25 novembro, 2017

MAU JOGO, PÉSSIMO ÁRBITRO, VAR(OUBO).


AVES-FC PORTO, 1-1

O FC Porto fez, no meu ponto de vista, o pior jogo da época na presente edição do campeonato. O golo madrugador e alguma sobranceria levaram a que a equipa não tivesse a mesma postura que tem vindo a demonstrar ao longo da época. A equipa do Desportivo das Aves também esteve bem no relvado mas a mancha da noite vai para a equipa da arbitragem e para o VAR que só quis funcionar quando entendeu.

As grandes surpresas na convocatória do FC Porto foram Soares e Marega que regressaram de lesões mais ou menos prolongadas. O primeiro entrou de início. Assistiu Ricardo Pereira para o golo mas depois desapareceu do jogo. O segundo entrou na parte final da 2ª parte e mostrou que se tem entrado no início da etapa complementar, não teríamos que falar da displicente e infantil expulsão de Corona.


Por outro lado, fora da convocatória ficou Óliver Torres. Um sinal cada vez mais claro que o espanhol não faz parte das contas de Sérgio Conceição. Estará mesmo de saída?

Os azuis-e-brancos apresentaram-se na Vila das Aves com um 4x4x2. José Sá na baliza, o habitual quarteto defensivo, Danilo e Herrera no miolo e depois Corona e Brahimi nas alas no apoio a Soares e Aboubakar.

O FC Porto começou o jogo em grande. Rápido sobre a bola com boas movimentações, os Dragões chegaram ao golo aos 5 minutos. Recepção de Soares a meio do meio-campo avense que desmarcou Ricardo Pereira na direita. Este surgiu na cara de Quim e rematou para o fundo das malhas.

Sentia-se que o FC Porto iria marcar mais vezes mas logo a seguir a equipa da casa começou a reagir e teve várias oportunidades para restabelecer o empate. O Desportivo das Aves mostrava-se muito motivado e capaz de bater o pé ao Dragão, coisa que não se lhe viu em mais nenhum jogo deste campeonato. É obra! Com o benfica pareceram uns cordeirinhos.

Assim, aos 10 minutos, José Sá viu uma bola bater na trave a remate de Arango e minutos depois teve que sair corajosamente aos pés de Salvador Agra, evitando o pior. O FC Porto não conseguia traduzir em oportunidades/golos o domínio territorial.


Até ao intervalo não há mais nada digno de registo, apenas uns remates da equipa da casa para fora mas sem grande perigo. No descanso esperava-se que Sérgio Conceição operasse mudanças, principalmente a meio-campo, zona onde estava a perder o jogo. Além disso, com Marega no banco e Corona amarelado teria que se fazer uma melhor gestão.

Dito e feito. Corona, aos 52 minutos, deita tudo a perder. Inadvertidamente e lamentavelmente entra de pitões no tornozelo de Vítor Gomes quando já tinha um cartão amarelo. O árbitro de campo não viu o lance mas o VAR muito bem e atento dá a sinalética. Que competência! Bravo!

Corona é expulso e fica sem poder dar o contributo na próxima jornada. Vidigal aproveitou e decidiu lançar a equipa para o ataque, operando substituições nesse sentido.

Aos 62 minutos, num cruzamento da esquerda de Amilton para o coração de área, Vítor Gomes empatava o jogo de cabeça. Duro golpe para os Dragões. Em 10 minutos fica reduzido a dez e sofre o golo do empate.

Aboubakar ainda desperdiça uma oportunidade frente a Quim após desmarcação de Danilo e depois é substituído por Marega. O maliano deu outra frescura à equipa e pressionou bastante a defensiva contrária. Dignos de registo ficam duas investidas de Marega pela direita mas na zona de finalização não estava lá ninguém.


Até que em tempo de desconto surge a nódoa negra da noite. O competentíssimo e habilitadíssimo VAR, muito lesto a alertar o árbitro de campo para a falta de Corona sobre Vítor Gomes, fecha os olhos a um pontapé de Amilton na perna de Danilo dentro da grande área avense.

Um lance tão claro e tão visível em qualquer parte do campo é escamoteado pelo árbitro de campo Rui Costa em posição privilegiada para assinalar o castigo máximo e é completamente ignorado pelo cego VAR Bruno Esteves com todos os meios e afins ao seu dispor para decidir o que tinha que ser decidido. Grande penalidade de todo o tamanho!!!

Tão competente para decidir a expulsão de Corona e depois sonega uma grande penalidade clara sobre Danilo. Querem os árbitros paz e que se pare de falar de os criticar como se tem feito? Não é possível. Apitem o que tem de ser apitado! Porque isto é um roubo!

UM ROUBO! UMA VERGONHA! UMA ENCOMENDA!

O Dragão sai das Aves com dois pontos perdidos. Terá que reflectir e de produzir bem mais do que produziu neste jogo para vencer os seus jogos porque já sabe que depois surgem estas palhaçadas de VARES, de BARES e de MISSAS ORDENADAS.

O FC Porto vai agora preparar a receção ao benfica aprazado para a próxima sexta-feira e aos jogadores exige-se uma vitória sem espinhas no Dragão.




DECLARAÇÕES

Sérgio Conceição: “Vamos de certeza dar uma boa resposta com o Benfica”

O que faltou para a vitória?
“Faltou objetivamente que o árbitro tivesse assinalado penálti naquele lance. Além disso, na primeira parte, apesar de estarmos em vantagem, não estivemos tão bem como temos estado e como nos tínhamos preparado. Faltaram algumas coisas, especialmente em termos de posse e circulação de bola. O Aves teve uma ou outra situação em que conseguiu criar perigo, sempre à espera de um erro nosso, num bloco baixo.”

Expulsão e golo do Aves
“Na segunda parte há o momento da expulsão do Corona. É sempre melhor jogar com 11, acho que reagimos bem a essa expulsão, mas nós não temos de reagir, temos de agir. Temos de entrar como na segunda parte, ou em grande parte da segunda parte, e não o fizemos. Há um ou outro lance que será polémico, mas de qualquer maneira devíamos ter feito mais para ganhar o jogo hoje.”

Motivação do adversário
“O Aves estava motivadíssimo, vi o banco e os jogadores a festejar como se fosse a final da Liga dos Campeões. Deve ser porque estamos na Liga dos Campeões e porque o treinador do Aves tinha dito que lutamos por ela. Espero que o Aves lute sempre desta forma, com este brio e determinação que teve hoje.”


Responsáveis pelo resultado
“Não estava fácil, mesmo com botas adequadas para este relvado molhado os jogadores escorregavam com facilidade e muitas das situações tiveram a ver com isso, como quando o Felipe perdeu o equilíbrio. Senti que na nossa primeira fase de construção não era necessária tanta gente e faltava mais gente entre a linha média e defensiva do Aves, estávamos a criar-lhes poucos problemas. Começámos a melhorar com o tempo, a culpa deste empate é nossa e de uma infelicidade do árbitro e do videoárbitro, que não viram um penálti que na minha opinião me parece claro sobre o Danilo.”

Ponto da situação
“Continuamos invictos, no primeiro lugar. Independentemente do resultado dos rivais vamos continuar primeiros e abordar o próximo jogo como mais uma final, como abordamos sempre. O Soares, o Marega e o Otávio têm vindo a fazer um trabalho, a todos os níveis, para entrar na equipa a qualquer momento. Neste momento está toda a gente praticamente recuperada, o que é bom para o futuro próximo. Não gostamos de empatar, para nós empatar é perder, não estamos habituados e vamos de certeza dar uma boa resposta no próximo jogo com o Benfica. É em casa e queremos muito ganhá-lo.”



RESUMO DO JOGO

2 comentários:

  1. Só falta ser arbitrado pelo Bruno Paixão e o VAR ser um dos 7 padres amigos do clube da treta.

    ResponderEliminar
  2. E o presidente reagiu? Veio apontar este erro que desvirtuou a verdade desportiva? Calou-se! Esta Sad é uma vergonha e espero que os 3 anos que faltam do seu mandato passem depressa. É preciso sangue novo e gente sem medo de afrontar o polvo. Estes são uma acomodados que o pelas suas atitudes me envergonham como sócio.

    ResponderEliminar