31 maio, 2010

Sucesso europeu

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Numa semana em que se comemoraram os títulos de campeão europeu, o sucesso internacional do FC Porto é algo que deve orgulhar todos os portistas. Lembro-me de uma situação ocorrida durante esta época que, apesar de simbólica, espelha bem aquilo que o FC Porto representa actualmente no panorama europeu: antes do sorteio dos oitavos-de-final da LC, no site do Real Madrid era questionado qual o adversário menos desejado para a equipa madrilena… a maioria dos madrilenos votou FC Porto… a diferença entre o FC Porto e os outros dois chamados “grandes” do futebol português é esta: enquanto o FC Porto tem, na maior parte das vezes, excelentes participações europeias, com uma ou outra má excepção, os outros dois “grandes” têm, na maior parte das vezes, fraquíssimas participações europeias, com uma ou outra boa excepção.

Ao contrário da ideia errada de que o sucesso europeu do FC Porto se iniciou naquela majestosa noite de Viena, as bases da força internacional do FC Porto tiveram o seu início na década de 70.

Em 77-78, o FC Porto surpreendia a Europa ao golear um dos “tubarões europeus”, o Manchester Utd. Uma vitória por 4-0 sobre os ingleses permitiu ao FC Porto disputar os quartos-de-final da extinta Taça das Taças (TT), sucumbido depois ao “histórico” Anderlecht. Era então a primeira grande demonstração de força europeia do FC Porto! 2 décadas depois, o FC Porto seria o clube português com mais títulos internacionais!

Em 79-80, o FC Porto voltou a espantar a Europa do futebol, batendo o AC Milan em plena “casa” dos italianos! Um golo de Duda carimbou a passagem do FC Porto à 2ª eliminatória da Taça dos Campeões, na qual o FC Porto viria a sucumbir perante o Real Madrid depois de uma eliminatória que acabou empatada a 2 golos, mas com vantagem para os espanhóis fruto de um golo marcado fora.

Estava dado o mote para o FC Porto se assumir como um "caso sério" na Europa do futebol. A década de 80 apenas confirmou aquilo que já se suspeitava aquando dos brilharetes ocorridos na década anterior. A vitória sobre a Roma em 81-82 permitiu o FC Porto chegar novamente aos quartos-de-final da TT e antecedeu a primeira brilhante participação do FC Porto numa competição europeia.

Na época de 83-84, o FC Porto finalmente atingia uma final europeia. Em Basileia, frente à Juventus falaram mais alto os “superiores interesses” da equipa italiana comandada por Platini, e o FC Porto perdia injustamente a sua 1ª final… felizmente, seria a 1ª e última!

3 anos depois, o FC Porto atingia a glória na “mágica” noite de Viena. Depois de eliminar nas meias a “máquina” russa do Dínamo Kiev, o FC Porto bateu o “arrogante” B. Munique na final, com dois golos de Madjer e Juary. O golo do argelino é, ainda hoje, um dos mais fantásticos golos obtidos numa final europeia: de calcanhar, a classe do argelino correu o mundo inteiro! O FC Porto sagrava-se campeão europeu em 1987! O sucesso de Viena deu lugar a mais dois títulos importantes e únicos na história do futebol português: o título de campeão Intercontinental em Tóquio e a Supertaça Europeia conquistada frente à “laranja mecânica” do Ajax!

Actualmente é um orgulho para mim ser de um clube que pertence ao restrito clube das potências europeias! As brilhantes participações na Liga dos Campeões e até, nas raras presenças na Taça UEFA transformaram o FC Porto, quer se queria quer não, numa potência europeia. Não é exagerado afirmar que o FC Porto está no lote de 3 ou 4 favoritos a vencer a Liga Europa do próximo ano! Com os necessários ajustamentos ao actual plantel e com a nova equipa técnica, acredito que a próxima época nos poderá dar muitas alegrias e vitórias!

2 comentários:

  1. Muito bem RCBC, não é preciso acrescentar mais nada! Apenas lembrarei (e com isto está tudo dito) que o nosso FC Porto tem 6 títulos internacionais conquistados, enquanto os dois outros chamados "grandes" tem 3... em conjunto. E o fosso vai dilatar-se, podem querer. Está tudo dito!

    ResponderEliminar
  2. Falar de FC Porto antes de 1987 sem falar do Hat-trick do Juary nas antas ao Farça, em 1986? Do golo do loiro archibald que me assombrou durante meses? Falha grave! O FC Porto perdeu 2-0 na cidade dos condes e cá esteve a ganhar pela mesma marca. O "russo" reduziu e a arma secreta meteu o 3º só no ultimo minuto. Houve mais cenas de roubalheira do árbitro, as Antas ficaram INCENDIADAS nessa noite tenebrosa de má memória. Eliminação injusta, aos pés de mais um árbitro "europeu".

    ResponderEliminar