09 dezembro, 2010

Dementes, displicentes e resistentes

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

1 Não me canso de denunciar o esterco em que estamos envoltos, num país com uma comunicação social asquerosa, com um povo que se deixa dominar por paineleiros intelectualmente desonestos.
Parecem padecer de uma demência selectiva, a qual se manifesta apenas quando dá jeito, quando os olhos parecem apenas ver o que lhes apetece, quando a suposta inteligência que possuem se encontra ao serviço do próprio fígado e não da mente.
O fim de semana voltou a ser fértil em incidências, todas elas com tratamento em função da cor dos equipamentos e do nome dos intervenientes.
Na sexta-feira, ainda me encontrava retido em Bratislava, segundo rezam as crónicas, tivemos uma exibição tremenda dos menstruados. Um verdadeiro recital da dupla Cardozo-Saviola, com sequência idêntica frente ao Shalke. Pelo menos foi assim que a imprensa analisou o jogo, não tendo estes baluartes do bom senso vislumbrado quaisquer razões para abordar lances polémicos ou de eventual dúvida.
Confesso que só vi os momentos do jogo na segunda-feira, e até saltei do sofá com alguns deles. O que se diria se um penalti do tamanho da Torre dos Clérigos cometido por David Luiz, não fosse marcado contra o Porto? E melhor ainda, o que se diria se Ventura algum dia desse um frango do tamanho da Torre Eiffel contra o Porto, como fez Moretto? Estaria a verdade desportiva posta em causa, seria a vergonha do século, o sistema de volta, a fruta novamente a funcionar. Assim, como o beneficiado foi colosso europeu que ia vencer a Liga dos Campeões, não se passou nada, apenas lances normais do futebol. Bravo!!! BIS!!! BIS!!!
No Dragão, vemos um penalti duvidoso (mas falta) marcado a nosso favor frente ao Setúbal, e ao mesmo tempo um penalti no último minuto marcado contra nós, quando a falta é feita fora da área e o jogador se deixa cair dentro dela, e o que temos? Agora sim um escândalo! A verdade desportiva passa a estar em causa, o campeonato está falseado. Bravo!!! BIS!!! BIS!!!
Mas o que mais me surpreende, não são as primeiras páginas dos jornais centralistas. Não são os comentários dos supostos jornalistas da nossa praça. Não são os discursos doentios do paineleiros dos clubes alfacinhas. Desses já só espero um grande vómito intelectual sempre que está em causa o Futebol Clube do Porto.
O que me surpreende, é que os nossos paineleiros parecem estar reféns das verbas que ganham, dos alinhamentos previamente definidos por jornaleiros sectários, e mantêm posições politicamente correctas, pouco agressivos perante o ódio que os outros destilam.
O que será necessário para que denunciem estas verdadeiras atrocidades, para que utilizem os mesmos discursos inflamados, para que não mais permitam que se use o nome do nosso clube em vão, tentando denegrir a nossa imagem, e repetidamente retirar mérito às nossas vitórias?
A nosso passado é de guerrilha constante. É marcada por termos que lutar o triplo daquilo que os outros lutam para ganhar a mesma coisa. E de repente passámos a estar representados por passarinhos?

2 Como qualquer portista, a exibição frente ao Setúbal não me agradou. Existem muitas atenuantes, sendo a mais indicada o desgaste provocado pela épica vitória em Viena, em condições absolutamente desumanas. Não podia estar mais em desacordo!
Não sou um letrado em futebol, apenas um amante da modalidade, e especificamente do nosso clube. Ainda assim, sei perfeitamente que quando uma equipa sabe que corre o risco de se ressentir fisicamente do esforço despendido, só tem que fazer uma coisa: entrar forte no jogo, tentar resolver a partida nos primeiros 25 minutos, pois é natural que depois o tal esforço físico se venha a manifestar. Ora, se houve coisa que não aconteceu foi uma entrada forte na partida. Criamos algumas oportunidades, mas não houve um jogo contínuo, com sequência, com intensidade, ao nível do já visto.
Aliás, não houve uma entrada forte com o Setúbal, com o Portimonense deixou-se correr o marfim, e na lagartada demos uma parte de avanço. Sendo certo que é difícil manter o nível exibicional que já apresentámos, sendo certo que temos tido algumas lesões importantes (Álvaro, Fernando, Varela), sendo certo que há jogadores que não conseguem manter o mesmo rendimento durante todo o ano, não é menos verdade que tem havido uma inequívoca descompressão mental de toda a equipa após os 5-0 aos menstruados. A abordagem aos jogos não tem sido a mais correcta, não tem manifestado a mesma atitude ganhadora e ambiciosa, já vista esta época.
Não me quero tornar repetitivo, mas porra, isto ainda nem a meio chegou. Ainda faltam muitos pontos em disputa. Ainda faltam muitos desafios difíceis e onde podemos naturalmente perder alguns pontos. Que soem definitivamente todas as campainhas, todos os alarmes, porque podemos estar na eminência de, por culpa própria, dificultarmos aquilo que nós próprios tornamos aparentemente fácil.
Confio em André Villas-Boas, mas não brinquem com coisas sérias, pois posturas como a de Helton, queimando tempo com 60 minutos de jogo, é de uma falta de respeito para com o clube e adeptos, uma falta de bom senso, uma falta de ambição, uma falta de saber o que é o Futebol Clube do Porto, que me deixa sem perceber o que passa pela cabeça de um jogador ao fazer aquilo 3 ou 4 vezes, sendo ele o capitão. Reflexo da equipa?? Não quero acreditar...

3 Não resisto a escrever umas linhas sobre a viagem a Viena.
Começar por manifestar o orgulho por ter estado nessa magnífica cidade, naquele palco sagrado.
Fizeram parte do meu imaginário durante longos anos e finalmente passaram a fazer parte do meu mundo real.
A vitória foi o corolário de uma bela exibição, de uma exibição “à Porto”, marcada pelo fato de macaco e não pelo smoking, marcada pelo bombo e não pelo violino. Mais uma página de ouro da nossa história.
Recordar 27-05-1987 foi uma emoção que cada um viveu á sua maneira. O que senti guardo para mim! São sentimentos demasiado pessoais e intensos para que possam ser traduzidos em palavras.
Mas para quem esteve presente, a viagem torna-se absolutamente inesquecível também pelas imensas dificuldades que todos tiveram no retorno a casa, e em alguns casos, inclusivamente na viagem de ida.
Viveram-se momentos de dúvida, incerteza, desespero, tudo isto perante um número infindável de peripécias e contratempos que se sucediam à velocidade da luz, uma viagem que parecia não ter fim, um descanso que teimava em não chegar. Arrisco-me a dizer que todos nunca desejaram tanto chegar a casa como nesses dias. Perante condições climatéricas tremendamente difíceis, um frio quase insuportável, uma neve constante, tanto o grupo retido em Londres como o grupo retido em Bratislava, viveram momentos que de facto apenas se justificam pelo incondicional amor que sentem pelo seu clube.
Pontualmente, tenho lido algumas críticas direccionadas aos Super Dragões. Todos têm direito á sua opinião, pese embora muitas das vezes a baseemos naquilo que julgamos ser verdade e não propriamente naquilo que efectivamente é real. Não quero fazer o papel de advogado de defesa de ninguém, até porque a claque certamente saberá defender-se melhor do que ninguém.
Mas o que é facto é que é nestas alturas que aqueles que tanto criticam, deveriam ter sentido de perto todo o drama vivido. Enquanto estavam no quente das suas camas, no aconchego das suas famílias, havia dezenas de outros que dormiam no chão dos aeroportos, viam o seu dinheiro acabar, sempre com a incerteza de não saber quando voltavam a casa.
Podem dizer os mais críticos, que outros que não fazem parte da claque, viveram o mesmo. Sem dúvida, mas com uma diferença: é que aqueles que vão esporadicamente, não têm as mesmas despesas pela frequência com que marcam presença, o mesmo número de kms nas pernas, o mesmo número de horas longe dos seus empregos e familiares.
É por tudo isto que, mesmo não concordando com muitas coisas que rodeiam os Super Dragões, não sou capaz de lhes apontar o dedo, pois o que fazem em prol do nosso clube, aquilo que lutam por ele em qualquer lado do Mundo, aquilo que o apoiam em qualquer local, o dinheiro que gastam, o tempo que passam em viagem, camionetas, aeroportos, aviões, são imensamente mais importantes e relevantes, do que eventuais comportamentos, que mesmo devendo ser recriminados, não são comparáveis ao quanto engrandecem o Futebol Clube do Porto.

VAMOS PORTO!!!

Até á próxima

PS - Terá o Sr. Elmano Santos algum fétiche pelo Futebol Clube do Porto e pelo estádio do Dragão? Não será curioso que o mesmo Sr., tenha em duas épocas consecutivas, assinalado duas grandes penalidades muitíssimo duvidosas no último minuto, ambas no nosso estádio, e em ambos os casos com o nosso clube a vencer pela margem mínima (Leiria no ano passado, Setúbal este ano)?

14 comentários:

  1. “O que me surpreende, é que os nossos paineleiros parecem estar reféns das verbas que ganham, dos alinhamentos previamente definidos por jornaleiros sectários, e mantêm posições politicamente correctas, pouco agressivos perante o ódio que os outros destilam.”

    Concordo inteiramente com esta afirmação e eu próprio no meu último post escrevi exactamente sobre isso. Na minha reflexão, sugeria alguma agressividade por parte dos nossos comentadores.

    Ora bem, naquele programa de 2ªf da sic noticias (o de 3ªF não vi) o nosso representante foi de uma suavidade incrível, rindo-se inclusivamente para o outro anormal obcecado pelo FC Porto, que constantemente "vomita" barbaridades e injúrias sobre o nosso clube.

    Perante aquele anormal que até pertence à direcção dos vermelhos, teria que haver um comentador do FC Porto sem risos, com agressividade e todos os argumentos na ponta da língua, para que depois o anormal nem se atrevesse a falar no nome do FC Porto. Porque sempre que o faz, é com uma falta de educação a todos os níveis, denotando uma obsessão doentia para com o nosso clube!

    Quanto ao resto, concordo inteiramente com o que foi escrito. Direi mesmo: Brilhante!

    Agora, temos 3 desafios até final do ano, antes da paragem natalícia. Em casa com o Juventude de Évora e CSKA Sofia e fora com o Paços para o campeonato. Não querendo menosprezar nem competições nem equipas, eu espero bem que para Paços de Ferreira, um jogo que não é importante mas sim IMPORTANTÍSSIMO, não haja cansaços, desconcentrações ou descompressões mentais decorrentes destes 2 jogos anteriores que sendo importantes, são perante adversários bem mais fracos e em competições em que um deslize (no caso da Liga Europa) não é assim tão relevante. Agora, para Paços de Ferreira, há que estar ao máximo nível para acabarmos o ano com 8 pontos de avanço sobre o 2º, o que é uma boa vantagem. Porque temos de nos convencer que a partir de agora, uma perca de pontos gera nova onda de euforia, em vários agentes desportivos, o que é mau…

    ResponderEliminar
  2. Bem ó Norte, estou convencido. Eu gosto de ti, ó Norte e subscrevo na íntegra o que dizes. Mas meu caro, não contes com muita coisa dos paineleiros, à propaganda deviam contrapor a contra-propaganda, mas eles não vão por aí, um porque já não tem vida para isso e ninguém lhe diz, outro porque é assim e nunca vai mudar e o outro, quando aceitou substituir o Rui Moreira disse logo ao que ia.

    Estamos cá nós, não temos a visibilidade deles, mas já vamos incomodando...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Enquanto os outros ganharem os comentários e nós os jogos...
    Na minha opinião creio que estamos bem representados, não temos lá ninguem com conversa de café com argumentos estafados e esquizofrénicos. Para isso vou ao café, bebo uma cervejinha e discuto os lances com os cabeçudos da zona.

    ResponderEliminar
  4. Caros Portistas,

    Continuo a achar que isto não vai la com palavras nem tão pouco com manifestações pacificas, temos de voltar à moda antiga ou te portas bem ou levas tau tau, vão ver como melhora a situação.
    Posso vos dizer que vi o jogo na RTPi e os comentarios do artista são tão bons como os da TVI, ou seja uma vergonha, depois admiram-se...
    Aquele estadio de Viena é lindo, e como diz o Norte não ha palavras para descrever a sensação de la poder ter estado

    F.C.PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  5. 1) Paineleiros: Actualmente nenhum dos q lá andam (dos nossos) me satisfaz. Suaves, meigos e pouco precisos e rigorosos.

    2) Atitude da equipa: 100% de acordo.

    3) Viena: Magia. Vivi momentos únicos q guardo comigo para a vida inteira. Passei o jogo todo a sonhar com aqueles momentos mágicos de Madjer e Juary. Foi um 2 em 1, pois recordei Viena e Tóquio pela neve que nos acompanhou nesta viagem que para mim só terminou domingo.

    ResponderEliminar
  6. Este é q era 5 estrelas se fosse a 1 desses programas:


    Gato por lebre

    Nas últimas quatro temporadas, entre 2006/07 e 2009/10, o FC Porto garantiu quatro vezes o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em duas ocasiões assegurou o primeiro lugar durante a fase de grupos, sendo que, nesses casos em concreto, teve de enfrentar equipas como o Liverpool, o Marselha e o Besiktas ou o Arsenal, o Dínamo de Kiev e o Fenerbahçe. Provavelmente, foi a aparente facilidade com que o FC Porto assegurou esses apuramentos que levou os responsáveis do Benfica a apontar à conquista da Liga dos Campeões já este ano. Em Portugal, nenhum dirigente de nenhum clube grande pode admitir que aquilo que é fácil para os outros possa ser difícil para os seus. Entretanto, o tempo, como sempre, tratou de colocar as coisas no seu lugar, e as competições europeias, com o distanciamento que impõem, voltaram a mostrar que há uma diferença muito grande entre a lebre que por cá se vai vendendo e o gato que lá por fora, sem desculpas nem álibis, deixa o rabo de fora.

    Jorge Maia in "O JOGO"

    ResponderEliminar
  7. O mais curioso no meio desta historia toda, é que eu falo com um amigo meu que esta tao só no ( rio Janeiro, Brasil ) e diz-me ele o seguinte...

    -Aqui pouca gente conhece o BENFICA e a sua irrisoria dimensão,sabem so que é o clube do David Luiz e do Luisão... (O que já é muito,ou de mais)
    -Agora quando se fala no PORTO, a conversa muda de tom(e não vou enumerar nem exemplificar as coisas que os bazucas sabem do nosso clube "REGIONAL".. LOL :) É por isso que cada victoria, cada conquista SABE PELA VIDA, por ser-mos um clube "REGIONAL" que ganha tudo e mais alguma coisa)

    e mai n´da...

    ResponderEliminar
  8. Caro Norte já sabias que ias levar com a minha opinião, é com muito prazer que li a tua cronica, infelizmente e só pelo simples facto de não colocares por escrito aquilo que viveste em Viena já me deves 2 finos. :)

    Já que não colocas aqui vais-me contar depois.

    Quanto à cronica e começando pelo ponto 1 não é novidade nenhuma este genero de comportamento ranhoso daqueles que nos defendem nos diferentes programas sobre futebol. Um porque os problemas de saúde não foram pêra doce e não lhe permite a frescura de outros tempos, outro porque tem o rabo preso e está mais interessado em defender a Liga e aquilo que fez do que propriamente o FC Porto o outro porque não nasceu para aquilo e era de contar que se espalhe a torto e a direito em tudo o que lhe é posto à frente.

    Fiquei entretanto à espera que algum destes 3 se lembrassem do penalti falhado pelo Setúbal na Luz e atacar as palavras do presidente daquela agremiação que como já disse na minha crónica é um clube ligado ao Regime em todos os sentidos, basta que há ali muito menino naquela equipa que devia ter feito o controle anti-doping, certamento muita gente já mijaria azul.

    Ponto 2 achei que na primeira parte fizemos um bom jogo suficiente para termos outro resultado, infelizmente só chegou de penalti.

    Também não gostei da exibição mas mesmo assim eu como resultadista que sou soube-me a 3 pontos na mesma com ou sem festival de futebol.

    No ponto 3 já te tinha dito mandado um abraço e disse que eras Enorme, depois das difículdades que passas para ir ver o FC Porto acho que está mais que acertado.

    Quanto ao que escreves dos Super estamos de acordo, aprendi e cresci como adepto ao lado deles, não quero fazer de advogado de defesa mas tenho uma enorme admiração por aqueles que vão a todo lado fim-de-semana atrás de fim-de-semana apoiar o nosso clube enfrentado todas as difículdades e nunca desistindo.

    Norte um grande abraço e já sabes a conta vai em 2 finos.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ser um nome pouco consensual e de por vezes ter incoerencias e embirrações desncessárias, continuo a dizer que Miguel Sousa Tavares é um grande defensor do FC Porto no contexto dificil em que escreve.

    Lembro-me de, nos tempos do apito dourado, ele ter defendido de forma racional mas bastante inteligente o nosso clube, nao embarcando em argumentos bacocos (que forma bem utilizados pelos nossos adversários) mas recorrendo a argumentos lúcidos e de acordo com aquilo que realmente se passou, e que muitos quiseram extrapolar para outras conclusões.

    Acho que ele num desses programas, dizimaria facilmente a concorrência defendendo eficazmente o nosso clube...

    ResponderEliminar
  10. Antas... talvez se comprares a proxima edição da Revista Super Dragões lhe fiques tu a dever 4 finos!! ;) Grd Abraço

    Norte... o Vila pouca anda aí.... Já é o segundo post muito simpático que leio!!! Isto vai lá... Estou a gostar!!
    heheheh

    ;)

    ResponderEliminar
  11. dEMORASTE a chegar, mas c'um carago, qual D. Sebastião, surges desse manto de neve (ou será do nevoeiro?) de pilhas bem recarregadas ;)

    ora pois então, saia de lá esse: "muito bem vindo!!!"

    quanto aos teus pontinhos de achas prá fogueira, apetece comentar que:

    1- há muito que perdi pachorra pa aturar esse tipo de programas (pouco ou nada) desportivos, tão só, porque, é verdade, verdade mesmo, acabo a soltar mais vernáculo pós nossos do que pós outros, de tão «mansos» que os nossos nos parecem... conclusão a que chego? o envelope ao fim do mês deve ser muito bem recheado para se deixarem larga maioria das vezes naquela onda do «come e cala»... e ainda por cima, com sorriso nos lábios. A sério, já não tenho pachorra!!!

    2- não gostei nem um pouco da (falta de) atitude dos nossos na passada 2ª feira, onde é verdade, entre tantos quase iguais, Helton conseguiu ser o expoente máximo desse deixa andar, que poderia ter custado caro, bem caro... displicência, admite-se aqui e acolá até por força de 1001 circunstâncias por todos nós sabidas, agora, em excesso, nem hablar, nem hablar... olho aberto e concentração lá em cima... d'outra forma, é complicar o que não tem que complicar.

    3- por fim, já o disse umas centenas de vezes, os SD, tal como o C95, mais os primeiros que os segundos, é verdade, são os grandes e (quase) únicos responsáveis por aquele nosso Palco dos Sonhos, vulgo Estádio do Dragão, muitas vezes não se parecer com um velório em dia de chuva molha-tolos... são eles que fazem barulho, são eles que cantam, são eles que pulam, são eles que puxam, são eles que incentivam, são eles que fazem todos o estádio ir atrás, e muito, mas muito importante, são eles que para todo o lado acompanham o fcPORTO... mas alguém tem dúvidas nisso? se só fazem coisas boas? claro que não, mas as boas que fazem, reduzem a um mero acessório o que de não bem fazem. Portanto, a partir daqui, não querer ver isto, só se for mesmo adepto da pipoca, só pode!!!

    ps - óh VilaPouca, o que tu queres sei eu? ;)

    ResponderEliminar
  12. A solução não é berrar coisas diferentes!

    Li com atenção a crónica e, a par de alguns momentos bons, há outros com que não poderia estar mais em desacordo, mesmo correndo o risco de desagradar à maioria dos que aqui vêm ler, a julgar pelas opiniões que se lêm!

    1 - Em relação aos paineleiros, a minha opinião é radicalmente oposta à do articulista! Qual seria a suposta vantagem de os nossos fazerem o que fazem os actuais representantes do Benfica e desatarem a dizer disparates a torto e a direito, negando mesmo a evidência? Quem iríamos contentar com tal atitude? Os adeptos do Porto que já são do nosso clube? Pelo contrário, establecendo um padrão de respostas civilizadas e educadas, próprias de quem ganha e sabe que tem a razão dos números pelo seu lado, não estarão a assumir uma posição mais nacional e mais representativa? Algo que o Porto esqueceu demasiadas vezes e lhe fez não crescer tanto como devia? Berrarias em programas de TV não ganham jogos ou campeonatos! Acredito mesmo que nem sequer novos adeptos! Sou contra a arruaça e o estilo caceteiro de, por exemplo, o representante do Benfica no "Dia Seguinte" e acho que não consegue convencer ninguém! Uma atitude menos "gritada" e mais inteligente parece-me bem melhor!

    2 - Atitude da equipa - aqui estou de acordo com o autor, mas acho que o mal é mais profundo! Não gosto de ver o Porto entrar a passo pois é a melhor maneira de ter problemas! Mas é uma atitude quase "normal" na nossa equipa! E jogadores e técnicos têm de entender que são pagos e bem para produzirem um bom espectáculo pois só assim chamam os adeptos aos estádios!

    3 - Super Dragões - o apoio que dão à equipa é bom, mas não são eles que dão prestígio ao clube! E por vezes até parecem que preferem dar prestígio a outros! Não me posso esquecer, até porque estava junto a eles, quando na final de Gelsenkirchen desataram a cantar "slb, slb, fdp, slb"! Deu-me vómitos sentir que estavam a chamar e a dar publicidade a um clube que nem em sonhos se poderia qualificar para estar ali! Mas não gosto de muitas outras atitudes dos ditos Super! Ou melhor, de alguns deles que, a coberto do grupo, dão largas à falta de civismo e educação, muitas vezes emporcalhando o nome do clube a que se associam! Defendo que a impunidade habitual tem de acabar e que quem tem atitudes incorrectas tem de pagar por isso! E já agora: que tal os SD também darem exemplo de democracia e haver eleições para a sua direcção? É que consta que é mesmo um belo "negócio"!

    ResponderEliminar
  13. Ó Norte, não vou ter de te responder ao ponto 3, pois não? ;)

    BRILHANTE!

    Abraço malta amiga

    ResponderEliminar
  14. Apenas dizer que continuarei a emitir a minha opinião sobre as distintas realidades associadas ao FCP sempre com o sentimento apaixonado de quem ama o seu clube e tem muita honra do seu passado e espírito guerreiro.

    Não o honrar e não lhe dar sequência, será sempre um desrespeito por todos quantos muito sofreram para nos colocar no lugar que ocupámos.

    E para tratar as coisas pelos seus devidos nomes, diria que tenho muita pena que o Dr Pôncio Monteiro não consiga ter o fulgor de outros tempos, diria que o Zé Guilherme devia criar um site para promover o seu futuro dentro do futebol e não o fazer ás custas de comentador do FCP, adoptando aquela postura do politicamente correcto, e diria ao Miguel Guedes que de boas intenções está o inferno cheio, pelo que ele ou se retira ou deixa de cumprir um alinhamento marcadamente menstruado.

    Quanto aos SD, já disse o que penso, mas reforço a ideia de que não devemos assumir para nós próprios determinadas coisas como sendo verdades indesmentíveis quando na verdade não sabemos se o são ou não.

    Um forte abraço!

    PS - ANTAS, se te devo 2 finos e já há quem diga que me vais ficar a dever 4, vamos mas é resolver isso a meias e venham de lá os finos a estalar!!

    ResponderEliminar