27 janeiro, 2014

Preocupado

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Muito sinceramente, e mesmo considerando o resultado positivo que permitiu o acesso às meias-finais da taça da liga, fiquei ainda mais preocupado e apreensivo com o jogo de sábado frente a um marítimo, que apresentou várias segundas linhas.

Mais do que a falta de funcionamento de alguns sectores, nomeadamente o meio-campo, aquilo que me deixa apreensivo é a enorme crise de confiança que se apoderou dos jogadores. Há momentos do jogo em que não sai um passe, não sai um arranque, não sai um remate, enfim, é um bloqueio a todos os níveis que nada tem a ver com a real qualidade de grande parte dos jogadores do atual plantel do FC Porto.

Quem me lê, e já são uns anitos disto, sabe que se há coisa que não gosto é de catastrofismos antecipados, de medos antes do jogo começar ou de previsões de que tudo irá fatalmente correr mal. O que é bem diferente de fazer um diagnóstico negativo ao que se vê em campo e dizer que ou se melhora muito, ou muito provavelmente as coisas irão correr mal.

Infelizmente, o meu sentimento neste momento é de enorme preocupação, tristeza e acima de tudo é um sentimento de enorme desconfiança em relação aos próximos meses, aqueles que vão decidir tudo da época Portista. Devo dizer que este é um sentimento raro ao longo de todos estes anos em que sigo o FC Porto.

Repito, não quero entrar em catastrofismos, nem contribuir um milímetro que seja para ruído inútil e que só prejudique e torne ainda mais instável a situação da equipa e do treinador, mas não posso deixar de dizer o que me vai na alma nesta altura. Por aquilo que vejo este é um FC Porto que consegue até ganhar a equipas de nível baixo, consegue também em momentos de transcendência vencer equipas de nível um pouco acima da média (vencemos no Dragão o scp e o braga), mas invariavelmente perde ou empata com equipas de qualidade similar ou superior. A grande verdade é que esta época o FC Porto não foi capaz de ganhar nenhum dos 4 jogos frente ao zenit e atlético madrid, não ganhou em casa a uma equipa austríaca que está em 4º lugar (em 10 equipas) no fortíssimo campeonato austríaco, nem foi capaz de ganhar ou sequer empatar em casa do slb (um estádio em que nos temos dado tão bem!). A grande verdade é que este FC Porto sempre que foi chamado a confrontos de elevado nível de dificuldade, falhou.

E este falhanço nos momentos decisivos tem a ver com as dificuldades que o FC Porto sente nos jogos de menor complexidade, mas que mal ou bem acaba por ganhar fruto das suas melhores individualidades. E é pelo facto de apesar de tudo o FC Porto continuar a ganhar os jogos de menor dificuldade, não fruto de grande valia coletiva, mas sobretudo devido ao facto de ter muito melhores jogadores, que faz com que o FC Porto ainda esteja em todas as competições com hipóteses teóricas de as ganhar. Um FC Porto em sub-rendimento desde praticamente o início da época, com um treinador pouco adaptado e muito criticado pela massa adepta, com muitos dos seus jogadores desmotivados e com a cabeça noutras paragens, mas a verdade é que depende apenas de si próprio no campeonato, está nas meias-finais da taça da liga e com o caminho aberto para as meias-finais da taça de Portugal, estando ainda na Liga Europa. O que seria da época do FC Porto se estivesse em condições normais a jogar melhor do que neste momento está? Se estando tão mal o FC Porto consegue manter-se na luta por todas as competições, o que seria se estivesse bem?

A grande verdade de tudo isto é que o FC Porto tem de melhorar muito (MUITO mesmo!) se quiser dar a volta a este texto cinzento que tem sido a época 13/14. Não tenho grandes dúvidas de que já no próximo jogo do campeonato, tem de ser um FC Porto muito mais dinâmico, muito mais dominador e seguro de si se quiser levar de vencida o Marítimo. Caso contrário, a desvantagem para o 1º lugar aumentará ainda mais e nem a pequena vantagem do “dependermos de nós próprios” se manterá.

Depois há as taças. E todos nós já percebemos que se ganharmos ao estoril nos quartos da taça iremos encontrar o slb nas meias-finais em dois jogos. Ou seja, teremos 3 jogos frente ao slb a contar para as taças. Será preciso melhorar muito para conseguirmos seguir em frente em qualquer uma dessas competições. Se há coisa que me deixa apavorado é suspeitar que o FC Porto pode não ser capaz de ser superior ao seu odioso rival em vários jogos. Não podemos desperdiçar o enorme capital de medo que o slb de jj tem sentido ao defrontar o FC Porto nestes últimos 4 anos. O FC Porto de Jesualdo, de AVB e de VP conseguiu quase sempre superiorizar-se ao slb de jj, criando um enorme pavor sempre que o FC Porto surgia no caminho do slb. Se nesta época tivermos desaires consecutivos frente àquela gente, todo esse capital corre o risco de perder-se.

Em suma, há que melhorar e muito. Já no próximo fim-de-semana temos um teste de fogo, num terreno tradicionalmente difícil e que servirá para a equipa demonstrar ou não que pretender lutar até ao fim pelo título de campeão, ou se pelo contrário irá agonizar no 3º lugar e escrever uma das mais tristes épocas dos últimos 30 anos... como gosto de dizer nestas alturas: têm a palavra os jogadores e o treinador!

5 comentários:

  1. Completamente de acordo com tudo o que esceveu mas sinceramente temo a desgraça, este treinador não tem capacidade para treinar o FCP e agora com a saída do Lucho ainda vai ser pior, é triste mas é a realidade.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo por completo, o PF tem de começar a mostrar mais trabalho, puxar pelos jogadores nos treinos melhorar os processos da equipa..É frustrante ver o Alex Sandro fazer tantas boas arrancadas e em 10 cruzamentos que faça não dá nada por falta de entendimento com os jogadores que aparecem na área!O Danilo está em má forma mas sabe que irá jogar sempre porque não tem concorrência no plantel.Para concluir não entendo a braçadeira de capitao ir para o Maicon em vez do Fernando!Continuaçao de bom trabalho

    ResponderEliminar
  3. Ó blue, fecha a janela. A Bet click já enjoa

    É, o tempo passa e as melhoras não aparecem. Sendo assim, isto tem de ir à Porto, mas o nosso Porto... Alma, raça, crença e acreditar sempre.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Concordo com tudo o que foi dito,mas acrescento que sempre que a equipa conquista algo,parte desse mérito vai sempre para quem está acima do treinador e jogadores. quando as coisas correm mal, porque não repartir o demérito com essas mesmas pessoas, ou estão lá só para colher os louros...

    ResponderEliminar
  5. A questão é que neste momento a crença que existe em alguns Portistas, nos quais me incluo, tem muito mais a ver com a história do clube, com os últimos anos e com aquela raça que distingue o FC Porto e que foi uma marca construída ao longo de 30 anos, do que com aquilo que vemos da equipa atualmente.

    O mês de fevereiro e as primeiras semanas de março vão definir muita coisa… A continuidade nas taças, na Liga Europa e a atitude no campeonato, já que estar atrás é muito mais difícil do que à frente, o grande mérito do FC Porto de VP foi nunca ter desmotivado e descolado muito da liderança… A ver vamos se este FC Porto é capaz de não desmotivar e não descolar os lugares da frente…

    O meu coração diz-me uma coisa… A razão diz-me outra… Nunca quis tanto estar enganado em relação a tudo isto…

    Abraço a todos

    ResponderEliminar