24 janeiro, 2014

Elogio a Licá (ou Dos Jogadores Sem Problemas de Personalidade)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Eu gosto de Licá.

Tenho consciência que, hoje, esta afirmação soa a guilty pleasure, tantas são as vozes que desprezam o avançado, que enumeram os seus defeitos, que não se coíbem de colocar em evidência as suas (evidentes) fragilidades.

Mas eu gosto de Licá assim, tal como ele é. Com o seu voluntarismo tantas vezes inconsequente, com a sua rapidez lenta, com a sua técnica meramente suficiente.

Eu gosto de Licá porque tenho a clara sensação que ele sabe exactamente quem é, o que pode dar à equipa e onde poderá ser mais útil ao clube. Sabe que não pode almejar à condição de titular indiscutível e que as suas qualidades (que são muitas) não serão apreciadas, a todo o tempo, por todos os adeptos.

Sabe, muito concretamente, que não é extremo. Nunca foi. Nunca ganhará a linha de fundo ou driblará três jogadores adversários seguidos.

Gosto destes jogadores – honestos.

O que eu não gosto é de treinadores que adulteram a pureza dos seus jogadores, retirando-os dos seus espaços naturais e obrigando-os, por exemplo, a jogar numa faixa do terreno e a fazer movimentos que não lhes são orgânicos.

Eu gosto de Licá porque ele oferece soluções e encontra espaços na linha da frente e, assim, acrescenta qualquer coisa ao jogo.

Licá é um avançado (no sentido clássico do termo) e isso nunca vai mudar, por muito que o encostem à linha.

Licá sabe isso e, ainda assim, trabalha e dá tudo o que tem para dar.

Não tem problemas de personalidade. Ao contrário de outros...

Pedro Ferreira de Sousa

8 comentários:

  1. Eu só tenho problemas com os jogadores preguiçosos, coisa que Licá nunca mostrou ser.

    No entanto só o esforço não chega. O Mariano também era esforçado e bom rapaz...

    ResponderEliminar

  2. Subscrevo na íntegra o 'post' do elogio ao Licá!

    Claro, objetivo e justo!

    Eu também aprecio o Licá, apesar das suas limitações!

    ResponderEliminar
  3. Também gosto do Licá.
    Também gosto deste texto.
    Também gostei do Mariano que tanto nos levava ao desespero, como nos dava pontos e golos importantes.
    Os problemas do Licá neste momento são falta de confiança e... Quaresma!
    O campeonato é longo e as competições a ganhar são muitas, pelo que ainda nos vai dar alegrias, como no inicio de época!
    Força Licá! Força FCPorto!!!!
    DMST

    ResponderEliminar
  4. É o tipo de jogador (a semelhança de Mariano) que qualquer plantel deve ter. Se um surto de diarreia varrer os defesas centrais, na ausência de outras opções, o treinador sabe que pode contar com ele, sem reservas, independentemente das limitações. Nunca o ouviremos dizer "Gosto mesmo é de jogar a 10" ou a 6, ou seja em que posição for, no banco ou na bancada. Admiro igualmenteestes jogadores!

    Zé Pedro

    ResponderEliminar
  5. O Licá não tem qualidade para jogar no Porto, é esforçado,trabalhador e portista de coraçao mas isso não basta !Mas a culpa não é dele, é de quem o meteu a jogar tanto tempo...

    ResponderEliminar



  6. partilho do elogio ao Licá - que nem sequer foi convocado para o encontro de amanhã, para a "ex-taça da bjeKa"® -, assim como do comentário do "miguel 24": a haver culpa, esta é de quem apostou nele para desempenhar uma função para o qual não é talhado. e o facto de, mais uma vez, o actual treinador o ter deixado na bancada, deve estar a dar-lhe uma 'moral' do caraças. quando regressar à equipa (se regressar), vai estar cá com umas 'ganas'...
    enfim... mais um 'mariano' para a nossa massa adepta cascar a torto e a direito, por muito portista que seja (que o é!).

    abr@ços
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  7. Do tipo quem da o que tem ,a mais nao e obrigado,mas contudo o cenas treinado para defesa direito,seria uma boa opcao

    ResponderEliminar
  8. Lucho deixa fcporto e vai jogar no catar.

    ResponderEliminar