22 junho, 2015

LISTA DE ASSUNTOS PENDENTES.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

  1. JACKSON MARTINEZ - Face aos interessados e à qualidade do jogador (provavelmente um dos 5 melhores pontas-de-lança mundiais), tudo o que seja um negócio abaixo dos 35 milhões (por exemplo 33 milhões + 2 por objetivos!) não será minimamente compreensível do meu ponto de vista. E já agora, caso saia para o Atlético Madrid, convém que o prazo de pagamentos não se estenda pelo mesmo período de tempo que no caso de Falcao.

  2. PATROCÍNIO NAS CAMISOLAS - Sinceramente, pensava que nesta altura já teríamos confirmação da empresa que irá substituir a PT, tantas foram as notícias de possíveis substitutos da empresa portuguesa. Ainda assim, não me importo de esperar mais uns tempos pela confirmação do novo nome que irá aparecer no manto sagrado, desde que, como é óbvio, esse novo parceiro pague mais que a PT e permita a penetração em mercados emergentes por esse mundo fora. Muito sinceramente, não me choca rigorosamente nada que seja Angola ou a China o novo patrocinador, desde que paguem bem e garantam maior penetração num mercado onde o clube não tem tanta visibilidade. Creio que os adeptos do Chelsea quando veem Abramovich investir centenas de milhões de € todos os anos no seu clube, não devem ficar especialmente sensibilizados com as várias acusações de que o magnata russo tem sido alvo ao longo dos anos, nomeadamente desvio de centenas de milhões de rublos em impostos ou então pagamentos milionários em troca de favores políticos e controlo de negócios no processo de privatização da União Soviética. Repito: haja alguém com atividade legalmente registada, disposto a pagar mais milhões que a PT e que permita entrada num mercado de muitos milhões onde o FC Porto possa beneficiar em termos de projeção internacional com todas as vantagens que daí podem advir, por mim está tudo OK.

  3. SUBSTITUTO DE DANILO - Recuso-me liminarmente a acreditar que o FC Porto irá pagar 2 milhões de euros líquidos (custo bruto de cerca de 4 milhões €) por um jogador de 31 anos que há uns dias atrás afirmou que o FC Porto ganhou um campeonato por causa de um golo em fora-de-jogo (a tal mentira repetida vezes sem conta, que até parece que já se tornou uma verdade dogmática). Recuso-me a acreditar que sabendo perfeitamente o FC Porto dos critérios apertadíssimos das equipas de arbitragem que, por exemplo, expulsam Fabiano ou Maicon antes dos 20 minutos em pleno Dragão (quantas vezes já aconteceu no galinheiro e alvalade?), arriscariam em partir para a aquisição de um jogador que provavelmente seria expulso em alturas determinantes da época sob o mesmo critério que nos últimos anos as equipas de arbitragem têm seguido em relação ao FC Porto. Recuso-me a acreditar que alguma vez o meu clube esteve interessado nessa personagem. Como é óbvio, o facto de recusar essa ideia não quer dizer que ela não seja verdadeira, sendo que se tal for verdade, apenas tenho a dizer o seguinte: o tempo investido nos esforços para a sua contratação é tempo perdido, sendo que se por acaso se confirmar a contratação dessa personagem será, do meu humilde ponto de vista, um tremendo erro a todos os níveis.

  4. CONTRATAÇÃO DO NOVO PONTA DE LANÇA - É uma das posições-chave de qualquer grande equipa e requer por isso cuidado acrescido na escolha dos seus intervenientes. O histórico de pontas-de-lança dos últimos anos é excelente, provavelmente, a posição do campo em que o FC Porto mais acerta em termos de contratações. Tal como nos casos de Jardel, Falcao, Jackson e tantos outros, teremos de contratar um avançado já com alguma experiência e cartel no campeonato onde jogam, não um avançado com potencial, mas inexperiente. A solução terá de passar por uma aquisição de alguém já com provas dadas pelo menos onde joga (Jackson já marcava muito no México, tal como Falcao na Argentina e Jardel no Brasil) e tal situação obrigará a pelo menos ter que desembolsar uns bons 10 milhões de euros na contratação de um novo ponta-de-lança. Investir num valor emergente, poupando algum dinheiro para depois potenciar mais tarde, não me parece uma boa ideia para a posição de ponta-de-lança.

  5. OUTROS - Evidentemente há muito mais situações pendentes para resolver até ao final do período de transferências, altura em que temos efetivamente a certeza do plantel com que vamos ficar. Que jogadores vão sair, que jogadores vão substituir esses que sairão, que destino dar às dezenas e dezenas de emprestados (ou excedentários, como é o caso da maior parte deles) e muitas outras questões. Tudo isto terá de ser tratado com muito cuidado para não cometer os erros dos últimos 2 anos. A boa planificação de uma época é fundamental para o sucesso da mesma, não pode haver dispersões para “coisas menos relevantes”, como por exemplo, a situação vivida nos 2 clubes da 2ª circular. A prova de que o que se passa na casa dos outros é quase irrelevante para o nosso sucesso, foi a época anterior em que o nosso maior adversário chamou-se FC Porto. Não nos esqueçamos das inúmeras vezes em que podíamos aproveitar desaires do rival e falhámos, nem dos pontos perdidos contra os boavistas desta vida que nos conferiram uma desvantagem que depois acabou por ser mesmo fatal no fim do campeonato.
PS: Gostei do que vi do novo equipamento principal!

5 comentários:

  1. concordo que temos tido bons e grandes pl (jackson, falcao, lisandro, benny, jardel, ate o postiga marcava quando ca estava) mas atençao que jackson no mexico nao marcava assim tanto quanto isso a epoca em que marcou mais golso foi a ultima e marcou 19, nas outras foi 6 e 9 golos em cada...
    acho que podiamos apostar no aboubakar e em gonçalo

    nao opinou sobre o caso de danilo pereira, trinco tambem é e sempre foi uma das posiçoes mais importantes no porto

    ResponderEliminar
  2. O nosso ponta-de-lança é Aboubakar, estamos bem servidos, e ainda temos o Gonçalo Paciência. Dois jogadores para a posição e ainda a hipótese de lá jogar o Bueno, o Adrian se não sair e temos o jovem André Silva da B que tem muita qualidade. Acho que não precisamos de reforçar essa posição, sobretudo porque acho que Aboubakar é craque.

    Quanto ao patrocínio é me indiferente, esse dinheiro não me cai na conta, nem sou gestor da SAD. Eles que se amanhem, já deram a volta a questões mais complicadas.

    Aguardo com expectativa para saber quem será o substituto de Danilo. Se for o Mayke fico contente, já o vi jogar e é muito bom mas há outros nomes que já foram falados que também me pareciam bons reforços. Maxi Pereira acho que não, íamos pagar um valor muito inflacionado pelo jogador, já tem 31 anos, é certo que tem muita experiência e fez uma excelente época, mesmo na Copa América está a jogar bem mas não me parece que seja o melhor substituto de Danilo. O FC Porto costuma comprar barato, valorizar e vender, lucrando desportiva e financeiramente, algo que me parece muito difícil (se não for impossível, tendo em conta salários e prémio de assinatura avultado) no caso de Maxi. Além disso para trintão já temos o Quaresma, um jogador caro para os nossos cofres.

    Se forem confirmadas as contratações de Danilo Pereira e Lucas Lima, acho que serão dois excelentes reforços que vão substituir bem Casemiro e Óliver. O negócio Casemiro foi formidável, tivemos o jogador por uma época e ainda nos pagaram dinheiro suficiente para comprar o seu substituo. Mais, quer-me parecer que Danilo rapidamente vai fazer esquecer o Casemiro, tem bom posicionamento, está sempre muito concentrado, tem boa qualidade de passe, é um jogador ágil, é alto, tem boa técnica para um trinco e ainda por cima é português. Não tem a mesma agressividade que Casemiro (que até exagerava muitas vezes), nem a mesma qualidade de remate, e não acho que terá a mesma importância nas bolas paradas ofensivas que Casemiro mas será mais fiável do ponto de vista defensivo, qualidade essencial naquela posição (vejam Fernando).
    O Lucas Lima é um jogador que faz falta ao FC Porto há já uns anos. Um jogador vertical, que transporta a bola, com boa técnica, visão de jogo, qualidade no passe e que marca golos. O Herrera do Mundial 2014 parecia ter tudo isto mas até agora no FC Porto não tem mostrado nem perto mas o Lucas é muito mais ofensivo que o mexicano e acho que nunca jogará no seu papel de 8 box-to-box, é mais um 8/10 sempre virado para o ataque. EM resumo acho que um meio-campo com Danilo-Herrera-Lucas Lima será muito interessante. Espero que venham os dois mas tenho quase a certeza que anúncios oficias de contratações só a partir de 1 julho.

    Já escrevi demais, peço desculpa se fui maçador.
    Fernando Henrique

    ResponderEliminar
  3. saídas, contado por baixo:
    60M - Danilo+Jackson
    6M - Casemiro
    sem contar com outras vendas como Andrés, Josué, Rolando, etc

    compras, avaliando por alto:
    5M Danilo
    10M Lucas Lima
    4M - André André+Sérgio Oliveira+Bueno

    Sobram 46M, dá para comprar um defesa direito por 10M e ainda ficam 36M para cumprir o orçamento e quiçá ter algum lucro na época que agora finda (de certeza que vamos ter porque as compras só vão ser oficializadas na próxima época). É convencer o Alex Sandro a renovar, guardar dinheiro para comprar o Tello e se possível abater no passivo.
    Se for assim acho que ficamos numa excelente posição, com um plantel bastante forte, bem colmatadas as saídas dos emprestados e provavelmente de Danilo (10M dão para comprar um excelente lateral direito), financeiramente bem (muito melhor que os nossos rivais da segunda circular), e a nível de futebol acho que vamos estar sempre melhores que os rivais porque Rui Vitória é mais fraco que Jesus e o próprio Benfica parece que vai perder jogadores fundamentais na última época, e Jesus no Sporting nunca vai fazer o que fez no Benfica simplesmente porque não vai ter jogadores tão bons, não há dinheiro para isso.

    Fernando Henrique

    ResponderEliminar
  4. “nao opinou sobre o caso de danilo pereira, trinco tambem é e sempre foi uma das posiçoes mais importantes no porto”

    Coloquei no ponto 5 onde refiro entradas e saídas do ponto de vista geral. Mas relativamente a Danilo não conheço o suficiente para opinar de modo definitivo. Espero é que confirmando-se a sua contratação seja o grande jogador que já li em muitos sítios.

    ResponderEliminar
  5. Parece que se "confirma" a saída do Martinez pelos 35€! Assim sendo, obrigado e felicidades, menos (hipoteticamente) contra nós! Excelente venda dadas as circunstancias!
    Quanto a jogadores que já entraram ou terão entrado, se o Bueno for o que se diz, parece-me que poderá sem importante, sem ser essencial.
    O Danilo, será contratado para ser titular no meio campo, pois o Ruben não tem (ainda?!?) estaleca e cabedal para a posição 6.
    Andre Andre e Sergio Oliveira (bom europeu) serão sempre incógnitas no FCPorto, embora melhores que Quintero certamente.
    A meu ver falta-nos o Defesa direito que rezo para que não seja o Maxi "Catinflas". Porque não tentar o Vieirinha que foi o defesa direiro MVP da Bundesliga?
    Precisamos de 1 central de categoria e\ou experiencia. Por mim regressava o Bruno Alves para dar liderança ao plantel.
    Guarda-redes: por que raio falam em novos GR todos os dias? O Helton não renovou? Não compramos o mexicano que me faz lembrar o Baia? O Fabiano, Bolat ou outro qualquer dos quadros não serve para suplente?
    Ponta de lança: só se aparecer um mega-negocio, senão temos o Aboubakar e o Gonçalo a querer mostrar serviço.
    De resto fica sempre por saber o que vai acontecer aos jogadores com mercado: Brahimi, Alex Sandro, Maicon.
    Abraço!
    DMST

    ResponderEliminar