26 maio, 2010

Um sonho, nunca vem só...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Mónaco 0-3 FC Porto

Liga dos Campeões 2004, final
26 de Maio de 2004
Estádio Arena Aufschalke, em Gelsenkirchen (Alemanha)

árbitro: Kim Milton Nielsen (Dinamarca)

Mónaco: Flavio Roma, Hugo Ibarra, Julien Rodriguez, Gaël Givet (Sébastien Squillaci, 72m), Patrice Evra, Edouard Cissé (Shabani Nonda 64m), Lucas Bernardi, Akis Zikos, Ludovic Giuly (Dado Pršo 23m), Jérôme Rothen e Fernando Morientes.
Suplentes não-utilizados: Tony Sylva, Jaroslav Plašil, Emmanuel Adebayor e Hassan El-Fakiri.
Treinador: Didier Deschamps.

FC Porto: Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Pedro Mendes, Costinha, Maniche, Deco (Pedro Emanuel 85m), Carlos Alberto (Alenitchev, 60m) e Derlei (Benny McCarthy 78m).
Suplentes não-utilizados: Nuno, Bosingwa, Ricardo Costa e Edgaras Jankauskas.
Treinador: José Mourinho.

Marcadores: Carlos Alberto (39m), Deco (71m) e Alenitchev (75m).

Esta, mais não é do que a prova provada de que "o sonho de muitos... é a realidade de poucos!".

Do meu lado, só tenho a agradecer «eternamente» aos jogadores e ao treinador-maravilha dessa grande equipa que foi o FC Porto por me terem proporcionado ver «ao vivo» a final de Sevilha no ano anterior e a de Gelsenkirchen no ano seguinte.

Por terem tornado possíveis os sonhos que eu nem ousava sonhar, por terem desmentido o impossível, por terem feito com que nesse dia 26 de Maio de 2004, uma vez mais, as camisolas azuis e brancas e o nome do FC Porto tenham atravessado os céus do Mundo inteiro e fossem levados pelos satélites a todas as casas do planeta onde mora um adepto deste desporto fantástico.

Nas televisões do Mundo inteiro, milhares de milhões de olhos seguiram as proezas e aprenderam os nomes de Vítor Baía, Paulo Ferreira, Jorge Costa, Ricardo Carvalho, Nuno Valente, Maniche, Costinha, Deco, Derlei, McCarthy e Carlos Alberto.

Não adiantava especular se jogariam exactamente aqueles onze ou um ou outro no lugar de algum deles. Se jogaríamos em 4x4x2 ou em 4x3x3, ao ataque ou na expectativa, cansados ou com força, corajosos ou com receio.

Se eu tivesse estado no lugar de Mourinho, depois de feito todo o trabalho de casa, limitar-me-ia a dizer aos jogadores: «Chegaram até aqui, o que é uma honra e uma proeza única. Agora limitem-se a ir lá para dentro e jogar o que sabem, com alegria e orgulho, sem medo nem constrangimentos. Tudo o que acontecer será inesquecível»... e não é que foi mesmo?

18 comentários:

  1. Em 27 de Maio (1987) foi em Viena, em 26 de Maio (2004) foi em Gelsenkirchen. Duas grandes vitórias, duas grandes, enormes alegrias. Em Maio de 87 era tal a minha fezada que as minhas férias começavam no dia seguinte… Assim, festejei durante toda a noite e assisti, pela televisão, à chegada da equipa ao Estádio das Antas, com milhares de adeptos a vitoriarem os heróis de Viena. 27 de Maio de 1987 foi, sem dúvida, um dos dias mais felizes da minha vida. Inesquecível!
    Em 26 de Maio de 2004 outra enorme alegria por uma vitória na CL, o que não está ao alcance de qualquer clube. Depois de Sevilha, o FC Porto mostrou estar entre os grandes do futebol mundial. Rejubilámos mas queremos mais, queremos novas vitórias desta magnitude. Estou convicto que as conseguiremos! Quando outra final europeia acontecer, meto férias no dia seguinte…

    ResponderEliminar
  2. A CHAMPIONS de 2004 foi talvez a vitória mais importante do Clube em toda a sua história.

    A final não foi tão emocionante qt Viena ou Sevilha mas nos oitavos de final desta champions 2004 ao minuto 90 em Manchester fiquei com a certeza que era FANÁTICO. No golo de COSTINHA fiz coisas q nunca imaginei fazer... :)

    ResponderEliminar
  3. Fantástico, mas, como disse o outro, que ninguém diga irrepetível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Entre 1987 e 2004, é notável verificar que o FCP foi bi-campeão europeu e venceu a Taça UEFA, o que é notável para um clube português e demonstra o grande poderio do FC Porto no panorama internacional...neste mesmo período, o Real Madrid também "só" ganhou duas taças dos Campeões...

    Por tudo isto, o FC Porto detém actualmente um estatuto de equipa de Liga de Campeões que até os nossos adversarios internos admitem perfeitamente... somos o único clube português que joga de peito aberto e sem medo na Liga dos Campeões...Também por isso, não acho descabido que, com calma e racionalidade, se aposte forte na Liga Europa do próximo ano, que foi ganha por um Atletico que por acaso foi esmagado este mesmo ano pelo FC Porto, quer em Madrid, quer no Dragão...

    Quer queiramos, quer não, somos teoricamente candidatos a atingir a final da Liga Europa no proximo ano...agora o que é preciso é que se passe da teoria à prática, o que às vezes é mais difícil...

    PS: Comungo da ideia do Lucho...Aquele golo do Costinha foi dos mais festejados em toda a história do clube...

    ResponderEliminar
  5. O golo de Costinha em Manchester, o 2-0 por Deco em Gelsenkirchen e o 3-2 por Derlei em Sevilha, um ano antes, foram provavelmente os golos que mais festejei em toda a minha vida.

    Tive o prazer de assistir ao vivo à nossa vitória na Alemanha, tendo antecipadamente tirado férias de Quarta, dia do jogo, até ao fim dessa semana, tal era a confiança que a nossa equipa nos transmitia.

    Mágico Porto!

    (PS: Diz o Lucho que ainda não tinha certeza que era fanático pelo Porto e que só em 2004 o percebeu... mas ele quer enganar quem?)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Um filme inesquecivel... mas que ninguém diga irrepetivel ;)

    ResponderEliminar
  7. Manchester foi o meu primeiro jogo do Porto no estrangeiro.Incrível...
    A cara dos bifes foi assombrosa, parecendo que adivinhavam aquando da falta que dá o livre!!!
    Seguiu-se La Coruna e depois ... Gelsenkirshen..
    Ich war da ... Eu estive lá. Fantásticos momentos, cervejinha da boa...
    Para repetir se fazem favor...

    ResponderEliminar
  8. Se na Taça UEFA gastei muito dinheiro, na participação do FC Porto na Champions já tive mais sorte tudo por causa de sucessivas apostas que ia fazendo com o meu pai.

    A caminhada começa com uma viagem de carro até ao Mónaco para ver a nossa equipa, lembro quase sem surpresas e contratações mas acabava de chegar/regressar o nosso Benny, jogo de má memória para nós porque depois de uma grande viagem merecíamos melhor sorte, mas bastou um azeiteiro mouro passar a bola para o ucraniano bichona fazer um golo já quase no fim, depois do GR do AC Milan ter defendido tudo até bolas em cima da linha.

    Mas não foi esta derrota que me desmotivou e quem anda por gosto não cansa, lá fui eu com 4 amigos a Belgrado ver o FC Porto, era o nosso primeiro jogo na Champions e tínhamos de lá estar, um estádio a fazer lembrar um que temos em Oeiras, que tinha sido alcatroado no dia anterior para que as camionetas conseguissem lá chegar.
    O resultado esse não foi o melhor começamos a perder mas lá empatamos contra a corrente de jogo, um relvado vergonhoso onde passamos muitas dificuldades frente a uns adeptos completamente fanáticos, já cá fora e depois do jogo ainda tive tempo de pedir um autografo ao nosso Drulovic que entretanto militava no Partizan.

    Mesmo assim como só vi coisas bonitas na Servia não vim de todo triste, mas segue-se o Real Madrid em casa, é o único jogo que vou fazer referência em casa porque é importante, nunca mais me vou esquecer do que andaram a dizer de Mourinho e as profecias que andaram a fazer, perdemos em casa 3-1 numa arbitragem vergonhosa do senhor Colina onde até um simples tropeçar deu direito a penaltis.

    3 semanas depois já com mais calma lembrei-me de telefonar a um amigo meu se me conseguia alojar por 1 noite para poder ir ver o meu FC Porto ao mítico Velodrome, e mesmo com as contas difíceis a esperança não desaparecia, digo que este foi o jogo nesta fase que mais unhas comi, mas se não morri do coração em Sevilha não era ali de certeza que ia acontecer tal coisa.

    Noite grande para Alenitchev e claro para o parolo do Cesar Peixoto que fizeram um grande jogo, Cesar fez até onde pôde e depois voltou para o estaleiro era só azares, jogávamos contra uma tripla atacante de respeito à cabeça contavam com Drogba, Steve Marlet e Mido... Mas a vitória foram dos poucos Portistas presentes no estádio onde trouxemos um importante 2-3 arrancado a ferros contra outro estádio repleto de fanáticos.

    Aqui já andava mais animado, já vinha a fazer contas ao grupo que bastava ganhar os jogos que se seguiam em casa para passarmos em 2º lugar, lá ganhamos em casa os dois jogos e era hora de ir visitar nuetros hermanos e como não gosto deles fiz questão de lá estar, metia-me nojo aquela equipa e sonhava que o FC Porto podesse fazer um grande jogo e calar aqueles cara**.

    ResponderEliminar
  9. Fiz-me à estrada com o bilhete na mão e já perto de Madrid íamos ouvindo noticias de alguns adeptos do FC Porto agredidos por adeptos Espanhois, bem eu só pedia que jogassemos bem se tivesse que levar na “tromba” já tinha idade suficiente para aguentar com o que quer que fosse.

    Mas naquele chuvoso dia, o nosso mágico que é melhor que o Pélé e finta com os dois pés lembrou-se de fazer o mais espetacular jogo que o vi fazer, jogamos à Porto, lembro só que no final um 1-1 empate para os Espanhois era um vitória porque foi das melhores exibições colectivas que vi até hoje, saímos do estádio sobe um coro de assobios e a CS espanhola “tal & qual” a nossa disse cobras e lagartos da nossa equipa, lembro só uma frase do AS “Pseudo-galáticos com muito fogo-de-artifício mas no final nada e especial...”, fica para mais tarde recordar juntamente com um certo palhaço que foi ver o jogo do Real Mad vs FC Porto à casa do Real em Lisboa, a este herói de pés de barro apenas uma palavra “has-de sofrer até morrer...”
    Como nem tudo eram boas notícias no sorteio e já mais uma roadtrip combinada, sai nos oitavos o todo-poderoso Manchester United, bem quando me dirigi à bilheteira para comprar os bilhetes para o jogo fora ainda estávamos em Dezembro, e o pensamento ia no seguinte se ficarmos pelo caminho já chegamos longe, mas se passarmos que quero lá estar senão vou-me arrepender para o resto da minha vida.

    Em casa e já no novo Dragão um super Benny fazia 2 golos que nos faziam Sonhar, mas tínhamos sofrido 1 o que complicava as contas, mesmo assim e numa noite cheia de nervos acontece um momento mágico na partida que para mim é o momento chave para a nossa arrancada para a Final, lembro só que aos 89´ estávamos arrumados, mas quem tem Benny a marcar Livres e Costinha na recarga tem momentos como aquele que vivi em Old Trafford, no teatro dos sonhos só o FC Porto tornou realidade um sonho tantas vezes tentado, eliminamos um equipa Inglesa e era a primeira vez que eu assistia em terras de sua Majestade a tal feito.

    A noite e já à saída problemas com os bebados do costume que com a frustração da derrota queriam vingar-se nos adeptos, isto acontece a quem passou os últimos 7 minutos a dizer-me adeus entre outros gestos, claro que no final levou com tudo o que eu tinha, lágrimas, alegria, arranhões na perna de saltar 7 filas para festejar um golo e claramente o ultimo a dizer adeus fui eu, a noite acaba num Pub ranhoso a beber cerveja juntamente com umas inglesas gordas e feias e uns velhos a lembrar tempos antigos, fez-me lembrar algumas casas do slb.

    ResponderEliminar
  10. Agora começa a corrida aos bilhetes para o próximo jogo, caía o Lyon e depois de uma vitória categórica em casa esta estava no papo, mas como quem foi de carro ao Monaco e a Marselha também ia de carro até Lyon, chegar cedo ás bilheteiras onde já figuravam alguns milhares de adeptos e lá consegui o meu bilhete, este jogo foi um autêntico passeio, tudo porque a cada bomba do Maniche acabava com a réstia de esperança dos Franceses, neste jogo pensávamos que íamos a Itália jogar mas o Depor lá se lembrou de fazer uma reviravolta fantástica no marcador e passar às meias-finais.

    Bem como era perto tudo queria ver o jogo, outro filme para conseguir um bilhete, além do bilhete foi-me dado uma camisola e um cahecol que guardo religiosamente em casa como uma recordação que vai ficar para toda vida, em casa tínhamos feito um 0-0 noutra arbitragem de bradar aos céus e tínhamos obrigatóriamente de ganhar onde ninguém até então tinha conseguido.

    Lá me mandei para a Corunha, cidade que conheço bem (aliás basta perguntar a muitos homens aqui se não conhecem... marotos estou a falar da boa comida), qual não é o meu espanto que a cidade tinha-se “engalanado” para receber o FC Porto, bandeiras nas janelas tudo andava na rua de cachecol e estavam com moral toda, mesmo sem Jorge Andrade.

    Jogo difícil com uma bola no poste e um golo em fora-do-jogo que a Colina não deixou passar e lá íamos nós aguentando a tudo o que nos atiravam , nem mesmo a chuva que apanhava porque quis ficar perto da bandeirola para ver melhor me faziam recuar, até que o central faz falta sobre Deco dentro da área e o Sr. Colina lá se lembrou que estava na hora de ter os tomates no sítio e marcar grande penalidade, o nosso Ninja(que anos depois virou Ginja) fazia as honras da casa e carimba aqui a nossa passagem à final, não me lembro de mais nada depois desse momento foi festejar até a partida acabar e já com as lágrimas nos olhos Derlei dá-me um abraço e diz-me ao ouvido “vamos vencer a final...”

    No meio de tanta alegria horas depois recebo uma chamada a dizerem-me que um amigo meu tinha falecido num acidente de carro à vinda da Corunha, uma fatalidade acontecia momentos antes de uma final.

    ResponderEliminar
  11. Mas estava num momento que precisava de esquecer as infelicidades da vida e lá me lembrei de ir para o Dragão dormir para arranjar bilhete, levei um saco cama e uma bola de futebol e que jeito que deu, o FC Porto abriu as portas da bancada para os adeptos poderem repousar sem problemas, lá consegui 2 bilhetes que foram os mais lindos bilhetes que tive até hoje, um cartão plastificado com sistemas de porta moedas.

    No dia da final e o jogo está aí na crónica do nosso Blue_boy e foi um “jogão”... Ainda andei à procura por Gelsenkirchen pela minha amiga Charlotte do Mónaco mas só encontrei o sueco bichona do Tio que ao que me lembro não viu nada depois do 2º golo.

    Meus amigos peço desculpa mas não consegui resumir mais o post e final para mim tinha de ser contada assim.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Fantástico Antas adorei ler o teu relato da champions 2004. Grande Portista. Já faz 6 anos, como o tempo passa!

    FORÇA PORTO

    ResponderEliminar
  13. UFa, cansadíssimo, mas cheguei ao fim. Grande Antas, até merecia um post...Este rapaz vai longe, ó Blue, quem tem 22 tem 23.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Meu Amigo Lucho : essa do fiz coisas que nunca imaginei fazer.......essa é muito boa !!!
    Eu nesse dia ainda não tinha acabado o jogo e já estava eu no barbeiro a rapar o cabelo ...... foi a Gillete !
    Deviam ver a cara da minha Santa quando me viu com o novo visual !!!:)
    Abraço

    ResponderEliminar
  15. Dia memorável! Inesquecível ter estado em Gelsenkirchen, num estádio fantástico e numa noite que ficará para sempre na memória de todos nós!

    Celebrei o golo do Deco como se não houvesse amanhã! :)

    E nesse ano ainda tive a felicidade de ter estado em Old Trafford a assistir ao golo do Costinha... Que emoção!

    ResponderEliminar
  16. Um sonho nunca vem só...talvez por isso Jesualdo seja finito e a partir de hoje comecemos a sonhar com um treinador capaz de nos voltar a trilhar os caminhos nao dos sonhos mas de uma realidade já na proxima epoca...p.ex, LIGA EUROPA!!!

    ResponderEliminar
  17. Amigos, grande memória para o FCP e para o futebol nacional. Não posso deixar de referir que fiquei e fico ainda mais orgulhoso pelo facto da equipa do FCP ter nada mais nada menos do que 12!!!! jogadores de nacionalidade portuguesa (13 se contarmos com o Deco), a verdadeira espinha dorsal da selecção, como se veio ver a seguir.

    ResponderEliminar