10 janeiro, 2012

Recorde o Porto 7-6 Benfica de 1993 (hóquei em patins)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Depois de terminado o ciclo dourado da fabulosa equipa de hóquei em patins que Ilídio Pinto soubera reunir (8 campeonatos ganhos em 9 anos, de 83 a 91), no final da época 90/91, José Fernandes saiu do clube (bicampeão em 90 e 91 e campeão da Europa em 1990), entrando Jorge Vicente, mas a veterania da equipa já se notava e perdeu-se o campeonato de 91/92 para um Benfica que estava em jejum há 11 anos e obrigou até a que na parte final da temporada fosse Vladimiro Brandão (treinador tricampeão pelo FC Porto de 83 a 85 e duplo vencedor da taça das taças em 82 e 83) a assumir o comando técnico dos azuis e brancos, após a demissão inevitável de Jorge Vicente.

No início da época 92/93, houve renovação da equipa (saíram entre outros o capitão Alves, o Argentino Allende, Vítor Hugo que abandonou a carreira de jogador cedo demais e Tó Neves que foi para o Benfica) e Cristiano Pereira voltou (saíra como treinador em 89 com 3 campeonatos ganhos em 86, 87 e 89 e uma taça dos campeões europeus erguida em 1986) como coordenador da modalidade, enquanto António Vale (nosso antigo jogador) assumia pela 1ª vez o cargo de treinador principal da equipa sénior de hóquei em patins dos azuis e brancos.

Entraram na equipa Didi, Eduardo Pinheiro e os ex-juniores Filipe Santos, Geitoeira e Pedro Lopes, e os dragões com uma equipa muito mais jovem (faziam ainda parte do plantel 92/93 Franklim, Nuno Marçal, Gustavo Dias, Realista, Vítor Bruno, Tó Rocha e Rui Neto), surpreenderam pela positiva, fazendo um campeonato de grande nível, entrando na penúltima jornada na frente da prova com 67 pontos contra 66 do Barcelos de José Fernandes e 65 do Benfica de Carlos Dantas (os dragões não podiam perder nenhum ponto nos 2 últimos jogos, pois mesmo um empate cedido já serviria ao Barcelos, que com os mesmos pontos que nós, ficava logo em vantagem, já que empatou nas antas 6-6 e ganhou em casa 4-1).

Nessa penúltima jornada, e perante uma arbitragem muito má, os pupilos de António Vale perderam em Paço de Arcos por 5-4, entregando de bandeja o título ao Barcelos (que ganhou os 2 últimos jogos) que acabou assim por ser campeão pela 1ª vez na sua história. O FC Porto ficou em 2º a 1 ponto do Barcelos (71 contra 72), e com os mesmos pontos do Benfica (3º). Os dragões garantiram o 2º lugar na tabela pela vantagem adquirida no confronto directo perante o Benfica (empate 3-3 na Luz e vitória azul e branca nas Antas por 7-6), e tiveram que jogar grande parte da época com o guarda redes suplente pois Franklim lesionou-se, pois se assim não fosse, talvez o título não tivesse fugido à jovem equipa azul e branca.

É desse emocionante jogo das Antas que diz respeito o vídeo em anexo (inédito na net e um exclusivo deste blog), os dragões venceram as águias por 7-6 numa jornada que já pertencia à 2ª volta e que deixou o FC Porto bem próximo do Barcelos (mais tarde viríamos mesmo a chegar à liderança após uma sofrida vitória em Alvalade por 5-3, sendo que nas Antas o Sporting também já tinha perdido por 5-1) e praticamente afastou o Benfica da revalidação do título ganho em 91/92.

Neste jogo de Fevereiro de 1993 com um ambiente fantástico no Américo de Sá, o FC Porto chegou ao intervalo a vencer por 4-1, depois, já na 2ª parte, aumentou a vantagem para 7-2 que viria a ser atenuada para um tangencial 7-6 final, com grande festa nas Antas após uns sofridos 3 minutos finais (Tó Neves, no único ano em que jogou no Benfica, esteve quase a conseguir a igualdade). Ricardo Geitoeira com 4 golos, Carlos Realista com 2 e Filipe Santos com 1, foram os marcadores de serviço por parte do FC Porto.


Espero que gostem de recordar este vídeo, um resumo da RTP (com cerca de 2 minutos e meio, e no qual se poderá ver a forma efusiva como todo o pavilhão festeja no final uma vitória importante, num jogo que segui de forma apaixonada via rádio...) na altura feito pelo jornalista Rui Cerqueira (hoje director de comunicação do FC Porto), e que foi recuperado por mim após reprodução de uma VHS do amigo Rogério Almeida.

Na época seguinte, em 1993/94, chegou mais um momento de glória azul e branca, com a conquista da taça Cers diante do Vic numa equipa Portista treinada ainda por António Vale que já não contava com Realista e Vítor Bruno, substituídos pelos regressados Tó Neves e Diego Allende. Se alguém tiver imagens desta final com o Vic (2ª mão nas Antas a 09/07/1994), que ganhamos por 7-1, recuperando os 3 golos de desvantagem trazidos de Espanha, que se acuse…



ANDEBOL
(1º FC Porto-47 pts e 17 jgs; 2º A.Santas-45 pts e 17 jgs; 3º Sporting-43 pts e 17 jgs; 4º Benfica-42 pts e 17 jgs)

No andebol, o FC Porto só volta a jogar dia 28 de Janeiro no recinto do S.Bernardo em jogo dos quartos de final da taça de Portugal.

Este domingo (dia 15), fica definido se Portugal (com Tiago, Tino e Gilberto) se apura ou não para o play-off do Mundial de 2013.



HÓQUEI EM PATINS
(1º FC Porto-30 pts e 10 jgs; 2º Benfica-28 pts e 10 jgs; 3º Candelária-24 pts e 10 jgs; 4º Física-22 pts e 10 jgs)
  • FC Porto 11-7 J.Viana
No hóquei, o FC Porto entrou no novo ano com mais uma vitória, mas a Juventude de Viana deu muita luta na 1ª metade (6-4), com o FC Porto a apenas resolver definitivamente a partida aos 10 minutos da 2ª parte com o 9-6 por Pedro Gil. Reinaldo Ventura com 4 golos e Caio com 3, destacaram-se, sobrando os outros golos para Tiago Santos (2), Pedro Gil e Gonçalo Suissas.

O FC Porto volta ao activo já hoje (terça-feira) pelas 20h30 no recinto da Física de Torres Vedras em jogo antecipado, e que terá transmissão na RTP2.



BASQUETEBOL
(1º FC Porto-23 pts e 12 jgs/+216; 2º Benfica-23 pts e 12 jgs/+210; 3º Ovarense-21 pts e 12 jgs; 4º Lusitânia-21 pts e 13 jgs)
  • Ac.Coimbra 59-65 FC Porto
No basquetebol, o FC Porto sofreu, mas passou em Coimbra, num jogo onde dominou a luta dos ressaltos (17 contra 37), mas cometeu 28 perdas de bola que acabaram por obrigar a que o jogo só ficasse definido bem perto do fim. Os 15 pontos de avanço, rapidamente passaram a 5, e foi nessa fase que Stempin resolveu arrumar com o jogo, depois de algumas asneiras.

O MVP foi Carlos Andrade com 15 pontos e 13 ressaltos, mas também se destacaram além de Stempin (20 pontos), o Miguel Miranda (9) e o Reggie Jackson (11).

O FC Porto joga agora em Barcelos no próximo sábado pelas 17h30 antes da pausa para a taça Hugo dos Santos (em Vendas Novas).



Saudações Portistas,
Lucho.

6 comentários:

  1. Grande ambiente no Américo de Sá, excelente vitória, maravilhosa recordação! Obrigado, Lucho.

    Abraço.
    BiBó PORTO!!!

    ResponderEliminar
  2. Sendo o hóquei a minha perdilecção... o meu MUITO OBRIGADO, lucho!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Grandes recordações!
    O Américo de Sá era mítico, assisti a coisas que ficam para sempre na memória.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Recordar é viver... Tive o prazer de assistir tanto a este 7-6 como aos 6-6 com o Barcelos... Ambientes incríveis... Época de renovação no plantel.. Chegamos à última jornada surpreendentemente (ou talvez não) com o título na mão... mas aquela última jornada, em que nos bastava o empate, teve muita história para contar, acabando por nos ser fatídica...

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Um ano de construção, mexidas e algumas saídas difíceis de colmatar.

    A época vale por alguns momentos como este, bem como fica marcada por alguns jogos menos conseguidos como o jogo em Paço d´Arcos onde acabamos por perder o campeonato ali ao vivo e a cores, excelente formação tinha o Paço nesta altura, bem melhor que aquela de onde saiu o cabrãozito do barreiros.

    Esta (FC Porto) não era uma equipa mal orientada, não era uma equipa fraca mas era muito jovem, jogava nesta altura um grande amigo meu o Geitoeira que ainda joga por acaso e nesta altura era o chamado "chavalito" mas tinha muita qualidade.

    Valeu pela recordação do pavilhão e claro tudo o que é abater galinhas é sempre bom.

    Discurso do Dantas é mais do mesmo "uma vida na sombra do FC Porto"

    ResponderEliminar
  6. Resultado final de hoje:

    Hóquei: Fisica 3-6 FC Porto!

    ;)

    ResponderEliminar