30 junho, 2015

PREOCUPANTE...

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Os sinais e o receio de que nem tudo vai bem no reino do Dragão não são de agora, nem mesmo um mero reflexo de 2 anos de pouco sucesso desportivo.

Se há algo que não aprecio é cavalgar a onda das vitórias/derrotas para dizer que tudo está bem/mal consoante a bola que entra ou não entra. Qualquer organização tem as suas imperfeições e mesmo nos maiores sucessos há sempre espaço para analisar e criticar construtivamente o que está mal, assim como nos momentos mais baixos devemos ter a capacidade de não querer uma política de terra queimada a qualquer preço.

Dito isto, duas situações deixaram-me realmente preocupado:

Todos sabemos quem as proferiu e a gravidade das mesmas, em diferentes tabuleiros, sendo que neste momento a bola está do lado do Clube e de quem o dirige. Porque são afirmações graves de mais para serem ignoradas.

Se acharmos que qualquer individuo deste calibre, mais um dos parasitas que vive à grande à conta de outros e que ajuda a contribuir para o lixo em que se transformou o futebol negócio, tem o direito de arrastar o nome do Futebol Clube do Porto pela lama sem uma reacção digna desse nome da parte de quem nos dirige a não ser outorgar mais um Dragão de Ouro ao seu cliente Jackson “ainda nem sai do Clube mas só falo do Simeone” Martinez, é sinal de que estamos mesmo num momento historicamente difícil. E já nem quero falar do que se ouve por ai, de que o sr. Pompeo possa ter alguma razão no que diz, de que não sabemos mesmo nem metade do que se faz “em nome” do FC Porto...

A segunda questão é tão grave quanto a primeira e verdadeiramente surpreendente... Ou talvez não, depois das tristes figuras na flash interview do Restelo. É inconcebível que alguém que está desde 2005 no FC Porto, que é visto como uma das últimas referências do balneário, possa dizer nas entrelinhas que não respeita o seu técnico principal, dando-o assim a entender publicamente. Sem uma devida explicação, sem um enquadramento seja ele qual for, é absolutamente impensável que Helton possa continuar no FC Porto. Se alguém como o Jorge Costa foi “atirado” para Inglaterra por casos internos e “apenas” uma pública desavença aquando de uma substituição, o que podemos defender neste caso?

Outras coisas poderiam também ser dissecadas, mas penso que estes 2 episódios e a sua gestão será elucidativa de que Clube temos neste momento e se estamos minimamente alinhados com a nossa herança dos tempos áureos ou se apenas nos transformamos numa sombra anárquica desse FC Porto forte, disciplinado, rigoroso, quase infalível na gestão dos seus recursos humanos e que não deixava que nenhum elemento externo pudesse sequer beliscar o seu nome sem levar o devido troco.

Temos uma época decisiva pela frente, o contexto pode favorecer-nos mas, como dizia há 2 semanas, temos de fazer bem o nosso trabalho. Aguardemos portanto que tal seja de facto a motivação nº1 de quem manda no FC Porto.

Boa semana.

6 comentários:

  1. é realmente preocupante mas deste FC Porto não podemos esperar qualquer esclarecimento

    ResponderEliminar
  2. Preocupante porquê?!

    Mas o clube tem de responder a tudo e a todos na praça pública?! Esse pseudo empresário do JM que tenha vergonha na cara e esteja calado. O FCPorto tinha o negócio confirmado com o Milan, dinheiro entregue na hora e esse palhaço, decidiu mudar a agulha e fazer a cabeça ao jogador para ir para Madrid, para um clube que não é sério no cumprimento dos seus deveres, ou seja não paga a tempo e horas, como se pode ver pelo Falcão, que para termos o resto do dinheiro em dívida, impingiram-nos o Adrián Lopez!!

    Um clube ou empresa gere-se no seu interior e não no exterior!!

    ResponderEliminar
  3. As declarações de empresários valem o que valem. São mercenários do futebol que não se interessam por nada mais do que a comissão. Nem que para isso tenham que jogar sujo.
    Não sejamos ingénuos na inocência angelical do FCP.
    Temos fama de duros e incisivos nas negociações bem como durante muitos anos nos soubemos movimentar nas pantanosas áreas de influência do futebol. Não me acredito, nem sequer me cabe minimamente no pensamento, que algum dia compramos árbitros para ganhar jogos, como falam por aí à boca cheia. Agora se me disserem que fizemos o possível para vetar este ou aquele árbitro, já me acredito muito mais nesse caminho. O que aliás, até é público, assumido e respeitado no caso do Paixão.
    Já quanto ao Helton. pode não gostar do Lopetegui. É aceitável. É universal que num balneário com vinte e tal jogadores, nem todos morram de amores pelo treinador. Como tal, fez o que deveria fazer, e bem: calou-se.
    E não penso que seja assim tão grave, porque se reparar na entrevista, teve a mesma atitude ao falar do JJ ou do benfica. Pareceu-me mais uma empolação jornalística do que um caso propriamente dito.

    Só espero que para esta época, a SAD intervenha mais na comunicação, deixando para o Lopetegui a função para que foi contratado, que é treinar. Quanto a casos, deixem-nos ladrar.

    Cumprimentos,

    Hugo Mota

    ResponderEliminar
  4. É evidente que o FCP dos anos 80/90 e até da 1°decada do milénio não existe mais, tornou-se, para o bem e para o mal, mais internacional, mais urbano, menos provinciano, não me parece que vejamos o nosso Presidente a ter as mesmas atitudes daqueles anos. Agora o jogo desenrola-se nos sítios, lugares, espaços onde se ouça o dinheiro a tilintar, não nos admiremos, para a SAD, que um 2°lugar no campeonato paroquial, com uma partipação até aos 1/4 da Champions, seja mais atrativa e lucrativa que o 1° e a expulsão precoce da fase de grupos das mesmas competições. E como penso, também, que PC, embora velho ainda não está gágá... Estou expectante.

    ResponderEliminar
  5. Este blogue ultimamente parece o muro das lamentacoes! Que triste...

    Joao, Carcavelos

    ResponderEliminar
  6. Em resposta as preocupacoes deste blogue, os malandros da Sad já informaram da venda de Jakson. So falta responderem ao Pompeu, não e?

    Incredulo

    ResponderEliminar