28 janeiro, 2012

Uma luta que é de todos nós

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

BASTA!!

Desde o início da semana que vou preparando o próximo fim-de-semana de apoio ao mágico Porto e toda a logística que isso envolve, bilhetes de jogo, transporte, deixar a “agenda” livre nas horas em que joga o nosso clube para podermos marcar presença e acima de tudo uma gestão monetária, que é muito importante para que nos possamos manter nestas andanças. Não se fala noutra cosia hoje em dia, crise para todos os lados, o pessoal sem dinheiro para os bens essenciais quanto mais para tudo o que é supérfluo. Nós, a tudo o custo, fazemos os sacrifícios possíveis para estar presente em todo o lado, mas cada vez são mais os nossos opositores.

Na segunda ou na terça-feira andava eu a navegar no Facebook e encontrei um comunicado dos “Diabos Vermelhos”. Um comunicado que se espalhou não só na rede social, como chegou às rádios, às televisões e aos jornais do dia seguinte. Esta claque (não legalizada) dos lampiões, expressou a sua revolta pelo preço que teria que desembolsar para poder marcar presença esta jornada no estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira, onde o seu clube joga. A claque tomou então a decisão de não comparecer ao jogo, algo que raras vezes se passou, seja em Portugal ou no estrangeiro, desde que existem. Esse comportamento motivou solidariedade de uns e um certo gozo de outros.

Tenho-lhes um asco da pior espécie, como devem imaginar, ódio de estimação aquele clube, mas a única diferença ente nós e eles, é a cor pela qual lutamos. Eu também gosto de acompanhar o FC Porto durante todo o ano e portanto jamais poderia achar piada ao comunicado. Pagar 25 euros para ver um jogo no Marcolino de Castro é como eu vou pagar 20 euros para o estádio cidade de Barcelos e é como eu paguei 15 euros em Setembro para a Marinha Grande… é um ABSURDO!!! É uma chulice, um assalto à mão armada a quem sustenta o futebol em Portugal. Aqueles que estão lá sempre. Compreendo a revolta deles, pois eu também fiquei revoltado quando soube que tenho que desembolsar 20(!!!) euros para ver o meu clube em Barcelos. Disse “tenho” porque é que vou fazer, é assim que sei estar. Em contrapartida talvez não vá jantar fora ou sair à noite, substituo esse bem-estar por mais uma deslocação.

Suponho que o Fiúza deve estar todo contente, é que ouvi dizer que os bilhetes entregues ao FC Porto já estão esgotados. Está contente, mas é um ignorante, ele e quem pensa como ele. A ânsia de ter altas receitas é tão grande, que não entendem que ganhariam muito mais se metessem 10.000 pessoas, cada uma a pagar 5 euros por bilhete, ou 6.000 pessoas, cada uma a pagar 10 euros. Assim estarão cerca de 2.000, cada uma a pagar 20 euros. É fazer as contas. E aqui está também em causa a qualidade do estádio, a forma como seremos recebidos e tratamos enquanto lá estivermos, etc. Se eu para ir a Barcelos tenho que pagar 20 euros, um gilista que venha ao Dragão tem que pagar 100 euros!!

A verdade é que se vai falando de tudo, menos do essencial. É muito bonito discutir as transições defesa/ataque e o controlo da bola técnico/táctico mas a verdade é que, com estes preços que são praticados, no geral, no futebol português, arriscam-se fortemente a que um dia sejam apenas os stewards a deliciarem-se com o 4x4x2 e com o 4x3x3. Admite-se que, no momento em que vivemos e que é conhecido de todos nós, uma família portista, com um agregado familiar de cinco pessoas, tenha que dar 100 euros para entrar no estádio?!? Se acham normal sou eu que não percebo nada disto. Querem a melhor? Para o City of Manchester, os ingleses já mandaram os bilhetes para o Dragão e cada um tem o preço de 22 euros! Acho que não preciso de dizer mais nada…

Uma luta que é de todos, aqui não há cores, apenas lutamos pelos nossos ideais. Clubes que, com um estádio da Idade Média, praticam estes preços, deviam descer todos!

Domingo passado mais três pontos rumo ao bicampeonato. A margem de erro é zero, neste momento é ganhar os jogos todos para chegarmos ao primeiro lugar o mais depressa possível. Quatro jogos antes de visitarmos o estádio sem luz, queremos doze pontos! No Sábado já tínhamos estado muito bem no apoio à nossa equipa de hóquei em Patins, que sofreu a sua primeira derrota esta temporada, em casa diante dos italianos do Valdagno, para a Liga Europeia da modalidade. Só tínhamos perdido ainda uma vez no Dragão Caixa desde 23 de Abril de 2009 e curiosamente tinha sido com o mesmo adversário.

Recepção aos espanhóis num Domingo à tarde, o melhor horário dentro dos possíveis. A diferença é notória, todos rumam cedo ao palco das emoções, durante a tarde o movimento já é de dia de jogo. Espanhóis nem vê-los, reis só em Guimarães! Em subida na tabela classificativa, prometiam uma invasão à Invicta mas mais uma vez foram ridicularizados. A única grande deslocação que fizeram ao Dragão, foi em Dezembro de 2007, quando cerca de 3000 vitorianos preencheram grande parte da bancada Norte. Foi no ano em que fomos TriCampeões com Jesualdo Ferreira. Desde essa época para cá, nunca mais trouxeram tanta gente, nem estiveram próximos disso, diga-se. Todos os anos andam à volta dos 500, no máximo, preenchendo apenas aquele “triângulo” na parte de baixo da bancada visitante, e este ano mais uma vez não foi excepção. Dizem que não há adeptos como eles, eu estou inteiramente de acordo, nunca vi adeptos que se gabem tanto e depois não mostrem nada. Os seus amigos de Braga nas últimas duas ou três épocas trouxeram sempre no mínimo 2000. Adiante.

Estiveram 34.914 no estádio do Dragão, uma boa moldura humana. Os sectores das nossas claques estiveram bem apresentáveis, e o apoio ao longo do jogo também foi positivo. A uma das melhores exibições da temporada se não mesmo a melhor, os Super Dragões e o Colectivo corresponderam da melhor forma, mantendo ao longo dos 90 minutos uma boa prestação. Algumas trocas de cânticos de um lado para o outro, o 2-1 ainda trouxe algum nervosismo mas vitória nunca esteve m causa, foi inteiramente justa e no final festejámo-la.

Estes teus ultras nunca te vão deixar, contem connosco até ao fim!

Um abraço ultra.

2 comentários:

  1. Tirando o Pinto da Costa, ainda está para nascer um dirigente português que goste de futebol, do seu próprio clube e sobretudo de ser isso mesmo: um dirigente!
    Todos eles gostam é de se pavonear nessa imensa feira de vaidades que o desporto lhes aufere!!!!
    Por 20 euros vejo os Iron Maiden em Espanha!!!!!

    ResponderEliminar
  2. SEmpre a mesma dedicação, intenso e inexcedível apoio... Força Porto! Abraçon tripeiro

    ResponderEliminar