31 outubro, 2007

TPCs e contas de sumir

Reabriu a época de exames no Dragão. E como bom Stôr, o Prof. Jesualdo marcou já os TPC.

Tivemos assim ontem o TPC 1 - FCPorto x Leixões - onde ficou demonstrado, em campo, a afirmação que 'Para nós jogar bem, é ganhar!'. Para quem andava em busca da resposta ao dilema entre jogar bem ou ganhar, esta foi até já fornecida na primeira pessoa. Assino por baixo e subscrevo a actuação do Stôr.

O seu coração tem cada vez mais Dragão. Quer mais golos... ganhar por poucos, já não o satisfaz. O seu discurso é altamente motivador. Gere a turma com mestria e a exibição é melhor a cada jogo que passa. A turma está em crescendo e até já não falta, aqui e ali, um pouco de espectáculo.

Como TPC 2, temos 6ª feira pelas 20:30, o FCPorto - Belenenses.

Tornando-se cada vez mais difícil a auto-motivação da turma, terá que se tomar, para já, a bitola das 13 vitórias consecutivas da abertura de 1939/40. Cabe assim ao Stôr, a criação das motivações necessárias e de defender a sua turma de qualquer excesso de confiança por mais ténue que possa ser, tendo mesmo em conta o profundo abismo de valores entre o líder absoluto e as restantes equipas.

Além da melhor série de vitórias em curso, de realçar o melhor ataque, a melhor defesa, o maior nr. de jogos sem sofrer golos e até o melhor marcador. Mas, e como se costuma dizer, as estatísticas valem o que valem. Espera-se na recepção à turma de Belém, um Porto fino e perfeito.

E como TPC 3, voltam as quartas-feiras (embora desta vez na terça-feira, 06.11, 19:45) Europeias ao Dragão. Aqui já não deverá existir o problema da auto-motivação tendo em conta a amplitude da competição. Pede-se assim que se prove no campo aquilo que ficou no Vélodrome, apenas na retina. Os adeptos prometem Dragão cheio e apoio constante. Do Stôr e da sua turma, não esperamos menos que os 20 valores!!!

Entretanto a sul (onde a reunião do Conselho da Reitoria, que apresentava lucros, quase dava pró torto), o nível da matemática como disciplina nuclear deixa algo, senão muito, a desejar. Segundo afirmações do compatriota do Fucile, o FC Porto 'está um par de pontos à frente'. Que Pitágoras de Samos se levante da sua sepultura e aplique um bom correctivo ao autor de tal afirmação.

É corrente afirmar-se que é necessário um par para o tango, que mais que dois já são demais ou que mais de três é uma manifestação. Mas caramba, comparar 'um par' com oito não lembraria nem ao estudante com a nota mais baixa em tal disciplina.

Ou será que está já a contar com os anunciados 6 pontos de penalização?

Saudações,
Estilhaço.

ps - parece-nos que o dia 01 de Novembro está marcado com bolinha vermelha em todos os calendários dos 'invejosos e rídiculos' deste país... nós por aqui no blog "Bibó Porto, carago!", e porque também somos adeptos ferrenhos das festanças em tantas e tantas vitórias e conquistas do nosso FC Porto, temos de igual modo essa data do 01 de Novembro bem marcada nos nossos calendários, mas com uma bolinha de côr 'Azul Dragão' bem forte... querem saber o porquê? é só esperar por amanhã, o tal dia 01 de Novembro de 2007 e ficarão a saber tudo. Já falta pouco, tenham paciência!

8 comentários:

  1. Gostei principalmente do quadro a fazer-me recordar os meus tempos de aluno na escola primária... Tb gostei da última tirada dos 6 pts de penalização, mt bem visto:)

    ResponderEliminar
  2. Estilhaço, excelente exercício matemático que fizeste.
    Realmente andam muitos a fazer contas de cabeça a ver como nos podem subtrair pontos. Mas desconfio que aqueles cérebros defeituosos nem com máquinas de calcular lá vão.

    ResponderEliminar
  3. Antecipando já o dia de amanhã deixo aqui um texto do Manel Serrão retirado do Blog Bussola:

    "Para bem longe da corrupção
    Caros Bussolistas, Nortistas e por isso verdadeiramente elitistas !

    Este post deixo-vos do nosso Aeroporto. O Francisco, claro. Ele fica, mas eu vou e para bem longe.

    No próximo dia 31 anuncia-se a estreia dessa obra prima do cinema nacional-sulista auto intitulada Corrupção e nem no Porto ou no Norte é seguro ficar.

    Mesmo que o que aí vem seja a segunda versão da primeira invenção dos acrescentos feitos à primeira versão, que por sua vez dizem que já era a terceira versão da segunda versão corrigida do não menos versado livro em que talvez ( ou não ...) se inspire...uff....é mais seguro permanecer bem longe.

    Parto para bem longe de qualquer hipótese de contágio com essa gente sabuja e essas mentes sujas que chamam cinema (e se calhar até obra de arte...) a um documentário nojento sobre as vidas privadas e as intimidades mais sórdidas de várias pessoas.

    Há pessoas cujas vidas davam um filme e todos conhecemos muitas. E há pessoas cujas vidas só podem dar para ligar ao saneamento e é desse material que um realizador de filmes sustentado pelo erário público entendeu fazer um filme.

    Tirando o dinheiro que os impostos possam representar à mà fila , de mim esta cáfila não receberá um cêntimo e é esta atitude que eu exorto todos os bussolistas a tomarem.

    Como é um filme de benfiquistas para benfiquistas, vou ficar à espera que consiga chegar aos 6 milhões de espectadores!

    A história , implacável como o tempo, vai certamente consagrá-lo como um dos momentos de maior mau gosto e uma das maiores porcarias de sempre do cinema nacional.

    Nunca pensei poder preferir aquela outra obra prima dos nossos cineastas em que o realizador se esqueceu do casaco pendurado na câmara , para nos gastar o dinheiro a fazer um filme que não era a preto e branco...porque era só preto. Lembram-se desse palhaço ?

    Não? Sim? Em qualquer dos casos fixem bem estes que estão ao mesmo nível !"

    Manuel Serrão

    ResponderEliminar
  4. Se tivesse tido assim um prof. na escola, com tudo devidaente explicado pedagogicamente, be k me tinha tornado doutor:)
    Estilhaço, como sempre, corrosivo até à medula. Enquanto uns contam os dias para nos defrontar, prova evidente de k o campeonato deles é mesmo esse, centrado unicamente no jogo com os azuis e brancos, Jesualdo vai tendo k ler uns livros de psicologia motivacional, tamanhas são as facilidades. A continuar assim, parece-me k o Rascord terá k fazer novo artigo, pois a sonegação de 6 pontos não dá para nada...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Estilhaço, que Maravilha o teu artigo. As ligações estão óptimas e ótimas. E este teu artigo tem muito humor. E também é preciso o riso.

    Só um à parte, Estilhaço : Já que se focam filmes nestes comentários: Sei que tens procurado "Sem Sombra de pecado" de José Fonseca e Costa. Eu tenho igual. Soube que existe na cinemateca do Instituto Camões, mas segundo me responderam não existe em dvd. Escrevi para a rtpi via e-mail, mas nunca me responderam.
    Só me resta encontrar quem o poderá ter gravado. Mas já lá vão anos. E tenho quase a certeza, como já escrevi, que um dos personagens passa através duma rusga da pide porque mostra o cartão de sócio do benfica !

    Paulo Pereira : Essa coisa de apelidar aquela e aquela de doutor é coisa de outro mundo. Aqui, a única profissão que leva esse título são os médicos e as médicas. E nem sempre !

    Quem ganha joga bem !
    Quem joga bem ganha !
    Quem é realista ganha !
    Quem ganha é realista !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Estilhaço, mas que ganda Stôr me tás a sair lá com os teus TPC's eheheh

    É, parece que as lições estão bem estudadas, aliás, muito bem estudadas... e contra factos, não há argumentos. 8 jogos, 8 vitórias, 24 pontos... o resto, é conversa mole.

    Mas, e há sempre um mas, continuo a não gostar deste futebol versão italiana, mas isso sou eu a pensar cá para mim enquanto 'pagante'... mas enquanto 'Portista dos 7 costados', está bom, mais que bom! Melhor, era impossivel.

    Quanto aos comments dos 'vândalos' lá de baixo, aquilo não é para espantar ninguém... o QI é demasiado baixo para ser levado em conta.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Desculpa Estilhaço se saio fora do assunto do teu artigo. Mas tenho que escrever :

    Cúmulo dos cúmulos : A rtpi deu o Benfica-Setúbal em directo.

    Não deu o Porto na segunda contra o Leixões. Não dará o Porto-Belenenses ( sim em deferido : será às 03h00 ) na sexta feira !

    Gozam com quem ?

    E como sou "ordeiro" ,como dizia Pedroto, escrevo a minha revolta com palavras.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. Bom post Estilhaço, pena que nesta altura já tenhamos chumbado contra o Belenenses.
    Um abraço.

    ResponderEliminar