23 junho, 2014

XENOFOBIA E PARVOÍCES MENORES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Portugal é um país em que rapidamente se arranjam bodes expiatórios para os insucessos, sejam eles de que natureza for. O caminho mais fácil é sempre arranjar um culpado externo para o insucesso. Desde que nasci sempre me lembro de ter sido assim, no futebol português há 30 anos que os árbitros são os culpados do FC Porto ser um clube de dimensão mundial, bicampeão europeu e esmagador no domínio interno! Noutro plano, os culpados de Portugal em 40 anos de democracia ter ido 3 vezes à falência é dos alemães, em especial da Sra. Merkel, e nunca das más escolhas internas que foram feitas nesses 40 anos.

Vem isto a propósito de um fenómeno que considero execrável, ao nível de muitos que acontecem no futebol português há já muitos anos a esta parte. Desta vez com dois protagonistas exteriores à seleção nacional, mas que quiseram pôr o bedelho e defecar a sua sentença sobre o caso. A propósito da expulsão de Pepe, o melhor central da seleção nacional, titular do atual campeão europeu e um dos melhores centrais da Europa nos últimos anos (que já vestiu o manto sagrado e, claro, foi campeão nacional), após um mau momento, em que perdeu a cabeça após um lance de fita de um alemão, logo vieram duas “alminhas” gritar alto e bom som:
    “O facto de ele nem sequer ser português, creio que o deveria obrigar a ter outro tipo de comportamento, que não teve". José Mourinho
    “Pepe tem que saber que tem de ter uma componente muito fundamental que se chama-se disciplina de jogo!”. Dito por “um treinador que já foi agredido e enxovalhado por um jogador em pleno relvado, jogador esse que continuou no clube e até foi muitas vezes titular na época seguinte”
De facto, achei estas duas declarações deliciosas do ponto de vista jornalístico. Grandes parangonas foram feitas com estas alarvidades, um elogio quase unânime à crucificação de Pepe, o grande culpado pela derrota da seleção, que por acaso já estava a perder 2/0 quando tal sucedeu, após vários erros de muita gente.

Este seria o cenário perfeito mas, mesmo que a subserviente comunicação social o esqueça, convém não esquecer algumas coisas em relação a estas duas personagens. Em primeiro lugar, acho verdadeiramente incrível como as declarações do “Special One” tenham sido encaradas como normais pela generalidade das pessoas. Fossem ditas por um qualquer líder de extrema-direita já seriam alvo do lamento de muitos moralistas que por aí andam. Com que então, Sr. Mourinho, pelo facto do Pepe ser um cidadão português de pleno direito que por acaso nasceu noutro país que não Portugal tem de ter mais cuidado com o seu comportamento do que os nativos do país? Se fosse o William Carvalho, que por acaso nasceu em Angola, o Sr. Mourinho teria dito o mesmo? É inacreditável, mas enveredando por este tipo de lógica, podemos então dizer que um português que viva em França tem de se portar muito melhor que um francês de gema, ou que alguém que adquire nacionalidade tem de ter uma espécie de reserva moral que os nativos do país não têm? Tem piada que tudo isto venha de um país com tantos emigrantes espalhados pelo mundo inteiro. Chama-se a isto xenofobia.

Quanto ao “treinador que já foi agredido e enxovalhado por um jogador em pleno relvado, jogador esse que continuou no clube e até foi muitas vezes titular na época seguinte”, é preciso ter uma lata do tamanho do mundo! A excitação causada pelo sucesso na época que findou dá-lhe palco e possibilidade para dizer as maiores barbaridades à face da terra, com a generalidade do povinho (e com a bênção da comunicação social) a achar imensa graça. Portugal é um país que idolatra palhaços, mas que nem sequer homenageia génios como Pinto da Costa, é um país que adora a parvoíce, a demagogia, o populismo e a labreguice. Esse labrego tem, de facto, uma grande moral para falar “numa componente que se chama-se disciplina do jogo”. Um labrego que já agrediu polícias, jogadores adversários, que já mostrou 3 e 4 dedos a adversários derrotados e que finalmente integrou um jogador que o agrediu perante 10 milhões de pessoas, num jogo em que o mau perder daquela gentalha levou a que nem cumprimentassem o Presidente da República na hora da derrota. Quando se tem telhados de vidro e se atira pedras ao telhado dos outros, mais cedo ou mais tarde essas pedras fazem ricochete e caem-nos dentro de casa, estilhaçando os telhados de vidro!

PS: “Ele” dá entrevistas, “ele” viaja pelo mundo fora, “ele” dá conferências, “ele” é o maior do mundo e arredores. Agora “ele” acha-se o melhor treinador português, quiçá o melhor do mundo. Como nesta fase rareiam os temas com interesse desportivo (que para mim se resumem ao FC Porto), não posso deixar de fazer um pequeno apontamento a mais esta parvoíce do “melhor do mundo e arredores”. Espero que “ele” mantenha toda essa arrogância, esse ar de superioridade, essa ideia de que são favas contadas para o ano. Foi mais ou menos com base em moldes de arrogância semelhantes que apenas uns meses depois do título de 2010, essa besta levou 5/0 no Dragão e depois foi humilhado em pleno galinheiro com rega e luzes apagadas. Saibamos nós, FC Porto, trabalhar com os ingredientes que nos levaram ao sucesso, esforço, paixão, competência e MUITA HUMILDADE, e pode ser que para o ano não haja tantas entrevistas do “melhor do mundo e arredores”.

5 comentários:

  1. "Portugal é um país que idolatra palhaços,...é um país que adora a parvoíce, a demagogia, o populismo e a labreguice."

    Acrescento ainda mais: um país de parolos, sem noção do ridículo, em acelerada decadência...

    Não fossem uns quantos Rui Costas (ciclista), + o nosso clube quando está bem (a maior parte do tempo), e era para sair daqui a correr, e fechar a porta!

    ResponderEliminar
  2. http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3986271

    Não deixa de ter a sua piada...

    ResponderEliminar
  3. Mourinho é um parvalhão agenciado pelo inimputável Ricardo Salgado do futebol. A miserável classe de jornalistas que temos é que lhe dá o destaque que dá à generalidade de pessoas medíocres idolatradas pelo sistema.

    ResponderEliminar
  4. Miguel Monteiro24 junho, 2014

    ...perguntem ao eng. do penta...

    ResponderEliminar