22 janeiro, 2014

O ADEPTO PORTISTA

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Jorge Nuno Pinto da Costa diferenciou na entrevista ao Porto Canal, o Sócio, do Adepto. Para mim, que sou sócio desde 1990, fez-me um pouco confusão a teoria de que "nem todos" os sócios são "verdadeiros adeptos". Presidente, caro amigo, esses "espécimes" existem, mas são em minoria! Não tomemos a minoria pela generalidade!

Só em jeito de introdução, o adepto Portista tem duas aves raras e rapinas que ano apôs ano surgem. São os "Pipocas da Pré-Época", enchem a A29 com lancheiras e sal das praias de Espinho e Gaia, e depois vão em romaria para Aveiro ver a Supertaça, mas depois, no pico do Inverno, num FCP - FCP (um do Porto, outro de Penafiel), nem os vemos! E não foi pela hora do jogo...! E os "Pipocas da Festa", os que vão lá nas três últimas jornadas! O comportamento destes é sem tirar nem por o comportamento do adepto benfiquista (momentos de êxtase nos primeiros quinze minutos do jogo... e depois... enfim... uma mosca faz mais barulho!) pelo que, vou-me poupar em descrições.

O "berdadeiro portista"! O "berdadeiro", vai ao "belasquez", bebe um fino, "mama" um prego. Segue para o Estádio, "bota abaixo" outro fino no Lagoa, ou até no Pião! Gosta de ver a equipa a aquecer, e já conhece metade da bancada, e a bancada conhece-lo a ele. Não concorda com o P. Fonseca, mas, "o Presidente é que sabe". Vive ansioso por ir à "Luz". Antes do jogo, levanta-se e ergue o cachecol para ouvir o Hino. Soube primeiro o hino do que o AEIOU! Ele constantemente incentiva a equipa, insulta, assobia ao árbitro mas que no minuto a seguir diz "Vamos... isto é contra o árbitro, é contra todos! Vamos! Siga para cima dos gajos!". E quando a equipa joga mal? Quando a equipa falha passes? Não deixa ninguém assobiar! O "berdadeiro" é o gajo que se irrita em defesa da equipa, prega um murro ao melhor amigo se este estiver 90 minutos a dizer mal do F.C.Porto. É o primeiro a defender a honra da equipa. No entanto, é o primeiro a apontar os dedos e as responsabilidades, é exigente, é teimoso, é faccioso, é cego, mas é-lo, nos corredores dos "bastidores”, não o faz em painéis televisivos, em crónicas, em lamirés de entrevistas e em conversa de cafés com desconhecidos. Ele sabe, que acima dele está o F.C.Porto. Sabe que acima do lucro individual, está o colectivo, o F.C.Porto! Cala e consente, mas não é burro. Está cá, em mim, em si, em todos aqueles que no fundo sabem o que se passa. Mas descansem, o "Verdadeiro" não se irá transformar em um outro qualquer "adepto", porque o "Verdadeiro", sabe que o F.C.Porto em nada ganha com laivos individuais de afirmação. Os "Verdadeiros" motivam aqueles que com eles querem correr e suar a camisola, e ostracizam silenciosamente aqueles corpos estranhos. Sem levantar "ondas", sem "fazer correr tinta". Esta é a "estrutura do Porto", "esta é a Mística", isto, é "ser Porto”.

Posto isto, como o Presidente Pinto da Costa diz, “A TOALHA NÃO CAI AO CHÃO”. Assobiar não é ajudar. É desistir. Assobiar não é solução, é problema. Bom, vamos ser "carneirinhos" e concordar com o que achamos estar errado? Não. Todos temos "liberdade de expressão", "WE SPEAK FROM THE HEART..." (ok, ok... todos temos um Vitor Pereira em angustia com os passes perdidos, com os erros defensivos!) mas temos momentos e ocasiões para o fazer. Durante 90 minutos, somos o 12 jogador. Admitem que algum jogador dos onze vire as costas no relvado ao companheiro? Então, porquê fazê-lo nas bancadas?

Pensem nisso...!

Concluindo, achei curiosas algumas interpretações da entrevista do grande Jorge Nuno. O "Disse o óbvio!" – Exclamam uns. "Merece um Óscar"- Ironizam outros. "Justificou-se com as arbitragens! Inacreditável! Está ultrapassado!" – Vaticinam outros!

Quero só relembrar à navegação um excerto de uma entrevista feita em 2001 ao "Bi-Bota de Ouro", Fernando Gomes, ao Record:
    "Apoia a actual Direcção do FC Porto?
    – Tudo isto faz-me notar que os 20 anos [na direcção] estão a pesar muito em Pinto da Costa. Ele já não resolve nem ataca os problemas com a objectividade de outros tempos. O desgaste é evidente. É inegável o trabalho que fez, mas todos notam que há muito desgaste e cansaço. É natural. Qualquer pessoa na posição dele estaria nas mesmas condições."
Sabem o que ganhamos com esta direcção que estava desgastada e cansada? Pois...!

Ainda a procissão vai no adro... e já há quem queira lançar os foguetes...! Vamos com calma... "Pulinhos" na Madeira não conquistam títulos.

NOTA: Não quero diferenciar aqueles que sofrem em casa no sofá que, por razões económicas, geográficas, familiares ou de saúde, não se podem deslocar ao Estádio do Dragão. Ser portista é um estado de espírito, uma atitude, uma mentalidade. Apenas centrei a questão naqueles que vão ao Dragão por mais fácil a caracterização.

Este texto foi escrito segundo o acordo ortográfico tripeiro.

6 comentários:


  1. @ cativo

    clap! clap! clap! clap! clap!
    (som de palmas)

    a-d-o-r-e-i!

    fazendo parte do grupo do post scriptum, revi-me nas seguintes linhas, pois é esse o meu verdadeiro sentir do clube sempre que me desloco ao nosso teatro de sonhos azuis-e-brancos:
    «Antes do jogo, levanta-se e ergue o cachecol para ouvir o Hino. Soube primeiro o hino do que o AEIOU!»

    obrigado! por esta crónica.
    venham mais com esse níBel de Qualidade :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  2. Excelente, excelente, excelente!
    E... excelente!

    ResponderEliminar
  3. Texto fantástico , e certinho certinho certinho...;)


    Bibó Porto

    ResponderEliminar
  4. EXCELENTE! Na minha opinião, a reter: "Durante 90 minutos, somos o 12 jogador. Admitem que algum jogador dos onze vire as costas no relvado ao companheiro? Então, porquê fazê-lo nas bancadas?"

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Eu sabia que não me ias desiludir. Aplaudo de pé este texto.

    M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

    ResponderEliminar
  6. Modéstia á parte até pensei que falava de mim...

    ResponderEliminar