02 setembro, 2007

Ajuste de contas no Lis

Passada mais uma semana em que a subiu exponencialmente a venda de comprimidos para a azia bem como para as dores de cotovelo e depois de muita discussão à volta da arbitragem do último jogo que envolveu o nosso clube, é altura de pensar no próximo jogo em Leiria. Um terreno em que se perderam três pontos no ano transacto e que neste ano é necessário continuar o ciclo vencedor iniciado nas 2 primeiras jornadas da liga deste ano.

Para o jogo deste domingo e como sempre, torna-se necessário que o jogo seja encarado com muita seriedade e concentração. O Leiria tem uma boa equipa e a sua passagem à 1ª eliminatória da Taça UEFA depois de um jogo difícil em Israel é a mais recente prova da qualidade dos leirienses… há que ter por isso todo o cuidado, mesmo tendo em conta que os últimos anos têm sido favoráveis aos dragões, na medida em que nos últimos 4 anos só por uma vez o FC Porto não saiu vencedor de Leiria.

Quanto ao meu onze favorito para o jogo dos leirienses posso vos dizer que não fossem as ausências forçadas de Helton e Pedro Emanuel e eu era da opinião que se mantivesse o mesmo onze do jogo com o Sporting… não sendo possível, vamos lá àquele que acho o onze mais apropriado para o jogo desta jornada:

- Na baliza, e perante a ausência forçada de Helton, Nuno será o sucessor natural do brasileiro;

- O quarteto defensivo deverá ser formado por Fucile à esquerda, Bosingwa à direita, João Paulo e Bruno Alves no eixo;

- O trio do meio–campo será, óbvia e naturalmente, formado por Assunção como elemento mais defensivo e Lucho e Meireles como jogadores mais ocupados com tarefas ofensivas;

- Nas alas, Quaresma e Tarik são, do meu ponto de vista, neste momento os mais fortes candidatos a ocuparem com sucesso esses dois lugares… No centro, deverá estar Lisandro López na medida em que o argentino também pode ocupar com competência o lugar de ponta–de–lança.

Agora, resta-nos esperar por mais uma vitória e a continuação da liderança isolada da liga… por mais que a tristeza neste país cresça com as vitórias do nosso clube! Não há dúvida que a inveja ao nosso clube é tão grande que até mete nojo… enfim, é deixá-los falar e continuar a ganhar!!

ps - ao contrário de muitos (então para os lados do Sul…), eu assumo sempre quando estou contra determinada situação no meu próprio clube. Meus caros colegas portistas, não se poderia ter aceite o repto do Leiria e o jogo ter sido adiado para 2ª feira?!?! Sinceramente, acho que sim…

9 comentários:

  1. Caro amigo RCBC, penso que quanto ao adiamento do joog, o nosso clube só fez aquilo que vinha nos regulamentos, e se ninguém tem pena de nós também não vamos ser nós a ter pena dos outros.
    Quanto ao 11 inicial eu esolheria o Edgar em relação ao Licha (visto que o Postiga ficou de fora) e talvez o Stepanov em vez do João Paulo. Não que o João Paulo não mereça, mas já que andamos a gastar dinheiro, ao menos que valha a pena.
    Saudações azuis.

    ResponderEliminar
  2. Boas RCBC,

    Em relação ao onze, parece k acertaste. O Stepanov deverá ficar no banco, sendo a equipa a mesma que defrontou os leões. Existe aqui algo que meprovoca alguma estranheza, que passa pela ausência do Portiga. Ficou no plantel, entrou bem em Braga e frete ao Sporting e, num ápice, desaparece dos convocados? Mas que raio se passa? Vamos a Leiria só com o Lisandro, sem rotina de posição, com o Edgar no banco, que ainda nem se estreou? E se as coisas correrem mal? Não seria preferível ter o Helder no banco, aumentando-lhe de certa forma os indíces de confiança? Esta relação de amor/ódio entre Jesualdo e Postiga começa a causar-me confusão...

    Em relação ao adiamento do jogo, o Porto fez o que tinha que fazer. A polémica, levantada por declarações imbecis de Paulo Duarte, é que não é possivel de evitar. O FCP é uma equipa profissional, com a época atempadamente planeada, rigorosamente. Neste caso, respeitando-se as 72 horas de descanso, o Leiria nada tem k se queixar. Teve tempo de arranjar um vôo charter, que minimizaria os incómodos do desgaste da viagem num vôo regular. Mais a mais, quem se mete na Europa é pk se acha capaz de ombrear com os emblemas k por lá andam. Sendo assim, de que se queixam os "profissionais" do Leiria? De fazer esporadicamente 2 jogos numa semana? E qd era ao contrário, com o Porto a não ter descanso entre os jogos, quantas vezes terá o Leiria beneficiado desse desgaste? Ou se está na Europa com sentido de estado, ou então são um mero grupo de excursionistas, mal preparados...

    Por essas e por outrs, só espero k o Leverkusen os esmague, nas duas mãos da eliminatória. Seria o castigo certo para a incontinência verbal do treinador leiriense.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. Relativamente a equipa, gostaria de ver o Stepanov a jogar, ainda e uma incognita para mim, e nunca gostei de ver o Joao Paulo a centra;. N me transmite seguranca.

    Relativamente ao adiamento, o Jorge Maia disse muito bem, se o jogo da Uefa fosse depois do nosso, tudo bem que pudessemos antecipar o jogo e facilitar as coisas, agora, tendo eles ja jogado esse jogo, e inclusive passado a fase seguinte, tendo eles tido o tempo de descanso minimo imposto pelas leis do jogo, tendo eles colocado o pedido fora de tempo, acho mt bem n terem adiado jogo nenhum. Se n estao habituados a jogar na Europa e a ter dois jogos por semana, azar, desistam, facam o q quiserem. Acusar os outros de falta de patriotismo numa situacao totalmente inversa aquela que querem transparecer, e q e tentar fazer dos outros burros.

    Menos de 5-0 e derrota! :) Ehehee

    ResponderEliminar
  4. experiencia de entrada nos comentários

    ResponderEliminar
  5. Boas RCBC,

    Em primeiro lugar, não espero menos que uma vitória contundente do FC Porto em Leiria e os 3 pontos na algibeira.

    Depois, nesse onze, e porque o nosso Prof. tem sabe-se lá porquê uma embirração com as 'novidades', és capax de ter razão com João Paulo em detrimento de Stepanov, mas a ver vamos. No resto, penso que é isso mesmo.

    Entretanto, e aqui abro um parentesis para falar de Postiga... mas alguém anda a brincar com esta merda? então o homem de dispensado, joga em Braga (mto bem) e em casa com o Sporting (novamente bem) e agora desaparece do mapa? nem convocado é? que alternativas temos a Lisandro? Edgar que nem 1 minuto jogou e passa a vida na bancada? Farias que está lesionado? Adriano que está lesionado? Pá, desculpem lá, mas este nosso treinador anda a ficar meio chalupo das ideias, é que ninguém mais percebe o que ele quer provar... e se as bancadas já não morrem de amores por ele, ao primeiro deslize, vai ser um ver se te avias, ai vai, vai... e a começar por mim que já não tenho pachorra para estas 'diabrites'.

    Quanto ao adiamento do jogo RCBC, percebo o teu ponto de vista, mas c'um carago, não são 72 horas conforme mandam os regulamentos? mas a Europa do futebol é para profissionais ou para excursionistas? quem quer lá andar, tem de ter estofo e mentalidade... quem não tem, que fique em casa e ponto final.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Por acaso alguém acredita que a 'NÃO convocatória' do Postiga é coisa do Jesualdo ?!

    Tenham juízo, pois isso são ordens 'superiores'...

    Tá dificil de ver...

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Eu concordo com a opinião do rcbc. Penso que o FCPorto devia ter aceite o pedido do Leiria. Não só dignificaria o clube como também não daria desculpas à rtpi para não transmitir o jogo. Hoje a rtpi transmite o sporting. E sabe-se que a rtpi tem tendência para transmitir poucos jogos do Porto.

    O problema não é saber se a Europa é para excursionistas ou para profissionais. Eu considero que o meu FCPorto é grande e que está a criar uma legenda. Mas para que esta se realize não podemos pensar em termos de "orgulhosamente sós contra todos" .E não podemos, é claro, ter o mesmo comportamento que os outros.

    O FCPorto é Mais ! E como Grande deve actuar em Grande e continuar a ser Mais !

    Desejo que o Leiria se apure na taça uefa. Por razões óbvias : Dá pontos para Portugal.

    A revista "sofoot" deste mês, edição papel" tem um artigo sobre a legenda do Benfica ( anos 60 ). Ainda não li, mas acho curioso ver um artigo contra o Porto na edição on line ( ao qual respondi, bem penso) e, agora, um outro.

    Depois conto !

    Saudações Portistas !

    ResponderEliminar
  8. Deko, não tenho dúvidas nenhumas disso... mas quem dá a cara por essas 'jogadas de bastidores' é o treinador, como tal... tá bom de ver quem depois paga a factura.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Postiga não foi convocado por não se ter aplicado nos treinos durante a semana!
    Ganha milhões e "pontualmente" amua e em resultado disso não se ap+lica!
    PSICÓLOGO JÁ!

    PS. O Presidente de um clube de ciclistas com nome de freguesia(pago os DA) que já apanhou 20 meses de cadeia por ROUBO, não assistiu a nenhum dos jogos da sua equipa fora de casa! Efeitos do Tu, Luís! (????)
    PS2 já repararam que depois da entrada em cema da "gémea" e da obra Tu, Luís! a chinfrineira abrandou?
    PS2 É obrigatório ler a crónica de hoje do RMoreira no Público
    PS3 Que é feito do MSTavares e do Pato?

    ResponderEliminar