31 dezembro, 2008
Factor sorte decisivo no derby portuense
Liga Intercalar 2008/09
30 de Dezembro de 2008
2ª jornada do Campeonato de Primavera (zona norte)
Estádio do CTFD PortoGaia, no Olival
FC Porto: Ventura «cap.»; Ivo Pinto, Rafhael, Tengarrinha e Massari; Sérgio Oliveira, Ramon e Josué; Chula, Alexander e Diogo Viana.
Substituições: Ramon por Amorim (46m), Chula por Caetano (46m) e Alexander por Claro (46m), Ivo Pinto por Bosingwa (75m) e Rafhael por Roberto (80m).
Não utilizados: Ruca.
Treinador: Rui Barros.
Boavista: Pedro Trigueira; Zâmbia, Bruno Pinheiro «cap.», François e Pedrosa; Diogo Leite, Bruno Monteiro e Ivan; Benvindo, João Tomás e Diogo Fernandes.
Substituições: João Tomás por Rui Carvalho (46m), Bruno Monteiro por Nuno Moreira (50m), Bruno Pinheiro por João Marques (59m) e Benvindo por Nelson (77m).
Não utilizados: Sérgio Leite; João Reis e Fábio.
Treinador: Rui Bento.
disciplina: cartão amarelo para Diogo Leite (45m) e João Marques (90m).
golos: Diogo Leite (16m), Benvindo (46m) e Tengarrinha (74m).
A tarde até se pôs agradável, mas o sol que se viu no Olival não brilhou, definitivamente, para o lado do FC Porto, que acabou por sair vencido (1-2) do derby portuense desta terça-feira, frente ao Boavista, a contar para a Liga Intercalar. Os visitantes marcaram na sequência de dois lances de alguma sorte e nem o golo de Tengarrinha foi suficiente para alterar o rumo da partida.
Já apurados para os quartos-de-final, os Campeões de Inverno da competição surgiram muito bem no encontro, revelando especial firmeza e entrega. No entanto, acabaram por sofrer um golo logo aos 16 minutos, num lance fortuito. A bola sobrou, acidentalmente, para Diogo Leite, que atirou, sem hipótese de defesa, para o fundo das redes guardadas por Ventura.
Ainda na primeira metade do desafio, referente à 2ª jornada do Campeonato de Primavera (Zona Norte), os azuis e brancos podiam ter empatado, por intermédio de Josué; porém, do livre apontado pelo nº 10 portista resultou apenas a sensação de que a bola tinha entrado na baliza contrária.
Os Dragões regressaram do intervalo com elevada determinação para alterarem os números do marcador, mas seriam os visitantes a concretizar novamente, desta feita por Benvindo, que beneficiou de um ressalto para efectuar o remate. Sorte, mais uma vez, para o Boavista.
Tengarrinha ainda reduziu para o FC Porto, aos 74 minutos, na marcação exímia de um livre directo; ainda assim, a força de vontade dos jogadores azuis e brancos não chegou para alterar o desenlace do jogo.
fonte: fcporto.pt
Confira aqui o calendário desta nova competição no seu site oficial.
30 dezembro, 2008
A noite mais bela do «Américo de Sá»
Nesse dia o FC Porto (futebol) de Fernando Santos preparava mais uma jornada que nos havia de levar ao pentacampeonato. Ao mesmo tempo o Porto (basquetebol) de Alberto Babo preparava o play-off que nos levaria ao título Nacional enquanto o Porto (hóquei) de António Livramento (faleceria poucas semanas após a glória) preparava a fase final do Nacional que também nos daria o título 8 anos depois. Este texto, é no entanto, para destacar o título que iria chegar, exactamente, nesse mágico dia de 12 de Abril, o do nosso andebol que há 31 anos não o conseguia alcançar. 1999 é pois o ano do 1º pleno das modalidades de maior visibilidade em Portugal, futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins (nesse ano o Porto ganhou também na Natação). Irrepetível, diriam alguns. Mas não. Cinco anos depois o Porto repetiu a façanha na gloriosa temporada da vitória em Gelsenkirchen (2004). É o sistema, diria o outro...
Voltemos ao 12 de Abril de 1999. Chego às imediações do Américo de Sá e logo na chegada vislumbro exactamente atrás de mim, o automóvel conduzido pelo nosso técnico José Magalhães. Um bom prenúncio, pensei. Antes de entrar no pavilhão encontro um colega de curso e confraternizamos um pouco. Moderadamente optimistas, diríamos um ao outro. É que pela minha cabeça passavam 1001 histórias do nosso andebol em jejum desde 1968 (ano do nosso último título). Na verdade e, desde que dedico atenção ao fenómeno desportivo (meados da década de 80), facilmente recordo campeonatos que o nosso andebol perdeu de forma dramática no último jogo, ora por infelicidade, ora por nervosismo, mas principalmente por factores alheios que me escuso de referir neste texto de recordação da mais bela noite vivida no nosso já demolido pavilhão Américo de Sá.
Com elevada ansiedade entro no pavilhão que até à hora de início de jogo enche por completo. Nunca o pavilhão das Antas tinha registado tamanha enchente. Falam em 7 mil pessoas!!! Era este o momento, pensei. Tinha que ser. O adversário era o ABC de Donner e no plantel Bracarense estava Carlos Resende, o melhor jogador luso de sempre (é hoje o nosso actual treinador). Não era a última jornada pois o FC Porto ainda ia receber o Sporting mas neste jogo estava proibido de perder. O empate deixava-nos ainda em vantagem mas com obrigação de ganhar ao também candidato Sporting enquanto (só) a vitória neste jogo nos dava de imediato o título que tanto ansiávamos. O FC Porto era uma equipa muito jovem com muito menos potencial (na teoria) que ABC e Sporting mas surpreendeu na fase final indo ganhar a Braga e a Alvalade (tínhamos ganho também em casa ao Belenenses e ganharíamos ainda ao Sporting nas Antas 5 dias depois desta memorável noite que neste post hoje destacamos) e tendo agora esta possibilidade magnífica de fazer história frente ao campeão do ano transacto, ABC de Braga.
De seguida, ficam os marcadores de golos do FC Porto nesse jogo e os restantes nomes dos jogadores, treinadores e directores que fizeram parte desta gloriosa época, e, principalmente, um VÍDEO com os momentos que atrás descrevi e a grande festa no final. Espero que gostem. Um agradecimento especial ao Mr. Cosmos que teve a amabilidade de o colocar «on-line» através da cassete vídeo «vhs» que estava guardada no meu arquivo, juntamente com os jornais, «JN» e «OJOGO» que digitalizei para poderem apreciar as capas do dia seguinte a essa conquista. Vale mesmo a pena recordar estes momentos através do vídeo de 18 minutos com os momentos finais do jogo (os últimos 7 minutos com 15-15 no marcador).
O FC Porto terminou este inesquecível campeonato (fase final) com 30 pontos, mais 3 que o ABC, mais 6 que o Sporting e mais 8 que o Belenenses.
- 1) Onde estava neste dia e que importância teve para si esta histórica conquista da nossa equipa de andebol?
- 2) Ao ver o vídeo conseguem sentir a incrível emoção que existia naquele pavilhão e acreditam voltar a viver momentos daqueles no futuro «dragãozinho»?
# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal
29 dezembro, 2008
2008 - Ano do Dragão
É quase impossível falar do FC Porto campeão 2007-2008 sem referir o nome de Lisandro López. Todos os adjectivos para classificar este jogador são poucos… a combinação entre força, concentração, raça, determinação, técnica e velocidade culmina num só nome: LISANDRO. A excelente época transacta valeu-lhe o título de melhor marcador da Liga Portuguesa, com 24 golos marcados em 27 jogos efectuados. Actualmente, é dos jogadores que mais admiro neste plantel do FC Porto… porque tem qualidade e esforça-se dentro do campo, nunca virando a cara à luta. Apesar de estrangeiro, sente o clube como muitos outros se calhar não o sentem…
A sua saída conturbada do clube, com algumas declarações bem infelizes e de que até o próprio se já deve ter arrependido, não deve apagar (penso eu…) a excelente época que Ricardo Quaresma realizou de Dragão ao peito. Do plantel todo, foi dos jogadores mais utilizados, sendo muito influente na manobra ofensiva da equipa. Quaresma é sinónimo de magia, irrequietude, e até algum deslumbramento. Quaresma não é seguramente sinónimo de estabilidade, esquemas tácticos, acções defensivas e maturidade. Talvez por tudo isso, o “difícil” Calcio não tem sido pêra doce para o “Ciganito”. No entanto, de uma coisa não nos devemos esquecer: uma equipa não pode ser só feita de operários… também é preciso magia, espectáculo e amor ao risco.
Além dos nomes aqui destacados, outros poderiam ser referidos, como Lucho ou Assunção, no entanto, a minha análise não utiliza apenas critérios desportivos. Por isso, fico por aqui no que toca a destaques individuais.
Relativamente à Liga Portuguesa, foi um ano de completo domínio azul e branco. A superioridade foi tanta que até nem houveram jogos de grande dificuldade para os “muito superiores” azuis e brancos. Relativamente às equipas do trio da frente, o FC Porto fez um bom campeonato, vencendo Guimarães por duas vezes e Sporting por uma. Apenas frente ao Nacional o FC Porto sentiu imensas dificuldades, perdendo os dois jogos efectuados. Tudo o resto, foi um autêntico passeio para os campeões nacionais.
Por fim, aproveito para desejar a todos os colaboradores e leitores deste blog um excelente ano novo com votos dos maiores sucessos profissionais e pessoais!
Abraço a todos,
RCBC
Parabéns, Bruno Rocha!
Heliantia, PortoMaravilha, Tiago, Sodani, RCBC, Dragon Soul, Fokinha e CJ.
- Parabéns companheiro! E desculpa qualquer coisinha, por te descobrirmos a careca. Pica o play... -
28 dezembro, 2008
Parabéns, Presidente Jorge Nuno!
nesta data querida
muitas felicidades
muitos anos de vida
Hoje é dia de festa
cantam as nossas almas
para o Jorge Nuno Pinto da Costa
uma salva de palmas
São 71 anos de vida... 26 deles à frente dos destinos do Maior Clube do Mundo; o Futebol Clube do Porto.
Parece que Dezembro é um mês de grandes feitos: nasceu Jorge Nuno Pinto da Costa, mas foi também em igual mês do ano de 1981 que foi convencido pelos Amigos a candidatar-se à presidência do Futebol Clube do Porto.
Invejado por uns, idolatrado por outros, Pinto da Costa, é sem dúvida um dos maiores Presidentes de futebol de todo o mundo.
Nos seus 26 anos de mandato, Pinto da Costa consta com um palmarés... imbatível:
Futebol
2 Taças dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões (1987 e 2004)
1 Supertaça Europeia (1987)
1 Taça UEFA (2003)
2 Taças Intercontinentais (1987 e 2004)
16 Campeonatos Nacionais (cinco deles consecutivos, de 1994 a 1999, constituindo um marco inédito no futebol português)
9 Taças de Portugal
14 Supertaças Cândido de Oliveira
Andebol
4 Campeonatos Nacionais
1 Taças de Portugal
1 Taças da Liga
4 Supertaças
Basquetebol
5 Campeonatos Nacionais
10 Taças de Portugal
4 Taças da Liga
4 Supertaças
Hóquei em Patins
2 Taças dos Campeões Europeus (1986 e 1990)
1 Taça das Taças (1982 e 1983)
2 Taças CERS (1994 e 1996)
1 Taça Continental (1987)
17 Campeonatos Nacionais
12 Taças de Portugal
15 Supertaças António Livramento
Outros
4 títulos no boxe
2 títulos no halterofilismo
11 títulos na natação
2 títulos no voleibol
dezenas de títulos nas camadas jovens das diversas modalidades
Não hajam dúvidas... são 26 anos da sua vida fartos de feitos históricos.
Esperemos que continue muito mais tempo à frente dos destinos do FC Porto e que continue a ser como sempre foi até hoje. Por fim, o meu desejo que os invejosos e os prevaricadores que o tentam prejudicar, o façam ainda crescer mais como pessoa e como líder.
Presidente, Parabéns por mais um ano de vida!
Saudações azuis e brancas,
Sodani
ps - a todos vocês, um óptimo ano de 2009 e que o FC Porto ganhe tudo o que houver para ganhar.
27 dezembro, 2008
Esquerda frágil
Fucile será sempre uma alternativa credível para a esquerda, a única que resultou nos últimos anos, apesar da longa lista de tentativas. Desse modo, encontrar um bom rival para Sapunaru, libertando Fucile em definitivo, não é um cenário a descartar. Pedro Emanuel, apesar de esforçado e sem negar a importância que teve para serenar a equipa num momento conturbado, será sempre uma adaptação de risco. Viu-se isso nos últimos jogos, percebendo-se que a experiência não consegue iludir por completo a falta de rotinas, de velocidade e de capacidade atacante para dar resposta a todos os problemas.
Com o aval dos adeptos, expresso em votação esmagadora, será esta a principal dúvida a alimentar na fase de mercado: contratar ou não? Como sempre acontece, nesta e noutras fases, e apesar de alguns nomes já disparados se encaixarem na necessidade - Cissokho (Setúbal) é lateral-esquerdo; Miguel Lopes (Rio Ave) é lateral-direito -, os portistas continuam a dar a mesma resposta: se surgir um bom negócio...
Valente problema Desde Nuno Valente que o FC Porto ainda não encontrou um lateral-esquerdo que tenha conseguido fixar-se no onze e parecer imune às críticas. Em quatro temporadas foram contratados oito esquerdinos de raiz, mas a verdade é que a posição tem sido ocupada, na maioria, por jogadores adaptados. Fucile, Pedro Emanuel, Ricardo Costa são apenas alguns exemplos. Benítez é o caso mais recente de aparente insucesso na busca por um lateral-esquerdo.
Últimas tentativas Areias (Beira-Mar) 2004/05
Rossato (Nacional) 2004/05
Cech (Sparta Praga) 2005/06
Leandro (Cruzeiro) 2005/06
Ezequias (Académica) 2006/07
Lucas Mareque (River Plate) 2006/07
Lino (Académica) 2007/08
Benítez (Lanús) 2008/09
26 dezembro, 2008
Falemos dos Nossos Heróis...
24 dezembro, 2008
Um conto de Natal
Responder-me-iam, provavelmente, que a culpa é do Prof. que lenta e pacientemente está a forjar uma equipa coesa capaz de lutar pelo título e sabe-se lá mais o quê.
Não senhor! Deixemo-nos, por agora, dessas coisas.
Enfim, como é Natal e eu sei que ainda tem que ir comprar as meias ou os chinelos para as prendas da ordem, fica assim aqui um conto (não confundir com 5 Euros) alusivo à época.
Um Portista de meia-idade contemplava, como de costume, a imponência do Estádio do Dragão, num belo e tranquilo amanhecer de véspera de Natal.
Pela indumentária azul e branca que orgulhosamente envergava era, naturalmente, alvo da imensa curiosidade dos turistas e visitantes de outros lugares.
Naquele dia com aquele nascer do sol aproximou-se uma jovem que lhe colocou a questão habitual:
- O senhor é o Pai Natal?
- Não menina, sou Portista.
- Portista?
- Sim menina, com muito orgulho!
- Um verdadeiro Portista?
- Mas claro!!!
- Há muitos anos?
- Sim, quase todos os dias faço a minha visita ao Dragão e este retribui sempre a minha dedicação.
- E o que é isso de ser Portista?
- É assistir aos jogos sabendo que a equipa joga sempre para ganhar sem esperar que as coisas se façam por outro lado!
- É lutar contra os invejosos e oportunistas, não viver do passado e acreditar que o dia de amanhã será sempre melhor do que o dia de hoje!
- É dedicar os nossos títulos aos nossos adversários pois sem eles não seriam tão deliciosos e eles sabem que pró ano há mais!
- É saber que as nossas vitórias não são duradouras. Queremos mais. Queremos sempre muito mais!
- É não admitir, de maneira alguma, ser pouco incompetente. Temos que ser sempre competentes!
Entretanto o pai da tal jovem, que se tinha deslocado uns metros para tirar umas fotos, acerca-se e pergunta à filha:
- Então, já sabes o que queres para prenda de Natal?
Resposta pronta da jovem com um sorriso de encher os olhos:
- Sim Pai, quero ser Portista!!!
Um Bom Natal para todos!
E, conselho do Rato, se virem por aí alguém equipado de vermelho e branco não lhe atirem um sapato.
Atirem-lhe antes... (o) flores.
É que pode ser o Pai Natal.
Oh! Oh! Oh!
23 dezembro, 2008
Perder um jogo, ganhar uma equipa...
Sobre Matos, volto a dizer, apesar da campanha medíocre e das suas injustas declarações sobre o anterior técnico, é para mim, de todo, injustificado dizer-se que é ele o principal responsável. Para mim, a maior quota de culpa terá que se esbater na estrutura da SAD do Basquetebol Portista. Aliás, custa-me dizê-lo, porque sempre tive uma óptima impressão do Dr. Fernando Gomes, mas ainda este sábado onde estava o nosso Administrador? Não é nestas alturas que Pinto da Costa dá a cara no futebol?
Este fim de semana em Grijó realizou-se o jogo das estrelas 2008 da LPA com a selecção do Norte a ganhar por 41-40 à do Sul. Carlos Resende voltou a bater José António Silva, depois do clássico ganho pelo Porto ao Benfica há umas semanas atrás. Jogaram vários atletas do FC Porto sendo Wilson Davyes o jogador azul e branco com melhor rendimento (6 golos). De parabéns está a Liga de Andebol por mais esta iniciativa que relembrou o falecido José Luzia, antigo internacional Luso que chegou a jogar no FC Porto na década de 80. Nota final para dizer que o médico das duas equipas neste «all stars» era Rui Rocha, ex-capitão do FC Porto.
A outro nível, o FC Porto contratou Jerkovic, guarda redes internacional Croata de 33 anos e que vem lutar por um lugar na equipa com Candeias e Laurentino. A sua experiência poderá ser determinante no play-off embora o Porto tivesse já 2 bons guarda redes. O próximo jogo oficial do FC Porto é em Portimão na fase final da Taça da Liga a 16 de janeiro frente ao Benfica jogando no dia seguinte com o Belenenses. No outro grupo estão Sporting, ABC e Madeira SAD.
FC Porto volta a perder na melhor exibição da época
(1º Benfica - 28 pts/14 jgs; 2º CAB Madeira - 26 pts/14 jgs; 8º FC PORTO - 21 pts/14 jgs)
- FC Porto, 82 - SL Benfica, 84
Sétima derrota no campeonato em 14 jogos mas, desta feita com a equipa completa, pela 1ª vez na época, a exibição foi até muito positiva diante do líder da prova com 100% de vitórias. Ao intervalo o FC Porto vencia por 47-42 mas um 3º período muito mau (com más decisões do técnico mas também de Nuno Marçal e Kevin Martin, por exemplo, desastrados nesse período) fez desparecer a vantagem azul e branca. No último período Marcus Watts (muito bom, este novo Americano), Burns e Daniel Monteiro voltaram a criar a ilusão da vitória que se esfumou no último segundo num lance infeliz, mal defendido pelo Porto e mal ajuízado pela equipa de arbitragem. Watts (16 pontos), Burns (19), Martin (17), Daniel (16) e Marçal (11) foram os melhores da equipa. João Figueiredo, o nosso base, voltou a ficar em branco. No final do jogo Ben Reed tentou agredir um adepto. Sábado há novo jogo com o Atlético em Matosinhos (16h). Ainda sobre o jogo de sábado só uma nota final para dizer que estiveram presentes Alberto Babo, Carlos Martingo (actual jogador de andebol do FCP), Raúl Santos (ex-jogador de basket do FCP) e Vítor Bruno (ex-jogador de hóquei do FCP).
(1º FC PORTO - 39 pts/15 jgs; 2º Benfica - 32 pts/15 jgs; 3º Viana - 30 pts/14 jgs )
- FC Porto, 4 - HA Cambra, 3
Em dia de jogo de futebol à mesma hora terão estado poucos espectadores em Fânzeres e talvez por isso a exibição da equipa foi tristonha mas eficaz na mesma. Mais uma vitória que se esperava mais fácil com um bis de Jorge Silva e outro de André Azevedo.
- Nortecoope, 5 - FC Porto, 8
A vitória Portista na Maia parecia fácil ao intervalo (2-5) mas na 2ª metade depois do 2-6 a equipa da casa conseguiu um parcial de 3-0 chegando aos 5-6 colocando em causa a nossa vitória. Mas nestas alturas difíceis há sempre um golo dos nossos hoquistas que se unem ainda mais nos momentos complicados. No entanto, há que salientar que em 2 jogos esta semana sofreram 8 golos e isto não é um bom sinal... Jorge Silva com 4 golos foi o melhor marcador, seguido de André Azevedo com 2, R.Ventura e E.Garcia com 1 cada. Esta foi a 1ª derrota dos Maiatos em casa onde já escorregou a Oliveirense (2-2). O próximo jogo é a 3 de Janeiro, em casa com o Braga, mas depois seguem-se 5 saídas consecutivas (Viana, Oliveirense, Benfica, Candelária e Porto Santo), todas de dificuldade acrescida.
Jorge Silva
O hoquista 88 do FC Porto, Jorge Silva, merece este destaque pelos 6 golos apontados esta semana nos 2 jogos vitoriosos da equipa de hóquei em patins do FC Porto. Muitas vezes fora do cinco inicial, a verdade é que quando Jorge Silva entra em ringue a atitude, a garra e a velocidade da equipa aumentam logo. André Azevedo marcou 4 golos e também se destacou no hóquei esta semana tal como os 4 basquetebolistas Burns, Martin, Watts e Daniel Monteiro, todos eles com rendimento inglório depois de nova derrota. Em termos colectivos o destaque deve dar-se ainda à equipa masculina de iniciados em basquetebol que se sagrou campeã distrital e à equipa feminina da natação que tornou o FC Porto campeão Nacional de Clubes.
Beira Mar-FCP (1-3)... futebol/juniores
Boavista-FCP (0-1) e FCP-Lamas (6-0)... futebol/juvenis
***
FCP-Moimenta Beira (41-33)... andebol/iniciados
S.Tirso-FCP (27-10)... andebol/infantis
***
FCP-CD Póvoa (93-49)... basket/cadetes
Académico-FCP (67-86) e Leça-FCP (51-87)... basket/juniores A (*)
FCP-Bolacesto (97-53) e FCP-CD Póvoa (78-33) e FCP-Académico (66-38)... basket/iniciados (*)
(*) a equipa do FCP/juniores A masculinos garantiu a presença no Campeonato Nacional e na Fase Final do Distrital. A equipa do FCP/Iniciados masculinos ganhou pela 3ª vez consecutiva o campeonato distrital.
[infos dos basquetebol remetidas pelo Amigo do blog, Eurico Brandão]
FC PORTO CAMPEÃO NACIONAL DE CLUBES (ESCALÃO FEMININO/NATAÇÃO)
Neste fim de semana (20 e 21 de Dezembro de 2008) decorreram em Sines os Campeonatos Nacionais de Clubes da 1ª e 2ª Divisão. As equipas Feminina e Masculina do F.C.Porto/Império Bonança competiram na 1ªDivisão (único clube que esteve sempre na 1ªDivisão).
Quanto à equipa masculina repetiu a classificação do ano passado, o 4ºlugar, ficando atrás do campeão Clube Fluvial Vilacondense, do Grupo Desportivo de Natação de Vila Nova de Famalicão e do Clube de Natação da Amadora. Sendo uma equipa jovem e com muito por onde evoluir, é um bom sinal que consiga manter o mesmo nível após o abandono do atleta olímpico Luís Monteiro. Foram conseguidos ainda 2 Recordes do Clube (50Livres e 100Livres).
Parabéns aos atletas, técnicos e dirigentes. Parabéns ao Futebol Clube do Porto.
[infos da natação remetidas pelo Amigo do blog, André Cereja]
Saudações Portistas e um Feliz Natal para todos.
Lucho.