24 janeiro, 2014

Contas à moda do Porto

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

21/01/2014

Uma das mentiras mais vezes repetidas no futebol português nos últimos anos tem a ver com as contas consolidadas, que alegadamente o FC Porto não apresenta e que o Benfica e o Sporting apresentam. Esta mentira tem servido para iludir os adeptos menos informados, justificando assim, ano após ano, que o FC Porto junte aos muito melhores resultados desportivos também muito melhores resultados económico-financeiros.

​O decreto-Lei n.º 36-A/2011, que no seu artigo 7.º refere a “obrigatoriedade de apresentar contas consolidadas” é claro quanto à inclusão dos clubes desportivos que tenham um volume de negócios anual superior a 500 mil euros. Ou seja, por obrigação legal, os três grandes clubes são obrigados a apresentarem contas consolidadas sobre todo o seu universo, o que supostamente acabaria com o diz que disse nesta matéria.

Acabaria se a lei fosse cumprida, porque a verdade é que só o FC Porto cumpre a lei e apresenta contas consolidadas de todo o seu universo. Benfica e Sporting não o fizeram e nem há notícia que a Comissão de Normalização Contabilística e outras autoridades pretendam obrigar os incumpridores a fazê-lo.

O FC Porto não tem nada a esconder aos seus sócios, os donos do nosso clube e a quem a direcção presta contas. Apresentamos no último exercício 11,2 milhões de euros de lucro, 68,3 milhões de capitais próprios, 258,9 milhões de passivo e 327,3 milhões de activo.

Para que as mentiras não subsistam, aqui fica o repto para que Benfica e Sporting cumpram a lei e apresentem aos seus sócios as contas consolidadas de todo o seu universo. E já agora, que as autoridades façam cumprir os incumpridores.

fonte: fcporto.pt

3 comentários:

  1. Os mouros de contas nada, as finanças nada e a imprensa já abafou porque não interessa falar nisso, é a vergonha de País que temos

    ResponderEliminar
  2. Foreval (Alemanha)24 janeiro, 2014

    Tal como no tempo do Estado Novo,
    os clubes do regime nao tem de dar
    satisfacoes aos cidadaos. Eles é
    que mandam e estao acima da lei.
    Quem nao gostar, tem de gramar.
    O tempo passou, mas os métodos nao mudaram... quem pensa que o fascismo acabou, está enganado. Os crápulas sucederam aos biltres... e nós, que continuamos a ser o que fomos, estamos lixados, condenados e temos de...
    baixar a bola!!! - Até quando?...

    ResponderEliminar
  3. E já se esqueceram das acções aceites pela ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite como garantia de pagamento das dívidas ao Estado? Realmente não vi nenhuma reacção ou comentário dos nossos renomados jornalistas desportivos ao comunicado do FCPorto. Enfim, o costume...! É preciso é vencê-los no campo!

    Sckit

    ResponderEliminar