13 novembro, 2017

O GRANDE MÉRITO DE FRANCISCO J. MARQUES.


Lembro-me bem da forma bem-disposta como a maior parte dos nossos rivais reagiu ao primeiro mail divulgado pelo Porto Canal, no universo Porto da Bancada, na altura uma troca de correspondência entre um ex-árbitro e funcionário da APAF de Braga e um comentador, por sinal diretor de conteúdos de um canal de clube, sobre “padres”, “missas” e árbitros muito promissores.

Não deixa de ser interessante como as coisas evoluíram ao longo dos 6 meses seguintes à divulgação desse primeiro mail… Já toda a gente percebeu que tudo isto não é apenas uma divertida troca de mails entre uns quantos personagens mas sim um caso muito sério que tem de ser investigado e levado até às ultimas consequências judiciais, sejam elas quais forem. Aquilo que se pede não é que ninguém seja condenado só porque sim ou por causa do clube A, B ou C, aquilo que se pretende é que toda a verdade seja apurada e que as respetivas consequências sejam devidamente direcionadas seja a quem for.

É indesmentível que o grande mérito de Francisco J. Marques foi efetivamente desencadear, através da divulgação de diverso material eletrónico, um processo que já atingiu uma dimensão bem superior àquilo que se poderia supor em junho, quando o primeiro mail foi divulgado.

Independentemente do resultado jurídico que tudo isso possa dar, julgo que já se obtiveram alguns resultados que, há alguns meses atrás, seriam impensáveis para qualquer pessoa minimamente atenta ao futebol português. O comunicado da Procuradoria-Geral da República foi bem claro:
  • SIM, foram emitidos mandatos de busca domiciliária e não domiciliária relativos a investigação em curso pelos crimes de corrupção passiva e ativa a vários elementos com ligação a um clube;

  • SIM, no inquérito investiga-se a prática, por parte de um suspeito, dos referidos crimes;

  • SIM, o assessor jurídico de um clube já foi constituído arguido;

  • SIM, a operação encontra-se em curso, contando com a presença de 4 magistrados do Ministério Público, 2 juízes de instrução e 28 elementos da PJ, incluindo Inspetores e Peritos Financeiros, contabilísticos e informáticos; e

  • SIM, o inquérito encontra-se em segredo de justiça!
Posto isto, com certeza não é por acaso que uma equipa de 34 elementos, por entre juízes e inspetores se encontra a investigar esse caso.

Aquilo que se tentou desvalorizar e até ridicularizar no inicio de todo esse processo transformou-se num sério caso investigado por várias dezenas de profissionais do Ministério Publico, uma secção do Estado paga por todos nós, é bom que se diga. Não é conveniente, nem sequer suposto que esta equipa de 34 elementos esteja a brincar às investigações. Todo e qualquer português espera uma investigação seria, célere e conclusiva, doe a quem doer, tenha as consequências que tiver, sobre quem for.

PS: Da mesma forma que durante os últimos anos critiquei muito a passividade comunicacional do FC Porto, com várias consequências a nível desportivo, nomeadamente, o total desrespeito por parte dos árbitros que não raras vezes gozaram com a nossa cara, agora tenho de elogiar o trabalho comunicacional feito pelo FC Porto, personalizado pelo seu Diretor Francisco J. Marques, bem coadjuvado pelos seus colaboradores, nomeadamente, os comentadores e moderador do Universo Porto da Bancada. Deve elogiar-se com a mesma rapidez com que muitas vezes se critica. Seria bom que TODOS os funcionários do clube, jogadores e treinador incluídos, honrassem e seguissem o excelente trabalho realizado por Francisco J. Marques nos últimos tempos. Se assim for, podemos até não ganhar, mas seguramente estaremos muito mais próximos do sucesso!

7 comentários:

  1. Caro RCBC, fiquei curioso com a sua última frase...é uma indirecta a alguém?

    ResponderEliminar
  2. verdade, verdadinha! Mas o ex diretor de comunicaçao semorpe foi um bocado panhonhas, alias basta ouvilo no porto canal para perceber que o paleio e semopre o mesmo fechando os olhos as criticas, as diferentes opiniuoes e tentando manter um statos quo de que o porto esta sempre bem, o resultadoi foi uma falha total na comunicaçao do porto para o exterior, aquilo que pcosta fazia e era o suficiente, passou a deixar de ser possivel ha uns 6 anos a esta parete e o porto parou no tempo. Sem op costa para argumentar nao existia mais ninguem, o ex diretor de comunicaçao ou nao tinha instruçoes para ser agressivo ou nao tem nem capacidede nem feitio para isso, felizmente retiraram no do lugar e deram lhe um cargo mais ou menos dourado no porto canal onde o seu portismo e evidente mas sempre dentro de que fazemos tudo muito bem quando algumas vezes nao e assim.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida. Espero que os 4 meses de atraso em com
    que as buscas foram feitas não tenham servido para a destruição de provas ......

    ResponderEliminar
  4. Completamente de acordo!

    Armando Pinto
    Memória Portista

    ResponderEliminar
  5. Caro Pedro Pinto

    Não é indireta a ninguém...

    ResponderEliminar
  6. Apenas a constatação de que o excelente trabalho de FJM deve ser seguido por TODOS sem qualquer exceção.

    Até agora os sinais são mto positivos,já se disputou 1/3 do campeonato mas ainda faltam 2/3,falta mto portanto.

    E é mto importante que se mantenha sp o foco no que é importante,sem teimosias e com mta competência e eficácia,algo que tem faltado nos últimos anos.

    Não quero mta conversa mas sim quero dentro de campo ver resultados e ações...

    ResponderEliminar
  7. Atsoc

    É verdade que os obstáculos à investigação surgiram e irão continuar a surgir mas se não acreditarmos na justiça e nas instituições k temos mais vale deixarmos de vez de nos preocuparmos com td isso...

    A ver vamos no que isso vai dar, esperando k todos façam o seu trabalho bem e rapidamente!

    ResponderEliminar