http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
Sempre disse que a minha forma de estar no clube é de defesa, hoje trago algo que para mim precisa de ser defendido mas desta vez não é algo relacionado com factores externos é um factor interno.
Em 30 anos, vimos o nosso FC Porto tornar-se um clube poderoso, com vitórias além-fronteiras que marcam e mudam para sempre a forma como muitos nos olham.
FC Porto tem um número invejável de títulos em variadíssimas modalidades, quer interna quer Internacionalmente, somos neste momento um Gigante/Colosso na Europa (se acharem que é marketing da minha parte, basta ver o nosso palmarés, o nosso palmarés não foi ganho em concursos de batatas-fritas).
Esta “forma de estar” do nosso clube deve-se a grande organização da direcção que olhou sempre para o Futuro (somos o clube fundador dos chamado G14 onde só entram os grandes) e principalmente porque nos diferentes departamentos tivemos sempre pessoas que vivem, respiram e alimentam-se de FC Porto 24 horas por dia.
Mas nem todos os sectores do nosso clube acompanhou o desenvolvimento e as vitórias, a relação com os sócios é quase nula para não dizer elitista, as campanhas de angariação de sócios é sempre a mesma com pouca/nenhuma informação, e ter de renovar o lugar com a simpatia daquelas pessoas que estão na loja do associado levou-me rapidamente desde o primeiro dia a renovar o meu lugar no Dragão através do Multibanco e continuo a receber mensagens no Telemóvel que posso renovar o lugar (de lembrar que tenho lugar anual desde 1997 e fico com a sensação que apenas sirvo para pagar).
Falando depois nas Lojas Azuis, reparo que pararam em 1998 continuo a ver os mesmo produtos já para não falar da diversidade dos mesmos, continuamos a ter preços das camisolas oficiais proibitivos já que a nossa camisola não é banhada a ouro, pela Europa fora é hábito meu ir às lojas dos adversários comprar umas recordações e qual não é o meu espanto quase sempre já para não dizer sempre, são melhores e mais baratas e até mais diversificadas, onde somos sempre atendidos com rapidez, simpatia e um preço de me fazer corar de vergonha comparativamente aos nossos.
Dou já um exemplo estive em Londres assistir ao Arsenal vs. FC Porto e no fim fomos todos à loja oficial comprar uma camisola ou uma recordação do jogo e fiquei maravilhado com a loja tinha produtos para tudo e para todos os gostos e ainda vendiam as míticas camisolas de outros tempos, lá trouxe uma com o patrocínio da JVC para oferecer e qual não é o meu espanto custava 38 Libras pouco mais de 46 euros, para quem naquele País recebe um ordenado mínimo de 1000 euros é “peanuts”, comparativamente aos 75 euros que temos de dar pela nossa camisola, já para não falar na rapidez com que atendem as pessoas e o número de staff que tinham apenas para estampar camisolas (não sei se alguma vez tentaram estampar um camisola nas nossas lojas, mas a ultima vez a mim não correu bem esperei perto de 10 minutos e não tinha ninguém à minha frente ou atrás de mim).
Continuamos sem poder admirar e mostrar os troféus, falta-nos um Museu é uma atracção que completa a visita ao estádio e ao Pavilhão, muitos de vocês podem dizer que já está prometido, bem para mim este museu vem com 5 anos de atraso, tinha de ser feito de raiz juntamente com o nosso estádio em vez de um Bingo que se tornou uma aposta desastrosa e sem futuro nenhum, hoje em dia os Bingos não têm a importância de outros tempos!
Todas estas pequenas queixas (pequenas, porque basta o FC Porto ter alguém nos departamentos de marketing como temos na direcção desportiva que tudo muda) vieram depois de ter lido o que li num jornal sobre uma saída de um dirigente do PortoComercial atentem às palavras deste homem:
As funções e competências do PortoComercial são:
Não pretendo consumar inquisições aqui no Blogue, mas há coisas que me deixam doido, espero que vejam esta minha crítica como um aviso que muito tem de ser feito e é preciso dar mais atenção a quem paga, principalmente um sócio que nunca falhou um jogo no Dragão e continuamente recebia mensagens no telemóvel a dizer “caso não fosse ao jogo podia ceder o meu lugar”, pede-se mais atenção porque não somos todos iguais, eu não sou um pacote!
Deixo aqui sites de alguns clubes por essa Europa fora para verem como nós andamos no que ao Marketing diz respeito.
Um abraço do Antas a todos os Portistas.
Em 30 anos, vimos o nosso FC Porto tornar-se um clube poderoso, com vitórias além-fronteiras que marcam e mudam para sempre a forma como muitos nos olham.
FC Porto tem um número invejável de títulos em variadíssimas modalidades, quer interna quer Internacionalmente, somos neste momento um Gigante/Colosso na Europa (se acharem que é marketing da minha parte, basta ver o nosso palmarés, o nosso palmarés não foi ganho em concursos de batatas-fritas).
Esta “forma de estar” do nosso clube deve-se a grande organização da direcção que olhou sempre para o Futuro (somos o clube fundador dos chamado G14 onde só entram os grandes) e principalmente porque nos diferentes departamentos tivemos sempre pessoas que vivem, respiram e alimentam-se de FC Porto 24 horas por dia.
Mas nem todos os sectores do nosso clube acompanhou o desenvolvimento e as vitórias, a relação com os sócios é quase nula para não dizer elitista, as campanhas de angariação de sócios é sempre a mesma com pouca/nenhuma informação, e ter de renovar o lugar com a simpatia daquelas pessoas que estão na loja do associado levou-me rapidamente desde o primeiro dia a renovar o meu lugar no Dragão através do Multibanco e continuo a receber mensagens no Telemóvel que posso renovar o lugar (de lembrar que tenho lugar anual desde 1997 e fico com a sensação que apenas sirvo para pagar).
Falando depois nas Lojas Azuis, reparo que pararam em 1998 continuo a ver os mesmo produtos já para não falar da diversidade dos mesmos, continuamos a ter preços das camisolas oficiais proibitivos já que a nossa camisola não é banhada a ouro, pela Europa fora é hábito meu ir às lojas dos adversários comprar umas recordações e qual não é o meu espanto quase sempre já para não dizer sempre, são melhores e mais baratas e até mais diversificadas, onde somos sempre atendidos com rapidez, simpatia e um preço de me fazer corar de vergonha comparativamente aos nossos.
Dou já um exemplo estive em Londres assistir ao Arsenal vs. FC Porto e no fim fomos todos à loja oficial comprar uma camisola ou uma recordação do jogo e fiquei maravilhado com a loja tinha produtos para tudo e para todos os gostos e ainda vendiam as míticas camisolas de outros tempos, lá trouxe uma com o patrocínio da JVC para oferecer e qual não é o meu espanto custava 38 Libras pouco mais de 46 euros, para quem naquele País recebe um ordenado mínimo de 1000 euros é “peanuts”, comparativamente aos 75 euros que temos de dar pela nossa camisola, já para não falar na rapidez com que atendem as pessoas e o número de staff que tinham apenas para estampar camisolas (não sei se alguma vez tentaram estampar um camisola nas nossas lojas, mas a ultima vez a mim não correu bem esperei perto de 10 minutos e não tinha ninguém à minha frente ou atrás de mim).
Continuamos sem poder admirar e mostrar os troféus, falta-nos um Museu é uma atracção que completa a visita ao estádio e ao Pavilhão, muitos de vocês podem dizer que já está prometido, bem para mim este museu vem com 5 anos de atraso, tinha de ser feito de raiz juntamente com o nosso estádio em vez de um Bingo que se tornou uma aposta desastrosa e sem futuro nenhum, hoje em dia os Bingos não têm a importância de outros tempos!
Todas estas pequenas queixas (pequenas, porque basta o FC Porto ter alguém nos departamentos de marketing como temos na direcção desportiva que tudo muda) vieram depois de ter lido o que li num jornal sobre uma saída de um dirigente do PortoComercial atentem às palavras deste homem:
- Henrique Pais sai da PortoComercial
"Desde que cheguei ao grupo F.C. Porto no início da época de 1998/1999 até aos dias de hoje a Porto Comercial, como empresa comercial do F.C. Porto, tornou-se a referência nacional no marketing desportivo", diz num e-mail de despedida.
fonte: correio da manhã, 23.06.2010
As funções e competências do PortoComercial são:
- Comercialização de direitos de imagem, sponsorização e licenciamento de merchandising da marca F.C.Porto;
- Camarotes de luxo, lugares Vip, acções promocionais nos jogos;
- Publicidade estática no relvado, viagens com a equipa, utilização da imagem dos jogadores, concursos para quadros/clientes, spots no Estádio do Dragão, ou ofertas personalizadas de merchandise, são alguns dos benefícios dos parceiros do F.C. do Porto.
Não pretendo consumar inquisições aqui no Blogue, mas há coisas que me deixam doido, espero que vejam esta minha crítica como um aviso que muito tem de ser feito e é preciso dar mais atenção a quem paga, principalmente um sócio que nunca falhou um jogo no Dragão e continuamente recebia mensagens no telemóvel a dizer “caso não fosse ao jogo podia ceder o meu lugar”, pede-se mais atenção porque não somos todos iguais, eu não sou um pacote!
Deixo aqui sites de alguns clubes por essa Europa fora para verem como nós andamos no que ao Marketing diz respeito.
Um abraço do Antas a todos os Portistas.