08 janeiro, 2014

"Aqui faz-se história e vivem-se conquistas inesquecíveis"

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Caros Amigos Portistas,
Companheiros de Bancada,
Ultras do sofá ou da curva,

Para mim, todos têm o mesmo valor. Desde que sintam o Porto como ele deve ser sentido. Desmesuradamente!

Portista desde a concepção, sou da geração "Pinto da Costa". Não conheço outro Presidente se não ele e "travessias no deserto", "fome de títulos", são conceitos que não entram no meu léxico. Já percorri Portugal inteiro, já parti à descoberta pela Europa. Trouxe sempre na volta o sabor único e insaciável da vitória.

Vivi a Curva Sul do Estádio das Antas, os torniquetes da Arquibancada, os torresmos dos Cativos, esperei os craques à saída do treino quando frequentava a Natação "das Antas"... já para não falar das tardes no Pavilhão Américo de Sá! Que saudades!
Orgulho-me de ter crescido com o Grito Campeão a acompanhar-me.
Hoje, já "Pai de Filhos", passo a mensagem aos "mais novos". Vejo neles o futuro. Vejo neles a continuação do "Ser Porto", "Pensar à Porto", "Sentir à Porto". Vicissitudes da profissão obrigam-me a que um "jogo em casa" seja significado de 600 Km na A1. Faço-os. Sem desdém. Sem hesitar. O Lugar Anual, a minha cadeira de sonho, não abandonarei.
Feita esta pequena apresentação, e agradecendo ao SD VALADARES (companheiro de bancada, de curvas por esse Portugal, membro do extinto (?) "Gangue do Banco" e de dissertações sobre a conjuntura actual do FCPorto) o convite que muito me orgulha para pertencer ao “painel de colaboradores” do blog BiBó PoRtO carago!!, ao qual reconheço grande mérito pela afluência conseguida e para transversalidade dos temas aqui debatidos, aproveito o meu primeiro texto para me centrar numa questão que tem vindo a ser, aparentemente, descurada pelo nosso clube. A nossa IDENTIDADE.

Reduzindo o Futebol Clube do Porto à sua essência, vê-mos racionalmente aquilo que a paixão não nos permite. É "apenas" um clube. Da cidade do Porto. Que joga Futebol. Correcto... Então, porque raio não durmo quando o FêCêPê empata em casa de um rival (bem sei que os outros festejam este empate... mas nós não)? Clubes que joguem futebol na cidade do Porto existem muitos! Porquê com o FCP?

A resposta é clara. Porque me identifico com o clube. Com a sua história. Com as suas cores. Com os seus “ensinamentos”. A isto se chama IDENTIDADE.

Orgulho-me daqueles rapazes de azul e branco que entram no relvado saídos de um balneário fechado a sete chaves (cfr. Os ensinamentos de Pedroto!). Aquele azul e branco que me faz ser igual ao homem, mulher, criança do lado que comigo enverga as mesmas cores, e comigo grita e exulta a cada vitória do meu Porto! Aquele azul e branco que ensino aos meus filhos que "são os nossos". Aquele azul e branco que intemporalmente levanta os adeptos na Circunvalação, nas Antas ou no Dragão... aquele azul e branco...!

E não é que...!

"Hoje", o FCPorto joga de Amarelo porque jogamos fora "e a UEFA assim o determina" – diz um "doutorado na TV";
"Amanhã", o FCPorto joga de Branco com cinzento em riscas horizontais, porque é o equipamento dos 120 Anos;
"Ontem", o FCPorto jogou de Preto porque era em casa e a Liga "não sei o quê"...
Mais equipamentos houvesse, menos o "azul e branco" era usado. Já chega. Chega a ser ridículo! "Olha, hoje o Porto são os Amarelos", "Olha, hoje somos os Brancos". Um qualquer Estoril – Guimarães confunde a criança (extrapolando, claro)!

O equipamento é um símbolo do nosso clube, potencia a união e o sentimento de pertença. "Vender" a qualquer interesse comercial é pôr em causa o "SER PORTO". Já chegam as vezes que por imposição temos que alterar.
Outra questão que tenho visto afectar a nossa "Identidade", são os Twitters, Instagram’s, Facebook’s...! Pedroto sempre o defendeu. A reserva e a intimidade do grupo são alicerces que não se podem desmoronar. Este ensinamento ao "grupo" sobrou para os adeptos. Não é por acaso que alguns "dão pulinhos" na Madeira e reservam praças para festas antecipadamente. Os adeptos são o espelho da equipa.
Recordo uma das suas frases mais emblemáticas - "O verdadeiro calcanhar de Aquiles do nosso futebol reside no simples facto de quase todos pensarmos que, quando saímos dos estádios, já não somos profissionais de futebol.". Este pensamento não deve ser esquecido. Cabe aos actuais corpos dirigentes do clube incutirem-no nos mais jovens jogadores!
Visitei o Estádio do Dragão recentemente, mais uma vez, percorri "os bastidores" do Estádio. "Alto!!! Ali ninguém entra!"- O "Ali" é o balneário do FCPorto! "Segundo o Mestre Pedroto, inviolável! E assim o FCPorto o mantém até hoje! Infelizmente, esta visita não contempla o mesmo". Ok. Concordei. Achei bem. Sai de lá envaidecido. Expliquei aos meus quem era Pedroto. E a sua importância na formação e construção da nossa Identidade. Expliquei que éramos um clube diferente. Recatado = Identidade!

Quando não é o meu espanto que, passadas umas semanas, percebi que uma qualquer máquina de filmar portátil invadiu o nosso "templo" e que o "abriu" ao exterior... sendo a frase que aqui é titulo, uma das que está gravada no seu interior...!
Malfadados interesses comerciais...!

Termino com um apelo. O SOMOS PORTO não é um chavão de conferência de imprensa nem sound byte comercial. O SOMOS PORTO é uma questão de mentalidade que se vê nos detalhes. Essa é a homenagem que temos de fazer ao saudoso Pedroto, a ele devemos isso, e, para o nosso bem, nunca devemos deixar sucumbir a outros interesses (fez ontem 29 anos da sua partida! que falta este senhor faz nos "túneis" do centro de estágio, das equipas de formação... com ele, concerteza não haveria jogador que envergasse chuteiras daquela cor... que em minha casa, só é admitida porque é do "Pai Natal"...!). O FCPorto terá sempre que se actualizar e procurar rentabilizar interesses comerciais, no entanto, tudo tem um preço. E a perda de identidade, é um preço demasiado alto a pagar...!

5 comentários:

  1. Muito bem observado, concordo em absoluto. O grande mal do Porto de hoje é estar a perder identidade não só por questões comerciais mas também por falta de disciplina, rigor, exigência e determinação de todos, dos treinadores, dos dirigentes e dos adeptos(não todos) que vêem com aquele discurso que o futebol de hoje em dia é diferente, que o é de facto mas no FCP isso teria de ser tomado em conta e na assinatura dos contratos estar lá bem explícito as regras e quem não quiser não assina, não é obrigado, como tal se não quer que vá para outro lado qualquer que o Porto tem de ser sempre Porto e sempre com os princípios que nos foram ensinados e que nós não queremos que se percam por nada deste mundo, isso é que nos fez chegar onde chegamos hoje em dia e se os dirigentes não entendem isso qualquer dia estamos iguais aos outros.
    Têm de voltar as regras à Mestre Pedroto para que continuemos a ser de facto PORTO.
    Viva ao FCP!!Viva o Mestre Pedroto que nos pôs nesta senda de vitórias, a direcção QUE ACORDE ANTES QUE SEJA TARDE!

    ResponderEliminar
  2. acho o primeiro comentário fortemente exagerado: não é por se condicionarem as liberdades das pessoas que elas serão mais ou menos profissionais. (Só para falar desta parte, que amor é outra coisa diferente.) Ainda hoje o Moutinho exclama que não era portista, mas virou portista!
    Então, isto é uma prova que a direção não adormeceu; o que acontece é que as pessoas hoje são mesmo diferentes. Os adolescentes andam agarrados às mensagens e vivem delas. Proibir de twittar ou de dar entrevistas não vai nunca funcionar.
    É exatamente sabendo lidar com isto e continuando a passar o testemunho do portismo que se será grande !...

    Gosto mais das cadeiras do Dragão que das bancadas das Antas. - Mas, aceito perfeitamente quem ache que ficar ensopado nos dias de chuva é que representava verdadeiro amor ao clube. -
    Para mim, foram outros tempos. Diferentes, melhores numas coisas piores em outras. Vamos para a frente. No presente e no futuro.
    O passado já foi.

    ResponderEliminar
  3. Em resposta à Reine Margot,
    REGRAS não são proibições.
    Nós, "Porto" sempre fomos diferentes por muitas coisas, esta seria apenas mais uma e desde que avisados antes de assinarem só tinham de cumprir. O FCP não forma só jogadores também forma homens, pelo menos era assim agora de facto já não sei.
    Para se manter o verdadeiro Portismo há muitos valores que não podem/devem ser ultrapassados por mais que estejamos numa era moderma, o Portismo é isso mesmo ser diferente para melhor.

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, começo por agradecer as tuas palavras. Tenho a certeza que serás um belo reforço para o BBPC.

    Quanto ao conteúdo do texto, é uma temática também já abordada por mim. Quando o FC Porto deixar de ser o nosso Porto, um clube mundial mas com uma base regional, Nortenha, deixará de ser o Porto que todos conhecemos e aprendemos a amar. Foi este sentimento que nos fez ser o que hoje somos.

    ResponderEliminar
  5. Desde já obrigado pelos comentários neste meu primeiro texto!
    Tentando exemplificar mais aquilo que disse, Twitter, Instangram's Facebook's são tudo fruto do desenvolvimento e da era tecnológica em que vivemos. Negar a sua existência, proibir a sua utilização é utópico e só iria fomentar uma má relação entre jogadores/dirigentes. Não podemos esquecer a baixa média de idades do nosso plantel. Se por um lado não vejo qualquer problema que um jogador coloque uma foto sua durante um jogo ao serviço do FCPorto, seja numa jogada, seja a festejar um golo, ..etc, por outro lado já me faz alguma confusão que antes de começar um jogo/na preparação para entrar no treino um jogador se preocupe em tirar uma foto com 2/3 colegas para imediatamente colocar nas redes sociais. No balneário na preparar para jogar/treinar deve imperar a concentração, motivação, compromisso, responsabilidade..julgo eu!

    ResponderEliminar