20 março, 2019

DEPENDER DE OUTROS, NUM PAÍS DESTES.


Não tenhamos a mínima ilusão, a partir do momento em que perdemos a possibilidade de depender apenas de nós próprios, após perder um jogo que não se podia perder de forma alguma, as coisas complicaram-se de uma forma não digo irreversível, mas quase.

Porque depender de outros fatores significa mesmo depender de todo o tipo de outros fatores, sejam eles desportivos, arbitrais, meteorológicos ou de outra qualquer índole (sim, no futebol português a natureza dos fatores parece por vezes ter uma abrangência maior que o normal...).

Quando foi a Moreira de Cónegos, o FC Porto defrontou uma equipa concentrada a 1000%, centro-campistas super-agressivos, avançados em pressão o jogo praticamente o jogo todo e defesas-centrais que limparam tudo e mais alguma coisa, pelo ar, pelo chão, à cacetada, à cabeçada, etc, etc. Este fim-de-semana, olhamos para o 1º golo sofrido pelo Moreirense e vemos que o defesa-central cónego deixa passar a bola por entre as pernas de forma quase ridícula permitindo o avançado ficar isolado, olhamos para o 4º golo sofrido e vemos os defesas após um canto numa sequência de ressaltos do mais palerma que pode existir permitindo que o adversário marcasse a seu bel-prazer. Depender de outros fatores é depender disso, de palermas, pinos e idiotas com uns, mas que se transformam em "Beckenbauers" com outros.

Depender de outros é depender de critérios diferentes no mesmo jogo, é depender de árbitros e VAR´s com diferentes graus de visão. É depender de uns com "olho de falcão" e outros que não vêm um palmo à frente dos olhos.

Depender de tudo isto, num país em que há vários jogadores que acusam (declarações em tribunal sob juramento) um agente de lhes tentar aliciar para perder um jogo mas que toda a gente assobia para o ar.

Depender de tudo isto, num país em que há um processo de corrupção relacionado com "e-mails" mas em que aquilo que se discute é a forma, quem e como divulgou os e-mails (quando nas escutas do apito dourado alguém se preocupou com o facto destas estarem no youtube há anos e anos?!?!).

Depender de tudo isto, num país em que há "mala ciao", "vouchers", "emails", "e-toupeiras", "operação lex"...

Em suma, é uma valente BOSTA ter que depender de outros num país destes. Pior, um campeonato em que já tivemos uma excelente vantagem mas que a perdemos de forma incompetente (é verdade, temos de ser sérios, ao contrário dos outros), só nos podemos culpar a nós próprios. Porque agora a depender de outros, as coisas ficam muito, muito difíceis. É uma sensação de frustração olhar para a tabela classificativa e perceber que o nosso rival jogou miseravelmente durante grande parte da época com um treinador que foi corrido (do qual segundo o Presidente os adeptos iriam ter muitas saudades) e com adeptos a pedir a cabeça de tudo e todos na estrutura. É difícil não ficar com azia.

PS: Paulo Gonçalves era assessor jurídico da SAD, representava o clube nas reuniões da Liga, andava sempre "debaixo das saias" de Vieira, dele se diziam maravilhas ao nível da competência e conhecimento jurídicos, mas... o que raio tem ele a ver com aquele clube?!?!? Nada! Um agente que negoceia a saída do treinador que foi corrido há 2 meses (mas que dele se diziam maravilhas) e que passa a vida com posts odiosos sempre contra o FC Porto, o que ele tem a ver com aquele clube?!?!? Seguramente, nada!

2 comentários:

  1. Pois, mas sera que SC nao sabe disso, sera que o ano passado nao se passou o mesmo, sera que nao perdemos com os toupeiras B em casa? sera que nao tinhamos 7 ou 8 pontos de avanço, sera que nao ganhamos em casa ao vitoria depois de dois a zero, sera que nao conseguimois ganhar fora a sporting, moreirense, guimaraes, sera que a falta de descernimento e teimosia de SC nao contribui para o que esta aconrtecer e o que aconteceu na epoca passada? SC ADORA TER BOA IMPRENSA, TEM A MANIA QUE E O MESTRE DA TATICA NUMERO DOIS. Repete sistematicamente as mesmas asneiras, lembro que no braga numa final da taça estava a ganhar por dois e ainda consegui perder a taça. Afinal SC aprende algom com os erros que tem cometido ao longo da sua curta carreira de treinador? A taça da liga ja era como o ano passado, os toupeiras como o liverpool apareceram varias vezes sozinhos ou quase em frente a casillas, vieram ao dragaoi jogaram da mesma forma que fez SC? cometeu os mesmos erros e perdeu.
    TUDO O QUE ESTA NO TEXTO E VERDADE MAS TEMOS DE GANHAR EM CAMPO , NAO PODEMOS DESPERDIÇAR 7 OU 8 PONTOS DE AVANÇO, NAO CONSEGUIMOS JOGAR PARA EMPATAR POR EXEMPLO CONTRA OS TOUPEIRAS? todo o jogador tecnico que apareça no porto SC poe no a aprender a tatica, desperdiçamos varios golos por falta de capacidade tecnica dos avançados, nao podemos viver de bolas paradas e pontapes para marega.
    TUDO ISSO E VERDADE MAS JA E ASSIM HA ANOS, PERDER 7 PONTOS DE AVANÇO? nao conseguir ganhar ao vitoria nem em casa? ao moreirende que esta a esvasiar a olhos vistos? Adoro o mar azul, o entusiamo, a vibraçao da emoçao, MAS SO ISSO NAO CHEGA E +PRECISO MAIS ARTE EM CAMPO E NAO SO POTENCIA PORQUE A POTENCIA AS BOAS EQUIPAS ARRANJAM NA,

    ResponderEliminar
  2. Ja agora...........
    quote
    José Mourinho: O Liverpool é uma excelente equipa, mas o FC Porto sabe os erros que cometeu e certamente vai trabalhar na sua correção.

    Sérgio Conceição: Erros?! Quais erros?
    unquote

    ResponderEliminar