03 janeiro, 2012

Os 3 "mosqueteiros" das modalidades do FC Porto...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Ilídio Pinto, José Magalhães e Júlio Matos, são actualmente estes os “Homens fortes” das 3 principais modalidades do FC Porto, extrafutebol.

Ilídio Pinto esteve sempre ligado ao hóquei, primeiro como chefe de secção, depois director e agora vice-presidente para as modalidades. José Magalhães foi treinador e hoje é director geral do andebol azul e branco, enquanto Júlio Matos foi jogador, capitão, treinador e hoje é vice-presidente com a pasta do basquetebol. É deles que hoje falo numa altura em que o FC Porto ocupa o 1º posto das tabelas classificativas 2011/12 nas 3 modalidades, e depois de uma época (2010/11) em que nos sagramos campeões em todas elas. Aqui fica a minha homenagem a 3 grandes Portistas neste início de 2012.

Ilídio Pinto acompanha o Presidente Pinto da Costa na direcção do FC Porto desde a sua 1ª eleição, em 1982. Logo na época inicial de Pinto da Costa a Presidente, o homem forte do hóquei em patins viu o FC Porto vencer o seu 1º campeonato Nacional na mesma temporada (82/83) em que venceu pelo 2º ano consecutivo a taça dos vencedores de taças (a 1ª tinha sido festejada dias depois da eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa). Ilídio Pinto soube reunir um verdadeiro “dream team” da década de 80 com Franklim, Realista, Alves, Vitor Bruno e Vítor Hugo, entre outros, o que levou o FC Porto a vencer 8 campeonatos em 9 anos (de 82/83 a 90/91, só falhando o de 87/88). Venceu ainda tuas taças dos campeões Europeus, uma supertaça Europeia e duas taças Cers entre outros troféus internos.

Fez a renovação da equipa pós 1991/92 e voltou a ser campeão em 1998/99, feito que repetiu na época seguinte. Em 2001 tinha 10 campeonatos ganhos e ninguém imaginaria que passados 10 anos (2011), o FC Porto chegaria aos 20 títulos depois de consumado um decacampeonato absolutamente impressionante (um 10 em 10 com Franklim a treinador).

Quando Ilídio Pinto e Pinto da Costa se (re)encontraram no clube em 1982 (um a director de hóquei e o outro a Presidente), o FC Porto nunca tinha sido campeão, enquanto o Benfica já havia ganho 15 campeonatos. Hoje Dragões e águias estão com o mesmo número de títulos (20)! Nestas últimas 29 épocas, Ilídio Pinto e o FC Porto arrecadaram 20 campeonatos, deixando apenas 5 para o Benfica (3 para o Barcelos e 1 para o Sporting). O FC Porto é hoje uma potência do hóquei Europeu e há muito mérito de Ilídio Pinto nesta história bonita que ainda tem (espero eu) muitos capítulos de glória em agenda. A 3ª taça dos campeões (ou Liga Europeia como agora se chama), é um sonho que vem sendo adiado desde 1990 e esse seria sem dúvida um dos capítulos gloriosos que todos nós víamos com muito agrado. Pode ver agora um vídeo que preparei com imagens em directo nos jogos em que festejamos cada um dos 10 títulos do decacampeonato.


José Magalhães foi treinador adjunto no andebol Portista na década de 80 e chegou ao cargo de treinador principal dos dragões em 1997. Foi técnico principal dos dragões durante 4 temporadas, e logo na 2ª temporada, em 98/99, conseguiu levar o clube ao título Nacional, 31 anos depois! O andebol do Porto já não era campeão desde 1968, com Armando Campos a treinador e António Cunha a jogador, e foi então a 12 de Abril de 1999 que o Pavilhão das Antas (lotado) festejou exuberantemente uma conquista muito saborosa para todos os Portistas e para José Magalhães em particular. Em 2001 passou a director geral do andebol Portista e de lá para cá, os treinadores foram Pokrajac, Paulo Jorge Pereira, Carlos Resende e Obradovic, grandes nomes da modalidade, grandes e sábias escolhas de José Magalhães. Por isso, é sem admiração que fazemos as contas e vemos que nestas 10 épocas como director geral, José Magalhães viu o FC Porto vencer 6 campeonatos contra 2 do ABC de Braga e 1 de Benfica e Madeira SAD.

Já ninguém se lembra dos 31 anos de seca, e para isso muito contribuiu o saber de José Magalhães que transformou um quase moribundo FC Porto no actual dominador do andebol Nacional (tricampeão nacional). De referir ainda que se não fossem os problemas criados pela FPA em 2003 e a equipa Portista dessa altura tinha tudo para passar a até agora fatídica barreira dos quartos-de-final das provas europeias de andebol. Pode ser que esta actual equipa, mais jovem que a de 2003, tenha essa possibilidade, pois sendo mais jovem e mais inexperiente, tem no entanto uma margem de progressão enorme. Pode ver agora um vídeo com os minutos finais do jogo de 1999, quando acabamos com um jejum de 31 anos com José Magalhães no nosso comando técnico.


Júlio Matos, como jogador de basquetebol do FC Porto, foi campeão Nacional em 1979, 1980 e 1983, ganhou as Taças de Portugal em 1979, 1986, 1987, 1988 e 1991, terminando a carreira em 1994. Ganhou ainda a supertaça de 1986 e foi capitão de equipa durante algumas épocas. De fora, viu o Porto acabar com o reinado do Benfica (campeão de 89 a 95) após o triunfo azul e branco nos campeonatos de 1996 e 1997 (Jorge Araújo a treinador), reentrando no clube como adjunto de Alberto Babo e depois de Luís Magalhães, participando por isso nos títulos ganhos em 1999 e em 2004.

Em 2008, passou de adjunto a técnico principal, mas a experiência não foi muito feliz, com o clube a não passar dos 4ºs de final do play-off de 2008/09. Saiu no final da época, mas voltou 1 ano depois, como vice-Presidente de Pinto da Costa e com o cargo máximo no basquetebol azul e branco. Esta reentrada de Júlio Matos no clube em 2010, foi coroada de êxito (no início dessa época saíram Fernando Gomes e Fernando Assunção, outros dois nomes históricos do clube na modalidade), com o clube azul e branco a sagrar-se campeão Nacional, 7 anos depois, numa final entusiasmante ganha na negra ao Benfica. Um ambiente fantástico no Dragão Caixa também ajudou, mas a grande mais-valia de Júlio Matos está claramente no cargo de treinador, pois Moncho Lopéz é de longe o melhor treinador da LPB. Júlio soube perceber isso e já renovou o contrato com Moncho para que os sonhos de uma hegemonia Portista também no basquetebol continuem bem activos. Pode ver agora um vídeo do último jogo da final do ano passado (a tal negra ganha ao Benfica) em que nos sagramos campeões. O ambiente no pavilhão é qualquer coisa de indescritível…




Entretanto, no próximo fim de semana, já voltam os jogos das modalidades. No basquetebol, o Porto joga em Coimbra (sábado 15h na sporttv2), e no hóquei recebe a J.Viana (sábado 16h no Porto Canal). No andebol, o FC Porto só volta à competição dia 28.

Saudações Portistas, até para a semana e votos de um excelente 2012 para todos!
Lucho.

5 comentários:

  1. Caro Lucho:
    Excelente evocação de 3 nomes, indeléveis, da história do FC Porto. Sem desprimor para José Magalhães e Júlio Matos, realço o grande dirigente e portista de valor imensurável, Ilídio Pinto. Tenho um enorme prazer em conhecê-lo pessoalmente e gostaria de o reencontrar em breve. Ilídio Pinto é, com Pinto da Costa, a alma eterna do Dragão.
    Muito obrigado, amigo Lucho, por este teu belo e oportuno post. Glória às nossas glórias!
    Um abraço, azul forte.

    PS: Ainda “de molho” levantei-me para dar uma vista de olhos… Não fiz mais nada, senão comentar aqui. Sobre o que vi no Facebook… amanhã lá estarei… espero.
    Amanhã também terei o prazer de comentar o belo post da ENID.

    ResponderEliminar
  2. Se o objectivo é homenagear três campeões, ok, nada a dizer, mas não se pode comparar a obra notável de um dirigente de eleição, de enorme dedicação e uma espécie em vias de extinção, como Ilídio Pinto, com dirigentes, no caso de Magalhães, profissional e que nessa função tem comportamentos e atitudes altamente reprováveis. Seria uma injustiça para o Senhor Hóquei em Patins.

    Júlio, é portista, tem muitos anos de Porto, foi um jogador razoável, um treinador fraquito e como dirigente, apesar do título, ainda é cedo para dizer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos:

    Isto é uma homenagem pelas época do pleno 2010/11 às 3 modalidades e aproveitei para aprofundar um pouco do historial no clube por parte de cada um dos 3.

    Longe de mim querer comparar porque o percurso de Ilídio Pinto é inigualável (dragão de honra em 2010). A merecer uma estátua no dragão caixa.

    Quis trazer aqui as 3 modalidades, só isso. Mas que JmAgalhães tem conseguido a hegemonia no andebol isso é claro e o julio com Moncho como gRANDE SUPORTE conseguiu o titulo no 1º ano.

    ResponderEliminar
  4. Que bela homenagem, Lucho! Longe dos holofotes, das páginas de jornais, da fama e dos milhões, há Homens com enorme mérito naquilo que o FC Porto é hoje. Com o Ilídio na linha da frente, claro. No caso do basket também tenho lido e ouvido algumas coisas sobre o Matos Pacheco, que infelizmente já não está entre nós.

    Aproveito o teu post para lhes deixar o meu agradecimento por tudo o que têm feito pelo nosso clube!

    ResponderEliminar
  5. Boas Lucho!

    Realmente, e como disse a enid, longe dos holofotes da fama, estes dirigentes também tiveram o seu contributo na passada época de ouro!

    Sem dúvida que GRANDE Ilídio merece um destaque mais intenso pela sua obra no nosso clube! Ilídio Pinto tem vindo a deixar um legado de excelência, e deveria ser já um modelo a seguir para todos os dirigentes que estão no clube e na sad.

    Bom ano para ti Lucho e para todo o pessoal!

    Abraço

    ResponderEliminar