02 outubro, 2018

A HISTÓRIA DO FC PORTO JAMAIS PODERÁ ESQUECER…


Que me perdoem os restantes galardoados na gala dos Dragões de Ouro realizada no passado sábado mas sem sombra de dúvidas, há um Dragão que se sobrepôs a todos os outros, pelo merecimento (não que os restantes não fossem mas…), pela categoria (não que os restantes não tenham mas…) e pelo justíssimo reconhecimento de um trabalho de altíssima qualidade.

O FC Porto que terminou a época 2016/2017 era um FC Porto dilacerado por 4 anos de tantos e tantos desgostos, erros, equívocos e coisas estranhas no futebol português, muito estranhas aliás, mas já com sinais de serem um pouco mais do que simplesmente estranhas.

Era um FC Porto dilacerado por uma época em que a liderança esteve muito perto várias vezes, a mais flagrante das quais num jogo que jamais esquecerei enquanto Portista, o célebre jogo no Dragão frente ao setúbal onde o anti-jogo atingiu o nível mais ordinário de que há memória, mas que nunca foi alcançada. Um FC Porto dilacerado por imensos erros absurdos de várias equipas de arbitragem durante muitas (demasiadas!) semanas.

Um FC Porto dilacerado por 4 anos de seca, dilacerado por um ano traumático de Paulo Fonseca, que em Frankfurt nem sabia bem onde estava tal era a desorientação, dilacerado por uma eliminação traumática nas meias-finais da taça 2013/2014 frente ao seu “querido inimigo”, um FC Porto dilacerado pela final da taça 2015/2016, onde Helton, Chidozie e Marcano ofereceram 2 golos ao Sp. Braga.

Foi por isso um FC Porto traumatizado e financeiramente sob alçada da UEFA aquele que Sérgio Conceição herdou no início da época passada. É bom que jamais ninguém se esqueça disso e é claro que a história jamais poderá apagar o grande responsável pelo FC Porto não ter permanecido num jejum de títulos que poderia assumir proporções ainda maiores.

Não vou mais uma vez enumerar os vários méritos de Sérgio Conceição no “levantar” de um FC Porto moribundo e dilacerado por 4 anos de asneiras, erros e traumas. Mas confesso que fico espantado com algumas apreciações de alguns Portistas ao estilo e qualidade de jogo do FC Porto de Conceição.

Tal não significa que a partir de agora tudo se desculpe e permite a Sérgio Conceição. Não, não é isso. Mas deixa-me espantado que os méritos por quase todos apontados na época passada ao FC Porto, nomeadamente, equipa intensa, pressionante, com enorme capacidade ofensiva e excelente organização defensiva agora se transformem em defeitos de uma equipa que só fazer jogo direto e defende mal.

Existem obviamente problemas no atual FC Porto, vários deles que entram numa dimensão inexplicável nomeadamente a não inclusão de Soares na lista da Champions em detrimento de Adrian Lopez, mas discordo completamente de algumas críticas e ideias predefinidas em relação a Sérgio Conceição, que não correspondem de todo à verdade, nem são justas para com um treinador que devolveu o FC Porto aos títulos, mas sobretudo retirou o FC Porto do marasmo de incompetência e insucessos em que o clube estava mergulhado nos últimos anos.

1 comentário:

  1. tudo certo, mas SC tem de mostrar isso tudo que foi escrito e que nao e so um treinador de chicotada como Mota, nesta altura do campeonato SC esta a mostrar que so consegue agir na emoçao ora assim nao se ganham guerras, ganha se uma batalha aqui e ali , mas nao se ganham guerras. Ontem com acerto dos rapidos avançados dos turcos e tinhamos ido para o intervalo com tres a zero sem espinhas exatamente como com o liverpool ou ate como o besitkas. SC deve mudar e adaptar o seu sistema a realidade, para ganhar consistentemente nao se pode jogar com pontape para a frente em exclusivo, deve se preveligiar a posse em prograssao, deve se preveligiar o meio campo e quem sabe jogar a bola, depois deve se colocar no banco quem ja nao tem velocidade como maxi pereira. O nosso melhor avançado e claramente o andre pereira com gonçalo fariam uma dupla tecnica e eficaz mas SC tem aversao as jogadores da formaçao especialmente os que sabem jogar a bola. SC e demasiado quadrado na sua projeçao tatica, NINGUEM LHE TIRA O MERITO DE GANHAR O ANO PASSADO COM AS CONSDIÇOES QUE TINHA MAS E ASSIM QUE ELE FUNCIONA, PROVAVELMENTE NOUTROS TEMPOS PINTO DA COSTA TINHA O SUBSTITUIDO APESAR DE TER GANHO O CAMPEONATO, DEU LHE O BENEFICIO DA DUVIDA, MAS SC E TEIMOSO, ARROGANTE, CONVENCIDO MESMO A VER AS ASNEIRAS QUE FAZ, a arrogancia para com casillas que o salvou ontem foi incrivel ao dizer friamente que o gredes esta la para isso, pois todos od gredes estao la para isso e sendo assim os jogos acabariam todos zero a zero.

    ResponderEliminar