20 dezembro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 14ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Paços de Ferreira 0-3 FC Porto
Árbitro: Artur Soares Dias (Porto) / Assistentes: Bertino Miranda e Rui Licínio.


Um penálti por marcar e outro mal assinalado

A arbitragem de Artur Soares Dias na vitória do FC Porto sobre o Paços de Ferreira ficou marcada por duas grandes penalidades: a primeira, de Filipe Anunciação sobre Hulk, passou em claro. A outra foi, na opinião unânime dos juízes de O JOGO, indevidamente assinalada pelo juiz portuense, na sequência de um corte de David Simão - dentro da área, mas com o pé.



Momento mais complicado

90' É bem assinalada a grande penalidade por mão de David Simão, na área?

Jorge Coroado
-
Errado. David Simão encolheu-se e levantou o pé, onde a bola, rematada com força, embateu, ressaltando para o braço que protegia a face, sem qualquer gesto deliberado. Não havia razão para castigo máximo.

Pedro Henriques
-
A bola bate no pé de David Simão, o árbitro é iludido pelo movimento dos braços do jogador do Paços. Penálti incorrectamente assinalado.

Paulo Paraty
-
Pela imagem televisiva, fica-me a clara ideia que a bola bate no pé e não nos braços de David Simão. Mesmo que a bola tivesse batido nos braços de David Simão, sou da opinião que é um lance em que o jogador apenas protegia a sua face com os braços lá próximo.



Outros casos

11' Há fora-de-jogo no lance do golo de Otamendi?
47' O fora-de-jogo a Walter é bem assinalado?
78' Filipe Anunciação faz penálti sobre Hulk?
89' Filipe Anunciação devia ter visto o segundo cartão amarelo, no lance com Álvaro Pereira?

Jorge Coroado
+
No momento de execução do livre, entre Otamendi e a linha de baliza contrária estavam dois adversários. Ele foi mais lesto, não há fora-de-jogo.
-
Foi uma precipitação do árbitro assistente. Walter estava em posição regular, no momento do passe, mas, Bertino Miranda, desta vez, distraiu-se.
-
No estilo que lhe é muito próprio, Anunciação "chegou" atrasado, pontapeando, assim, o pé de Hulk e não a bola. Grande penalidade que ficou por assinalar.
-
O portista desenhou jogada prometedora; Anunciação não o deixou concluir. Impunha-se a exibição de cartão amarelo, para além do livre que foi assinalado.

Pedro Henriques
+
Golo do FC Porto é completamente regular, pois não há qualquer posição de fora-de-jogo de Otamendi, que parte de trás dos defesas no momento em que o livre é batido.
+
Benefício da dúvida para a decisão do árbitro. As próprias repetições não permitem aferir com precisão do possível fora-de-jogo.
-
Hulk é tocado no pé, dentro da área, por Filipe Anunciação. Embora não chegue a cair, é uma infracção merecedora de grande penalidade.
+
Aceito a gestão feita pelo árbitro neste lance, numa perspectiva de não reduzir uma equipa a 10 jogadores, por ser um lance que pode ser entendido como negligência e não imprudência.

Paulo Paraty
+
Apesar de a imagem mostrar três jogadores do FC Porto em posição irregular, Otamendi parte de trás da linha de fora-de-jogo. Decisão difícil e correcta de Bertino Miranda.
-
Entendo que, em situação de dúvida, os assistentes não devem interferir e, no lance em concreto, pela televisão, Walter está em jogo.
-
De facto, Filipe Anunciação rasteira Hulk, mas, só tenho a certeza avaliando um ângulo televisivo que a equipa de arbitragem nunca terá.
+
Não. Há falta, bem assinalada, mas, trata-se de um lance apenas negligente em termos disciplinares. Correcta a decisão.



Apreciação global

Jorge Coroado
Em termos disciplinares e técnicos, não foi dos melhores dias para Soares Dias. Tecnicamente, os lances de grande penalidade referidos penalizam, e os cartões exibidos pecaram por defeito.

Pedro Henriques
Muitas e boas decisões num jogo bem controlado, com personalidade e autoridade, contudo, as decisões incorrectas, embora sem influência no resultado, acabam por prejudicar o desempenho.

Paulo Paraty
Apesar das falhas apontadas, Artur Soares Dias mostrou-se ao seu nível. Tecnicamente decidido, disciplinarmente intolerante, muito atento e, fisicamente, muito forte.



fonte: ojogo.pt

1 comentário:

  1. no site do Jogo não foi publicado o Tribunal da partida da agremiação corrupta frente ao Rio Ave.

    Sabem onde podemos encontrar essa análise ?
    Obrigado

    ResponderEliminar