27 junho, 2014

OS ESPANHÓIS E OS PORTUGUESES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

I – OS ESPANHÓIS

Estou habituado a ver o meu clube vencer com a ajuda e o empenho de jogadores de todo o mundo. Apaixonei-me por Portugueses (Domingos, Maniche e etc.) com a mesma facilidade que me apaixonei por Brasileiros (Doriva, Jardel e etc.), Argentinos (Lucho, Lisandro e etc.), Colombianos (Falcão, Guarín e etc.)...

Brancos, pretos, amarelos, verdes (Hulk)... todos passam a ser azuis a partir do momento em passam a carregar aquela camisola.

Portanto, comigo não cola aquela coisa de "ah, isso de ter só portugueses na equipa é um sonho", ou então uma coisa ainda mais perigosa como "deveríamos limitar o número de estrangeiros na equipa".

Não escondo que me parece que, nos últimos tempos, o FCPorto não tem aproveitado a matéria-prima que produz no Olival. Mas isso não significa que o FCPorto se deva render aos jogadores portugueses só porque sim, independentemente da qualidade intrínseca de cada um. O que parece, repito, é que essa qualidade, ainda que parca, tem existido e tem sido mal aproveitada.

A questão dos Espanhóis não se reconduz, portanto, a nenhum destes chavões mais ou menos preguiçosos. A questão, do meu ponto de vista, é outra e bem mais séria.

O jornal "O Jogo" – normalmente especialmente bem informado no que concerne ao FCPorto – tem vindo a avançar com várias notícias que dão conta de conversações com vários portentos europeus, no sentido do recrutamento de jovens promessas Espanholas.

Até aqui nada a apontar.

O que se passa é que as notícias invariavelmente veiculam valores absolutamente astronómicos (como pagar 15 milhões de euros ou mais por jogadores sub-21?) e, por isso mesmo, inalcançáveis para o FCPorto dos dias de hoje ou avançam com o modelo de negócio "empréstimo por uma época".

E aqui é que a porca começa a torcer o rabo.

É que os tais empréstimos de que se fala não são acompanhados de cláusulas de compra do passe do jogador no final do contrato.

Pode dar-se, então, o extraordinário caso de o FCPorto contratar 1, 2, 3 ou 4 jogadores emprestados, jovens, bem pagos, que não conhecem o Porto, bons profissionais certamente, mas que não sentirão o FCPorto como algo de futuro.

Digamos que este modelo pode correr o sério risco de ser encarado como umas férias prolongadas em Portugal até chegar a próxima pré-época no colosso europeu de origem.

Arrisca-se, portanto, o FCPorto a ter jogadores potencialmente nucleares no onze base com a cabeça (e com "meio contrato") em Barcelona, Liverpool, Madrid e etc.

E, note-se, mais do que normalmente os jogadores já têm, tendo em vista que o FCPorto é, como sabemos, um trampolim de referência para equipas de topo na Europa do futebol.

É isto que me preocupa.

É isto que eu desejo, sinceramente, que não aconteça.

II – OS PORTUGUESES

A Selecção Nacional deixa o Brasil sem glória.

Penso que Paulo Bento deveria colocar o seu lugar à disposição, assumindo, assim, a responsabilidade pelo desaire em terras de Vera Cruz.

Não é que me pareça que possam / devam ser assacadas grandes culpas ao Seleccionador (à excepção da não convocação de Quaresma e Antunes).

Em primeiro lugar, a postura reservada, contida e previsível de Paulo Bento não é novidade para ninguém. Por isso a incapacidade demonstrada de afinar a agulha em função dos condicionalismos encontrados no Brasil - designadamente a nível táctico e de escolha de jogadores - não pode ser surpresa.

Em segundo lugar, convenhamos que a actual Selecção Nacional não é um portento. Também não é Ronaldo mais 10, na medida em que alguns jogadores apresentam um nível acima da média (Nani, Moutinho...). Mas a verdade é que uma selecção com Miguel Veloso, Raul Meireles em clara curva descendente, Hélder Postiga, Hugo Almeida, João Pereira, André Almeida, Vieirinha e Varela é, no mínimo, sofrível. Não abundam soluções.

Em terceiro lugar, o melhor do mundo apresentou-se neste Mundial visivelmente condicionado por uma lesão, em claro esforço e sub-rendimento. Um Ronaldo a 120% (como ele queria estar) teria certamente feito a diferença nos momentos chave.

Tudo isto é verdade, mas também é verdade que os líderes assumem a responsabilidade pelos falhanços e insucessos.

Mais tudo isto são considerações de um mero espectador (a minha selecção não participa em Campeonatos do Mundo).



Pedro Ferreira de Sousa

5 comentários:

  1. "a minha seleccção não participa em campeonatos do mundo"

    Impossivel finalizar de melhor modo.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Faz-me lembrar as declarações de um antigo presidente da Lazio de Roma - clube conhecido por ter adeptos de extrema direita, racistas até dizer chega - que afirmou: estou-me marimbando que a Lazio possa ter 11 negros em campo, desde que sejam campeões!!!!

    Sobre o CM, acho que Portugal - os conquistadores - fizeram a sua parte que foi ganhar ao Gana.
    A culpa foi dos incompetentes alemães que não golearam os americanos. Isso faz-se, carago????

    ResponderEliminar
  3. Neste Mundial foi mais 11 menos um...e a unidade a menos teve a suprema lata de dizer que os colegas não tinham qualidade para jogar com ele!

    ResponderEliminar
  4. Sobre a comitiva que foi representar Portugal ao Brasil,nada a dizer a não ser que milhões de tele espectadores olharam para eles como se fosse Portugal....Há duas coisas de que tenho medo: da ignorância e da indiferença.
    Mas o Mundo avança e em certos sítios nem as moscas mudam.
    Quanto a empréstimos a um ano, os juros são mais baixos mas também o investimento não pode render muito dado o factor temporal.
    Mas muito pior será o risco de ter um balneário com filhos e enteados....

    ResponderEliminar
  5. Em relação á prestação da selecção Portuguesa só tenho a repetir o que vá escrito noutros sítios - Quem os endeusou, é quem agora lhes aponta o caminho do inferno!

    Em relação aos espanhois nada tenho contra desde que prevaleça o profissionalismo e que obviamente não se desprezem os talentos que possam ser formados no nosso clube, o que manifestamente não aconteceu nos últimos anos embora o projecto da equipa B seja recente.
    Não me parece que o Atlético de Madrid seja um colosso europeu, além de que sinceramente espero que a SAD pare de fazer compras astronómicas e se possível venda alguns dos jogadores que por um ou outro motivo já não estão focados no FCP como por ex. Defour, Herrera e Jackson ou mais alguém que se mostre incomodado com o ar do Balneário.
    Há que exigir Atitude, Sentimento , Vontade e Profissionalismo a quem quer envergar a nossa camisola.

    ResponderEliminar