30 maio, 2010

Não deviamos já saber?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ok. A época acabou há pouco. O último jogo oficial foi há cerca de 14 dias e em relação ao futuro do treinador ainda pouco está definido. Não estará na hora? Pelo menos de nos dizer a nós? Aos sócios e simpatizantes do PORTO?

É verdade que hoje em dia só se fala deste assunto. Mas também é um assunto ao qual é impossível escapar. O nosso futuro técnico está para chegar. E todos vão dando palpites, para ver se alguém acerta. Mas que isto já se desenrola há bastante tempo, isso também é verdade.

Ainda houve a altura que não sabíamos se o Prof. Jesualdo continuava ou não. Mas agora que já sabemos que não continua (e quem o mandou embora já deve saber isso há bem mais tempo que nós), se calhar já é bem tempo de anunciar o sucessor.

A imprensa fala em muitos nomes. Também há que vender jornais e para isso há que atirar para todos os lados. Falam em Villas-Boas, Boloni, falaram em Preud-Homme e agora até Muricy Ramalho e Mano Menezes estão na calha (embora este último tenha dito há uns tempos atrás que o PORTO é grande, mas que não abdica do centenário do Corinthians). Precisamos de alguém que nos leve para outro nível.

Penso que ainda se vai especular um pouco mais. Se calhar ainda surge mais um nome ou outro. Domingos e Jorge Costa também são opção. Avram Grant é muito caro, Hiddink um sonho. Mas afinal quem será? Tanta espera deve trazer alguma surpresa não?

Só gostava mesmo que esta novela terminasse. E gostava de ver como acabava. Porque para se demorar tanto, ou vão buscar uma "truta grande" ou então não sei do que se trata.Esperemos também que o timoneiro que assumir a equipa já venha tratando da gestão da mesma desde o final de época. Sempre era algo que já mostrava um melhor planeamento.

Mas um treinador é sempre como uma prenda surpresa. O embrulho só serve para nos "aguçar o apetite". E a partir do momento que alguém assine por nós, pouco nos importa do seu passado. Importa-nos sim aquilo que essa pessoa possa fazer no nosso presente e que nos faça voltar a sonhar com o futuro.

Quanto a contratações também ainda está tudo em águas de bacalhau. Talvez venha algum jogador que valha a pena. Mas garanto que dois ou três que não servem para nada também são bem capazes de vir.

Façam com que o nosso PORTO acorde depois de um ano a dormir à sombra da bananeira. Senhores da SAD, não nos desiludam.

Um forte abraço,
Tiago Teixeira

7 comentários:

  1. Quem define o "timing" de entradas ou saídas de jogadores e treinadores é o Clube (e o mercado) e não nós.

    Há regras, momentos, instituições e pessoas a serem respeitadas.

    O anterior treinador deixou de ser o nosso alguns dias atrás. Não vejo o motivo para tanta impaciência no anúncio do seguinte.

    O próximo treinador está escolhido e tratado (provavelmente desde Março passado, ou até mesmo anteriormente...) e apenas não foi ainda comunicado oficialmente (provavelmente será amanhã ou Terça-feira).

    Quanto à época estar ou não a ser tratada... alguma dúvida em relação a isso?

    ""Quanto a contratações também ainda está tudo em águas de bacalhau. Talvez venha algum jogador que valha a pena. Mas garanto que dois ou três que não servem para nada também são bem capazes de vir.""

    Existem contratações com a perspectiva de entrada imediata no "onze" e outras em que a perspectiva inicial seja de médio-prazo. Como é óbvio nem todas resultarão, é impossível que assim não fosse. Mas quem não entender isso e não souber analisar, por exemplo, as da época que agora terminou, ficará então sujeito a proferir afirmações de certa forma levianas e injustas, tal como a transcrita do post.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. mas já sabemos quem será o treinador do FCP para a próxima época.É o Villas Boas.A capa do jogo é a prova disso.

    ResponderEliminar
  3. Não é a questão de não saber analisar ou de ser leviano e injusto. Todos sabemos que existem jogadores que ingressam na equipa principal aos pacotes. Pacotes esses feitos por empresários. E para mim a equipa com 14 contratações que fez este ano não conseguiu estar ao nível de anos anteriores.
    Quanto à questão do timing ter a ver com o mercado. Acho complicado. As acções estão sempre baixas. Por muito que se espere ou se escolha pouco vai influenciar no mercado. Acho apenas que esta novela já se desenrola há bastante tempo.
    E eu não decido nada, nem tenciono. Apenas dei a minha opinião.
    abraços

    ResponderEliminar
  4. Não me refiro ao mercado de capitais, refiro-me, obviamente, ao mercado de jogadores e treinadores.

    ResponderEliminar
  5. Acredito que o mercado de transferências tenha alguma influência nessa decisão. Mas isso é o que vem nos jornais. Eles dizem que a decisão vai ser dada prá semana por causa do mercado. Mas se é do mercado que estamos à espera isso não sei. E é provável que o treinador já esteja escolhido. Mas a diferença entre a probabilidade e o concreto é enorme.

    ResponderEliminar
  6. Quem define o "timing" de entradas ou saídas de jogadores e treinadores é o Clube (e o mercado) e não nós.

    O que eu pretendo apenas afirmar é que não somos nós, adeptos, que definimos os "momentos" em que as situações são "tratadas", "resolvidas" e "anunciadas". O Clube é gerido de dentro para fora e não o contrário.

    O mercado de que falo, é aquele da "oferta", da "procura", dos valores disponíveis, daqueles até onde se acha que se pode ir...

    Quanto ao treinador, quem está bem informado, sabe, com alguma razoável certeza, quem será, e que esta temporização, que para alguns é uma indefinição e sinónimo de falta de rumo, não passa de uma estratégia para respeitar, tal como falei anteriormente: as regras, os momentos, as instituições e as pessoas, nomeadamene Jesualdo Ferreira.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Senhor Rogério penso que o que houve aqui foi má interpretaçao ou confusao daquilo que eu disse, e também má interpretaçao minha daquilo que o senhor disse. Porque eu também acredito que o sucessor já esteja bem definido. Mas quando a época não acaba bem, penso que quanto mais cedo estivesse tudo pronto para a próxima melhor seria. E claro que muita coisa rola em relaçao a isso e nós nao podemos controlar.
    Abraço

    ResponderEliminar