09 junho, 2015

O DESPORTO DE FORMAÇÃO.

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

O tema que hoje vou abordar é o papel do desporto de formação. Na minha concepção, a base do desporto de formação é formar homens mas sempre conciliando com a performance desportiva e a capacidade de se tornarem atletas válidos dos escalões seniores. O caso da formação do nosso clube, acho que podemos separar o futebol dos restantes desportos. Se no futebol raros são os casos de atletas que conseguem saltar da nossa formação para a equipa principal, nas outras 3 modalidades, o panorama é claramente distinto. As 3 modalidades de alta competição (Andebol, Basquetebol e Hóquei em Patins) devem ter cada vez maior aproveitamento dos atletas oriundos da formação, visto que cada vez há menos investimento nos plantéis seniores. Analisando cada uma das modalidades individualmente, esta é a minha opinião:
  • ANDEBOL – Os últimos anos mostram um maior comprometimento de toda a secção em obter o máximo rendimento dos atletas formados localmente ou que incorporam o nosso clube muito jovens. A chegada à equipa principal e o papel que eles já desempenham, do Gilberto Duarte, do Hugo Santos ou do Miguel Martins, são o melhor exemplo da aposta da secção nos atletas da formação. A criação da equipa B foi mais um passo que está a permitir que os jovens possam competir em escalões de maior grau de dificuldade. Os títulos têm andado arredados destes escalões, mas ontem (domingo), conseguimos o 1º título ao fim de 11 anos, e parece-me que há nesta equipa margem de progressão para no futuro termos alguns atletas a alcançarem um lugar na equipa principal. No escalão de juvenis, o apuramento para a fase final não foi conseguido muito por culpa de 2 derrotas em casa perante os principais rivais (abc e águas santas), mas convém lembrar que neste escalão jogamos muitas vezes com atletas que este fim de semana se sagraram campeões nacionais de iniciados. No escalão de juniores, também com uma equipa muito jovem, foi também uma derrota em casa que nos afastou do apuramento para a fase final. Já a equipa B, foi composta maioritariamente por atletas da equipa de juniores, alguns deles ainda com idade de juvenis.

  • BASQUETEBOL – Quando no verão de 2012 fomos surpreendidos com a suspensão do basquetebol sénior, poucos de nós imaginavam a situação do basquetebol de formação. Tinha tido oportunidade de acompanhar alguns jogos e qualidade era coisa que não abundava e os exemplos que chegavam à equipa principal, eram os irmãos Diamantino e o André Boavida que, apesar de bons rapazes, deixavam muito a desejar no que à qualidade basquetebolística diz respeito. Quando no início da época 2012-2013 defrontamos o Desportivo da Póvoa para a Taça de Portugal, a diferença de qualidade era tão grande para o que estávamos habituados, que aqueles que comigo estavam no pavilhão, ficaram preocupados com o que estávamos a ver. Com o passar dos meses, a qualidade foi crescendo exponencialmente e desde esse dia uma nova realidade existe. Desde esse jogo na Póvoa já conquistamos títulos distritais, títulos nacionais e no próximo ano vamos estar de regresso à liga principal. Nesta época de 2014/15, a equipa principal revalidou o título da ProLiga contando por vitórias todos os jogos nesta competição. Na taça de Portugal, caiu perante um dos finalistas do campeonato da liga. A equipa B garantiu a promoção à ProLiga e discute no próximo fim de semana o título de campeão do Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, naquela que poderá ser a vingança sobre o Imortal pela derrota no CNB 2 na final do ano de arranque deste projecto. Os sub-18 foram meritoriamente campeões nacionais, seguindo o exemplo dos seniores, contando por vitórias todos os jogos. Os sub-16 foram campeões distritais e falharam no momento chave da época, a Final 4. Os sub-14 fizeram uma época menos conseguida, não alcançando a Final 4, mas o tempo vai levá-los a melhores performances.

  • HÓQUEI EM PATINS – A modalidade que me é mais querida, não tem conquistado títulos na base que o adepto do FC Porto gosta e está habituado, nem tem reforçado a equipa principal com atletas vindos da formação. Para que a mudança seja menos brusca e a integração dos atletas na equipa senior seja mais fácil, se calhar, faltará o degrau intermédio entre a equipa júnior e a equipa sénior. A criação de uma equipa B que fique posicionada na 2ª Divisão poderá ser uma ajuda importante para que os atletas da formação alcancem mais facilmente o plantel sénior como acontece. Os títulos nos escalões de formação também não têm sido abundantes. Na época passada, alcançamos o campeonato nacional de iniciados e esta época apenas garantimos o apuramento para a fase final de infantis e de juniores. No escalão júnior, não vejo neste momento nenhum atleta capaz de dar o salto para a equipa principal e penso que introduzir os nossos atletas juniores juntamente com aqueles que se tornaram seniores recentemente na equipa B com possibilidade de integrarem a equipa principal, seria uma mais-valia para o processo formativo destes atletas.
Reiterando a ideia que cada vez haverá menor investimento nas modalidades, só poderemos manter a competitividade se soubermos ser capazes de formar os melhores atletas e minimizar os degraus competitivos que separam os escalões de formação das nossas equipa seniores.

Até breve,
Delindro

3 comentários:

  1. 5Estrelas! Parabéns! Seja nos seniores ou na formação, queremos SEMPRE vencer!!!!
    Só uma correcção, penso que a decisão do II Campeonato da 1ª Divisão de Basquetebol contra o Imortal é amanha, quarta-feira. E eu quero actualizar o meu excel com mais um título...:)

    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. é domingo, João.

    A cidade de Vila Real volta a receber um ponto alto do calendário desportivo da FPB, já que depois da final da 1ª divisão feminina, agora é a vez dos masculinos decidirem quem irá conquistar o título da mesma competição. Imortal/Zoomarine e Dragon Force B vão disputar, no próximo domingo, pelas 19.45 horas, no Pavilhão de Desportos de Vila Real, o título de campeão nacional da 1ª divisão masculina. Para chegar a esta final, a equipa de Albufeira derrotou na final da zona sul o FC Barreirense, já os dragões venceram o Olivais no jogo decisivo da zona norte.

    ResponderEliminar
  3. Peço desculpa pelo meu erro. Tinha lido algures que o jogo seria amanha.
    Desculpem.

    Abraços.

    ResponderEliminar