11 janeiro, 2012

Calimeros & Calimeros

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Como sempre, eu gosto de ir ao meu baú e desenterrar aquelas pequenas coisas que nunca esqueci e que me ficaram marcadas, quer pela positiva, quer pela negativa, trazendo um assunto que embora não esteja com o timing correcto, não poderia deixar passar, porque odeio a “xico-espertice” de algumas virgens ofendidas que habitam na capital do quintal.

Embora nos dias de hoje as coisas estejam mais calmas entre FC Porto e Sporting, não deixa de ser estranho que quando a malta da segunda circular se apanha em alta, aproveita sempre para fazer alguma ao nosso clube, quase sempre sem razão nenhuma e sempre empolados pelo vizinho do lado que gosta é de mais lorpas do seu lado para acabar com o domínio avassalador do FC Porto nos últimos 30 anos.

Não vou começar pelos anos em que houve as celebres trocas de jogadores entre FC Porto e Sporting por causa de problemas psicológicos, porque foi noutras fases e havia mais por trás destas decisões que simples saídas do clube. Tanto a ida do Gomes para o Sporting, como a vinda do Futre para o Porto, acabam por se empatar, aliás, se houve cordialidade entre os dois clubes, foi sempre nas transferências, mas o Calimerismo deste clube já era patente, senão vejam este vídeo onde na parte final fala o atrasado mental do Manel José (treinador do sporting na altura):



Este Calimerismo e este ódio ranhoso e mesquinho, acabaria por explodir com a subida do picheleiro de serviço em 1989, o Sousa Cintra, que desde cedo viu em Pinto da Costa e no FC Porto um alvo fácil para as suas críticas, quase sempre baseadas nas arbitragens. Foram tempos em que o ambiente que se respirava nos jogos entre estes dois clubes extravasava imediatamente para as bancadas. Ir para os lados do Campo Grande não era fácil, e muitas vezes andei eu ali a correr sob pena de não ser apedrejado.

Ora, em vez de escrever, vou colocar em vídeos, que por acaso até são do clube que falo:

1989/90



1991/92



1991/92



1993/94



1993/94



1993/94



Ainda em 1993/94, alguém se lembra deste camelo?

1993/94



Isto apenas e só no mandato deste Sousa, o Canalizador, que acabou por ir pela beirinha em 1995, dando lugar ao futuro Presidente da Junta da Figueira da Foz e a par do Catroga, o maior lateiro político que alguma vez conheci. Se acharam que com o Cintra foi difícil, então aturar este morcão ainda foi pior.

1995/96



1995/96



1995/96



Bem, as vitórias não apareciam, e então subiu ao poder o Roquette, o calimerismo continuou. Começamos a ouvir a palavra “sistema” algumas vezes, quase parecido a um qualquer lobby que necessita de pegar moda. Entretanto, depois de tantos anos, o Croquette lá conseguiu colocar os Calimeros como Campeões Nacionais, mas na época em que ganharam, o sistema já não existia. Já várias vezes perguntei a sportinguistas o porquê, e poucos me sabem responder.

Engraçado de se ver, é a história do sporting no wikipédia que na parte em que se descreve não o palmarés, mas a história, ela pára em 1982 e só recomece em 2000. Nem uma linha sobre o que se passou. Isto faz-me lembrar a bíblia, na qual jesus não teve adolescência segundo a mesma. Vá-se lá saber porquê!

A seguir ao Croquette, sobe ao poder o Dias “sistema alzheimer” da Cunha que lá conseguiu ganhar um campeonato e as relações com o nosso Presidente até eram cordiais, até ao momento em que perde o campeonato e as coisas não começam a correr. Nessa altura, volta à táctica do costume, que é atacar o nosso Presidente. Aliás, até contratou um atrasado mental chamado “Marinho” para investigar o que mais tarde chamaríamos de dossier apito dourado. Com os Calimeros a perderem campeonatos, outra vez os sistema estava de volta, ora pois claro!

Ora aqui fica um vídeo para vocês não se esquecerem deste merdas como Presidente:



Depois, lá nas catacumbas, este cabeça de cotonete tinha um belo gestor, que por sinal, por pouco não fechou Alvalade para liquidação total, que teve atitudes como esta, depois de um roubo escandaloso que nos fizeram em Alvalade já no novo XIXI, obra do Sr. Lucílio Calabote e que acabou assim:





Isto sem falar no episódio “Porta dos Cães” e verdadeiras selvajarias que nos faziam em Alvalade.

Bem, resumindo e concluindo até aos dias de hoje, só ouço os dirigentes do sporting arranjar desculpas sempre que perdem, mas quando ganham, ninguém os ouve a falar. Quando somos nós a nos queixar, as piadas são sempre as mesmas que “nem sequer nos deveríamos manifestar porque não temos moral”.

Já não me lembro de ir a Alvalade e jogar de igual para igual faz tempo. Lembro-me de expulsões a Seitaridis e Benny´s completamente vergonhosas, penaltis repetidos. Agora é que o Moutinho deve estar a provar o doce veneno de se atirar para o chão e os árbitros não marcarem, já para não falar no ano passado, em que houve expulsão do Maicon completamente absurda, um golo em fora-de-jogo e com a mão, e aí ninguém falou. Bastou um empurrão no Dragão para esta gente sair a insultar tudo e todos e mais uma vez, colocar o sistema e os apitos na boca dos parolos.

Esta falta de memória quando encontramos esta gente, é tal, que os recebemos sempre bem, independentemente do mal que nos fizeram, façam ou podem fazer. Bem, como acusar o eterno rival de ser o único impulsionador do apito dourado, quando foram estes calimeros que começaram esta porcaria toda que pariu um valente ratalhão.

Este ano, começaram com almoçaradas com os vizinhos do lado, mas a parceria ficou a marinar. Não obstante isso, tivemos mais episódios do novo Tolinho lá do sítio recentemente eleito da mesma maneira como o ex-Ministro acabou a licenciatura, mas isso fica para outra fase, a juntar que se foi queixar que os adeptos do Sporting estavam à espera para entrar. É que isto no Dragão não acontece, bem como a decisão de autentico presidente da junta de mandar pintar o relvado.

Como o resultado do passado sábado acaba por ser um mal menor, não deixa de ser estranho ninguém falar. Deve ter havido bar aberto no camarote, bem como os apanha bolas de serviço a fazer das suas com o Rui Patrício fora da baliza, e claro, a primeira entrada do jogo é uma barbaridade, mas isso ninguém fala, a juntar ao facto de haver um arbitro que ao que se sabe, tem problemas de dentes, e naquele dia, teve problemas de visão. A primeira falta (o primeiro mergulho, digamos assim) contra o FC Porto, foi logo amarelo. Isto sim, é um critério justo e esteve tudo na paz dos deuses mais uma vez, mas ainda vou ler por aí que há um penalti sobre alguém.

Estes não são melhores que os vizinhos do lado, bem pelo contrário, embora às vezes a malta se esqueça com quem lida e com quem tem um passado bem ranhoso em relação ao nosso clube.

A estes, tanto como aos outros, não lhes dou um milímetro, porque odeio hipócritas!

Um abraço Tripeiro e muito... muito Portista.

7 comentários:

  1. Caro Amigo:
    Eles choram, choram e nós... ganhamos.

    Ainda não tive tempo para repassar todos os eloquentes testemunhos que publicas. Fá-lo-ei. Muito obrigado, Amigo.

    Abraço.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  2. Broncos e trauliteiros de um lado da segunda circular, cínicos e hipócritas do outro. Tudo farinha do mesmo saco. Não gosto dos dois, mas prefiro os inimigos aos falsos amigos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Agora percebo o que querias dizer com o Trabalho que te estava a fazer. Falta 98/99, mas o resto até 2011/12 já está disponivel. Os gajos tem muito material. Muito mesmo. Não lhes ardeu o arquivo. Ou melhor: não lhes botaram fogo ao Arquivo em Lisboa como nos botaram ao do Monte da Virgem.

    ResponderEliminar
  4. Clubes diferentes e a merda é a mesma.

    Eu entrei nessa "porta dos cães"... e saí de lá com 3 pontos ;)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. E lembrar sempre os senhores de aldrabade de 1980. http://www.youtube.com/watch?v=KBU1QEQLHBo

    ResponderEliminar
  6. Ai este Sporting.....

    Grande Post!

    ResponderEliminar
  7. Parabéns. É assim, lembrando de que massa são feitos estes energúmenos, que cada vez seremos mais fortes. Eles, lá vão chorando e mamando, como ainda hoje vi no jogo com o Nacional!

    ResponderEliminar