11 novembro, 2010

A multidão num grito só de todos nós!

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Ainda estou em êxtase! Meus amigos, que grande noite a do último Domingo, que grande exibição, que grande resultado e grandes também foram as cabeças com que os encornados ficaram. Que bem que sabe, ainda é difícil explicar o nosso estado de espírito. O nosso maior rival saiu de nossa casa simplesmente humilhado, por um Dragão sem piedade, que os vergou a um resultado histórico de 5-0. Um grande Dragão em campo, acompanhado pelos seus seguidores na bancada, que quase preencheram por completo o estádio do Dragão.

Mas não é por aqui que vou começar, mas sim pela recepção ao Besiktas na semana passada, jogo que carimbou definitivamente a nossa passagem à próxima fase da Liga Europa. O jogo terminou empatado 1-1, o FC Porto fez algumas poupanças para o clássico que se seguiria no Domingo, esteve em vantagem mas acabou por consentir o empate num grande remate de Nihat já na segunda parte.

Cerca de meio milhar de turcos compareceram no Dragão, o que me entusiasmou bastante como devem imaginar, pois foi uma oportunidade de ver ao vivo adeptos tão badalados pelo entusiasmo que transmitem para dentro de campo e postura que mantém na bancada. Ainda cá fora tive possibilidade de trocar algumas impressões com alguns, bem simpáticos, diga-se. Lá dentro, estiveram 34.139 espectadores, muito boa casa. Sectores do ultras do FC Porto praticamente lotados, num jogo em que o apoio foi bom. O material do costume presente, com natural destaque para as bandeiras gigantes dos Super Dragões, que dão sempre grande cor a curva sul. No sector visitante, tivemos uns turcos muito activos, com muitos cânticos no apoio ao Besiktas. A par dos ultras do Rapid, provaram que não é preciso muito material para se fazerem boas coreografias, basta imaginação e vontade para tal.

No final do jogo fiz questão de esperar que eles saíssem e consegui trocar um cachecol com a claque deles, que se juntará à já minha vasta colecção. Fui para casa e mal imaginava as razões que teria para festejar da próxima vez que saísse dali.



Domingo, dia de clássico, recepção aos lampiões. Cheguei ao Dragão por volta das 16h e o ambiente já era de jogo grande. Estava bom tempo e os adeptos chegaram cedo às imediações do estádio. No sítio do costume, onde se juntam os nossos ultras antes dos jogos, quatro horas antes do apito inicial a movimentação já era enorme. Muita bifana, muita cerveja, tudo em clima de convívio. Vi adeptos que vinham de vários pontos do país para assistir ao jogo. Às 17h já um mar azul e branco habitava desde a alameda até à estação do metro. Enquanto esperávamos pelos carneiros, íamos centrando atenções no andebol, que disputava a essa hora também o clássico.

Os bilhetes esgotaram a meio da semana nas bilheteiras do nosso estádio. Esperava-se casa cheia. Para além da enchente portistas que já se verificava, estava montado um aparato policial digno de terceira guerra mundial. Não dávamos dez passos sem observar quatro carros do corpo de intervenção, dez spotters e áreas delimitadas pela PSP. Não costumo passear em Alto dos Moinhos quando lá vamos, mas tenho serias dúvidas se a organização é a mesma. Uma segurança apertadíssima, que impedia os próprios adeptos do FC Porto de se deslocar livremente. Mais um tempinho passado e chega o cortejo dos ilegais ao Dragão. Vieram de comboio e fazem o trajecto de Campanhã ao Dragão a pé, com um cordão policial à volta, conhecido como caixa de segurança. Sim, os ilegais têm tanto direito a caixa de segurança como nós. Aproximamo-nos o mais possível para lhes dar as boas vindas e fomos logo parados pela polícia. Vinham todos contentes, mal sabiam o que os esperava. Demorou alguns minutos até passarem os cerca de 2000 lampiões. Não me lembro de quando lá vou, entrar duas horas antes do inicio do jogo.

Depois disto, o pessoal concentrou-se à volta do “P1”, a garagem onde os autocarros iriam entrar, mais cedo ou mais tarde. E aí também houve reforço policial. Puseram duas carrinhas à nossa frente, não sei se a ideia era fazer daquilo um escudo. Até fotógrafos malcriados tivemos de aturar, mesmo depois de lhes dizermos para não nos fotografar, apontavam as máquinas e fotografavam ininterruptamente na nossa direcção, como forma de provocação. Púnhamos os cachecóis à frente e eles baixavam-se para continuar a fotografar.

O clube do regime foi o primeiro a chegar. Uma assobiadela monumental, gestos, e cânticos intimidatórios. Alguns minutos depois chegou o FC Porto, estrondosamente ovacionado e encorajado.

Cerca de uma hora antes do inicio entrei para as bancadas. Já tive dificuldade em arranjar lugar na curva sul, pois já estava cheia à hora que entrei. Entravam as equipas para o aquecimento e a festa começou na bancada, já com picardias de parte a parte. O estádio do Dragão recebeu 49.817 adeptos, o que significa que falharam alguns lugares anuais. Sector dos ultras portistas a rebentar pelas costuras. Tudo junto pronto a puxar pelo Porto! No sector dos ilegais estava menos gente do que em Maio passado.

À entrada das equipas, o estádio ficou fabuloso, duas grandes coreografias elaboradas pelas nossas claques, enquanto tocava o hino. Arrepiante! Na superior norte, uma tarja que dizia “15 anos com o Colectivo a teu lado”, acompanhado com um pano com símbolo da claque, que festejou o seu aniversário em Julho passado. Tinha também várias bandeiras azuis, brancas e amarelas, que formavam as siglas da claque “C95”. Na superior sul, três panos gigantes, um com o símbolo do clube, outro com a marca “12” e no meio o plantel do FC Porto. À frente, uma tarja onde se lia “Nascidos do fogo para vencer”. O resto do estádio levantava cartolinas, umas azuis escuras, outras mais claras. A acompanhar isto tudo, vários petardos e alguma pirotecnia. Nos ultras benfiquistas, os No Name Boys e os Diabos Vermelhos abriram algumas tochas e também levantaram uma tarja que dizia “Ladrões à força”. O que eles queriam dizer era “Humilhados à força”, com certeza.

Em relação ao nosso apoio e começando pelos Super Dragões, vou ser justo, foi muito bom, mas poderia e deveria ter sido melhor. Pecaram no poder vocal, pois notei que houve mais tempos ”mortos” do que o costume neste tipo de jogos. Mesmo assim, considero positivo. Durante o jogo, foram levantadas três frases na curva sul, dedicadas aos lampiões: “Se querem segurança a norte façam reunião com o rui pereira no vosso camarote!”, “Sempre presentes e sem medo é o lema desde a fundação… só não se aplica nas Antas e no Dragão” e “Menos 10 pontos, Game Over”. Na “mouche”!

Do outro lado o Colectivo esteve bem, fez-se ouvir em alguns momentos e destaco a “tochada” por volta dos 20 minutos do encontro.

O sector visitante só se vez ouvir no aquecimento, pois o resultado não os ajudou de forma nenhuma.

Foi uma noite memorável, a cada golo o “speaker” pedia para anunciarmos o resultado dizendo “FC Porto” e “Visitante”. Ao quarto golo dei por mim a subir três ou quatro filas à procura dos meus amigos, ao som de “Ora dá cá um e a seguir dá outro, depois dá mais um, que só dois é pouco…”



Depois de Aveiro, ficou novamente provado onde andam os melhores ultras nacionais. “Não vos ouvimos, palhaços não vos ouvimos!”. No final do jogo foi a continuação da festa, com o estádio inteiro a desejar um “bom natal para todos vós”. Único, para mais tarde recordar.



Giustizia per Gabriele

Para quem não sabe, hoje é um dia triste para o mundo ultra. Faz hoje três anos que Gabriele Sandri foi assassinado. Era um ultra da Lázio, que se deslocava a Milão para ver o seu clube jogar com o Inter, e levou um tiro fatal de um polícia numa bomba de gasolina. Uma triste história, recordada vezes sem conta por ultras de todo o mundo. Sendo eu, um apaixonado por este mundo, aqui fica uma homenagem a ti Gabo:



GABRIELE UNO DI NOI!

GABRIELE SEMPRE PRESENTE!


Um abraço Ultra.

18 comentários:

  1. Indescritível o ambiente vivido no Dragão! Indescritível! SD sempre a pontuar, mas o Colectivo, bem, sempre com coreografias espantosas! Ah, e viva o frango! :)

    E esse adeptos do Besiktas? Sempre é verdade que nutrem grande admiração pelo nosso clube?!

    Aquele abraço

    ResponderEliminar
  2. Foi um domingo no Dragão simplesmente inolvidável. E o vídeo do 4º golo está sublime.
    FANTÁSTICO!

    Magnífico também o video da homenagem a Gabriele Sandri. Apesar da extrema rivalidade entre Lazio e Roma muito bonito o gesto do capitão Totti. Emocionante e arrepiante!
    Até sempre Gabo!

    ResponderEliminar
  3. Tripeiro, só faltou dizer que o Macaco vai ter uma conversinha com vocês...

    Previlegiados os que estiveram lá.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Ó meu caro amigo

    É mesmo para dizer que foi um dia em cheio no dragão!

    Começou cedo e acabou ás tantas xd. A vitória foi justíssima, excelentes coreografias, felicito-te por isso, apesar de alguns excessos escusados, e sabes bem do que falo. Mas conta a grande vitória

    A tua crónica não me surpreende. Das melhores que leio, não me admiro. São sempre fantásticas,oportunas e muito bem escritas.

    E reitero que a festa não começou domingo. Mas sim por volta das 22h de sábado quando acabou o hóquei em Lisboa, e pelo que sei, até foste esperar a equipa de hóquei!!

    2ºfeira deu-me uma grande pica ouvir as declarações envergonhadas do Gomes da Silva, que até comentaste

    Amanhã talvez vá ao hóquei, sábado vou ÓBVIO.

    Até podias dar uma apitadela!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
  5. Até arrepia ver estes vídeos. FABULOSO ambiente.

    GRANDIOSA EQUIPA.

    FANTÁSTICOS ADEPTOS.

    VIVA O FC PORTO!

    ResponderEliminar
  6. Caro Amigo:
    Delirante, fantástico, épico! Jornada inesquecível!
    Só mais UM...

    Bibó o nosso POOOORTO, carago, carago, carago, carago, carago!
    Um abração.

    ResponderEliminar
  7. Noite inesquecivel!

    A pessoa que teve a ideia de colocar a galinha no relvado é um génio!

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. GIUZTISIA PER GABRIELE

    http://www.youtube.com/watch?v=7rrPAPzF … re=related

    Mais um caso já abafado por toda a CS... se fosse um adepto a matar um polícia nem quero imaginar...

    Nunca será esquecido por nós, Gabo!

    ResponderEliminar
  9. Dragon Soul, é verdade, gostei muito dos minutos que convivi com eles. E camisolas do Quaresma? Se eles eram 500, 100 tinham a camisola do cigano, são loucos por ele!! ;)

    Vila Pouca, vai sim senhor, ele passou-se com alguns excessos na bancada. E várias vezes ao longo do jogo o vi a criticar quem se excedia.

    André, foram largas horas no Dragão, antes e depois ;) Foi festejar à grande! Depois de ontem ter estado no ANDEBOL, amanhã temos HÓQUEI, sábado BASQUETE contra os visitantes e domingo FUTEBOL. Estarei nos três, COM O PORTO SEMPRE ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Tripeiro bonito, sentido e com muito espirito, aliás está como sempre, excelente.

    Conseguiste transportar a alegria das bancadas para o teu texto, aquilo que vivemos e que nem sempre chega a casa de todos.

    Também não esqueceste a nossa Luta.

    Gabo tu sei uno di noi! Nunca te esqueceremos.

    Amigo um grande abraço e até sexta.

    ResponderEliminar
  11. Vários assuntos em abordagem, por partes:

    - BESIKTAS: adeptos fanáticos, os melhores do Mundo. Já vi o FCP em diversas partes da Europa, mas como eles, não há. Mesmo poucos, mostraram algumas das suas qualidades.

    - HÓQUEI: bem mereceram os nossos heróis a espera que lhes foi feita. Como sempre, foram de uma simplicidade tremenda, a justificar tudo o que por eles possa ser feito. A horas seguintes, foram provavelmente uma manifestação da ausência de sono pelo nervoso miudinho do dia seguinte.

    - POLÍCIA: ridículo o dispositivo policial destacado. Sem entrar em detalhes, apenas aguardo para ver o que acontecerá quando lá formos.

    - COREOGRAFIAS: de bom nível em ambos os lados. É também um pouco difícil inovar após tantos anos a tifar.

    - APOIO: em termos de grupos organizados, um pouco abaixo do normal. Em jogos de casa cheia, é habitual tal acontecer, porque a existência de muita gente torna mais difícil o controlo sobre as pessoas, em que uns cantam uma coisa, e outros já estão a cantar outra. Ainda assim, forte apoio!

    - FRASES: saúdo efusivamente o seu regresso. É um hábito que se tem vindo a perder, muito também por culpa da repressão policial, mas julgo que podem e devem ser o veículo transmissor das ideias e pensamentos do grupo.

    - GRUPOS RIVAIS: não comento. Uns não têm nome. Os outros são uma raça em vias de extinção.

    - EXCESSOS: dá-me vontade de perguntar, onde é que algumas pessoas têm o cérebro...na ponta dos dedos??? A ganhar 3-0, sabendo-se que os carneiros só queriam uma razão para se armarem em vítimas, o que leva um gajo a mandar um isqueiro ou uma bola de golfe em direcção a um jogador??? O Nando, muito bem, fartou-se de avisar as pessoas. Até acho que teve muita paciência, pois já o vi a fazer coisas piores em situações potencialmente menos danosas.

    - SPEAKER \ FESTA: O Saúl deixou vir ao de cima todo o ardor clubístico, que que o conhece, sabe bem a sua dimensão. Os festejos foram enormes após o final do jogo, prolongando-se por várias horas, um pouco por todo o lado onde existisse um portista...afinal de contas, não é todos os dias que cravamos 5 batatas a estes artistas.

    Miúdo, um forte abraço,
    Hugo MIL893

    ResponderEliminar
  12. Um post ao nível da exibição da nossa equipa no passado domingo, BRILHANTE!

    Grande ambiente, coreografias espectaculares, PORTO no relvado, PORTO na bancada! Uma noite inesquecível!

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  13. Hugo, subscrevo.

    Aparato policial digno de uma visita papal. Incompentes desmiolados debaixo de uma armadura até aos dentes. Dessa forma eu também sou o maior! No final ainda criam brincadeira, mas na Superior Sul do Dragão tiveram azar, nem começaram a subir as escadas!

    Apoio, foi positivo, mas podia ter sido melhor vocalmente. Houve vários momentos em que apenas se ouviam "os mesmos de sempre". E é verdade, quanto mais gente, mais dificil de controlar.

    Frases, EXCELENTE!!! É das coisas que mais gosto, ainda há dias tive uma conversa com um elemento da claque por causa disso, antigamente eram tantas e tantas, e eu pequenino a ler e ainda hoje sei muitas de cor!!! Depois perdeu-se um pouco esse hábito (não por culpa nossa) e é de salutar esse regresso!!!

    Speaker... ah GRANDE SAÚL, carago!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  14. Meu caro amigo, tudo o que tu escreveste foi simplesmente genial, retrata tudo o que aconteceu na mais pura das verdades. Só tenho apenas um reparo a fazer, quero ver já daqui a duas semanas como vai ser tratada a deslocação da equipa do F.C.Porto à casa de banho municipal de lisboa!!!!! Um grande abraço amigo

    ResponderEliminar
  15. Tripeirinho, tudo foi fantástico, o jogo, as claques e nós os adeptos comuns, que em jogos como este viramos crianças, salta-mos, gritamos dançamos,etc etc etc...

    Tudo o resto, tu como sempre não deixas passar nada, está tudo aqui no teu post!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  16. Adorei as coreografias das claques, estavam espéctaculares!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Em primeiro lugar quero dizer que foi o jogo mais Incrível e o mais sentido que vi desde que vou contigo ver o Grande Porto ao Estádio do Dragão. Em relação ao jogo, já não há muito a dizer, fomos claramente destruidores em todos os sectores: jogadores, equipa técnica, público e até mesmo o speaker Saul que foi brilhante ao salientar após cada golo a forte humilhação do internacional, para que estes se apercebessem da impotência que ali mostraram e para que o público da Invicta percebesse que ali se fazia História.

    Em relação ao que disseste sobre o apoio não ter sido o melhor, estou em parte de acordo, pois o apoio não tem de vir só das claques, mas de todo o estádio para conseguir dar uma força extra à nossa equipa.

    Gostei muito da tua análise sobre o Porto-Besiktas, que na minha opinião foi mais um jogo para cumprir calendário do que outra coisa, já que na Turquia, o Porto mostrou quem vai ser o líder deste grupo da Liga Europa. Na análise do Porto-internacional, achei que conseguiste transmitir muito bem o que ali se passou, faltando apenas um apontamento sobre a visita do irmão do frangueiro roberto em pleno jogo, e uma critica à claque portista pelo arremessar de bolas de golfe para dentro de campo (sendo que uma delas acertou no frangueiro roberto).

    Desculpa pelo comentário extenso, mas nestes jogos históricos fica ainda muito por dizer.
    Um grande abraço para ti e para todos os Portistas.

    Tiago Oliveira

    ResponderEliminar
  18. noite perfeita, com tudo a caminhar lado a lado (exibição, goleada, multidão, ambiente, coreografias, inimigo odioso etc etc), mas na minha opinião, o mundo ultra do Dragão (SD e C95) a perder uma excelente oportunidade para arrasar e da festival daquele pa nunca mais esquecer.

    esse, e mais as bolas de golfe que poderiam ter custado caro, muito caro ao clube, foram os momentos "menos" da noite.

    ResponderEliminar