01 setembro, 2010

APELO - Lino Moreira (António Lino Moreira)

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Lino Moreira foi o primeiro guarda-redes Campeão de Portugal. Pelo FC Porto em 1921-1922. É difícil completar a sua biografia porque há pouco publicado sobre ele. António Lino Moreira merece que se conheça muito mais.

Há tempos, no blogue “Estrelas do FC Porto”, em comentários a um post de Paulo Moreira sobre o futebolista portista, netos e bisnetos de Lino congratularam-se pela publicação e manifestaram orgulho em serem familiares daquela glória do FC Porto. Gostei muito dessa demonstração de respeito e carinho.

Pois bem, faço este apelo à Mónica Moreira Guimarães, à Sandra, à Diana, à Cláudia, ao António Pedro, à Francisca e ao Tomás:

Caros Amigos – António Lino Moreira, vosso Avô e Bisavô é uma glória do FC Porto e do futebol português. Como Mónica disse “é uma pena que exista pouca informação” sobre esse grande homem e brilhante guarda-redes da década de 20 do século passado. Sentir-me-ia muito honrado se, na biografia a publicar brevemente em “FC Porto – Dragões de Azul Forte” (história do FCPorto neste blogue), constassem elementos fornecidos por vós e desconhecidos do grande público. Seria uma enorme honra e uma homenagem ao V/Avô divulgar informações numa biografia condizente com a grandiosidade do Homem e do Desportista LINO MOREIRA. Seria conceder-lhe “o mérito merecido”, como disse Sandra.

Caso acedam a este pedido, agradeço que as informações disponíveis (data e local de nascimento, data e local de falecimento, currículo, notícias, fotos, etc.) sejam enviadas para o email deste blogue (blogdoblueboy@gmail.com) cujo administrador se encarregará de mas transmitir.

Muito grato pela atenção que possam dispensar-me, os meus respeitosos cumprimentos.

Fernando Moreira – Vila Real
(Dragão Azul Forte)

11 comentários:

  1. É assim mesmo, levantar a história, dar a conhecer grandes figuras do passado, desse tempo longínquo do amor à camisola, dos cabouqueiros que começaram a marcar o trilho, para que hoje, noutros tempos, com outras condições, o Dragão seja Grande. Costumo dizer que quem vive agarrado ao passado, não tem presente nem futuro, mas falar desse passado, sem nostalgia e mostar as figuras do F.C.Porto, é dever de todos os que podem fazê-lo, têm possibilidades de fazê-lo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso desde já a minha ignorância em relação ao Lino Moreira já que desconheço totalmente a história deste nosso guardião.

    Espero que a sua família dê um contributo importante para todos ficarmos a saber mais sobre Lino Moreira.

    Já começo a salivar por quinta feira.

    Um grande abraço Azul Forte.

    ResponderEliminar
  3. Realmente Lino Moreira foi um dos primeiros guarda-redes do F. C. Porto e o 1º campeão nacional, em 1921/22, sabendo-se que o que figurou na fotografia mais antiga, de 1906, era António Pinheiro, tendo havido ainda outros pioneiros das equipas que alinharam em 1893 e 94, dos anos de que há escassas notícias. Tendo, salvo erro, sucedido a Manuel Valença, e entretanto existido outros, como Luís Peixoto, Borges de Avelar, Acácio Mesquita (tio, do famoso futebolista) e Luís Retumba, pelo menos.
    Deste guarda-redes, porém, não há muitas informações, para lá de ter conquistado a Taça Monteiro da Costa em 1918 e o referido 1º campeonato. Como o amigo Fernando Moreira sabe, estou a tentar arranjar qualquer coisa, que depois envio, mas isto só prova que o F C Porto precisava de ter um arquivo oficial, onde constasse toda a documentação e informações possíveis. Entre o pessoal, como funcionários por exemplo, deveria haver uma secção encarregada destas coisas, pois todas as pessoas que se interessam pela História do FCP, ao pesquisarem dão conta das inúmeras falhas que aparecem nas publicações oficiais, mesmo do clube, para já não falar nas de fora do clube...

    ResponderEliminar
  4. Caro Amigo Armando:
    Eu sei que, correspondendo ao m/pedido, está a envidar esforços para conseguir mais alguma coisa, para além do que eu tenho, sobre Lino Moreira. Com calma, tá!
    Entretanto lembrei-me da participação de familiares num post do Paulo Moreira no “Estrelas do FC Porto”. Vamos ver se o apelo chega a eles.
    Um abraço e obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Tal como o Armando Pinto disse, o F.C. Porto deveria e tinha até obrigação para isso, de ter um arquivo com todos aqueles que se destacaram na história do clube em todas as modalidades.

    Só uma curiosidade. O River Plate inaugurou no inicio deste ano o seu novo museu e tem lá exposto os nomes de todos os jogadores que já vestiram a camisola do clube ao longo de mais de 100 anos.

    ResponderEliminar
  7. tenho algumas coisas.
    vou mandar via email para o blueboy.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, PortoDoCrime. Fico, ansioso, à espera do que me possa enviar. Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Mónica Moreira Guimarães17 outubro, 2010

    Olá a todos, só agora me deparei com este apelo, vou tentar reunir o mais rapidamente toda a informação que possa do meu bisavô e enviar para o email do blog. Fiquem a aguardar notícias.

    ResponderEliminar
  10. Pedro Miranda27 outubro, 2010

    Engraçado o que uma pessoa descobre quando procura por fotografias do bisavó no Google! :)

    Vou falar com a familia cá em Lisboa para ver se temos alguma coisa, lembro-me que a minha avó Lina tinha um livro com algumas fotos e outros afins.

    Caso encontre algo, enviarei para o mail do blog também.

    ResponderEliminar
  11. Mariana Lino Moreira19 outubro, 2016

    Ola a todos,

    Sou outra das bisnetas do grande Lino Moreira, e também só agora me deparei com este apelo.. Sei que o meu pai ficou com muita coisa do meu avo (José Lino Moreira, também ele ex-jogador do FCP) e que tem por exemplo recortes de jornais muito antigos.. Tal como um outro blog também fez referencia ao meu avo e bisavo, vamos tentar reunir as informações que conseguirmos.. Caso ainda pretendam, assim que tiver, posso enviar para vocês também.

    Obrigada

    Mariana Lino Moreira <3

    ResponderEliminar