http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
Entre os muitos comentários de boas-vindas que recebi ao publicar o meu primeiro post, e que aproveito para agradecer, vi também expresso o desejo de que mantivesse o optimismo na minha participação aqui no BiBó PoRtO. Optimismos e pessimismos à parte, que nem sempre dá para ver o mundo com óculos cor-de-rosa (e nem creio que seja o mais saudável), posso garantir-vos que há uma equipa da qual me orgulho de não fazer parte: a equipa do bota-abaixo. Por isso, podem contar que, quando apontar o dedo a algo que considero uma falha no FC Porto, fá-lo-ei sempre de uma perspectiva construtiva e com o intuito de colaborar, nem que seja pela simples promoção da discussão, para que as coisas melhorem. É isso que tento fazer no post de hoje.
Tive recentemente o prazer de receber uma amiga húngara por alguns dias, que passei a mostrar-lhe o que de melhor tem a nossa cidade – com uma excepção: ela não tem o mínimo interesse em futebol, e como tal o ponto mais bonito e importante da cidade ficou de fora do itinerário. Ainda assim, disse-lhe: se estiveres atenta, vais ver FC Porto em todo o lado. E ela viu. Viu galhardetes e cachecóis nos carros e bandeiras nas janelas, viu pessoas que envergavam orgulhosamente vestuário alusivo ao clube, viu posters e postais da equipa colados por trás das bancas no Bolhão, no compartimento de aluguer de cadeiras da praia de Gondarém ou no sapateiro da rua Mouzinho da Silveira. Mas há uma coisa que ela não viu: uma presença oficial do FC Porto na zona nobre da cidade que lhe dá nome.
É frequente conversar com portistas sobre as limitações do actual modelo da Loja Azul, temática já discutida no BiBó PoRtO aqui e, mais recentemente, aqui. Mas para lá dos problemas da nossa loja a nível de oferta, atendimento e outras questões específicas que, por já terem sido discutidas nos posts mencionados, me coibirei de abordar neste, algo que há muito tempo defendo é a criação de uma Loja Azul no centro da cidade.
Se a minha amiga húngara tivesse querido comprar um cachecol do FCP para um irmão ou um amigo, tê-lo-ia comprado numa dessas lojas de souvenirs manhosas que tanto vendem cachecóis do FCP como do Benfica, do Sporting, do Real ou do Manchester. Se tivesse querido comprar uma camisola, teria largado 70 euros na Sportzone. São cada vez mais os turistas que visitam o Porto, e certamente que o clube não ignora as potenciais receitas a eles associadas, mas esperar que se dêem ao trabalho de se dirigir ao Dragão, numa zona periférica da cidade, para ter uma experiência do FC Porto, limita o público-alvo àqueles que efectivamente gostam muito de futebol e fazem questão de visitar o estádio. Por sua vez, estar representado no coração da cidade recordaria constantemente locais e forasteiros de que “esta é a cidade do FC Porto”. Compre aqui a sua recordação, aprenda um pouco mais sobre o clube, veja como o nosso estádio é bonito – se quiser ir visitá-lo ou assistir a um jogo, adquira aqui o seu bilhete. Não tenho qualquer experiência em marketing mas tenho larga experiência enquanto turista ;), além da convicção de que não é preciso inventar a roda e de que não é vergonha nenhuma copiar o que já foi feito, e bem feito, em outros países. A maioria dos grandes clubes europeus marca presença no centro das respectivas cidades (admito a excepção dos clubes de Londres, que, pela dimensão da urbe e número de clubes médios/grandes nela sedeados, têm maior identificação com o bairro/zona do que propriamente com a cidade) com uma ou mais lojas que, além de venderem artigos do clube, constituem um estandarte, uma verdadeira marcação de território.
Quem esteve na apresentação da equipa no passado Domingo deve ter reparado que os ecrãs do estádio exibiram durante grande parte do tempo, como pano de fundo ao resultado e tempo de jogo, imagens de zonas emblemáticas do Porto – a Ribeira, os Clérigos, entre outras – decoradas com desenhos de autocarros azuis, bandeiras azuis nas janelas, pessoas vestidas de azul e balõezinhos azuis a subir ao céu. A essa imagética foi aparentemente dado o nome de “Cidade FC Porto”, mas desconheço se se enquadra num conceito mais vasto ou se é apenas isso mesmo: uma série de imagens bonitas da cidade do Porto em tons de azul e branco. De qualquer forma, vejo com bons olhos essa reaproximação do clube à cidade, marcada também pela recente aquisição da antiga sede nos Aliados (e, num âmbito já supra-municipal, pelas “flash mob” de publicidade ao Dragon Seat em vários concelhos da Área Metropolitana do Porto), sobretudo tendo em conta as débeis relações institucionais com a Câmara desde 2001. A realidade é que a relação do FC Porto com o Porto (e boa parte do Grande Porto) é tão vincada e tão intensa que não pode ficar refém de conjunturas políticas locais. O FC Porto é o grande símbolo da cidade do Porto e tem que se assumir como tal, independentemente de lhe serem ou não abertas as portas dos Paços do Concelho de cada vez que eleva mais um pouco o nome da cidade em Portugal, na Europa e no Mundo.
E insisto: a meu ver, parte dessa afirmação da “Cidade FC Porto” passa pelo estabelecimento de uma Loja Azul no centro da cidade. Sobre a mais-valia económica associada a esse estabelecimento, pouco mais posso fazer do que atirar postas de pescada; mas sobre a mais-valia simbólica posso afirmar sem qualquer dúvida que seria extremamente significativa. E como se isso, por si só, não fosse já muito importante, convém ter em conta que, no futebol como em outras áreas, a vertente simbólica, sobretudo quando inteligentemente aproveitada (não confundir com “despudoradamente explorada”, que a fronteira não é assim tão ténue), mais cedo ou mais tarde se transforma em dinheiro. Parece-me que o nosso clube nem sempre dá a devida importância a isso.
Tive recentemente o prazer de receber uma amiga húngara por alguns dias, que passei a mostrar-lhe o que de melhor tem a nossa cidade – com uma excepção: ela não tem o mínimo interesse em futebol, e como tal o ponto mais bonito e importante da cidade ficou de fora do itinerário. Ainda assim, disse-lhe: se estiveres atenta, vais ver FC Porto em todo o lado. E ela viu. Viu galhardetes e cachecóis nos carros e bandeiras nas janelas, viu pessoas que envergavam orgulhosamente vestuário alusivo ao clube, viu posters e postais da equipa colados por trás das bancas no Bolhão, no compartimento de aluguer de cadeiras da praia de Gondarém ou no sapateiro da rua Mouzinho da Silveira. Mas há uma coisa que ela não viu: uma presença oficial do FC Porto na zona nobre da cidade que lhe dá nome.
É frequente conversar com portistas sobre as limitações do actual modelo da Loja Azul, temática já discutida no BiBó PoRtO aqui e, mais recentemente, aqui. Mas para lá dos problemas da nossa loja a nível de oferta, atendimento e outras questões específicas que, por já terem sido discutidas nos posts mencionados, me coibirei de abordar neste, algo que há muito tempo defendo é a criação de uma Loja Azul no centro da cidade.
Se a minha amiga húngara tivesse querido comprar um cachecol do FCP para um irmão ou um amigo, tê-lo-ia comprado numa dessas lojas de souvenirs manhosas que tanto vendem cachecóis do FCP como do Benfica, do Sporting, do Real ou do Manchester. Se tivesse querido comprar uma camisola, teria largado 70 euros na Sportzone. São cada vez mais os turistas que visitam o Porto, e certamente que o clube não ignora as potenciais receitas a eles associadas, mas esperar que se dêem ao trabalho de se dirigir ao Dragão, numa zona periférica da cidade, para ter uma experiência do FC Porto, limita o público-alvo àqueles que efectivamente gostam muito de futebol e fazem questão de visitar o estádio. Por sua vez, estar representado no coração da cidade recordaria constantemente locais e forasteiros de que “esta é a cidade do FC Porto”. Compre aqui a sua recordação, aprenda um pouco mais sobre o clube, veja como o nosso estádio é bonito – se quiser ir visitá-lo ou assistir a um jogo, adquira aqui o seu bilhete. Não tenho qualquer experiência em marketing mas tenho larga experiência enquanto turista ;), além da convicção de que não é preciso inventar a roda e de que não é vergonha nenhuma copiar o que já foi feito, e bem feito, em outros países. A maioria dos grandes clubes europeus marca presença no centro das respectivas cidades (admito a excepção dos clubes de Londres, que, pela dimensão da urbe e número de clubes médios/grandes nela sedeados, têm maior identificação com o bairro/zona do que propriamente com a cidade) com uma ou mais lojas que, além de venderem artigos do clube, constituem um estandarte, uma verdadeira marcação de território.
Quem esteve na apresentação da equipa no passado Domingo deve ter reparado que os ecrãs do estádio exibiram durante grande parte do tempo, como pano de fundo ao resultado e tempo de jogo, imagens de zonas emblemáticas do Porto – a Ribeira, os Clérigos, entre outras – decoradas com desenhos de autocarros azuis, bandeiras azuis nas janelas, pessoas vestidas de azul e balõezinhos azuis a subir ao céu. A essa imagética foi aparentemente dado o nome de “Cidade FC Porto”, mas desconheço se se enquadra num conceito mais vasto ou se é apenas isso mesmo: uma série de imagens bonitas da cidade do Porto em tons de azul e branco. De qualquer forma, vejo com bons olhos essa reaproximação do clube à cidade, marcada também pela recente aquisição da antiga sede nos Aliados (e, num âmbito já supra-municipal, pelas “flash mob” de publicidade ao Dragon Seat em vários concelhos da Área Metropolitana do Porto), sobretudo tendo em conta as débeis relações institucionais com a Câmara desde 2001. A realidade é que a relação do FC Porto com o Porto (e boa parte do Grande Porto) é tão vincada e tão intensa que não pode ficar refém de conjunturas políticas locais. O FC Porto é o grande símbolo da cidade do Porto e tem que se assumir como tal, independentemente de lhe serem ou não abertas as portas dos Paços do Concelho de cada vez que eleva mais um pouco o nome da cidade em Portugal, na Europa e no Mundo.
E insisto: a meu ver, parte dessa afirmação da “Cidade FC Porto” passa pelo estabelecimento de uma Loja Azul no centro da cidade. Sobre a mais-valia económica associada a esse estabelecimento, pouco mais posso fazer do que atirar postas de pescada; mas sobre a mais-valia simbólica posso afirmar sem qualquer dúvida que seria extremamente significativa. E como se isso, por si só, não fosse já muito importante, convém ter em conta que, no futebol como em outras áreas, a vertente simbólica, sobretudo quando inteligentemente aproveitada (não confundir com “despudoradamente explorada”, que a fronteira não é assim tão ténue), mais cedo ou mais tarde se transforma em dinheiro. Parece-me que o nosso clube nem sempre dá a devida importância a isso.
Aproveito para felicitar a ENID,pois não tive oportunidade de o fazer no seu primeiro post ;)
ResponderEliminarDá-me a ideia que,este ano,há um esforço do F.C.Porto em se aproximar dos seus sócios e adeptos mas falta-lhe mais eficácia
Começou pelo acompanhamento muito bem feito do estágio de Marienfield,por parte do site oficial.
Mas a seguir "estragaram" a pintura com toda aquela confusão do jogo de apresentação que era mas não foi.Ao menos que os jogos eram a preços convidativos.
Deram a oportunidade a mais de 200 adeptos de participarem na festa de apresentação,por acaso,fui uma das eleitas.
Prometeram a transmissão do jogo no site mas,ao que parece,houve problemas para muita gente...
Altos e baixos,portanto.
A não relação com a câmara municipal não tem,não deve,não pode ser entrave ao "alargamento" do clube na cidade(e não é de facto).
Sem dúvida que o clube teria a lucrar com uma Loja Azul na baixa da cidade.
Mas,antes disso,é preciso pensar um pouco na sua organização,nos produtos que vendemos,nos PREÇOS(se for a Londres,compro o equipamento completo do Arsenal por metade da camisola oficial do FCP)e então depois sim,abrir uma loja numa zona extremamente acessível da cidade para adeptos,turistas...todos...
Não é uma coisa que se faça de um dia para o outro mas,creio,é algo que está ao alcance do FCP e toda a gente sairia a ganhar com isso.
Cedofeita,Santa Catarina,31 de Janeiro,Clérigos não haverá por aí um espaçosito?xD
Olá, Enid!
ResponderEliminar“A realidade é que a relação do FC Porto com o Porto (e boa parte do Grande Porto) é tão vincada e tão intensa que não pode ficar refém de conjunturas políticas locais.” Isso mesmo, Enid. Porto Cidade e Porto Clube embrenham-se na complementaridade perfeita. Uma não vive sem a outra. O ar que ambas respiram é “azul e branco”, o aroma é de manjerico de S. João. A “Avenida” não é de um qualquer presidente de Câmara; é dos portuenses e a “sala de festas” dos portistas. Foi assim, assim será: Já agora, um repto: na celebração da próxima vitória, TODOS AOS ALIADOS!
Muito obrigado, Enid, por mais este excelente post. Parabéns.
Saudações azuis muito fortes.
Enid, mais um excelente post, objectivo, construtivo e reflectivo, com a simplicidade própria de quem se coloca no mesmo patamar dos outros. Tens razão, o F.C.POrto precisa de estar no centro do Porto, na baixa e vai estar. No edifício da antiga Sede, que já foi adquirido, logo que estejam reunidas algumas condições - o espaço ficar livre, haver disponibilidades financeiras ( mesmo com parcerias, o clube tem sempre de gastar dinheiro -, vai nascer um grande espaço portista, que vai incluir, entre outras coisas, uma grande Loja Azul. Se entretanto surgir uma outra possibilidade, porque não?
ResponderEliminarSó um reparo, Enid, mesmo que a tua amiga hungara não goste de futebol, devias tê-la levado ao Dragão, o estádio do F.C.Porto é muito mais que um local onde se joga futebol, o Dragão, Enid, é em primeiro lugar uma extraordinária obra de arquitectura que merece ser vista, independentemente de se gostar ou não de futebol.
Beijinhos e continua.
As considerações aqui feitas trazem à evidência uma lacuna importantíssima na gestão e divulgação da imagem do FCP. A sugestão da criação de uma loja no coração da cidade, de tão simples é difícil de entender como, até agora, ainda não existe.
ResponderEliminarUma curiosidade, do foro pessoal, mas que se relaciona com a publicitação do clube: há mais de 60 anos, um miúdo então com apenas 12, escrevia ao Futebol Clube do Porto uma carta para que lhe enviassem autocolantes, bandeirinhas e outros artigos afins, para poder contrariar a propaganda que um sportinguista fazia do clube de Lisboa, na terra onde ambos residiam...
Gostei, sinceramente, deste post.
Caros AMIGOS Bom Dia:
ResponderEliminarNão sendo eu Portuense de nascimento sou PORTISTA de Alma. É sempre com grande emoção que atravesso o Douro para entrar na Invicta. Por isso estou completamente de acordo com a ideia de fazer do PORTO Clube e PORTO cidade uma só identidade independentemente de factores politicos adversos. Mas não é de politoca que se fala antes de uma sincronização de identidades que de tão voincada que é que quando alguem de fora fala em PORTO de imediato vem á ideia o mesmo sentimento CLUBE /CIDADE. Isto porque uma e outra vivem tão só de um elemento comum a ambos que se chama POVO. Por isso o clube e a cidade nunca poderão viver de costas voltadas como pretenderão alguns politicos, antes terão de unir esforços de modo a que o crescer de um seja a projecção e tambem o crescimento do ouutro. Nesse sentido é com toda a propriedade que no lugar mais nobre da cidade faz falta algo que a possa de imediato projectar-se no clube de seu nome. E isto não será unica e exclusivamente para o turista terá que ser antes de mais dedicado a todos inclusive aos Portuenses. É que entre Portuenses e Portistas existe um ideal que a todos une que é o ideal TRIPEIRO. De qualquer maneira tambem não será menos verdade que o Estadio do DRAGÃO é uma magnifica obra de arquitectura e não só que por si só merece uma visita e não só para assistir a um jogo do nosso magico clube.
FORÇA PORTO SÓ UNIDOS VENCEREMOS
Uma loja azul na baixa?
ResponderEliminarHaveria de um qualquer vereador, sócio do clube, já se vê, para dar mais credibilidade à decisão, inviabilizar a pretensão. Pois se eles nem pendões permitem...
Esperemos que a mediocridade se "ausente"...
Enid, óptimo post. Arriscas-te a ser uma estrela emergente na blogosfera portista:)
ResponderEliminarAgora um off-topic:
Nunca coloquei em causa o portismo de Fernando Gomes, dirigente. A sua saída, camuflada num daqueles simpáticos comunicados que procura "atirar areia" para os olhos dos adeptos, preocupou-me ligeiramente. E esse estado de preocupação acentuou-se, quando foi evidente a clivagem existente entre o antigo dirigente portista e o clube do seu coração, na corrida à presidência da Liga. Vê-lo ser apoiado, sem qualquer reserva, pelos eternos inimigos, fez-me temer pela sua isenção. Existem alguns portistas, daqueles mais mediáticos, que possuem evidentes complexos provincianos. Na ânsia de serem - e mostrarem - a sua isenção, costumam cometer enormidades à sua paixão. Confesso que julguei que seria esse o caminho de Fernando Gomes. Pelos vistos, estava enganado.
Felizmente, sem grandes pruridos linguísticos, o agora presidente da Liga, foi taxativo, ao justificar o não convite a Ricardo Costa. E o termo "pouco competente", usado para catalogar o espécime que enterrou o Boavista e tentou fazer o mesmo ao Porto, serviu, pelo menos, para colocar as orelhas a arder a esse merdas e a todos os que o apoiaram.
É lerem hoje a imprensa nacional e deliciarem-se com o discurso objectivo, analítico e racional de Fernando Gomes. Ricardo Costa sucumbiu, felizmente, vítima da sua própria vaidade. RIP!
Excelente post enid. O Vila Pouca já deixou a dica sobre o espaço do fcp na baixa. A ver vamos...
ResponderEliminarGrande entrada no biboporto...2 posts extraordinários...parabéns
Parabéns pelo blog.
ResponderEliminarVisitem sentirporto.blogspot.com
@ enid
ResponderEliminarem grande... esta aqui, quer lá saber da pré-época ou jogos de preparação... entra logo a fuzilar, numa forma indiscutivel a todos os níveis.
por isso, os meus parabéns... nesta aposta que já está ganha, sem dúvida alguma!
no resto, e quanto ao tema de discussão que aqui hoje nos deixaste, a piada da coisa, é que nesta indas e vindas, falando-se ou lendo-se por aqui e por acolá, num qq cantinho de tertúlia azul-e-branca, crescemos sempre um pouco mais no tamanho dos nossos desejos e/ou sonhos.
até ler este post, admito, nunca tal me tinha ocorrido «ver» uma loja azul na baixa, no coração da cidade, local de passagem de muitos e visita de tantos outros.
de facto, quanto ganharia o fcPorto com a localização de um espaço naquela zona?
aposto todas as minhas fichas que muito, muito mesmo... e pensar que é uma coisa tão simples de realizar ou colocar em prática!
finalizando, diria que muito já foi dito, discutido e é claro para a larga maioria das pessoas com quem já discuti o tema... na «nossa» casa, neste aspecto especificio, dorme-se muito, aliás, dorme-se demasiado... mas isto somos nós que temos a mania que somos alguns iluminados, quando na verdade, esses, são eles, porque nós, não percebemos nada disto.
bem, mais uma vez, os meus parabéns por esta tua «provocação», de forma construtiva, mas certeira ao bom estilo sniper azul-e-branca ;)
Caríssima amiga com que então temos amigas Hungaras e nunca me foram apresentadas!
ResponderEliminarAgora voltando ao tema há uma relação umbilical entre a Cidade e o Clube, não haverá poder político nenhum que consigo separar isto, o Estádio, o Pavilhão e o Clube são parte da História da Cidade e elevam muito o seu nome além fronteiras, claro que esta divulgação é repartida pelo património histórico e pelo Vinho.
Onde quero chegar é simples a cidade é nossa, porque não colocar em pontos estratégicos pontos de venda FC Porto e bares/cafés, sei que seriam investimentos consideráveis mas clubes com dimensões bem mais pequena que o nosso fazem-no muito bem dou o Exemplo do 7elta de Vigo.
Acho que este e o mundo da internet são sem dúvida as próximas apostas do clube, são pontos de angariação de adeptos, sócios e simpatizantes.
Óptimo post! Estou completamente de acordo! Aposto que, com os turistas que hoje em dia visitam o Porto, um investimento numa loja no "coração" da cidade teria um retorno muito rápido.
ResponderEliminarParabéns Enid!
Olá Enid, parabéns, o teu post está fantástico, estou de acordo com tudo o que escreves-te!
ResponderEliminarFalas-te de 2 das minhas paixões, PORTO Club e PORTO Cidade!
BIBÓ PORTO