11 setembro, 2007

A bola vai começar a mexer dentro dos pavilhões

No próximo sábado inicia-se a Liga de Andebol. O Nacional de hóquei começa apenas a 29 de Setembro enquanto a Liga de Basquetebol só no dia 20 de Outubro se estreia. É verdade que o futebol já leva 3 jornadas mas já começava a sentir saudades da bola que mexe dentro dos pavilhões. O FC Porto, como não poderia deixar de ser, parte para esta nova temporada com enormes perspectivas de sucesso em todas as modalidades.

Todos sabemos que no futebol, o «TRI» já leva 3 rondas de inteiro sucesso com boas exibições e 100% de sucesso, logo em 3 jogos onde não conquistamos um ponto sequer na última época. Mas depois desta crónica ficarão também a saber que o nosso Porto procura os títulos de Andebol e Basquetebol ganhos pela última vez em 2004 e procura também o 7º título consecutivo no hóquei em patins, modalidade em que, uma vez mais, se aspira à conquista da Liga dos Campeões, ganha pela última vez em 1990.

A partir desta semana e em todas as terças feiras sem excepção, poderão consultar aqui no «livre de sete metros do lucho» todas as informações, todas as análises aos jogos das 3 modalidades mais queridas pelos adeptos Portistas, depois do futebol. Semana após semana será eleito por mim o treinador e o jogador que mais se destacaram no fim de semana anterior. Procurarei seguir alguns jogos ao vivo enquanto que outros seguirei via TV, rádio ou imprensa escrita.

ANDEBOL

Sábado, dia 15 de Setembro, começa a Liga de Andebol mas só no domingo (16h-Sporttv) joga o FCPorto. O seu jogo de estreia é no Restelo, pavilhão sempre complicado para quem o visita. O Porto de Carlos Resende, 3º classificado da última Liga vai procurar iniciar esta prova com a mão direita. Todos esperamos um grande jogo de Eduardo Filipe (grande reforço desta época), bem acompanhado por Candeias, Tiago Rocha, Solha, Martingo, Bosko e Ricardo Moreira. Deverá ser este o sete mais utilizado por Resende. Na pré-época o Porto demonstrou alguns problemas defensivos que deverão já estar solucionados pelo nosso técnico. A nível ofensivo o poder de remate de Eduardo Filipe, Bosko, Kavalenka e Álvaro Rodrigues poderão ser ajudas preciosas para silenciar o pavilhão do Belenenses. Na 2.ª jornada a 22/9 recebemos o São Bernardo com quem perdemos na pré-época. O Porto recebe o campeão ABC a 6 de Outubro e 11 dias depois é o Sporting que visita a nossa casa (Santo Tirso). O Benfica-Porto será disputado em 10 de Novembro, dia do meu aniversário... Esta temporada alimento grandes expectativas relativamente a esta equipa de Andebol do FC Porto e procurarei sempre que possível, deslocar-me a Santo Tirso. Espero dar sorte.

BASQUETEBOL

A liga de Basquetebol apenas se inicia em 20 de Outubro por causa do Campeonato da Europa de Selecções. Nesta 1ª jornada o FCPorto recebe o Vagos, novel participante nesta Liga, sendo que este jogo terá que ser disputado fora de Matosinhos uma vez que o FCPorto tem de cumprir o castigo de 1 jogo de interdição. Na 2ª jornada deslocamo-nos ao pavilhão do Ginásio Figueirense enquanto que com a Campeã Ovarense só jogaremos na 10ª jornada no dia 5 de Janeiro de 2008. Não participarão nesta prova Benfica e Queluz, ambos integrados na disputa da Proliga (uma espécie de 2ª divisão Nacional). Antes do início da Liga disputa-se a fase final do Torneio dos Campeões onde já está o FCPorto (dias 6 e 7 de Outubro) e no dia 13 de Outubro deverá disputar-se a supertaça entre FCP e Ovarense. A equipa de Alberto Babo começa a ganhar forma com as contratações dos Americanos Hameed, Gentry e Levett e dos Portugueses Jorge Sing e João Figueiredo. Continuam Marçal, Cunha e Sobrinho enquanto que as principais baixas são as saídas de Mascarenhas e Blanks.

HÓQUEI EM PATINS

O Campeonato Nacional de hóquei em patins inicia-se em 29 de Setembro com o FCPorto a receber o J.Viana, adversário que se reforçou com qualidade neste defeso. Há que integrar com a devida antecedência os reforços André Azevedo (4 jogos de castigo para cumprir) e Ricardo Oliveira (Caio) numa temporada em que não jogarão no FCPorto dois grandes jogadores, Pedro Gil e Reinaldo Garcia. A equipa de Franklim Pais busca o heptacampeonato, depois do feito inédito alcançado na última época com a conquista do hexa. O Benfica de Carlos Dantas manteve a estrutura e será o principal opositor dos azuis e brancos. Em Fânzeres, casa do FCP, vamos continuar a poder contemplar valiosos jogadores como Edo, Filipe Santos, Reinaldo Ventura, Ricardo Figueira, Pedro Moreira, Jorge Silva, Emanuel Garcia e Nelson Filipe. Dia 22 de Setembro (15h, pavilhão Infante Sagres) disputa-se a supertaça entre FCPorto e Cambra, jogo em que o FCPorto tentará obter o 1º trofeu da época perante um adversário menos cotado. No próximo fim de semana, o FC Porto disputa o torneio do Pasteleira onde também marcarão presença a Oliveirense de Tó Neves e o Óquei de Barcelos. Na 7ª jornada do campeonato o FC Porto visita Barcelos e 4 dias depois recebe o Benfica, jogo agendado para Fânzeres no dia 7 de Novembro às 21 horas.

AGENDA DO PESSOAL DO BLOGUE


Sei que não me deixarão ficar mal, nem sequer o Porto-Marselha da Champions agendado para 6 de Novembro irá ser um problema. Pois bem, anotem aí na vossa agenda que dia 7 de Novembro (4ª feira à noite, 21h00) vamos todos a Fânzeres ver o Porto/Benfica em Hóquei... Blue Boy, Estihaço, Paulo Pereira, Miau, Caxana, Bicho, Jorge Aragão e todos os demais interessados, não podem faltar... E já agora vejam este vídeo de um FCP-SLB em hóquei que nos deu o hexa em Abril deste ano e deixem-se contagiar pelo fantástico ambiente.

ps - Sábado passado na Luz aos 87 minutos Portugal ganhava à Polónia. Aos 88 minutos um frango de Ricardo deixou Scolari desolado. Eu acho que eles se merecem. Falando agora de coisas importantes, os juniores do FCPorto empataram em Braga 0-0 enquanto os juvenis, depois do 0-0 no recinto da Sanjoanense, bateram fora o Tourizense por 6-1. A terminar, sempre vos digo que já tenho o bilhetinho mágico para o FCPorto-Liverpool (Champions League) do dia 18 de Setembro.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

ps - [nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 5 novas imagens (total: 171 slides)… passem por lá para confirmar.

14 comentários:

  1. Esta na altura de começar a ganhar td de novo carago....

    Falta so uma cena ....

    Pk nao uma team de Fut sala, o Porto não arranja pavilhão o team mesmo...

    abraços-_

    ResponderEliminar
  2. Lucho, obrigado pela convocatória, só se existir algo de força maior senão lá estarei.
    Depois, na altura afinamos o encontro.
    Força Porto e ... um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, é neste espaço k se encontra a actualidade - minuciosa, diga-se - sobre as amadoras do FCP. E o que se pode esperar de mais uma época? Nada mais nada menos do k o título, em todas elas. Claro k será dificil, as para os Dragões não existem impossíveis. Aposto k este teu espaço, Lucho, rapidamente será uma referência na blogosfera, com os resultados e peripécias dos encontros com lugar e data marcada: todas as 3ª, religiosamente!

    ps: será muito dificil a minha comparência, no dia 7 de Novembro, mas como disse acima, para os Dragões não existe a palavra impossível:)

    ps2: tb eu gostava de ver o Porto a ter uma equipa de futsal. Sempre era mais uma oportunidade de humilhar a macacada sulista, retirando-lhes a hegemonia. E alguém acredita que não seria assim?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. boas,

    obrigado pelo convite lucho ,mas é me impossivel ir devido á minha actividade profissional estar em fanzeres.

    recordo-me quando lá estive no ultimo jogo com o barcelos na conquista do bi-campeonato com o amigo blue boy....nem conseguiamos respirar tal era a enchente mas fico a torcer por vcs


    abraço

    ResponderEliminar
  5. Lucho, como já começa a ser habitual, uma grande dose informativa sobre as nossas modalidades ditas amadoras e formação/camadas jovens que tu nos trazes e nos mantém devidamente actualizados... o que diga-se de passagem, torna a tua participação neste espaço ainda muito mais digna de registo. Quem mais que tu próprio para nos trazeres as novidades?
    Espera-se mais uma época ao nível do Grande FC Porto, que seja onde for, com quem for, apenas e só poderá ter uma motivação: espirito de ganhar e mai'nada!
    Por isso, todos esperamos mais uma grande época de glórias para todas as nossas modalides e escalões de formação/camadas jovens.
    Quanto ao convite para Fanzeres, nem mais... tou lá carago!
    Como diz e bem o Estilhaço, toca agora a acertar o azimute para decidir quem é o responsável pela 'pasta' dos bilhetes... em breve, acertamos esses pormenores.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - Mch4rR, bem vindo a este espaço e ao teu 1º comentário que esperemos seja o primeiro de muitos mais... quanto ao futsal, pois, nem quero pensar se nos metemos em mais essa empreitada, é que agora, é o orelhudo emigrava ou dedicava-se ao jogo do berlinde, o único local onde podia ganhar alguma coisa.

    pps - Paulo Pereira, bá lá carago, num compliques as coisas... trata lá disso. Dia 7, é para tarmos lá e mai'nada. Num queiras ver o Lucho a chatear-se ;-P

    ppps - Caxana, desculpa lá, mas essa desculpa esfarrapada nem parece tua... então tu vais perder uma oportunidade destas? ai c'um carago... isso é febre ou mesmo só má disposição? trata lá disso mas é, e deixa-te de merdices, carago!

    ResponderEliminar
  6. PENSO Q será uma noite de intenso convívio, boa disposição e mt portismo. E a vitória tem q ser nossa. Era bom q fossemos todos, até para os q n se conhecem ao vivo, se passem a conhecer. Alargo o convite ao dragão azul, ao meireles, ao menphis child, zirtaev, pavlov, bruno pinto, offshore, tiago pimentel, jmp_fcp, xeio de xono, sckit e todos os demais q apenas conheço pela Net.

    qt aos bilhetes isso dp eu combino convosco.

    Paulo Pereira: um esforço e td se consegue.

    ResponderEliminar
  7. ola presidente e amigos blues;

    bom post amigo lucho , mas em relaçao ao jogo com os marroquinos nao se posso ir e que nao sei se vou a frança ver o f.c.p , depende disso, ja agora nao me comvides pros dias 28 e 29 de novembro pq vou tar em liverpool,esta viagem a liverpool ja esta "encomendada e reserva"...eheheheheheeh

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar
  8. 4 - Na sua coluna de «senador» de A BOLA, Rui Moreira chamou a atenção para o facciosismo daqueles que gritaram aos quatro ventos que o segundo golo do FC Porto em Leiria tinha sido irregular (e foi), «esquecendo-se» de dizer que, logo aos 3 minutos de jogo, um golo completamente regular tinha sido anulado ao FC Porto. O Record até destacava o «golo irregular» para título de 1.ª página e houve até quem escrevesse que coisas destas «duram há décadas». Em certos espíritos, o facciosimo benfiquista foi de há muito ultrapassado por um vírus bem mais demencial: o ódio fanático ao FC Porto. Se eles mandassem, o FC Porto seria, pura e simplesmente, varrido dos estádios e pavilhões do país. Como, aliás, sempre se tentou fazer em Portugal com aqueles que, pelos seus méritos, incomodam a mediocridade e o privilégio instalados.


    http://www.souportistacomorgulho.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Mais um excelente post do Lucho. Acho que temos hipóteses de lutar pelo título nacional nas 3 modalidades, especialmente no háquei e no andebol.

    Quanto ao convite para Fânzeres, agradeço desde já a iniciativa ao Lucho e tentarei lá estar.

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  10. Excelente post, o objectivo é ganhar em todas as modalidades...
    Lucho agradeço o convite mas como já deves de ter percebido a minha situação profissional não me dá muito espaço para ver o nosso magico clube em qualquer pavilhão ou estádio, volta e meia ainda vou ver o Andebol mas só se for ao Domingo á tarde e nem sempre posso, tenho pena de não poder ir ver, fica para uma proxima altura.

    ResponderEliminar
  11. AMIGO BLUE BOY:
    como sabes eu levanto-me ás 5 da manhã e a grua não está por cá dois dias seguidos.....se tivesse um emprego como alguns.....hehehehe mas eu tenho que trabalhar mesmo.....heheheheh


    abraço

    ResponderEliminar
  12. Lucho :

    Só assim ficamos a par do que se passa nas outras competições onde entra o F.C.PORTO.

    Obrigado , por isso .

    ResponderEliminar
  13. Para já confirmados, salvo qq imponderável de última hora temos as presenças em Fânzeres (FCP-SLB EM HÓQUEI) a 7 de Novembro deste ano de:

    Lucho
    Blue Boy
    Estilhaço
    Bruno Pinto
    Jorge Aragão

    Quase certa (tem q ser, tem q ser) a presença de:

    Paulo Pereira
    Miau

    (...)

    ResponderEliminar
  14. MIAU, vais a França no dia 6? hummmm... tanta confusão anda nessa cabeça eheheh... já experimentaste ler na horizontal? e ando eu a catalogar os posts para nada rssss... dia 6 é no Dragão, carago!! Por isso, vê lá se te pões a toques para dia 7 tarmos em Fanzeres.

    CAXANA, muito me contas tu e essa do emprego, até parece, até parece que sou eu que tenho um dói-dói no 5º elo da espinho (para trabalhar obviamente, pq para andar a dar pontapés em tudo o que é torneio, já 'no passa nada'... vai trabalhar, carago! LOL)... até parece que nunca fizeste esse sacrificio carago... quando 'morrermos', todos teremos tempo para descansar e acima de tudo, dormir... por isso, deixa-te mas é de tangas e toca a tomar nota na agenda para dia 7 em Fanzeres.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar