de Sousa. Apesar de algumas (poucas) exibições abaixo da linha a que este árbitro do Porto no habituou, tem um grande conhecimento e rigor nas leis de jogo reflectindo-se esse rigor a nível disciplinar. Sempre coerente e com igualdade de critérios, consegue “segurar” os jogos sem arrogância.

No último lugar do podium, Olegário Benquerença. Com grandes exibições a nível internacional, recorde-se o Inter – Barcelona, Benquerença nem sempre esteve à altura dos desafios propostos pela comissão de arbitragem, um bom exemplo disso é o FCPorto –SLBenfica, onde cometeu alguns erros que não são dignos de um árbitro da craveira do internacional de Leiria. Mesmo assim e no conjunto de todos os jogos da época merece o terceiro lugar na classificação dos árbitros desta época.

Classificação global das análises realizadas:

Nota: Sendo este o último artigo desta temporada, gostaria de deixar uma nota de agradecimento a todos os que, interessadamente, seguiram e comentaram, mesmo que, nem sempre de acordo com as análises feitas, o artigo que semanalmente me empenhei em colocar no blog de elevado prestígio.

6 comentários:

  1. nunca me enganaste31 maio, 2010

    Espero que seja o último da temporada e não só. Espero que tenhas vergonha na cara e começes a escrever nos blogs do teu verdadeiro clube. Adeus e não voltes mais.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez, muito obrigado pelos comentários aqui propostos. São estas frases que me fazem dar graças por ter nascido com cérebro e ter pais que me possibilitaram educação.

    Já agora escreve-se "comeces" e não "começes"...

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Meus Caros amigos Boa Tarde:

    Este espaço de comentarios sobre as arbitragens parece-me que de tão isento que queria ser virou amiude em parcialidade fundamentada para um dos lados. Não é que neste espaço todos tenhamos de achar bem o que está mal desde que nos seja a favor, mas as analises ás arbitragens feitas ao longo do ano foram a maior parte das vezes a favor do homem do apito e contra o nosso FCPORTO. Não é que seja facil ser arbitro mas erra mais do que esses senhores não o deve ser. O proprio Vitor Pereira acusou o toque no que á imparcialidade diz respeito.
    Nós no entanto já sabemos do que é preciso lutar para se ser campeão no FCPORTO, portanto tudo isto é mais do que normal é até absolutamente normal.

    FORÇA PORTO Só UNIDOS PODEMOS VENCER

    276mqj

    ResponderEliminar
  4. Leio o post e, no fim, fico com a sensação de que alguma coisa me está a escapar... Qual é o raio da parte que eu não percebi? É para ser levado a sério ou ou é uma provocação para acirrar o espírito crítico dos visitantes sobre este tema tão controverso da arbitragem nacional?
    É que, em relação ao srs. Pedro "Gel" Proença (1º) e Olegário Ben(Mal)querença (3º)só pode ser uma partida esquecida do 1º de Abril, se se relevar o seu trabalho de "juiz" nos jogos mais mediáticos e decisivos para que foram nomeados.
    Para além do mais,tabelas significam isso mesmo: promover os afilhados alinhadinhos. Os restantes, comem por tabela...

    ResponderEliminar
  5. Blue... life?

    Só pode ser gozo

    ResponderEliminar
  6. Bluelife,

    Não concordo de todo com a tua opção pró melhor da época... mas como sempre até aqui, respeito.

    Aliás, quando se sabem e foram já mais que discutidos os erros de arbtragem na final da taça de Portugal, não consigo dali perceber o alcance da tua expressão a determinada altura do post, "tendo terminado em beleza com a excelente exibição na final da taça de Portugal". Achas mesmo?

    No resto, é minha visão que a arbitragem esta época, foi por demais evidente a deficiente seriedade de muitos deles, principalmente, um tal núcleo de 5/6 que cirurgicamente, foram mostrando para quem quisesse ver, a arte de mal arbitrar, com principio, meio e fim.

    É a minha opinião, como sempre... em contraponto com a tua.

    Não posso contudo deixar de 'elogiar' a tua defesa acérrima de situações ou factos que acontecidos... motivavam um défice óbvio para o teu posicionamento em face das opiniões vinculadas neste espaço de tertúlia, e ainda em muitas deles, na própria comunicação social.

    Ser árbitro, acredito, não é nada fácil... mas se me permites a ousadia das palavras, por vezes, 'vocês', tb não facilitam em nada a vossa vida... parece que quanto mais pior, melhor para a classe.

    Abraço e até uma próxima... vamo-nos encontrando por ai... sempre com o mesmo respeito e elevação que prevaleceram nos nossos mais diversos diálogos.

    ResponderEliminar