23 maio, 2017

ANÁLISE À ÉPOCA – OBJETIVOS, SAD E TREINADOR.


Como é habitual, deixo-vos a minha opinião sobre a época que agora finda, nomeadamente os objetivos em cada uma das competições e o desempenho dos responsáveis técnicos e SAD. Foi assim a época do FC Porto:

CAMPEONATO NACIONAL – Pelo quarto ano consecutivo, o título fugiu ao FC Porto. Paralelamente ao que tinha ocorrido no 1º ano de Lopetegui, a verdade é que o FC Porto andou perto do objetivo inicial mas mais uma vez falhou nos momentos decisivos. Feitas as contas, a verdade é que o FC Porto de NES somou apenas mais 3 pontos que o FC Porto da época passada, o tal que segundo o Presidente “bateu no fundo”. É pouco, muito pouco, insuficiente direi mesmo, numa liga com tanta mediocridade do 5º/6º lugar para baixo, apenas fazer 76 pontos. Ao longo da época fui aqui explicando os fatores que conduziram ao insucesso final, sendo que agora apenas muito sinteticamente relembro o mais relevante:
  • Não é normal num campeonato haver 14/15 penalties não assinalados (unânimes para os 3 jornais desportivos) a favor de uma só equipa. Para além de outras barbaridades, como golos mal anulados, defesas a jogarem andebol ou sarrafadas que colocaram jogadores no estaleiro apenas valerem amarelos. Uma escandalosa e gritante dualidade de critérios sempre mas sempre com um único sentido: contra o FC Porto! Confesso e repito, nunca na minha vida vi um campeonato tão vergonhosa e intencionalmente inquinado para um lado. Foi demais!

  • Não é normal que o treinador dessa equipa, por sinal em crescimento, com jogadores jovens e após um ano anterior horrível, assobie para o ar durante toda a época, desculpando bondosamente os erros dos srs. do apito. Perante repetidas poucas-vergonhas, o discurso foi sempre o mesmo: envergonhado, tímido, branqueando e desvalorizando situações graves e repetidas contra a sua própria equipa e o seu próprio trabalho. Não percebo… ou se calhar até percebo bem o porquê desta atitude!

  • É verdade que NES desenhou uma equipa de facto bem organizada defensivamente, que em muitos momentos até apresentou bom futebol mas quando era preciso reagir forte aos momentos fundamentais baqueou. Continuo a acreditar que o FC Porto perdeu este campeonato quando não ganhou no Dragão perante os “porquinhos do couceiro” (quem não respeita o desporto, também não merece ser respeitado), um jogo que lhe poderia dar a liderança. Um adversário ordinário que pediu mais de 10 vezes a entrada da equipa medica, fez anti-jogo do mais nojento possível, mas um adversário que tinha de ser derrotado, pelo pouco futebol que tinha. Na 1ª parte desse jogo, o FC Porto falhou várias e escandalosas oportunidades de golo, provavelmente escreveu a sua própria “sentença de morte”. E para não variar valeu tudo na área do setúbal para impedir os jogadores do FC Porto de chegarem à bola, tudo perante a cândida complacência do sr. do apito e o bocejar tranquilo do sr. Espírito Santo. Foi aí que tudo podia mudar, que o rumo do campeonato podia seguir um caminho totalmente diferente...
CHAMPIONS LEAGUE (CL) – A única competição onde o FC Porto cumpriu o objetivo mínimo. Depois de ultrapassar, com mérito e competência, o playoff de acesso à fase de grupos, o FC Porto baqueou nos oitavos-final frente à Juventus, onde curiosamente apenas contra 10, os italianos marcaram golos. Ainda assim, quer financeiramente, quer desportivamente, não foi pela CL que época correu mal, longe disso até. Curiosamente, em 4 anos maus a nível interno onde apenas se ganhou uma supertaça e nada mais, o FC Porto em termos europeus tem mantido um bom desempenho, na CL quartos-final em 14/15 e oitavos-final em 16/17, na Liga Europa quartos-final em 13/14, derrotados pelo Sevilha que felizmente iria vencer a competição.

TAÇA DE PORTUGAL – Eliminação na 2ª eliminatória frente ao chaves num jogo que espelha bem a época. Vários penalties por assinalar, sendo que um deles me ficou na retina pelo choque que me causou. Perto do final do jogo, aquando de um livre direto, um jogador do chaves de braços no ar (ou seja, completamente fora da posição normal) coloca as mãos à bola impedindo o remate e o sr. do apito nada. Para além disso, a sensação de que se podia ter arriscado mais e saído de um número de equipa organizadinha, mas sem arriscar nada. Derrota dura e cruel nos penalties, onde o FC Porto continua repetidamente a falhar, o que lhe tem custado taças de Portugal (a final do ano passado foi mesmo perdida aí). Neste capítulo, como em muitos outros, total culpa própria e sinal da desorientação em que se tem vivido. Não se admite uma equipa profissional em situações de desempate, repetidamente falhar mais penalties do que aqueles que marca, mas enfim.

TAÇA SENHOR LUCILIO BATISTA (s.l.b.) – Último lugar de um grupo que incluía moreirense, belenenses e feirense. Não seria melhor nas próximas competições colocar o mínimo de jogadores seniores permitidos e os restantes serem juniores e jovens da equipa b?!?!?! É que assim, não era tão mau para o nome de um clube que nos últimos 30 anos foi duas vezes campeão europeu.

NUNO ESPÍRITO SANTO – Se no final da época anterior todos nós fizéssemos um exercício relativo à escolha do novo treinador do FC Porto, provavelmente ninguém lá colocaria NES como hipótese (nenhum órgão de comunicação social lançou esse nome!). Friamente, se fizermos um ranking com o top-10 de treinadores portugueses, NES não faria sequer parte desse ranking. Resumindo e concluindo, PdC “inventou” mais uma vez, quis fugir dos nomes mais lógicos e na altura disponíveis no mercado e os resultados estão à vista. É verdade que NES não fez tudo mal, houve coisas boas, momentos de qualidade mas o saldo final é insuficiente. Em termos técnicos e táticos, é verdade que não foi dos piores que já tivemos, porque em muitos momentos houve um jogo contínuo e agradável, mas em termos comunicacionais (e hoje em dia isto conta e muito!), NES foi um desastre do início ao fim da época. É impossível não nos lembrarmos da forma arrogante e decidida como Mourinho irritava os rivais com as suas conferencias de imprensa, da forma arrasadora com que AVB colocava no “cantinho” os nossos rivais ou até da forma galharda e corajosa com que Jesualdo, praticamente sozinho diga-se, defendia o clube nos difíceis anos pós-apito dourado. O discurso e a forma de comunicar de NES assemelhou-se a de um padre em plena missa de domingo, complacente, misericordioso e apaziguador. Há que meter uma coisa na cabeça: um treinador do FC Porto tem de ser odiado pelos rivais, isso sim é um bom sinal. Tem de ser feio, porco e mau!!! Gajos porreiros e nobéis da paz no futebol português?!?!?! Basta lembrar os 19 anos sem títulos do FC Porto para concluirmos o que ser um clube porreiro, com gente porreira nos levou nessas décadas de hegemonia do sul!

SAD – A principal responsável por mais uma época de insucesso desportivo a todos os níveis. Porque foi o Presidente da SAD que escolheu NES, porque é a SAD que define a política de contratações, vendas e construção do plantel. Demasiados erros na construção de um plantel desequilibrado, em que as principais lacunas não foram devidamente colmatadas. Será um erro pensar que despedir NES, elimina todos os problemas... Como não resolveu com o despedimento de Paulo Fonseca... Como não resolveu com o despedimento de Lopetegui... Como não resolveu com o despedimento de Peseiro. É tempo de uma vez por todas de escolher alguém para um projeto a curto e médio prazo, porque ter um treinador por época não augura nada de bom. Em janeiro de 2016 após o despedimento de Lopetegui, deixei bem claro quais seriam os treinadores portugueses com capacidade para assumir com êxito o comando técnico do clube, um deles acabou de ser campeão no Mónaco, o outro goza os milhões do milionário campeonato chinês e o outro deverá acabar num clube da Premier League, um campeonato onde verdadeiramente se joga futebol sem as manhas e nojices da Liga Portuguesa. De pouco vale a minha opinião, mas fica aqui registado que não concordo com a manutenção do perfil de treinador que se contratou nos últimos anos, ou seja, jovem, português, sem títulos e sem experiência em clubes de alto nível. Acho que o perfil devia ser outro, experiente, com títulos e fora da realidade mesquinha do futebol português, com um bom adjunto conhecedor da "realidade específica" do campeonato português com tudo o que isso significa (as manhas, as nojices, as cascas de banana). Mas como a minha opinião não serve de nada, os responsáveis do clube, profissionais muito bem pagos, que escolham e escolham bem.

ANÁLISE FINAL: Mais um treinador despedido. Mais uma escolha que se revelou errada. Estou muito preocupado com o futuro porque as coisas não se afiguram fáceis. É aflitivo constatar que a estratégia de há 4 anos a esta parte, é um treinador por época, erros e mais erros na aquisição de jogadores, erros e mais erros na construção de plantéis desequilibrados, um silêncio ensurdecedor em relação às arbitragens (que finalmente foi quebrado este ano por Francisco J. Marques), enfim, uma tristeza! Há muito por fazer, mas confesso estou triste e desanimado, com a sensação de que o novo filme será igual ao anterior, que por sua vez já tinha sido igual ao anterior, que por sua vez já tinha sido igual ao anterior e por aí adiante...

PS: A estação pública de televisão devia ter vergonha do jornalismo ordinário, sem isenção e nenhum tipo de respeito por todo o público (e que através dos seus impostos, lhe paga as despesas) que tem feito. Primeiro colocar imagens do Dragão numa reportagem de um processo de corrupção que nada tem a ver com o FC Porto, depois lançar a bonita, mas totalmente falsa, imagem de que rui vitória foi o melhor bicampeão da história do futebol português. Nem sequer vou mais atrás, mas recuando apenas ao bicampeonato de VP, em 11/12 e 12/13 o campeonato tinha 30 jornadas (e não 34), VP fez 75 pontos em 11/12 e 78 pontos em 12/13, ou seja, 153 pontos em 180 pontos (85% de aproveitamento). Em dois anos, rui vitória obteve 88 pontos no 1º ano e 82 pontos este ano em campeonatos com 34 jornadas, ou seja, 170 pontos em 204 possíveis (83%). Conclusão, VP foi melhor bicampeão que rui vitória pois conseguiu melhor aproveitamento de pontos, é lógico se em dois anos vitória dispôs de mais 8 jornadas, era normal que fizesse mais pontos. A isto se chama prostituição jornalística...

3 comentários:

  1. Ja viram a liga Real do Rui Santos ... BENFICA VENCE LIGA REAL!!! enfim como se isso valesse alguma coisa

    ResponderEliminar
  2. Caro RCBC,
    como a SAD anda, nem sei se um treinador com experiência iria singrar aqui.
    Sou da opinião que o próximo treinador tem "de dar" uma estalada a este rumo de acontecimentos.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Caro Filipe Ferreira,

    Neste momento, nem que viesse Guardiola ou Mourinho, seria sinónimo de sucesso garantido.

    É evidente, já há alguns anos, que o problema vai muito além dos treinadores, senão já tínhamos resolvido os nossos problemas, tal a dança de treinadores que tem ocorrido banco do Dragão.

    Há muito a resolver para além da escolha de um treinador: plantel é importantíssimo, continuação de uma estratégia comunicacional agressiva, mas desta vez concertada entre todos os funcionários do clube (ao contrário de NES, que parecia viver noutro planeta).

    Agora se o caminho da SAD continuar a ser o de “enfiar a cabeça na areia”, pensando que tudo se resolve com um qualquer “messias”, daqui a 1 ano estaremos todos a dizer exatamente as coisas e perante os mesmíssimos problemas.

    Que ponham as mãos à obra…

    ResponderEliminar