24 maio, 2010

Quem se segue?

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Na semana que passou dois nomes foram, insistentemente, apontados ao comando técnico do Dragão: André Villas-Boas e Lázló Bölöni. Ao que parece, é cada vez mais certa a saída de Jesualdo Ferreira.

Em minha opinião, André Villas-Boas tem tido um péssimo tratamento por parte da comunicação social portuguesa. Para um treinador jovem como Villas-Boas, com vontade de provar a sua qualidade e desenvolver o seu trabalho, o mais tranquilamente possível, ser constantemente comparado a José Mourinho, é por si só, uma enorme “crueldade”. As comparações com José Mourinho só prejudicam Villas-Boas e resultam apenas de uma mero exercício imaginativo por parte da comunicação social.

Tenho a ideia de que Villas-Boas é um técnico corajoso, determinado, audaz, perspicaz e estudioso. Em termos tácticos, o melhor elogio que lhe posso fazer é que sempre que vi jogar a Académica, vi uma equipa de peito aberto a jogar com os adversários de igual para igual e sempre com mentalidade ofensiva. Uma Académica que diga-se, além de Sougou, tinha poucos “ovos” para fazer uma “boa omoleta”. Quando Villas-Boas assumiu o comando técnico, a Académica “vegetava” no último lugar sem qualquer vitória. É um facto que a Académica terminou o campeonato no 11º lugar, com 10 pontos de vantagem sobre a “linha de água” e o 6º melhor ataque. Este último indicador espelha bem aquilo que penso acerca de Villas-Boas: um treinador que gosta de ver a sua equipa jogar ao ataque e marcar golos. Este é meu tipo de futebol preferido, futebol de ataque, com golos, espectáculo e diversão para os adeptos; o futebol do medo, do anti-jogo e da retranca defensiva para o ponto não me parece que seja o tipo de futebol adequado a Villas-Boas; e orientando a Académica, o mais fácil seria enveredar por esse caminho. Em suma, apesar de poder ser uma boa aposta, é também uma aposta de maior risco, mas na economia, os activos de maior risco são aqueles com maior rendibilidade futura.

Lázló Bölöni é um experiente técnico romeno com trabalho de reconhecido mérito em França, onde orientando equipas como o Rennes ou o Nancy, obteve resultados meritórios, tendo inclusivamente apurado o Rennes para as competições europeias. Depois seguiu-se uma passagem pela selecção romena onde logrou atingir os quartos-de-final no Euro 2000, sendo apenas batido pela toda-poderosa Itália. Em Portugal, Bölöni esteve dois anos ao serviço do Sporting onde foi campeão, venceu Taça e Supertaça. Recentemente, esteve na Bélgica, onde também foi campeão pelo Standard Liége.

Em suma, podemos afirmar que estes dois treinadores representam dois perfis diferentes, mas do meu ponto de vista, igualmente adequados ao actual momento do FC Porto. Por um lado, temos a inexperiência aliada à enorme vontade de vencer e vingar num clube grande. Por outro, temos a experiência internacional aliada à vontade de mais uma vez demonstrar qualidades e competência num grande clube europeu como é o FC Porto.

Sinceramente, acredito na escolha da SAD relativamente ao próximo treinador do FC Porto. Seja algum destes dois nomes, seja outro qualquer, o homem escolhido para liderar a nau portista será o “meu treinador” e terá o meu incondicional apoio. Como minha modesta opinião, e não passando disso mesmo, parece-me que aquilo de que o FC Porto mais precisa neste momento é de alguém que “agite as águas” e traga sangue novo e MUITA VONTADE DE VENCER; de alguém que ainda nada tenha ganho, mas que já tenha demonstrado enorme ambição de vencer no futuro; e também de alguém que não tenha “papas na língua”, nem medo das palavras sempre que lhe colocam perguntas incómodas…

PS: Artur Jorge, António Oliveira, Fernando Santos, José Mourinho, Co Adriaanse e Jesualdo Ferreira não tinham qualquer título antes de ir para o FC Porto… mas Pinto da Costa percebeu (muito perspicazmente, como sempre!) que qualquer um desses poderia ser uma aposta vencedora, e a verdade é que o resultado foi um FC Porto vencedor de muitos títulos nacionais e internacionais. Ou seja, o FC Porto faz treinadores campeões, não são os treinadores que fazem do FC Porto campeão. Numa estrutura forte, coesa e vencedora como a do FC Porto, torna-se fácil um técnico, mesmo sem muito currículo, trabalhar… e trabalhar bem.

11 comentários:

  1. @ RCBC,

    Não diria melhor... comungo em (quase) tudo o que aqui enumeras.

    Há muito que o venho dizendo... de portugueses, só um veria com bons olhos no nosso FCPorto, o tal AVB, que pelos vistos, é um dos que está em cima da mesa... de estrangeiros, tinha um gostinho especial pelo Gus Hiddink, mas como esse não pode ser, não tinha assim de repente outro, até que, surge Lazlo Boloni associado a um eventual interesse, e olha que não me desgosta assim tanto.

    No entanto, continuo a preferir AVB a um outro qualquer, seja ele tuga ou estrangeiro... pois, tal como tu, quero, desejo, desespero por ver alguém no nosso banco, com o tal perfil de "alguém que “agite as águas” e traga sangue novo e MUITA VONTADE DE VENCER; de alguém que ainda nada tenha ganho, mas que já tenha demonstrado enorme ambição de vencer no futuro; e também de alguém que não tenha “papas na língua”, nem medo das palavras sempre que lhe colocam perguntas incómodas".

    Penso que já não faltará muito... é uma questão de horas ou dias.

    Aguardemos serenamento, pois acredito que o nosso líder, saberá bem o que precisamos para voltar ao topo.

    ps1 - quanto ao teu ps, permite-me discordar, pois depois do orgasmo nojento que tenho reparado nas tv's nacionais desde o fim da tarde de sábado, diria que afinal, eu estou enganado, ou andei enganado este tempo todo... afinal, pelo que vejo e leio, de muitos de fora, mas de tantos outras da casa, afinal, o "Zé" é que ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões... não o FC Porto. É a ele que devemos agradecer e bajular por tudo o que conquistamos, pois sem ele, nunca teriamos ganho nada, não passariamos de uns coitadinhos, uns zé-ninguéns... santa paciência, santa ignorância. Se já era desde 2004, muito orgulhosamente anti-Mourinho, pois jamais esquecerei o desprezo que nos deu 'ao vivo' em Gelsenkirchen, e depois nos catalogou de mafiosos e de vivermos numa qualquer Sicilia, quero mais é que ele vá pá gandessima PqoP!!!

    ps2 - "O presidente do Inter, Massimo Moratti, considerou que José Mourinho não deveria ter anunciado depois da final da Liga dos Campeões que iria abandonar o clube italiano."... onde é que eu já vi este filme? O Zé é o maior, carago... sempre a cuspir no prato que lhe deu de comer!!! É caso para dizer que bendita cuspidela que o Hélder lhe enfiou... bendita!!!

    ResponderEliminar
  2. Como todos sabem, André Villas Boas é o meu preferido e assim, espero ansiosamente que seja ele o escolhido.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Confio no Presidente. Espero q a escolha dele seja a minha, Vilas Boas.

    ResponderEliminar
  4. Como já referi em comentários anteriores, não estou nada preocupado em quem será o treinador para a próxima época, no entanto comungo por inteiro nas apreciações feitas pelo amigo açoriano. Quanto as qualidades do José Mourinho, por mais títulos que possa acumular, nunca eles serão suficientes para o colocar num patamar de pessoa com carácter, se mais não fosse, bastaria a lembrança daquela atitude patética e desprezível com que nos brindou a todos na conquista da champions em 2004.

    ResponderEliminar
  5. É bom não esquecer que antes de Mourinho, o FC Porto já tinha sido campeão europeu em 1987 em Viena e campeão intercontinental em Tóquio. Além disso, o FC Porto também já tinha conseguido o penta entre 1994 e 1999...Tudo isto sem Mourinho...

    Relativamente à personagem propriamente dita, a minha ideia é ambivalente: se a qualidade técnica e competência de Mourinho são inegáveis, o seu mau feitio e desrespeito pelo clube que representa começam a ser cada vez mais uma imagem de marca...Também achei ridícula a atitude de Mourinho na final da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen...

    Todavia, é bom que Mourinho não se esqueça de quem o lançou para a ribalta do futebol mundial...e era bom que tivesse gratidão quanto a isso...

    Agora, esperemos é que a novela do novo treinador tenha um final feliz...

    ResponderEliminar
  6. Entre os dois, ia mais pelo Vilas Boas, o Boloni não me convence muito.
    O Hiddink era bom, era...
    Mas confio em Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  7. Quaresma vale mais 2 milhões
    SAD TAMBÉM BENEFICIA DA TRIPLA DO INTER


    Os cofres da SAD portista também beneficiaram da época memorável do Inter Milão, já que a tripla obtida pelos italianos (Liga, Champions e Taça) permitiu um encaixe de mais 2 milhões de euros resultantes de uma cláusula existente no contrato de transferência de Ricardo Quaresma para a equipa de José Mourinho no verão de 2008. Depois dos 18,6 milhões que os nerazzurri pagaram pelos direitos desportivos, junta-se mais uma verba interessante que demonstra bem a capacidade negocial da administração portista para valorizar os seus ativos. Isto não significa que o extremo português tenha realizado uma época brilhante, antes pelo contrário.

    Na Serie A não foi além de 11 jogos, enquanto na Liga dos Campeões só esteve presente em dois encontros. Não marcou qualquer golo. Uma campanha discreta que já o levou a ponderar deixar o Inter Milão.


    Data: Segunda-Feira, 24 Maio de 2010 - 7:31

    ResponderEliminar
  8. Depois de Lucho e Lisandro...mais uns milhões de € para os cofres do FC Porto...

    Há que aproveitar todos estes "tostões" para o reforço da equipa para a próxima época...

    ResponderEliminar
  9. Teremos conseguido esta época entre 4 a 5 Milhões de Euros com as prestações individuais de Lucho, Lisandro e Quaresma e os títulos e apuramentos para a Liga dos Campeões de Marselha, Lyon e Inter.

    Quanto ao treinador... AVB.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  10. Se bem me lembro, no jogo que a Académica veio fazer ao Dragão esta época(e penso que já lá treinava o Vilas Boas), a Académica defendia com 11 jogadores atrás do meio-campo e raramente criou perigo. Excluindo esse jogo, gosto bastante do trabalho do Vilas Boas, mas há sempre aquela dúvida... Fico sempre com a impressão que é jovem demais, não tem muita experiência. Mas se não o contratamos esta época podemos estar a perder o novo Mourinho...

    Gostava do Boloni pois é um treinador que dá grande importância às camadas jovens e não é por acaso que, enquanto ele estava no Sporting, apareceram Ronaldos e Nanis. Não digo que ele tenha desencantado estes jogadores, mas por onde tem passado, aparecem sempre novos jogadores jovens de grande qualidade e o que ele faz bem é orientar esses jogadores. Ao Sérgio Oliveira fazia bem um treinador assim.

    Mas acima de tudo concordo com quem a direcção contratar, desde que nos traga o título para a próxima época :)

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar, acho que o treinador tem de ser português. As razões são vastas e seria fastidioso enunciá-las. E todos as conhecem. A não ser que seja o Gus Hiddink. Pois, caro BlueBoy, ele é um dos melhores do mundo e… “não cospe no prato que lhe deu de comer!” Quanto à escolha: fala-se, falam e voltam a falar em muitos nomes. Um deles, Paulo Bento. Pois bem, sempre admirei algumas qualidades do ex-treinador “lagartixa”; tem perfil para treinar o FC Porto – é honesto, leal, dedicado, compreende e sabe lidar com os jogadores, tem qualidades técnico-tácticas, não… masca pastilha elástica com a boca aberta – mas não é o meu preferido. Basta, como alguém já fez, evocar Artur Jorge e Mourinho para deitar por terra os argumentos contra André Vilas Boas, que tem qualidades para ser um grande treinador no FC Porto e é o meu favorito. Um abraço.

    ResponderEliminar