05 junho, 2015

O MITO DO JOGADOR PORTUGUÊS.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O FC Porto assegurou já este ano os portugueses e portistas André André e Sérgio Oliveira. Boas notícias para a nação azul e branca, que sempre mostrou um carinho especial por este tipo de jogador, ainda mais pelos caxineiros. Saúdam-se as duas entradas: o primeiro por ser filho de quem é; o segundo por ser um produto da formação que saiu do clube e volta a entrar por mérito próprio.

Não obstante, permitam-me algumas reflexões sobre esta apetência e carinho pelo jogador português. Também eu sou fã, também eu sei que Viena e Gelsenkirschen se fizeram com uma esmagadora maioria de jogadores lusitanos, mas confesso as minhas dúvidas por esta facção radical adepta do jogador português e da “aposta na formação”. São os mesmos que acham que o Barcelona limpa a Europa há anos apenas por ter o Xavi, o Iniesta e o Busquets. Não por ter o Ronaldinho, o Messi, o Neymar, o Suarez, o E’too, o Henry, o Deco, o Ibrahimovic, o Alexis Sanchez, entre muitos outros craques que fazem a real diferença.

Que o FC Porto não aposta nas camadas jovens, isso é notório. Mas há muitos anos que não surge, tirando Ruben Neves, um atleta que se imponha sem margem para dúvidas. Queriam que se apostasse em Evanildo e em Hélder Barbosa, por exemplo. Um nunca logrou sair da Académica e o outro nem para titular do Braga serviu. Tal como Ukra, que teve que ir para o Rio Ave. Depois eram o Paulo Machado e o Vieirinha. Pese embora carreiras bem conseguidas e estruturadas, diga-se que hoje Vieirinha é o lateral-direito do Wolfsburgo. Houve também o tempo de Postiga e Hugo Almeida. A carreira posterior de ambos dispensa comentários adicionais. Castro sentia o Porto como poucos, mas o clube que o acolheu foi o Kasimpasa. Diogo Viana vai mostrando fogachos em Barcelos.

Depois vieram Josué e Licá, portistas, de sangue na guelra. Qualidade tinham, mas passado um ano era comum ouvir os adeptos dizer que com Licás e com Josués não íamos lá.

Agora o sonho é com Ruben Neves, André André e Sérgio Oliveira. Rafa também alimenta esperanças. Gonçalo e André Silva idem. Hernâni idem aspas. Não discuto a qualidade dos jogadores. Só digo que a bitola é alta e, por exemplo, para se ser ponta-de-lança de uma equipa como o FC Porto, o nível está estabelecido com um Gomes, com um Domingos, com um Jardel, com um Derlei, com um McCarthy, com um Lisandro, Falcao ou Jackson Martínez, tudo goleadores de nível internacional, world class.

Não vale a pena apostar no jogador português porque sim. Vale a pena apostar quando ele tem qualidade, como por exemplo Bosingwa, Meireles ou Moutinho. Ou Sérgio Conceição, se quisermos recuar uns bons anos. É a carreira posterior ao FC Porto que pode e deve, de facto, seguir de barómetro à real valia de um atleta.

Podem-se dizer, claro, que os primeiros anos de sénior são fundamentais e que, devidamente apoiados, alguns jogadores poderiam ter alcançado outro patamar. Verdade. Mas há um dado que falta na equação: no FC Porto não há tempo e, como se está a ver, duas épocas sem ganhar é um drama tremendo, com pedidos de cabeças à mistura. É fácil pedir portugueses no início do ano, mas mais fácil ainda é dizer, no final, que “se a vontade bastasse, estava lá eu”.

O FC Porto é o clube português de maior sucesso porque contrata os melhores jogadores e porque tem a melhor estrutura. Quem aposta em jovens é o sporting, com os resultados que todos sabemos. E mesmo o famoso Jorge Jesus só conseguiu ser campeão duas vezes seguidas porque despachou os Ivans, os Cancelos, os Andrés Gomes, os Bernardos e tantos outros que, tendo qualidade, não serviam para lutar pelos títulos.

Por isso, faço votos de que realmente estas novas contratações sejam uma mais valia real e inequívoca para o clube. Caso não sejam, devem ter o mesmo tratamento que outros estrangeiros que, muitas vezes, nem tempo têm de se adaptar ao clube. No FC Porto contratam-se muitos jovens na América do Sul, é certo, mas também é verdade que, não havendo qualidade e cabecinha, é certo e sabido que são vendidos (tal como os portugueses): Kelvin, Iturbe, Quintero provavelmente.

Um jogador português que mostre talento claro e capacidade de se impor ao mais alto nível, certamente não será desaproveitado. Esperemos que seja o caso desta nova vaga de portugueses no Dragão.

Para concluir, apenas a nota de que a época que se avizinha vai começar, dê por onde der, com o FC Porto por cima. Do lado esverdeado uma total incógnita; do lado vermelho, para já, uma hecatombe. Dinheiro angolano e guineense ao barulho, traições, declarações de quem se sentiu despeitado, promessas a um pai e toda um povo muito “ordeiro” enganado logo após o inédito “bi” em trinta anos. Quem diria que o rival faria um hara-kiri destes? No futebol, como na vida, nunca podemos dar nada por adquirido. Sem trabalho nada se consegue, mas quando os outros nos ajudam desta maneira, a responsabilidade e a obrigação aumentam. Na segunda circular, já se trata de uma novela de tiros, que deverá durar muitos e bons anos. O tal erro histórico, como já lhe chamam. A capital do Império dividida, por causa de um rapaz da Reboleira. E quando isso acontece, já sabemos que sai a ganhar: o FC Porto. Venha daí rápido a nova época!

Rodrigo de Almada Martins

7 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo Rodrigo e mais acrescento... tenho enormes dúvidas da valia do Sérgio Oliveira para o plantel... mas mesmo Enormes!

    Em relação ao André André, acredito bem mais no jogador. É um jogador raçudo, com poder de choque e razoável visão de jogo e essencialmente, completamente desenvolvido.

    Hernâni, também é uma mais valia clara e pode beneficiar muito de treinar com jogadores como os que treina e essencialmente se souber ouvir e aprender a decidir melhor, mas é já actualmente, um jogador muito útil.

    Nos casos concretos do André Silva, Ivo, Gonçalo e Rafa, tudo jogadores que deposito muitas esperanças, são jogadores que precisam de rodagem de 1ª Liga enquanto amadurecem para o FC Porto... defendo que todos sejam emprestados à 1ª Liga exactamente para crescerem e andarem assim até terem capacidade de voltarem e serem soluções, pois no imediato, nenhum deles pode ficar num plantel como do Porto e ambicionar ser titular ou uma opção séria... 1ª tem de que provar, em ambiente competitivo de 1ª liga (depois de já terem tido a adaptação aos seniores por 2 épocas na equipa B) que estão prontos para tal.

    ResponderEliminar
  2. O Porto é equipa com mais sucesso também por ter tido jogadores com msitica, q eram jogadores e adeptos tbm, que sentiam a camisola, q davam tudo em campo, q compensavam alguma menos falta de talento com empenho e trabalho, esta logica fosse usada atras entao jogadores como joão pinto, andré, jorge costa (e outros q agora nao me lembro do nome) nao tinham ido em 1º lugar para A e permanecido durante muito tempo pq nao tinha o talento suficiente para jogar lá. Axo eu, na minha mudesta opiniao, é q uma equipa nao é só feita de melhores jogadores (aka talentosos) é preciso tbm ter jogadores raçudos e carregadores de pianos.

    Mas nem é ai q quero chegar, o q quero dizer, é q nao foi só com os melhores jogadores q o Porto atingiu o sucesso, foi tbm com jogadores q nao sendo os melhores eram jogadores q incorporavam na integra os valores do clube (aka mistica). Alias, tenho para mim q foi essa conjugaçao harmonizada de jogadores talentosos e jogadores com msitica q teve na base de termos enormes equipas. Agora, nao vale a pena vir com os chavoes para mim, pq nao basta só jogadores talentosos, é preciso tbm ter outro tipo de jogadores. E o meu objectivo é ter um grupo, um nucleo de jogadores com essa mistica novamente (5 ou 6 jogadores), nao axo plausivel ter 11 jogadores da formaçao e portugueses, isso nao é possivel. Como tambem nao é possivel, e como se tem visto, 11 jogadores talentosos sem identificaçao com o clube (ou com alguma identificaçao mas depende dos humores do jogador).

    Espero bem q os jogadores portugueses q vem, que sejam aposta real do clube, da mesma maneira q essa aposta é feita com jogadores entrageiros (sul-americanos) com qualidade duvidas, em q sao aposta até ás ultimas fichas. É esse o ponto q me desagrada mais, para um jogador jovem da formação (portugueses) ter lugar na equipa A, tem de ser um fora de serie, e se nao dá nos primeiros jogos é descartado, e nao existe uma 2ª ou as vezes 3ª (caso kleber) oportunidade para o jogador, e o mesmo é logo colocado de lado (indo para emprestimos e sendo empurrado para sair), isso nao existe em outros casos "sensiveis" na SAD devido ao tal investimento do jogador (temos exemplos recentes, caso do reyes). Se ruben neves nao tivesse provado logo o seu real valor, já estava a ser colocado de lado da mesma maneira q josué, castro e por ai fora. Sobre um jogador em particular, tive muita pena q um jogador como paulo machado nao tivesse sido aproveitado no porto, era o prototipo de medio raçudo q já tivemos, podia ter sido um capitao de equipa, e como teve 1 ou 2 oportunidades e nao provou q tinha a tal qualidade (mas o q faltava em qualidade tinha em atitude), foi colocado num negocio pelo guarin e depois todos sabemos o q aconteceu ao guarin qd nao jogava, amuava. O q eu quero, é ver o meu clube a dar as mesmas oportunidades aos jovens da formaçao, e jovens valores portugueses em portugal, e esses jovens serem integrados aos poucos todos os anos (1 ou 2 jovens de cada vez) para se começarem a integrar e a beber do espirito do porto. O porto tem jovens de imensa qualidade na B e emprestados (caso do ivo), se nao os aproveita é um erro craço do clube. A formaçao na minha optica é mais importante para formar jogadores de qualidade, mas jogadores formatados com os valores do clube, e infelizmente esses jogadores nao tem tido muitas oportunidades nos ultimos anos.

    Mas concordo parcialmente com a sua visao, discordando em alguns pontos, e a analise tá bem feita sobre o jogador portugues q pretendemos para o Porto.

    ResponderEliminar
  3. No caso do André André, além da sua qualidade, se tiver metade da raça do seu pai então será um excelente reforço, mesmo que não seja titular, porque será daqueles que estará sempre pronto e dará tudo quando estiver em campo e isso faz a diferença. Um jogador que não precisa de escrever #somosporto e #semprepreparados ;)

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Uma nota o André Gomes está, neste momento, um enorme jogador. Vi uns dois jogos do valencia em que ele foi titular e sim sr, grande. Venha para o porto encosta qualquer médio ( herrera/oliver ).

    Depois tenho imensa pena que jogadores como o Castro tenham saído e espero profundamente que jogadores com o Ruben Neves, andré andré e gonçalo paciencia não sigam o exemplo do castro. Honestamente penso que lhes irá acontecer o mesmo, o que prejudica a minha "ligação" com o clube.

    No fundo, o que quero dizer é que não concordo consigo: ganhamos a champions com o maniche a jogar e ele nunca fui um enorme jogador, consigo ver o castro ali com um bocado de trabalho: dava era tudo por tudo sempre.

    First comment :)

    Bastardo

    ResponderEliminar
  5. Livrem nos da sportinguizacao e dos Candeias...

    ResponderEliminar
  6. Rodrigo,

    Resumindo, e muito bem, nós queremos é qualidade!
    Se forem portugueses e formados no clube, tanto melhor!
    Mas se formos campeões com 11 coreanos....está bem na mesma!

    Grande abraço....volta futebol, temos saudades!

    ResponderEliminar
  7. achas que o Rúben Neves tem a mesma qualidade do Castro para não conseguir fazer melhor?

    ResponderEliminar