25 junho, 2015

ATENTADO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


O FC Porto apresentou o seu primeiro e segundo equipamentos para a época que aí vem. Só me ocorre uma palavra: ATENTADO!

É um atentado à história do clube ter equipamentos como estes. O objectivo era ter o FC Porto nas bocas do mundo? Se era, foi conseguido... pelos piores motivos! Desde as mais variadas páginas de Facebook internacionais, passando por sites como o TheSportBible ou jornais como o The Independent, todos eles humilharam o FC Porto pela escolha de um equipamento... castanho! Aliás, quem humilhou o FC Porto não foram eles, mas sim quem escolheu este equipamento.

Relativamente ao equipamento principal, tenho pena que passe mais um ano sem ver um equipamento à Porto. Nas últimas duas décadas, têm sido constantes os atropelos à história e aos estatutos do clube. Se é certo que os estatutos foram alterados, também é certo que ninguém do clube pode ter o desplante de falar nos estatutos para justificar o que quer que seja sobre equipamentos. Então, vamos ter mais um ano sem um equipamento à Porto, como já disse. Como é um equipamento à Porto? Simples, muito simples. Camisola branca com duas riscas verticais azuis. É certo que no passado já tivemos o azul no centro... mas, vamos "homenagear" este equipamento, ano sim, ano não, sem que tenhamos um único equipamento à Porto nos últimos quase 20 anos?

Há muitas equipas que vestem de azul e branco, com riscas verticais azuis e brancas. Contudo, há uma que não precisa de ter o emblema para que toda a gente saiba quem é. Essa equipa É o FC Porto! Ora vejamos:

Outra coisa que me deixa espantado é promover o equipamento, relacionando-o com... cacau! FC Porto? Cacau? Qual a ligação?! Se eu trabalhasse no Marketing ou Branding do FC Porto, sei bem o que faria... depois de tanto disparate.

Um grande abraço a todos os Portistas... e que a bola comece a rolar!

17 comentários:

  1. 100% de acordo, SD Valadares.
    Eu pergunto-me: quando é que finalmente vamos homenagear os HERÓIS de VIENA ?

    O que é preciso acontecer para que isso seja finalmento feito?

    Só quero um equipamento à FC Porto.

    3 riscas verticais, frente e atrás, branco ao meio.

    Tudo o resto são invenções.

    ResponderEliminar
  2. Já nem vou comentar o resto: cor-de-rosa, camuflado, castanho cacau (?!), marselheses, etc.

    Para mim um clube, antes de vitórias e taças, é o seguinte: emblema, camisola, hino, marcha e bandeira.

    Isso é o que define o FC Porto.
    O seu emblema, o mais bonito do Mundo.
    A sua camisola, a mais bonita do mundo.
    O seu hino, o mais bonito do mundo.
    A sua marcha, a mais bonita do mundo.
    A sua bandeira, a mais bonita do mundo.

    POR FAVOR NÃO BRINCAR COM ISTO!
    Nestas coisas não se mexe.
    Já bastou termos os Filhos do Dragão durante uns anos na entrada da equipa.

    Por favor, respeitem o FC Porto!

    ResponderEliminar
  3. Rei Dragão25 junho, 2015

    Infelizmente o nosso clube anda á deriva (e não é de agora...)

    Além do equipamento, que realmente tem sido nos últimos anos um atentado á nossa história e ao bom gosto, só falta o MaxiCaceteiro ser oficialmente confirmado no nosso clube, para concluir de uma vez por todas que esta direção está totalmente louca.

    ResponderEliminar
  4. Tanto drama. O primeiro equipamento, o que realmente interessa, está assim tão mau? O resto é marketing. Não. Por acaso as camisolas rosinhas foram dos alternativos mais vendidos de sempre. O castanho é muito mau. Facto. Horrível. Mas o principal não está assim tão mau. Da mesma forma que o clube se adaptou aos tempos modernos noutras áreas esta é mais uma área.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Silva25 junho, 2015

    Histeria injustificada. A questão do equipamento castanho só prova que a sociedade ainda é muito retrógrada, isto porque o único motivo pelo qual não gostam do equipamento é pela sua cor. As pessoas abominam o castanho porquê? É uma cor como as outras. Eu gostava menos do alternativo do ano passado, por ser rosa choque e pelo próprio design, as riscas pretas tornavam o equipamento foleiro. Este castanho é mais simples, o castanho até combina bem com o azul, para mim os calções até seriam azuis. Se o FC Porto foi notícia por causa disso é por estupidez das pessoas, já vi imensos equipamentos mais foleiros, com padrões aberrantes, sobretudo em Inglaterra.

    Quando ao equipamento principal verdadeiramente à Porto, devo dizer que tenho 22 anos e não sei o que é isso. Já vi muitas camisolas, umas com mais riscas outras com menos. Há uns anos costumavamos ter muitas riscas, mais recentemente passamos a ter menos mas se isso está nos estatutos é algo a ter em atenção.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,
    antes de mais tenho a dizer que todas as opiniões têm de ser respeitadas e como tal respeito toda a gente que não gosta dos equipamentos, mas acho que o ataque brutal que têm feito aos mesmos (nomeadamente o castanho) é completamente injustificável. o futebol já não é os anos 80, tudo evoluiu desde aí inclusive os equipamentos das equipas. na minha opinião sincera eu adoro o equipamento castanho e já guardei o meu dinheiro para o comprar assim que for posto à venda com o patrocínio novo. não compreendo a atitude dos adeptos todos os anos a pedir a cabeça de quem desenha os equipamentos. por muito que custe a alguns, há equipamentos que gostamos mais e menos. eu pessoalmente nunca gostei do rosa, mas foi dos mais vendidos de sempre. isto tem tudo, no fundo, a ver com marketing e se há ingleses que criticam deixem criticar. eles já tiveram equipamentos bem piores na liga deles! alvo de chacota seríamos se tivéssemos um presidente que rasga contratos ou um treinador que fugisse para o rival por mais meia dúzia de euros. há coisas bem piores que um simples equipamento. para mim, basta ter o brazão abençoado para ser o melhor equipamento de todos. para finalizar, temos de respeitar todas as opiniões e esta é apenas a minha.

    Cumprimentos,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  7. Estou em completo desacordo com o facto de se dizer que o equipamento humilha o Porto. O que humilha o clube, são por exemplo, faltas de atitude dentro de campo, falta de ética na contratação de um jogador, etc etc. A cor da camisola nao é nem nunca pode ser razão para este alarido, por parte de um blog que é quase uma referência para os leitores azuis e brancos! Lembro-me do laranja, do amarelo, cinzento ou ate roxo! A cor do equipamento não pode nunca ser a razão pela qual apoiamos ou não o clube. O emblema é aquilo que faz a embalagem e é por isso q nos seguimos, porque lutamos. Se o Porto este ano ganhar, o equipamento passa ao lado de toda a polémica que tem sido vivida!

    ResponderEliminar
  8. Não entendo o drama e a histeria em volta do equipamento para por tudo em causa bla bla...

    ResponderEliminar
  9. Transformar uma jogada de marketing (futebol moderno, goste se ou não...) Em toda esta indignacao e um exagero! O autor não gosta mas havera quem goste, faz parte da situacao. Mas dai a por em causa tudo e todos e ridiculo e redutor.

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar
  10. O equipamento castanho, numa segunda análise, não me parece tão mão quanto à primeira vista, que teve um impacto chocante. A cor é incomum, mas cromaticamente combina com o azul.

    A alusão ao cacau é ridícula, descabida e mesmo surreal. Não há ponta onde se lhe pegar, a menos que seja uma alusão à Colômbia, que por sinal é a terra do café. Mas o departamento de marketing do Porto e, principalmente, o seu setor de marketing digital, redes sociais incluídas, tem vindo a habituar-nos a estas publicações disparatadas que deveriam passar por uma supervisão superior.


    Quanto ao equipamento principal, há uma coisa que tem mais de 20 anos sabe claramente; equipamento à Porto são duas riscas verticais azuis, num fundo branco, com risca central a branco, ladeada das duas azuis, e com o mesmo padrão nas costas. Esse é o equipamento à Porto, aquele que nos habituamos a ver ao vivo, sem ser pela TV, e nos posters e publicações dos nossos avós.

    ResponderEliminar
  11. Quanto aos equipamentos digo o seguinte: 1º Equipamento principal tem que respeitar a matriz histórica, aqui não há espaço para criatividade e afins... Há uma coisa que todos se esquecem de mencionar, a cor azul é só uma entre as inúmeras tonalidades de azul, o azul Real. 2º Qt aos alternativos é-me indiferente, são alternativos.

    Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  12. Eu ca gosto muito!!

    ResponderEliminar
  13. Bem, respeito que haja gente que nao goste das cores, dos padrões ou do feitio doa equipamentos. Mas será esse o nosso obstáculo para a época desportiva que se avizinha? Nao!! Na minha modesta opinião penso que temos problemas (nao é que considere os equipamentos um problema) bem mais graves para resolver, e espero que ai sim, estejamos todos do mesmo lado. Porque se ganharmos... O equipamento ate podia ser azul as bolinhas amarelas (os alternativos, claro!) que a mim não me faz diferença nenhuma.

    Abraço Tripeiro

    ResponderEliminar
  14. Não podemos ter pessoas a dizer que não sabem o que é o verdadeiro equipamento do FC Porto, que ora tem 3 riscas, ora tem 6 riscas, ora é a azul ao meio, ora é a branca.
    Um clube tem símbolos que deve honrar: hino, marcha, emblema, bandeira e camisola.

    A camisola do FC Porto tem 3 riscas verticais, duas azuis e a branca ao meio. Frente e costas.

    Ponto. Esse é o equipamento do FC Porto.

    Um clube que não respeita o seu equipamento, está doente. Ponto.

    ResponderEliminar

  15. - E, o que me dizem então do primeiro equipamento oficial, no inicio do século XX, branco com gola vermelha ?? ???
    ou dos equipamentos com mais do que 3 riscas verticais ??? o de 58 p.ex.

    - é uma discussão sem sentido! pois segundo as vossas doutas opiniões estavam mal, ofendiam o clube !!


    Já agora os equipamentos tinham de ser bitaite ! cada um mandava o seu bitaite, e o computador fazia um...




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os equipamentos grená tinham uma explicação muito lógica. Basta perceber um pouco da história do clube, saber o porquê de ser azul e ver em que data foram alterados para grená... Relacionando tudo isto com a história do país.

      Eliminar
  16. Para mim a camisola do Porto é e será sempre azul e branca, ponto.

    Em relação á alternativa, acho a deste ano muito bonita, a combinação de cores e as linhas gráficas estão muito bem concebidas.

    Todos os anos há discórdias, por isso é que os gostos não se discutem.

    Bibo Porto

    ResponderEliminar