15 janeiro, 2012

James comandou a perseguição

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

FC Porto 2-0 Rio Ave FC

Liga 2011/12, 15.ª jornada
14 de Janeiro de 2011.
Estádio do Dragão, no Porto.
Assistência: 24.419 espectadores.


Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira).
Assistentes: José Lima e Nelson Moniz.
Quarto árbitro: Sílvio Gouveia.

FC PORTO: Helton (cap.); Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Defour e Belluschi; Rodríguez, Hulk e James.
Substituições: Hulk por Kléber (32m), Belluschi por Iturbe (65m) e Rodríguez por Varela (76m).
Não utilizados: Bracali, Mangala, Souza e Alex Sandro.
Treinador: Vítor Pereira.

RIO AVE: Huanderson; Jean Sony, Gaspar (cap.), Jeferson e Tiago Pinto; Bruno China, Wires e Jorginho; Kelvin, João Tomás e Yazalde.
Substituições: Jorginho por Braga (59m), Kelvin por Mendes (70m) e Yazalde por Saulo (79m).
Não utilizados: Paulo Santos, Pateiro, Zé Gomes e Éder.
Treinador: Carlos Brito.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores: James (42m e 80m).

Cartões amarelos: Maicon (49m), Gaspar (53m), Bruno China (61m) e Iturbe (83m)
Cartão vermelho: Rolando (94m).

Os Dragões entraram, este sábado, em campo no Estádio do Dragão, sem Moutinho e Djalma, o primeiro a cumprir castigo e o segundo ao serviço da selecção angolana. Vítor Pereira apostou no belga Defour para o meio-campo e em James Rodríguez, que viria a ser a estrela do encontro, para o ataque.

Na primeira parte, o FC Porto tomou conta do jogo mas pecou pela falta de eficácia na finalização e alguma "dependência" de Hulk para fazer os golos dos azuis e brancos. A formação de Vila do Conde contou apenas com um lance perigoso à baliza de Helton mas o guardião do FC Porto mostrou-se à altura.

O Incrível saiu lesionado do encontro depois de uma jogada de insistência ao minuto 26. O avançado brasileiro ainda regressou ao relvado mas acabou por abandonar o jogo quando o relógio mostrava 30 minutos de jogo. Kléber foi o escolhido para o substituir.

O primeiro golo do FC Porto surgiu ao minuto 42, após bom trabalho individual de James pela direita, acabando por rematar rasteiro, fora do alcance de Huanderson.

Na segunda parte, o FC Porto entrou forte, com várias oportunidades para dilatar a vantagem mas o golo chegaria mais tarde pelo talento de James.

Destaque para a entrada do jovem argentino Iturbe para o lugar de Fernando Belluschi, que chegou a ver um cartão amarelo.

Depois de alguns jogos sem inspiração, James Rodriguez voltou a mostrar serviço na noite chuvosa na cidade do Porto. Perto do minuto 80, o extremo colombiano bisou na partida, selando o marcador.

Antes do apito final, já em tempo de compensação, Rolando viu o cartão vermelho direto por ter derrubado João Tomás à entrada da grande área.



DECLARAÇÕES

Vítor Pereira: “Quero é títulos!”:

Qualidade e precipitação
“Houve alturas em que circulámos a bola com qualidade e outras em que jogámos de forma precipitada, mas é natural que a tranquilidade não fosse a maior depois de uma semana em que perdemos a liderança.”

Resultado escasso
“Fiquei satisfeito com a entrega, a espaços com a qualidade do jogo, até porque criámos situações mais do que suficientes para conseguirmos um resultado mais amplo e confortável.”

Excelente James
“O James não é um ala puro, é um jogador que produz mais a jogar entre linhas e que tem muita qualidade em termos de tomada de decisão. Hoje fez mais um excelente jogo.”

Até ao fim
“Este é um campeonato competitivo, que vai disputar-se até ao fim. Vamos atrás daquilo que pretendemos, que é o primeiro lugar. Há equipas com qualidade para sonhar com o título e aquela que for mais regular tem mais probabilidades de o conseguir.”

Recordes para segundo plano
“Prefiro deixar os recordes para segundo plano e conquistar títulos. Quando entrámos para este jogo, fizemo-lo a pensar nos três pontos. O que eu quero é títulos.”



RESUMO DO JOGO

10 comentários:

  1. JOÃO ALVES14 janeiro, 2012

    O FCPORTO GANHOU MAIS UM JOGO O QUE É MUITO IMPORTANTE, MAS CONTINUA A PRATICAR UM FUTEBOL QUE NÃO NOS FAZ VIBRAR COMO TODOS NÓS ESTAMOS HABITUADOS A VÊR, E TAMBEM GOSTAVA IMENSO DE VÊR UM PONTA DE LANÇA GOLEADOR TIPO: LISANDRO LOPEZ OU FALCÃO QUE TANTAS SAUDADES DEIXARAM NESTE FCPORTO!!! UM GRANDE ABRAÇO A TODA MALTA PORTISTA E É CLARO BIBÓ Ó PORTO CARAGO!!!

    ResponderEliminar
  2. Sem fazer um grande jogo, o FC Porto ganhou justamente. Hulk fez-nos apanhar um susto, mas já havia quem estivesse assustado antes do 1.º de James… É que esta equipa tem muita dificuldade em criar situações de golo. Pelo que podem surgir resultados que compliquem as contas. Ainda assim nota-se, cada vez mais, o empenho dos jogadores. Continuo a não gostar de Belluschi e parece-me que Otamendi, Álvaro Pereira, James e, sobretudo, Fernando, tiveram exibições que os destacaram dos outros. Direi até que Fernando esteve impecável, soberbo. Não desgostei de Iturbe e gostei de… Kelvin.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Os recordes não contam mas... são contabilizados. Pelo que: já lá vão 54 sem perder!

    ResponderEliminar
  4. Que falta nos faz um ponta de lança! Esta equipa seria logo outra! Apesar não acreditar nesse mito da " referência" na área! Quem é a " referencia" na area do Barcelona? Falta-nos é um avançado que marque golos não de um referencia! Lisandro Lopes e Falcao vinham ao meio campo buscar bolas!

    ResponderEliminar
  5. Fernando, Palito e James hoje estiveram em alta rotação hoje. Merecem sem dúvida os nossos aplausos! Bibó Porto Carago!

    ResponderEliminar
  6. Pressionado pela obrigação de ganhar, o F.C.Porto entrou bem, dominador e com um futebol agradável, tricotado e em triangulações, foi encostando o Rio Ave atrás. Embora sem contundência no último terço, sem criar muito perigo e abusando das jogadas pelo meio, o Campeão prometia uma noite agradável aos seus adeptos. Só que a qualidade durou pouco e a partir dos 20 minutos, mais coisa menos coisa, começaram os passes errados, o futebol portista tornou-se complicativo, trapalhão, as soluções passaram a não ser as melhores, o que parecia fácil, começou a ficar difícil e até ao intervalo, salvo o golo de James, nada mais de relevante a equipa azul e branca conseguiu. A vantagem mínima era justa, mas se o jogo tivesse chegado empatado ao intervalo, não se pode dizer que era um grande castigo para os pupilos de Vítor Pereira. A juntar e fazer aumentar as preocupações da massa adepta do F.C.Porto, a lesão de Hulk, que sem estar a um nível alto, estava bem e é um jogador importantíssimo na manobra da equipa.

    Na segunda-parte, já com Kléber no lugar do Incrível, foi um Porto melhor, com menos zonas sombrias na sua exibição e se podia ter sofrido o empate, que Yazalde desperdiçou isolado e só com Helton pela frente, também é verdade que por várias vezes podia ter aumentado a vantagem, até mesmo antes da jogada do jovem avançado da equipa vilacondense. Veio a consegui-lo já perto do final do jogo, 80 minutos, novamente por James, dando um colorido ao resultado mais de harmonia com o desenrolar da partida.

    Tudo resumido, numa noite fria e chuvosa e com meia casa no Dragão, o Campeão cumpriu a sua obrigação e venceu, sem brilho, mas com justiça. E ganhar, nesta altura, é o mais importante para manter pressão e não permitir que a distância para o primeiro lugar aumente.

    James marcou dois golos e foi, por isso, decisivo, mas para mim, Fernando, Defour, Cebola e Alvaro, o uruguaio, mais na segunda-parte, estiveram a cima do jovem colombiano, que, está visto, tem de jogar pelo meio e sem preocupações defensivas.

    Atingimos uma marca bonita no campeonato, 54 jogos sem perder, mas isso de nada valerá se não atingirmos o principal objectivo, o título de campeões nacionais.

    Espero que a lesão de Hulk não seja grave e não obrigue a uma paragem prolongada. Se há jogos, como foi o caso de hoje, que podemos dispensar o Incrível, há outros que a sua presença é muito importante.
    Espero também, que esta semana haja fumo branco no que ao avançado diz respeito. Não podemos correr riscos.

    Nota final:
    Hoje deu para ver mais tempo de Iturbe e sinceramente, não foi o que esperava. Tem atenuantes: é um jovem, está a dar os primeiros passos no F.C.Porto, entrou e quis mostrar serviço, é natural. Mas fê-lo da pior maneira, enveredando pelo individualismo, foi trapalhão, esteve demasiado sôfrego. Iturbe, ficou-me a sensação, ainda tem muitas etapas para queimar. Começo a perceber melhor a razão porque tem estado tanto tempo no laboratório...

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A ausência de João Moutinho e a saída prematura de Hulk na partida de ontem assustaram algumas Pessoas.
    Todavia, em hora de Dificuldade, há sempre quem encontre sim a Oportunidade! Normalmente é neste tipo de comportamentos que a Sociedade em Geral tende a classificá-los como os Exemplos a seguir. Tem sido exactamente este Espírito que tem mantido o FC Porto sistematicamente como um "Case Study" em todo Mundo, com uma capacidade de regeneração extraordinária a cada saída do seu Plantel.
    Ontem, assim que Hulk se lesionou, logo exclamei que aquilo era o melhor que nos podia ter acontecido, desde que vencêssemos calmamente o Rio Ave.
    Felizmente assim foi e hoje, apesar da contrariedade que representa a lesão do Incrível, na verdade vai possibilitar que outros elementos se assumam dentro da Equipa, alguns deles muito Jovens ainda e com bom potencial. James Rodriguez teve de assumir mais jogo, já não teve de procurar o habitual "Alvo dos Holofotes" e espero que a Equipa continue a dar a resposta que sempre nos habituou. Seria muito bom para o FC Porto e óptimo para Hulk, pois tirariam-lhe toda a responsabilidade que ele vem tendo em tudo que acontece na Equipa.
    Por fim, referir que 54 Jogos consecutivos sem conhecer qualquer Derrota no Campeonato é uma marca assinalável, mesmo que tratando-se da Liga Portuguesa. Ideal seria comemorar isso com a Liderança na Prova, mas apesar da nossa boa Produtividade, há quem tenha nesta altura ainda melhor. Como tal, deveremos continuar o nosso belíssimo trabalho, pois estou certo que se assim o fizermos muito dificilmente não voltaremos a ser Campeões.

    BOM DOMINGO DRAGÕES!

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Jogando mal mas vencendo são rotinas de campeão...
    De qualquer modo acho que com o Rio Ave numa noite gélida e chuvosa, vimos que James é um construtor de jogo e finalizador, Fernando continua a ser um "polvo", Belluschi um fiasco e Kleber uma paródia, e toda a gente tem medo de rematar ao golo á frente da baliza!!!! o jogo do titulo vai ser decidio no estádio do apagão...
    Iturbe quiz mostrar serviço e ficou com a bola só para ele, mas isso é perfeitamente normal num puto de 20 anos, há que domá-lo e treiná-lo pois o miudo tem qualidade!

    ResponderEliminar
  10. Foi mais um jogo em que o FC Porto podia e devia ter jogado melhor. Muitas dificuldades de penetração e evidente incapacidade de acertar com a baliza. Valeu-nos a inspiração de James e o acerto de Helton.

    Para ambicionarmos lutar pelo título vai ser necessário elevarmos o nível das exibições e fundamentalmente ser muito mais eficaz no remate.

    Apesar de tudo, houve uma meia dúzia de jogadores portistas que estiveram quase sempre bem: Helton, Álvaro Pereira, Fernando, Defour e James.

    Um abraço

    ResponderEliminar