08 maio, 2010

À moda antiga...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Grande dia no estádio do Dragão a fazer relembrar bons velhos tempos no mítico estádio das Antas! Receber em nossa casa o nosso maior rival, ainda para mais depois de todos os sucedidos ao longo de toda a temporada, um dia sempre especial que foi coroado com uma grande vitória do nosso mágico Porto sobre a tal escumalha de vermelho. É caso para dizer que ganhámos dentro e fora das quatro linhas (leia-se bancada!!). Um ambiente fervoroso criado para apoiar a nossa equipa durante os 90 minutos do encontro e dificultar o mais possível a vida a quem nos quer fazer frente! No Porto mandamos nós!

Só ainda não entendi uma coisa: porquê só agora este super ambiente? Está provado que o conseguimos criar, porque não mantê-lo durante o ano inteiro? Vos garanto que ninguém, repito ninguém, passava no nosso estádio. Espero que a atmosfera vivida no último Domingo seja um ponto de viragem na mentalidade de alguns adeptos. Levar os nossos ao colo e intimidar ao máximo o adversário. Temos de nos fazer sentir parte integrante do jogo. Foi o que aconteceu no último jogo e o resultado está à vista.

Relativamente aos nossos torcedores, que é deles que venho aqui falar, tudo estava ansioso pelo embate que se aproximava. Durante toda a semana que antecedeu o grande clássico do futebol português, já a comunicação social fazia das suas. Antes, durante e depois do jogo, tudo o que alegadamente se iria passar e o que se passou, é devido a nós, adeptos do FC Porto. Esclarecido, é o habitual.

Mas felizmente mais uma vez eu lá estava. Lá estava, não por ser um clássico, estava como sempre estive ao longo do ano. E testemunhei “in loco” grande parte dos acontecimentos que mais uma vez foram absolutamente deturpados por quem aprecia condicionar a opinião pública e alvejar os mesmos de sempre. Desenganem-se se pensam que vou na onda…

Depois de termos assistido ao jogo de basquetebol FC Porto – Académica, Domingo às 12h(!), apenas umas horinhas para carregar baterias e já estávamos de volta às redondezas do nosso belo estádio. 16h e já cheirava a clássico. Aquecer as gargantas, um pouco de conversa com a malta e a hora do jogo aproximava-se cada vez mais. Eram 18h e o cortejo que transportava o gado em manada, que viajou até à cidade Invicta de comboio, estava mesmo a chegar ao Dragão. Desde Campanhã na famosa caixa de segurança devidamente acompanhados pela força policial. Um aparato a que nunca tinha assistido, parecia que estava prestes a rebentar a terceira guerra mundial. Grupos de meia dúzia de agentes do Corpo de Intervenção, de cinquenta em cinquenta metros. Absurdo.

Quando o odor fedorento já era praticamente insuportável, vários adeptos do FC Porto, onde eu me incluía, decidiram descer a rua até próximo da zona da estação de metro, para receber os lampiões. Faz tudo parte de um jogo como este, é normal. O que não é normal nem minimamente aceitável é que, enquanto os Ultras do FC Porto erguiam bandeiras, estandartes e entoavam cânticos à espera das claques benfiquistas, um agente do CI tenha ameaçado uma mulher e uma criança de 15 anos, por supostamente terem avançado demais. O animal fardado, chegou a erguer o cassetete à criança. Caldo entornado. Imediatamente lhe caíram em cima vários adeptos e como resposta foi tudo varrido por ali acima: homens, mulheres, grandes e pequenos. Pensei logo para mim: “Neste momento na sic notícias, os adeptos do FC Porto já devem ter atirado centenas de pedras à polícia…”. E registei com bastante agrado simples adeptos que assistiam aquela bárbara actuação, chocados com o que viam. Foi preciso presenciarem ao vivo para deixar de acreditar em tudo o que se diz.

Quando o gado finalmente passou, o azul mais próximo devia estar a meio quilómetro de distância. Pouco tempo depois chegavam ao estádio as camionetas. A última troca de opiniões foi feita como habitualmente no café “Porta 29”. Entrei no estádio meia hora antes do início.

Sem palavras, parecia que o jogo já estava a decorrer. Os jogadores aqueciam e os cânticos já eram constantes de um lado para o outro. Curva Sul a abarrotar! Os "Super Dragões" distribuíram, tal como no jogo da primeira volta na Luz, mini bandeiras “12” por toda a bancada, o que dá um efeito visual extraordinário. À entrada das equipas e juntamente com os habituais estandartes e bandeiras, foram abertos dois panos gigantes: um do lado esquerdo com o emblema do FC Porto e outro do lado direito com o símbolo “12”. Alguma pirotecnia, que quando bem usada ajuda a criar um ambiente festivo.

Ainda Olegário Benquerença não tinha apitado e já estávamos a ganhar. Do outro lado, na Norte, o "Colectivo" apresentou o seu sector completamente cheio e com muito material presente. 3000 lampiões encheram por completo o sector visitante. Abriram uma tocha no início e mais algumas depois do golo do empate.

No que diz respeito ao apoio, se na primeira parte se podia dizer que havia equilíbrio apesar da nossa evidente vantagem, na segunda e principalmente após o golo do Ernesto Farías, a festa tendeu toda para o nosso lado. O estádio inteiro ao rubro, explodiu após o remate portentoso de Fernando Belluschi. Tochas, petardos e potes de fumo. “Faz o quarto allez” e “palhaços não vos ouvimos!” entoavam os Ultras do Porto. Que "show"!!

Durante o jogo, na bancada Norte, foram abertas três tarjas com frases dedicadas aos lampiões. A primeira “Jesus traz os pregos que só faltas tu”, acompanhada pela cruz de Cristo. Com o Ricardo Costa, presidente da comissão disciplinar da Liga vestido com a camisola do Benfica foi erguida a frase: “Ricardo Costa o vosso jogador do ano! Maior que os teus roubos só as orelhas do teu presidente!” Por último e já perto do final, com “The Beatles” como imagem de fundo, “Honra seja feita aos 4 de Liverpool”. Colectivo no seu melhor!

Largos minutos após o final do “FC Porto 3-1 Visitante”, ainda deu para ver o gado recolher à estação ferroviária de campanhã, de onde seriam recambiados para Marrocos.

Hoje às 17h joga-se FC Porto – Belenenses em andebol no Dragão Caixa. Às 18 Física – FC Porto para a taça de Portugal em hóquei em patins. Às 19h15 é a vez da equipa de futebol entrar em campo em Leiria, na última jornada da Liga Sagres 2009/2010.

TODOS COM O PORTO!

Um abraço Ultra.

12 comentários:

  1. Paixão intensa pelo Porto em cada palavra q escreves. É esse o teu segredo:)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo uma questão de mentalidade...em Portugal os estádios só enchem neste tipo de jogos,e mesmo neste tipo de jogos,poucas vezes se constasta o ambiente do dia 2 de Maio.

    Nem "precisava" de ser igual,bastava termos,em grande parte dos jogos,um ambiente ou atmosferas semelhantes...já era outra coisa...

    ResponderEliminar
  3. Caro Tripeiro,

    Ler as suas cronicas é uma sensação indiscritível.

    Se me permitir vou dar-lhe um conselho. Reuna-as todas e faça uma publicação da época 2009 / 2010.
    Saudações PORTISTAS

    ResponderEliminar
  4. Amigo, sou fã dos teus fantásticos posts, e considero este o melhor que já escreveste. EXTRAORDINÁRIO!!!

    No domingo à noite voltei a “rever” as Antas. Foi muito emocionante! Que grande ambiente! Devia ser sempre assim…

    Os tristes pensavam que podiam vir ao Porto, fazer cá a festa e gozar com a nossa cara… Vê-se que não conhecem as gentes do Porto! Nunca viramos a cara à luta! E estamos cá para combater quem nos quer mal. Aliás, a maneira como o estádio “empurrou” a equipa para a vitória tinha uma mensagem de orgulho, honra, dignidade e combate contra tantas injustiças com que nos temos deparado. Estamos vivos, perdemos este campeonato encomendado, mas na próxima época voltaremos a estar na luta! Não pensem que nos abatem assim tão facilmente!

    “Durante toda a semana que antecedeu o grande clássico do futebol português, já a comunicação social fazia das suas. Antes, durante e depois do jogo, tudo o que alegadamente se iria passar e o que se passou, é devido a nós, adeptos do FC Porto. Esclarecido, é o habitual.

    Mas felizmente mais uma vez eu lá estava. Lá estava, não por ser um clássico, estava como sempre estive ao longo do ano. E testemunhei “in loco” grande parte dos acontecimentos que mais uma vez foram absolutamente deturpados por quem aprecia condicionar a opinião pública e alvejar os mesmos de sempre. Desenganem-se se pensam que vou na onda…”, disseste tudo, não há mais nada a acrescentar.

    Um grande abraço e, mais uma vez, parabéns pelo teu fabuloso post!

    ResponderEliminar
  5. Fez ontem 15 anos...

    Vítimas da queda do varandim recordadas

    O Sporting e a claque Juventude Leonina homenagearam ontem José Alberto Gonçalves e Paulo Jorge Vidal, as duas vítimas mortais da queda de um varandim do antigo Estádio José Alvalade há 15 anos, antes do início de um jogo com o FC Porto. Presentes na cerimónia estiveram José Eduardo Bettencourt, Ernesto Ferreira da Silva e Dias Ferreira, assim como Fernando Mendes, líder da Juve Leo, e alguns dos sobreviventes do trágico acidente. O presidente leonino descerrou uma placa de homenagem, recuperada do antigo estádio, e evocou a memória das vítimas. "É importante evocar quem combateu ao nosso lado e já não está entre nós. Presenciei esse momento horrível de perto, mas agora o importante é celebrarmos a vida com alguns dos sportinguistas que caíram do varandim e estão aqui de boa saúde", frisou. Já Dias Ferreira salientou que as duas vítimas "continuam vivas nos pensamentos dos sportinguistas", enquanto Fernando Mendes manifestou a esperança de "não voltar a ver repetido tal acontecimento no futebol português".

    O JOGO

    ResponderEliminar
  6. Lá vamos nós fazer a última deslocação da época!

    TAÇA DE PORTUGAL: BILHETES À VENDA ESTE SÁBADO

    Os ingressos para a final da Taça de Portugal são colocados à venda este sábado, na Bilheteira Nascente do Estádio do Dragão, em exclusivo para os associados detentores de Dragon Seat, aos preços de 10, 15 e 25 euros.

    A venda será alargada aos restantes sócios no domingo, sendo obrigatória a apresentação do cartão de associado.

    Notas:
    - Os associados podem adquirir um ingresso por cada cartão de sócio.
    - Horário da Bilheteira Nascente: sábado (10h00-18h00); domingo (14h00-18h00).

    FCPORTO.PT

    ResponderEliminar
  7. Grande post, Grande Tripeiro!
    Estou completamente de acordo com tudo o que escreves-te!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  8. Fantástico escrito, Tripeiro.

    É efectivamente uma pena que os adeptos do Porto se tenham "aburguesado" talvez devido às inúmeras vitórias conseguidas mas também porque o Estádio do Dragão não tem exactamente a mesma mística do Estádio das Antas. Cada vez mais é importante que a equipa jogue bom futebol e que chame os adeptos ao contrário do que aconteceu em muitos jogos este ano.

    Quanto à campanha contra nós da CS, não é nada que não estivesse à espera mas, para dizer a verdade, nem eles conseguiram calar os portistas que lhes deram uma bofetada de luva branca pois os incidentes que eles apregoam foram diminutos e claramente empolados. Só tenho pena que os comentadores portistas não sejam capazes de mostrar de uma forma inequívoca essa realidade porque o que se tem passado na Luz e em Alvalade quando o Porto lá joga, e não só o Porto, não é pior (bem pelo contrário) do que aconteceu.

    Nunca o Porto meteu 3000 adeptos em lugares onde só cabiam 1000. Nunca se incendiaram autocarros, nunca se matou ninguém nem se deixou um adversário em coma, etc.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  9. Não gostei nada!

    Lamento dizer, mas não gostei nada deste "post"!
    Não gostei porque falta nele algo que me parece essencial em desporto: o respeito pelos adversários! E um ambiente de "guerra", mesmo que camuflado por palavras mais ou menos inocentes é incompatível com uma sociedade evoluída!
    Um ambiente vivo e festivo dentro do estádio é bom! Mas para isso não é preciso, eu diria mesmo é prejudicial, insultar os adversários e fazer saltar fogo de artifício que é proibido dentro dos campos de futebol!
    Claro que os incidentes são sempre empolados por uma certa comunicação social que quer sempre fazer passar a idéia que somos todos uns selvagens e que do outro lado estão pessoas civilizadas! Mas se não houvesse incidentes não os podiam empolar! A VIOLÊNCIA NÃO DEVERIA TER LUGAR NO FUTEBOL, e não adianta nada dizer que é apenas resposta ao que os outros já fizeram! Isso não é razão mas apenas desculpa! E como dizia um dos meus heróis favoritos, o Mahatema Gandhi, a parafrasear a célebre Lei de Taliáo: olho por olho e todos ficarão cegos!
    É preciso acabar com esta violência estúpida já! E permitir que as famílias possam levar as crianças ao espectáculo que é o futebol!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  10. Muito Sentimento que colocaste neste artigo, sinto isto porque eu também vivo o clube como tu e ajudo a este ser tão Grande como ele é!
    Somos Porto e vivemos cada minuto do jogo intensamente a torcer e apoiar(com uma mini na mão de preferência) :D
    Abc
    Cumps

    ResponderEliminar
  11. Tripeiro, a cada postagem tua, cada vez mais essa paixão refinada... por isso, o merecido:

    CLAP, CLAP, CLAP

    ResponderEliminar
  12. Caro dragao13, apesar de já ter lido o seu comentário há alguns dias, falta de tempo faz com que só agora lhe possa responder...

    Todas as opiniões são bem-vindas, é para isso que escrevo, para que possa também haver uma troca de argumentos. Aceito perfeitamente o que diz, apesar de não concordar nada, como já devia estar à espera!

    São diferentes maneiras de estar e viver o clube! Não se trata de ter ou não respeito pelo adversário, eu não vejo por aí! Para mim trata-se de INTERVIR no jogo. Eu, como fanático pelo FC PORTO tento passar para dentro de campo toda a força possível para que a equipa conquiste a vitória. Se for preciso, como foi o caso, que se initimide o adversário! O que eu quero mesmo é que o PORTO GANHE!

    Quando estou na bancada penso na vitória, e naquele jogo concretamente também no ódio que lhes sinto, nunca me veio à cabeça "sociedade evoluída". Isso não está em causa.

    "Mas para isso não é preciso, eu diria mesmo é prejudicial, insultar os adversários e fazer saltar fogo de artifício que é proibido dentro dos campos de futebol!"

    Quando odeia muito uma coisa, dá-lhe beijinhos? Não gostamos deles, ponto final.

    Em relação ao "fogo de artifício" já estava à espera que não concordasse. Tenho-lhe a dizer que NÃO É PREJUDICIAL (porque diz isso?!), e NÃO FAZ MAL e ninguém, bem pelo contrário. Se é proibido, não o devia ser. E já estava com saudades de ver o tal "fogo de artifício" a dar alegria à CURVA.

    "A VIOLÊNCIA NÃO DEVERIA TER LUGAR NO FUTEBOL"

    Sou contra a violência, meu caro.

    "E permitir que as famílias possam levar as crianças ao espectáculo que é o futebol!"

    Esse é o queixume da moda. As famílias podem e devem levar, se bem entenderem, as crianças ao futebol. Não há problema absolutamente nenhum!! Até aconselho a terem mais medo de um polícia com um cassetete na mão do que de um grupo de ULTRAS!

    Cumprimentos, estendidos ao resto da malta e em especial ao meu grande amigo BronEsponja ;) Continua a aparecer por cá, carago!!

    ResponderEliminar