19 janeiro, 2014

O fim do ciclo (agora é que é!)

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Ciclicamente, nos últimos anos, tem acontecido um fenómeno muito curioso com o alto patrocínio da comunicação social que, invariavelmente, acaba da mesma maneira, com os resultados que se têm visto em campo.

Falo de um fenómeno que ocorre sempre que as coisas correm menos bem ao FC Porto. Assim de repente, lembro-me de 3 períodos em que tal aconteceu nos últimos 20 anos: no período entre 1999 e 2002, em que não fomos campeões; em 04/05 no pós-Mourinho; e em 09/10, ano em que o Hulk e Sapunaru foram suspensos por 4 meses, quando apenas o deveriam ter sido por 2 ou 3 jogos.

Há características comuns a qualquer um desses períodos. A principal e mais evidente, é a excitação incontida com que os anti-Portistas encaram estes períodos. Em qualquer um desses períodos, uma grande quantidade de palermas prenunciou o fim de ciclo do FC Porto, a “debacle” de Pinto da Costa ou o início do fim da hegemonia Portista.

Em 2002, e após 3 anos sem conquistar o campeonato, mas com interessantes campanhas europeias (quartos-final da Champions em 2000, vergonhosamente roubados em munique), para muitos palermas, o fim do FC Porto estava próximo. Infelizmente para eles próprios, os palermas lá tiveram de assistir a 2 anos completamente arrasadores do FC Porto. Entre 2002 e 2004, o FC Porto esmagou e humilhou interna e externamente. Foi campeão europeu de forma brilhante, ganhou a Taça UEFA, foi campeão nacional duas vezes consecutivas, arrasando completamente os clubes desses palermas. Os palermas lá tiveram de arrumar a viola no saco.

Em 04/05, após duas épocas estrondosas, o FC Porto passou por uma época verdadeiramente atípica, provavelmente a mais estranha dos últimos 30 anos. Com vários treinadores, muita instabilidade e asneiras várias, o FC Porto falhou o título. Ainda assim, num ano péssimo, fomos campeões do Mundo e lutamos até ao fim pelo campeonato, um campeonato em que se diga, o vencedor beneficiou como nenhum outro, de erros de vários arbitragem e em momentos decisivos. Foi o ano em que o estoril ofereceu 6 pontos à agremiação do colombo. Como de costume, os palermas excitados lá previram que o FC Porto estava prestes a ter o seu fim completo. Desta vez é que era, Pinto da Costa estava acabado, o sistema já não era o mesmo, o apito dourado tinha marcado o fim do domínio Portista no futebol português. Desta vez, a forma como o FC Porto respondeu aos ataques vindos de tantos e tantos palermas, foi arrasadora e mais estendida no tempo. 4 anos consecutivos, 4 títulos de campeão nacional, mais uma vez, uma hegemonia arrasadora. Mais uma vez, os palermas lá tiveram de adiar o fim de ciclo do FC Porto e, aziados, lá meteram novamente a viola no saco.

Por fim, em 09/10, a mesma coisa. O resultado foi o que se viu. Em 10/11, título de campeão nacional e Liga Europa conquistada, luzes apagadas, sistema de rega ligado, rennies em quantidades industriais para os estômagos mais sensíveis, uma azia do tamanho do mundo! Em 11/12, novo título de campeão nacional, nova alegria e nova vitória no galinheiro (naquele jogo em que podíamos ter ganho 4/2 se tivesse sido assinalado o lance de andebol do merdozo). Em 12/13, nova alegria, dos títulos mais saborosos que já tive. O fim do campeonato foi épico, o palerma-mor da agremiação ajoelhado, os palermas novamente com uma azia do caraças, vergados à superioridade do FC Porto. Mais uma vez, lá tiveram os palermas de meter a viola no saco.

O atual momento que vivemos, em tudo se parece com os 3 períodos anteriores que mencionei. Com a diferença de que (sim, jogamos pouco eu sei) ainda estamos em todas as competições com hipóteses teóricas de as vencer. Suponhamos que, por hipótese, perdemos tudo este ano. Já sei que a teoria catastrofista dos palermas anti-Portistas irá voltar. Será o fim de ciclo, o início da hegemonia de outros, a debacle completa, uma desgraça nunca antes vista. E esses mesmos palermas são adeptos de clubes que em 30 anos ganharam 2 campeonatos, ou que nos últimos 10 anos, com investimentos multimilionários e passivos bem superiores aos do FC Porto, por exemplo, apenas ganharam 2 campeonatos e algumas taças da liga. São mesmo idiotas estes palermas anti-Portistas!!!

Nota final: Este texto é dedicado a todos os anti-Portistas que são muitos por esse país fora, provavelmente, algum deles, lê este blog. Para vós, palermas de mer**, apenas vos dou mais um conselho: não enterrem já o FC Porto. Pode ser que lá para Maio, acabem com algo enterrado num determinado sítio e com mais uma grande festa na avenida dos aliados de azul e branco!

PS: Já o disse aqui neste blog em tempos, e volto a repetir. Com raríssimas e honrosas exceções, a forma como o FC Porto é defendido em jornais, televisões e demais meios de comunicação social é frouxa (para não dizer outra coisa!). Para a maior parte das pessoas que representam o FC Porto em programas ou crónicas de jornal, apenas uma coisa interessa: o cachet! A forma como um certo comentador afeto ao FC Porto gozou com um profissional do FC Porto (no caso o treinador) em determinado programa de tv, deveria envergonhar ele próprio. A forma como os outros comentadores se riram do gozo que o nosso próprio representante fez do seu próprio treinador, é paradigmática. Já não bastava termos milhões contra nós. Só faltava mesmo gozarmos connosco próprios em meios hostis ao FC Porto, para que os outros (os INIMIGOS) se possam rir à grande. Ou, se calhar, sou eu que estou a ver mal as coisas. É que quando se tentam armar em engraçadinhos comigo em relação ao FC Porto, com piadinhas ou outras palermices, há sempre o risco de eu mandar alguém para o car****. Pelos vistos, outros não pensam assim...

5 comentários:

  1. Olá RCBC,

    Antes de mais deixa-me felicitar-te por mais um grande texto. Sigo com assiduidade as tuas opiniões em comentários e os teus textos deste blog e identifico-me vastas vezes com o que dizes, tal como me revejo no que disseste agora. Há apenas um pormenor que discordo e me leva a vir cá comentar, que é o que dizes sobre a alegada atitude do Manuel Serrão. Reconheço claramente que a forma usada para criticar o Paulo Fonseca não foi a melhor, mas entendo realmente o que ele quiz dizer. Vejo mais aquelas palavras como uma revelação de frustração do que outra coisa, frustração essa que até eu vivo. Dói-me que durante 2 anos se tenha criticado tanto um treinador como Vítor Pereira, que vivia tanto o Porto como nós e que tentava conferir uma identidade aquela equipa, equipa essa que quando não podia falhar não falhou, e agora a este treinador completamente apático, que não demonstra qualquer reação e que parece que nem deste mundo é pelas análises que faz, se dê todo e mais algum crédito. Na minha perspectiva, isso é extremamente frustrante. Acho que as palavras do Manuel Serrão se entendem melhor se forem cruzadas com as do António Oliveira: não é este o Porto que conhecemos, não é este o Porto que queremos! O Porto tem de correr mais que os outros e deixar tudo em campo, e frente ao Benfica não foi o que aconteceu! Nem é o que tem acontecido em 90% dos jogos deste campeonato, e é por aí que algo vai mal. Aliás para ser franco, até as palavras do nosso grande presidente me deixaram um pouco desolado, pois se entendo que ele queira defender o treinador não entendo as desculpas da arbitragem no jogo do benfica. O porto não perdeu aquele jogo por causa da arbitragem, se viram o mesmo jogo que eu o nosso Porto simplesmente não jogou, e não foi porque teve uma super equipa pela sua frente, foi sim por não demonstrar garra, não correr e cometer erros de palmatória.

    Contudo, acredito que vamos dar a volta por cima, acredito que os nossos valores mais uma vez falarão mais alto , e claro está, Quaresma vai calar muita gente!

    Um abraço a todos,
    mistic

    ResponderEliminar
  2. Belissimo texto para belissima demonstração de portismo...
    Manuel Serrão, António Oliveira e esse grande filho de uma p*** que se diz portista, Guilherme Aguiar são uns vendidos ao centralismo provinciano de um páis mesquinho com quem tem êxitos!

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos,

    Obrigado pelas felicitações ao post.

    Caro Bluesky

    Tenho saudades de comentadores como o Dr. Pôncio Monteiro ou Rui Moreira, que os deixou a falar sozinhos em pleno direto… Comentadores para quem a defesa do FC Porto era a principal causa por que se batiam. Comentadores que não pediam licença para mandar à merda quem quer que fosse, mesmo que para isso tivessem de perder o cachet.

    Por isto digo, com exceções honrosas que também os há, o atual painel de comentadores de cronistas afetos ao FC Porto têm um apego quase visceral pelo dinheiro que recebem, sendo autenticamente uns cordeiros face às enormidades que se dizem em relação ao FC Porto.

    Quanto a Guilherme Aguiar, sinceramente nunca mais o ouvi porque simplesmente me recuso, por razões higiénicas a ouvir um anormal com voz de cadela com o cio que vomita ódio contra o FC Porto… Se Guilherme Aguiar defendesse realmente o clube já tinha mandado essa “coisa” para a real p*** que o pariu… Mas como para ele é mais importante o dinheiro ou os votos das câmaras onde concorre, ouve e cala todas as alarvidades, mentiras e imbecilidades que um anormal de meia tijela vomita pela boca fora.

    Infelizmente, gente com a massa de Pôncio Monteiro e Rui Moreira, é coisa que se vê pouco nos dias de hoje…

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. @ rcbc

    só para dizer que corroboro a tua crítica no geral. e que subscrevo o que escreveu o "mistic": foi a sua frustração a "falar" mais alto.

    hás-de convir que o discurso de Paulo Fonseca não pega, e que a expressão «confiança cega» foi um pouco mais de areia para os nossos olhos; então a parte de indirectamente assumir que deixará tudo para o último jogo... enfim...

    portanto, eu sou um dos que não levou a mal a rábula de Manuel Serrão. mais: não há exercício mais salutar do que rir-mo-nos dos nossos próprios defeitos (que os temos). e olha que trabalho num local os os adeptos "do Leixões" são mais do que as mães...

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  5. Caro Miguel

    Todos nós estamos insatisfeitos com muito daquilo que temos visto esta época…

    Todos nós no nosso círculo pessoal mais íntimo fazemos piadas sobre a nossa própria equipa, sobre as muitas asneiras do treinador, sobre a falta de jeito de alguns jogadores ou sobre certas e determinadas aquisições de jogadores…

    Fazê-lo em ambientes hostis ao clube, como a maior parte desses programazecos de tv, que na sua maior parte pretendem manchar e denegrir o nome do FC Porto, desde mentiras a teorias da conspiração parvas, é tudo menos contribuir construtivamente para a discussão à volta do clube.

    Já temos demasiada gente contra nós…

    Abraço

    ResponderEliminar