21 maio, 2010

Sevilha, foi nossa!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Celtic Glasgow 2-3 FC Porto

Taça UEFA 2003
21 de Maio de 2003
Estádio Olimpico, Sevilha (Espanha)

árbitro: Lubos Mitchel (Eslováquia)

Celtic Glasgow: Douglas, Mjalby, Balde, Valgaren (Laursen 64m), Agathe, Lambert (McNamara 75m), Lennon, Thompson, Petrov (Maloney 104m), Larsson e Sutton.
Suplentes não-utilizados: Hedman, Sylla, Fernandez e Jamie Smith.
Treinador: Martin O'Neill.

FC Porto: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa (Pedro Emanuel 70m), Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha (Ricardo Costa 8m), Maniche, Deco e Alenitchev; Derlei e Capucho (Marco Ferreira 97m).
Suplentes não-utilizados: Nuno, Tiago, César Peixoto e Clayton.
Treinador: José Mourinho.

Marcadores: Derlei (45m), Larsson (47m), Alenitchev (53m), Larsson (56m) e Derlei (114m).

Mais de sete se passaram sobre Sevilha. Passou o jogo, passou o calor, passou a sede, a saga de dias e dias, passou a jornada de ziliões de emoções & mais uma, passou a loucura. Passou-se à história. Os escoceses passaram-se e as ruas da mitificada cidade da Andaluzia esvaziaram-se. Naquilo que foram excelentes notícias para a população local, voltaram a repor-se os stocks de cerveja. Já tudo se escreveu e já tudo se disse. Sevilha. Final. Taça. Nossa. CARAGO!

Ainda hoje me sinto inchado de orgulho pelo clube que tenho aqui dentro. Sou diariamente e à mesma hora obrigado a fazer o curativo do inchaço que teima em não desaparecer. Oh pá! É que Sevilha foi tudo. Foi Epopeia, foi Ilíada, foi Odisseia, Lusíadas e Ilha dos Amores em 5 Cantos, foi Mensagem e Música no Coração. Mas foi sobretudo BraveHeart e o desafio do Guerreiro em Momentos de Glória. O Mundo a Nossos Pés. Foi e é a Insustentável Leveza do Ser. Foi filme, foi épico, foi comédia, foi ópera lírica, foi fábula, conto de mil e uma noites... foi Pullitzer, Nobel, Emmy, Florbela Espanca e Shakespeare. Foi obra!

Apesar da imaturidade do Postiga, apesar do Larsson, apesar da obstinação do Costinha, apesar da manobra de diversão do GoldPalace Casino.com (click here! click here!), apesar da lesão do Jorge Costa, apesar do árbitro do jogo de Lens, apesar do obtuso do seleccionador nacional, apesar da pileca do Presidente da Câmara, apesar de jogadores no very limite, apesar do desgaste e dos estiramentos … a Senhora D. Taçona acabou por ser levantada pelo melhor plantel do mundo e arredores. Isto no meio de rutilantes confettis azuis e brancos, sinónimos de vitória, glória. História.

Aconteça o que acontecer, venha o que vier, digam o que disserem, teremos sempre SEVILHA !!!

Na 1/2 final, um FC Porto de «luxo» na noite gélida e chuvosa de 10.04.2003



Num ambiente sufocante, eis então a final de Sevilha.



O descomprimir das emoções... festejando com os adeptos.

17 comentários:

  1. Que acontecimentos como estes voltem a ser festejados pelo F.C.P, os adeptos sentem falta de um grande titulo...

    ResponderEliminar
  2. Sem querer ser polémico, desde que Mourinho saiu, nunca mais se sentiu na Invicta aquela brisa suave que nos deixava sempre muito esperançados no sucesso para além dos títulos internos. Nunca mais senti que havia algo especial na nossa equipa. Chegava para ganhar por cá, ir até aos oitavos ou quartos na Europa mas sempre em esforço e sem grande brilho.

    Noites como a de Sevilha é algo que uma pessoa guarda para toda a vida. Tanta emoção, tanto amor ao Porto. Tanta saudade!

    ResponderEliminar
  3. A esperança é sempre a ultima, e eu acredito que já na próxima época as coisas vão começar a mudar para melhor, os jogadores "vão para a guerra" e em maio de 2011 poderemos voltar a festejar...

    ResponderEliminar
  4. O jogo em que mais vibrei em toda a minha vida. Tinha 13 anos, chorei como se tivesse 3!

    Que arrepios só de ver os vídeos!

    AMO-TE PORTO

    ResponderEliminar
  5. O dia mais feliz da minha vida!

    Desde que o apuramento para a final foi consumado em Roma, a minha agenda só tinha marcado um dia, 21 de Maio!

    Lembro-me como se fosse hoje do nervosismo e stress que marcaram esse dia... O jogo foi vivido numa tensão ainda maior que o normal. Chorei de alegria com os golos de Derlei e Alenitchev, e de raiva com os de Larsson. No final, festejei, festejei e festejei!

    Quando o Jorge Costa levantou a Taça... nem sei o que senti... estava feliz!

    ResponderEliminar
  6. Este deve ter sido o ano que gastei mais dinheiro acompanhar o FC Porto.

    A caminhada de Sevilha para mim começa logo na Polónia, onde eu e mais um grupo de 4 adeptos nos deslocamos só para tirar o vício, foi uma autêntico passeio.

    Semanas mais tarde era pelo simbolismo íamos jogar ao Prater com o Austria de Viena, estádio onde só os meus País tinham tido o prazer de lá estar, então fiz-me ao caminho e lá fomos outra vez ver o FC Porto fora, ganhamos e resolvemos a eliminatória.

    Quando eu pensava que estava tudo resolvido aparece aquela equipa Francesa com um ar ranhoso e arrogante, este jogo não fui mas mesmo sendo roubadinhos lá passamos.

    Vem a seguir uma equipa que deu o mote para tirar mais 4 dias de férias, já estava nas lonas em termos de orçamento mas mesmo assim lá arranjei maneira de ir à Turquia ver o nosso FC Porto mais uma vez passear.

    Até aqui tudo passeios, equipas acessíveis e só moral, até que no sorteio dos Quartos de Final aparece a nossa besta-negra, os Gregos do Panathinaikos, ora com a derrota por 0-1 nas Antas não era muita a vontade de ir à Grécia, quanto mais não seja porque nunca lá tínhamos vencido, até que no carro à vinda embora das Antas lá ouvi o nosso José dizer que só se tinha jogado meia parte e faltava o resto.

    Então pensei sem dinheiro como vou fazer, até que o dia do jogo era num dia muito especial o dia 20 de Março, dia do meu aniversário, pedi desculpas à minha família por não poder estar presente pedi o dinheiro das prendas adiantado e a minha Vó Lina lá ajudou.

    Bem vamos recapitular, já havia vontade, dinheiro, bilhetes, viagem mas faltava a vitória, o que eu rezei para que no dia do meu aniversário o FC Porto me desse uma daquelas prendas principalmente porque aquele jogo significava em termos monetários para mim.

    E não é que aqui carimbamos com 2 golos do Ninja a nossa passagem às meias finais num jogo que guardarei para sempre, foi aqui que nos tornamos "invenciveis", nada nos podia parar.

    No sorteio seguinte lá vem a toda poderosa Lázio, e que bem que me soube aquela chuvada, alturas tantas até já nem sentia a chuva tamanha era a alegria da chuva de golos em campo.

    Como tenho uma antiga paixão pela Lázio lá aproveitei para ir ao Olímpico de Roma, para mim e com a moral que estava aquilo ia ser um passeio, ainda me lembro como se fosse hoje a arbitragem mais vergonhosa que alguma vez vi e claro o nosso Baía defendeu um penalti que nunca mais deixou a Lázio reagir, neste jogo perdíamos Postiga.

    Já estávamos na Final, já se sabia onde era e estava tudo a torcer para que fosse os remendados, isto por causa dos bilhetes, lá calhou o Celtic, azar dos azares começa logo a especulação em relação aos bilhetes.

    Eu já melhor de economias lá me fiz à estrada porque vivia pertinho do estádio e lá fui "acampar" durante 2 dias para comprar 2 miseros bilhetes, foi difícil mas valeu a pena já tinha os bilhetes, depois vim a saber dias antes do jogo que um grande amigo meu que foi a todo lado comigo ver o FC Porto não conseguiu bilhete para a Final, fiquei muito triste e depois ao ver cadeiras vazias no estádio ainda mais revoltado fiquei, mas isso foi no passado e ficou comigo.

    ResponderEliminar
  7. Recapitulando já tinha bilhete, viagem , onde dormir, faltava o melhor a vitória, o que eu aturei até ao dia de jogo, fui para noite em Huelva e haviam de ver o que é um mar de camisolas verdes e brancas, ouvi um pouco de tudo respondi da maneira como respondo sempre, nem vale a pena dizer como, principalmente para um Escocês (daqueles com ar de suéco bichona)lá com um ar superior e provocador lá mandou a "chancada" "Nós temos o Larson" ao que lhe respondi "Nós temos uma equipa", ele lá pensou o que é que eu queria dizer com aquilo e lá me desejou boa sorte ao que lhe respondi "Podes ficar com ela que bem vais precisar para amanhã...".

    Bem e lá foi uma noite antes do jogo calma, sem gajas nuas e anões mas ouve copos e claro muita... muita moral.

    No dia do jogo nem vou comentar foi a minha segunda final Europeia que ficará para sempre como o jogo onde mais sofri e mais festejei até hoje.

    Naquele dia dediquei a vitória a um "quase" irmão que me acompanhava para todo lado e que nunca chegou a viver aquela final comigo, falo do meu primo que sem sombra de dúvida esta foi para ele.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. @ Antas

    uma palavra: inveja ;)

    ResponderEliminar
  9. Antas,

    Ao ler os teus comentários, foi como se estivesse a acompanhar as tuas aventuras. Muito bom! :)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Da-me vontade de chorar sempre que vejo os videos e ouços os comentadores a forma como vibraram, estive la e foi o jogo que mais me marcou! Saudaçoes portistas

    ResponderEliminar
  11. Como o Sevilha aqui disse, foi o dia mais feliz da vida de muita gente. O meu também. Sonhava em estar lá, numa final europeia, desde 1986, quando chorei abraçado à minha mãe, ao ver o calcanhar de Madjer calar a arrogância germânica.

    Naquele inferno andaluz, com temperaturas impróprias, o jogo decisivo foi um verdadeiro hino à coragem, ousadia e valentia. Nessa noite espanhola, o esgotamento ameaçou fazer-nos soçobrar. E ainda hoje, já com vários anos em cima, é sempre com um arrepio de emoção que revejo os acontecimentos.

    Confesso que os minutos finais do prolongamento foram excruciantes. Fechei os olhos após a expulsão do Nuno Valente. Aquele livre colocou os corações azuis e brancos a galopar de ansiedade.

    E, após o apito, a maravilhosa sensação de estarmos lá, no topo da Europa. Foi fantástico.

    Para aqueles que adoram recordar grandes momentos, ficam aqui dois links:
    http://www.megaupload.com/?d=2BA530ER

    e

    http://www.megaupload.com/?d=BE2RSCKO

    Correspondem à final de Viena. Venha daí o saudosismo. Já tenho programa para hoje à noite.

    ResponderEliminar
  12. Que momentos! Que saudades! Que orgulho!

    Fico arrepiado ao ver vídeos desses dois anos brilhantes.

    Ai como o Porto dominava a Europa nessa altura.. Era vê-los todos a cair aos nossos pés! Ao nosso PORTO!

    A fórmula mágica eram 2 génios do futebol: um presidente com paixão pelo clube e a sua constante obsessão em mostrá-lo a todo o mundo, o segundo, esse continua hoje a mostrar o que vale e até os deuses de madrid já rezam para o ter.

    Nós? Nós só temos que ter orgulho por ter sido quem realmente mostrou esse treinador ao mundo e quem mais venceu com o seu legado.

    Mourinho, és eterno para mim no Dragão, momentos como aqueles ficarão marcados para sempre.

    Como é bom recordar =')

    ETERNAMENTE PORTISTA.

    ResponderEliminar
  13. antes desta taça, para nos ganhar a taça UEFA era um feito( e foi!!!), num pais como o nosso, num campeonato como o nosso,conseguir isso é épico!!!! hoje em dia ja axamos que o porto é candidato principal a ganha-la...
    acho que temos exigido muito desta equipa!!
    desde quando ganhar uma taça e perder um campeonato(depois de ter ganho 4, e depois da palhaçada que este ano foi)pode ser considerado um fracasso!!!!

    ResponderEliminar
  14. Foi o jogo que assisti, que jamais esquecerei, sofri tanto, mas no final senti-me super feliz, vibrei tanto que parecia uma criancinha, chorava e ria ao mesmo tempo!

    Que saudades, espero assistir a outra final Europeia este ano!;)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  15. E diz muito bem o comentador no fim, ninguém para este Porto!

    Para o ano é repetir a proeza, desta vez um bocado menos sofrido ou eu morro de ataque...

    ResponderEliminar