01 março, 2007

Como funcionam as SAD´s

“O cantinho do Sr. António”

Vou já avisando que este post pode ser uma seca para quem não está interessado em perceber o funcionamento das chamadas SAD´s

Para que não haja cegueira, queria partilhar com todos os caríssimos Blues o contacto que tive com alguém que, para além de ter sido meu Director numa das empresas onde trabalhei, também foi director de uma das primeiras SAD´s do país, a SAD do Farense.

Não sei se o nome de “Juan José Hidalgo” vos diz alguma coisa, talvez sim, talvez não. E se eu vos falar em Presidente do Salamanca nos idos tempos em que lá jogava o queijeiro Pauleta, Taira, e Gioanella?? Já vos diz alguma coisa?? Pois bem, Juan Hidalgo, além de ter sido Presidente do Salamanca, com relativo sucesso, também foi (…e é) o Dono do maior grupo turístico de Espanha, a Globália. Esta é uma das mais importantes empresas de Espanha e gera biliões de euros de facturação, e em Portugal gerou só no ano passado 50.000.000 de euros. A Globália congrega em si o operador turístico Travelplan, a companhia aérea Air Europa, as agências de viagens Equador e Halcon Viagens.

Juan Hidalgo não estava satisfeito com o facto de possuir o maior grupo turístico de Espanha, e desejava estender o seu império além fronteiras, e tornar o seu grupo o maior da Europa. Como em França não se percebe muito bem o espanhol e as benesses fiscais não são muitas, optou pelo nosso querido Portugal, seguindo as pisadas de outras empresas espanholas que todos conhecemos: Corte Inglês, Zara, etc etc. O mercado turístico português tem como porta de entrada obrigatória o Algarve, e Juan Hidalgo sabia-o melhor que ninguém. Criou então a sua sede em Lisboa, posteriormente no Porto, abrindo as primeiras agências Halcon Viagens do país, só que lhe faltava visibilidade para o seu negócio, e como não estava na disposição de andar a comprar hotéis no Algarve (que não devem ser lá muito baratos) e muito menos construí-los de raiz (pior ainda), decidiu que seria uma boa estratégia de marketing adquirir grande parte das acções da SAD do Farense, e tornar-se assim num dos seus principais accionistas, dando grande visibilidade à Halcon Viagens pelas bandas da principal zona turística do nosso país.

Para o cargo de seu representante na SAD escolheu a tal pessoa (que eu falei no início deste post) e com quem eu tive contacto, e me pôs a par destas questões das SAD´s. Essa pessoa, a quem vou começar a tratar por Sr. X, lá começou a exercer funções na SAD do Farense, “sem perceber patavina de futebol” (palavras dele), com um único objectivo, defender os interesses do Sr. Juan Hidalgo e da Halcon Viagens em Portugal. E assim fez durante todo o tempo que lá esteve. O Sr. X a título de risota ainda se dá ao luxo de comentar em alto e bom som que no primeiro jogo que viu do Farense nem sabia qual era a equipa que representava “…pois eles (os jogadores) estavam a jogar com o equipamento alternativo e eu confundi-me”.

A empresa Globália ganhou uma enorme projecção, em pouco tempo, no nosso país, e rapidamente passaram a haver dezenas de agências Halcon Viagens, abriram em Lisboa e no Porto delegações do operador Travelplan, e a Air Europa passou a voar em parceria com a Portugália desde Lisboa e Porto para os mais variados destinos. Ou seja, Juan Hidalgo percebeu que a sua participação na SAD do Farense deixava de fazer sentido e que já não era necessária devido à enorme projecção que a empresa já tinha alcançado. A partir daí “foi um salve-se quem puder” (palavras do Sr. X). Juan Hidalgo deu ordens aos seus representantes para cessar imediatamente a injecção de dinheiro no Farense e prepararem quanto antes a retirada da SAD sem grande alarido, o que veio a acontecer poucos meses depois. Mas… surpresas das surpresas (!!), além dessa retirada estratégica, Juan Hidalgo ainda arrecadou 750.000 euros por parte das suas acções, pagos por uma empresa camarária criada à pressão para o efeito, a AMBIFARO, dinheiro esse que esteve sob investigação. Vejam mais aqui.

E quanto aos representantes do Farense Clube?! Esses, o Sr. X tratava-os carinhosamente por “ouve e cala”. E agora pergunto eu, alguém sabe onde está o Farense?? Pois é, não está em lado nenhum.

Espero que tenham ficado elucidados sobre como funciona uma SAD, e percebam agora o que tantas vezes eu, o líder Blue Boy, e outros iluminados Blues, aqui chamamos à atenção.

Saudações
Sr_Antonio

Psd – A título de curiosidade conto-vos agora uma história que o Sr. X conta constantemente com um agradável sorriso. Na sua primeira ida a uma reunião da Liga Portuguesa de Futebol como representante do Farense, o Sr. X diz que entrou por lá a dentro e que aquilo parecia a feira das vaidades com as televisões a entrevistar uns e outros e a ele ninguém lhe passava cartão, dirigiu-se então para a sala de reuniões e qual não é o seu espanto quando vê o nosso estimado Presidente Pinto da Costa a estender-lhe a mão e a perguntar-lhe: “Mas quem é o Sr.?”, “Sou o representante do Farense” responde ele. “Muito gosto.” responde Pinto da Costa e prossegue cumprimentando outros representantes de clubes.

Na ordem de trabalhos desse dia estava um assunto que dividia os Clubes Grandes (FC Porto, benfica e sporting) e os clubes chamados pequenos. O Sr. X diz que ficou estupefacto quando se interrompeu por momentos a ordem de trabalhos para um “coffe break” e todos os representantes vieram cá para fora, e enquanto conversavam pelos corredores entre uma bolachinha e um café decidiam qual a sua tendência de voto. O Sr. X viu-se novamente integrado na conversa de um grupo onde constava o nosso Presidente, e o Sr. X comenta então com ele (Pinto da Costa) “Sabe Sr. Pinto da Costa, estou indeciso em qual das moções hei-de votar, não percebo nada disto…”, e Pinto da Costa responde-lhe no seu jeito desassombrado: “Caro amigo, o Sr. diz que representa o Farense não é?! O Farense é um clube grande… muito grande!! Por isso já sabe qual deve ser a sua tendência de voto.”, piscou-lhe o olho e sorriu. E bastou, pois o Sr. X nem hesitou em votar na moção de FC Porto, benfica e Sporting, e na qual outros clubes acabariam por votar também.

Ai que saudades do nosso Presidente nesta velha forma.

13 comentários:

  1. blue:
    basta ver q o nosso JNPC tem até a tribuna presidencial mt menos concorrida, demonstrativo da sua baixa de forma.

    ResponderEliminar
  2. Olá**
    Penso ter lido já há uns tempos essa noticia, devido ao BES estar "ligado" a essa historia..e sei que me deu curiosidade sobre essa historia e fui à procura de informação sobre esse tema!

    Ao senhor x (como lhe chamas..) ele deve achar graça a este "apartezinho" : sobre as cores do equipamento do Farense! Possui uma história curiosa.. o clube foi criado sob a influência do Sporting Clube de Portugal, quiseram adoptar as mesmas cores dos leões, mas lisboa era bem mais longe do que é hoje (lolol) , e o único contacto com a equipa do SCP foi através de fotografias. Mas...naquela altura as fotografias eram a preto e branco, e os uniformes ficaram alvinegros.... lol

    ResponderEliminar
  3. Amigo sr_antonio, de um modo geral, caracterizaste muito bem o que é essa tal coisa de "$AD's"... conhecia muito por alto essa historieta do Farense porque já me tinha sido contada por um grande amigo algarvio, que me tinha dado algumas dicas sobre o 'modus operandi' da falência desportiva e financeira do Farense... sinceramente, não me admirei nada com isso, tal como agora não me admiro.
    Se de inicio, até porque 'ignorância' dava o beneficio da dúvida, há muito que abri os olhos, mantendo alguma ignorância sobre os assuntos de fundo, mas nos superficiais, são tantos e maus exemplos que correm todas as cores e credos, que já não acredito em nada do que dali vem.
    Essas tais $AD's, são na sua grande maioria, para não dizer, TODAS!, um meandro de sanguessugas e comissionistas... ninguém ali vai parar por gosto, mas sim unicamente por interesses, umas vezes mais que outras, camufladas.
    Basta ver as contas das $AD's em Portugal... tudo no vermelho, vermelho mesmo... mas a malta continua a comprar contentores de jogadores, a esbanjar dinheiro, a manter muitos 'chulos' na actividade, etc etc etc.
    Não acredito em nenhuma $AD... repito, em nenhuma!!
    Apenas acredito no clube, no meu clube, no meu FC Porto, porque ai, fala-se em paixão, amor~, lealdade e dedicação... fora disto, resta apenas a chulisse, os roubo, os desvios, o interesse, etc etc!
    aKeLe aBrAçO
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS1 - Parabéns por este bom tema de discussão... ao que parece, o interesse pelos comentários, não foi muito, mas o futebol não é só golos... é tb as questões laterais, e esta, é sem dúvida, muito importante nos dias que correm. Amigo sr_antónio, fazes bem, aliás muito bem em continuar com estas chamadas de atenção.

    PS2 - Quanto ao 'anónimo encornado' que anda por aqui nos últimos dias a tentar lançar a confusão, escusas de tentar... daqui não levas nada com esse discurso muito próprio da tua raça e espécie. Vai lá brincar com a tua turminha à Floribela, vai.

    ResponderEliminar
  4. Fonix, o post foi assim tão desinteressante?? LOLOL

    ResponderEliminar
  5. Bom trabalho sr_antonio um assunto em que muita gente ainda anda a dormir,

    S. A. D.- Sanguessugas anonimos desportivos ou senhores assacinos do desporto

    O Farense é um exemplo que mais tarde ou mais cedo pode acontecer a qualquer clube (sad), estes investidores aparecem do nada sem nimguem os chamar não percebem nada de futebol usão e abusão daquilo que não é deles e depois desaparecem sem mais nem menos e os clubes que se desenrrasquem.
    Isto deveria de servir de exemplo a todos aqueles clubes que ainda pensão torna-se numa sad.
    Por mim acabava ja hoje com a sad no F. C. P. ficava so o F. C. P. clube que vão mamar para outro lado.


    SAUDAÇÕES AZUIS

    DRAGÃO AZUL
    dragao.azull@sapo.pt

    PS1- Ainda não percebi porque que para alguns este assunto ainda é um especie de tabu acordem carago!

    PS2- sr_antonio a proxima vez que colocar este assunto acrescente os salarios (escandalosos) de alguns dos administradores de algumas sad pode ser que assim apereça mais gente a comentar, parece que anda toda a gente reçacada, tens que arranjar uns comprimidos daqueles que tu sabes para essa gente tomar... eheheheheheh...

    ResponderEliminar
  6. ola presidente e amigos blues;

    SR.ANTONIO,gostei muito deste post e claro do assunto que ele retrata...eu por um acaso ja tinha alguma noçao destas realidades que aqui tentas realçar...mas as SAS´S...foram criadas para isso mesmo...e muito mais...as SAD´S so tem um proposito em portugal,isto é,criar riqueza pra alguns XULOS da sociadade...mas cuidado com o que falas...pq como ja tiveste um pequeno "problema" com um video...por isso um conselho...cuidado!!!!

    PS:O PRESIDENTE,TOMA NOTA DISTO,A SAD DO PORTO E DE QUEM???MINHA??'TUA???NAOOOOOOOO!!!! E DA "EMPRESA F.C.P", E RESULTADO DISSO E DO SR.PINTO DA COSTA E DOS "ASSASSINOS" DELE...ESPERO QUE ENTENDAM A CHALAÇA....

    AQUELE ABRAÇO A TODOS E NAO TENHAM MEDO(MAS COM CUIDADO) AS LACUNIAS DESTE MUNDO DO FUTEBOL

    ResponderEliminar
  7. Boas malta, de facto isso é uma possibilidade mas para isso é necessário que um accionista tenha mais de 50%, tudo bem, mas nos dias de hoje é praticamente impossível grandes equipas fazerem rapidamente dinheiro sem ser dessa forma. Neste momento é bom que caiam na realidade e num futuro muito próximo para mim os nossos clubes grandes estarão a ser geridos por empresas espanholas não tenham duvidas disso pois aos poucos eles estão a aumentar o seu capital nos clubes.
    Outro grande exemplo é o PARMA .
    Parabéns Sr. ANTONIO grandes conhecimentos ai em VALE DO GRILO CITY

    ResponderEliminar
  8. Caro Sr António,

    Você enganou-se de certeza nos 50.000.000 euros, tem a noção que estamos a falar de 10 % do PIB????

    Tire uns zeros ao número, ou então, a sua credibilidade cai de imediato.

    Tenha cuidao, nem todos comem a banha da cobra.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. Ouve lá oh Blue Devil, cuidadinho com essa língua... banha da cobra deve ser a tua especialidade, caso tenhas dúvidas vê aqui: http://www.halcon.pt/halconpt/halcon/empresa.htm

    se tiveres o cuidado de ler vais ver que de facto não são 50.000.000, são ainda mais 56.000.000 ok?! Vê lá se tens cuidadinho com esses ataques rapaz

    ResponderEliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. E se continuares com dúvidas vê aqui o crescimento da empresa em 2003 e 2004 oh inteligente, grrrrrr:

    http://www.presstur.com/site/news.asp?news=1749

    Cultiva-te carago!! Em vez de andares aqui a dizer palermices... 10% do Pib?! Tu deves estar louco só pode, desde quando 10% do Pib são 50.000.000?! Isto há cada um

    ResponderEliminar
  12. ´é bem sr_antonio, bota esse (óbvio) lampiarto no sítio dele :)

    mas se fosse a ti tirava daí esse "p.s.", não vá a morgadinha vir a saber da coisa e arranja (mais) um processo ao nosso presidente por "influencia de voto"!!!! :)

    ResponderEliminar
  13. Obrigado pelas tuas palavras Gil, isto de facto há cada um que eu até me passo grrrr... enfim!!

    De facto já pensei nisso Gil, a Morgadinha se lê é bem capaz de o tentar acusar não só por influência de voto mas também por ter feito uma pausa para tomar café :)) isto hoje em dia já vale tudo, até arrancar olhos ehehehe
    Abraço

    ResponderEliminar