15 novembro, 2010

Tribunal d'O JOGO - liga ZON Sagres 2010/11, 11ª jornada

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Tribunal O JOGO: FC Porto 2-0 Portimonense SC
Árbitro: João Capela (AF Lisboa) / Assistentes: Tiago Rocha e Paulo Soares.


Grande penalidade gera discussão

Os analistas de O JOGO consideram que o encontro foi fácil de dirigir, mas não estiveram de acordo com todas as deliberações de João Capela. Na grande penalidade assinalada, por exemplo, Paulo Paraty considera que é Rodríguez quem provoca o contacto com Di Fábio, enquanto Jorge Coroado e Pedro Henriques acham o inverso. A não exibição de um cartão a Jumisse por uma entrada sobre Fucile também não foi decisão unânime.



Momento mais complicado

89' Há falta de Di Fábio sobre Rodríguez no interior da área do Portimonense?

Jorge Coroado
+ Di Fábio, com o pé direito, rasteirou Rodríguez, prendendo-lhe igualmente o pé direito, quando este fazia a rotação. Grande penalidade bem assinalada, não justificando acção disciplinar, que, aliás, aconteceu.

Pedro Henriques
+ Di Fábio toca, com o pé direito, de forma negligente no pé direito de Cristian Rodríguez, acabando por derrubá-lo dentro da área. Grande penalidade bem assinalada pelo árbitro.

Paulo Paraty
- Di Fábio está numa posição estática, Rodríguez força a passagem e cai. Percebendo a dificuldade do árbitro, entendo, porém, que a televisão lhe tira a razão.



Outros casos

17' Justificava-se uma acção disciplinar a Varela por falta cometida sobre Renatinho?

68' Existiam motivos para mostrar o segundo amarelo a Pedro Silva por falta sobre Fucile?

82' Jumisse entra com a sola sobre Fucile. Merecia ver um cartão? Se sim, de que cor?

84' O amarelo é suficiente para advertir Pelembé por uma entrada aos pés de Guarín?



Jorge Coroado

- Varela foi imprudente no modo de abordar o lance. Como critério uniforme, devia o árbitro ter exibido o cartão amarelo ao portista.

- Pedro Silva, já advertido, não se coibiu de cometer falta idêntica. O segundo amarelo justificava-se, apesar de o primeiro ter acontecido segundos antes.

- Jumisse projectou-se a alguma distância e, com a sola, atingiu Fucile na zona do tornozelo. O cartão vermelho e o livre directo impunham-se e não o livre indirecto assinalado.

+ Pelembe derrubou Guarín com a coxa. Não se verificou razão para que se possa considerar merecedor de outra acção disciplinar.

Pedro Henriques

- Varela é imprudente na forma como, com a sola da bota, entra e pisa a canela de Renatinho. Infracção passível de cartão amarelo.

+ A entrada de Pedro Silva, feita junto à linha lateral, é uma acção negligente, passível de apenas livre directo, sem qualquer acção disciplinar.

- Jumisse, em tackle deslizante, acaba por atingir o pé de Fucile. Uma entrada que, com as repetições televisivas, mostra que é imprudente e merecedora de carão amarelo.

+ Pelembé entra em "tesoura" de forma imprudente, derrubando e atingindo Guarín. Infracção correctamente assinalada com o correspondente cartão amarelo.

Paulo Paraty

+ A falta é objectiva, existe algum perigo, mas não passa de um pé em riste. Por isso, aceito a decisão do árbitro.

+ Pedro Silva tinha visto um cartão amarelo antes, o que quer dizer que, sendo apenas uma falta negligente, não haveria razão para lhe exibir um novo amarelo.

+ Tendo em atenção a preocupação do árbitro em fazer a gestão disciplinar possível, aceito a não exibição de um cartão amarelo.

+ Está no limite do que se pode considerar imprudência. Aceito a exibição simples do cartão amarelo.



Apreciação global

Jorge Coroado
Jogo simples, sem problemas de maior, que nem o resultado pode colocar em causa. Desempenho à semelhança da valia e competência do árbitro, incapaz de discernir o que é atentado à integridade e o que não é.

Pedro Henriques
Um encontro bem controlado, alicerçado em decisões maioritariamente assertivas, num trabalho globalmente positivo de toda a equipa de arbitragem liderada por João Capela.

Paulo Paraty
Num jogo sem grandes problemas, João Capela e a sua equipa procuraram ser competentes, tendo alguma dificuldade em efectuar uma gestão disciplinar adequada, mas não tendo interferência na decisão do jogo.



fonte: ojogo.pt

2 comentários:

  1. A 22 minutos do fim perdoou claramente a expulsão (2º amarelo) a pedro silva do Portimonense. Não teve o mesmo sentimento de "ternura" e "compreensão" para com os mais pequenos quando na época passada na luz expulsou um leixonense aos 21 minutos de jogo!

    Qto ao penalty sobre Rodriguez se até Coroado e P.Henriques o confirmam penso q não há dúvidas algumas.

    ResponderEliminar
  2. Então e a chuteira do gajo do portimonense na cara do Ukra? Isso não é nada?

    ResponderEliminar