21 dezembro, 2010

Apelo ao carácter...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Em Março de 2008, o hóquei em patins do FC Porto foi trucidado (4-0) pelo Vic de Espanha e dessa forma afastado da fase final da Champions Lague. Bastava aos pupilos de Franklim uma derrota até 3 golos para seguirem em frente, mas a exibição foi medíocre e o castigo cruel ,mas merecido. Apelei nessa altura ao carácter da equipa e disse que ainda acreditava no valor daqueles extraordinários jogadores.

Não me deixaram ficar mal, e passadas umas semanas, garantiram para o nosso clube o heptacampeonato numa final de Play-off frente ao Benfica a quem inclusivamente golearam por 6-0 no 1º jogo dessa final. Os momentos que se viveram após o jogo da Catalunha foram difíceis mas o carácter da equipa veio ao de cima e a época até terminou com sorrisos azuis e brancos em pleno pavilhão da Luz.

Dois anos e meio depois, o momento é também complicado, a concorrência no campeonato aperta, o Dragão vacilou em Viana e caiu com estrondo em Valdagno na Liga Europeia. Muito se fala nos corredores, há várias teorias, umas carregadas de lógica, outras nem tanto, mas tudo somado resulta no seguinte: a fé continua a mesma, os guerreiros são também os mesmos, o técnico é uma lenda do nosso hóquei e não há adeptos como os nossos.

Por isso, apelo ao carácter de todos a começar já por uma indiscutível vitória amanhã frente ao Gulpilhares. Eu lá estarei (amanhã, quarta, pelas 21h) no sítio do costume.

Um feliz Natal para todos os Portistas!



ANDEBOL

FC Porto aplica mais uma goleada e segue isolado em busca do TRI...
( 1º FC PORTO-44 pts e 16 jgs; 2º ABC Braga-42 pts e 16 jgs; 3º Sporting-39 pts e 16 jgs...)
  • Ac. São Mamede 26-37 FC Porto
Estive no Padrão da Légua para assistir a mais uma demonstração de força deste Porto. Dos 10 aos 30 minutos, demos uma lição de bem defender que se reflectiu na concretização de vários contra ataques fulminantes. Ao intervalo 11-22 e o jogo mais que ganho. Nas bancadas, pude cumprimentar o nosso técnico de juniores (Carlos Martingo) que esperava por Gilberto e Pesqueira para no dia seguinte ganhar com estrondo em Belém (35-43). Na 2ª metade Obradovic deu minutos a outros jogadores e a concentração já não foi a mesma. O jogo terminou com um golo extraordinário de Tiago Rocha aos 11 metros. O capitão Ricardo Moreira foi o melhor marcador com 8 golos seguindo-se Tiago Rocha com 7, Dario Andrade com 6, Nuno Grilo e Pedro Spínola com 4, entre outros. Agora o campeonato só volta a 12 de Fevereiro sendo que antes (19 a 22 janeiro) joga-se a supertaça Arena Portimão tendo o Porto caído no grupo de Sporting e Benfica. Antes desse dia 12 jogam-se também os quartos da taça de Portugal com um FC Porto-Sp.Horta no dia 5 de Fevereiro.



BASQUETEBOL

FC Porto perde invencibilidade após desaire inesperado em Coimbra...
(1º FC PORTO-17 pts e 9 jgs; 2º Benfica-16 pts e 9 jgs; 3º Ac.Coimbra-15 pts e 9 jgs...)
  • Ac.Coimbra 76-71 FC Porto
8 vitórias seguidas davam uma confiança tremenda à equipa mas mesmo assim insuficiente para obstar à nossa 1ª derrota à 9ª jornada em Coimbra. Ao intervalo perdíamos 32-31 mas chegamos a estar a ganhar por 61-65 já no último período. O jogo exterior desta vez não esteve bem (Ogirri com 1 em 10 nos triplos) e a equipa tremeu nos momentos decisivos consentindo a 1ª derrota que deixou o rival de Lisboa a apenas uma vitória de diferença. Stempin com 16 pontos, José Costa e Carlos Andrade com 15 e Terrell com 13 foram os mais esclarecidos entre os azuis e brancos. O campeonato volta no dia 2 de Janeiro com um FC Porto/Illiabum.



HÓQUEI EM PATINS

FC Porto perde 2º jogo consecutivo, desta vez na Liga Europeia...
( 1º Benfica-33 pts e 12 jgs; 2º Oliveirense-29 pts e 12 jgs; 3º FC PORTO- 28 pts e 11 jgs...)

  • Valdagno 10-3 FC Porto
Depois da derrota em Viana esperava-se uma boa resposta do Porto em Valdagno mas a equipa começou muito mal o jogo e entrou a perder por 6-0. Era cada tiro, cada melro… Na 2ª metade continuamos sem qualquer capacidade de reacção e acabamos goleados por 10-3 numa das maiores derrotas do clube nas competições Europeias. O adversário tem uma excelente equipa mas ainda em Maio último tínhamos ganho à mesma equipa e no mesmo local… Pedro Gil com 2 golos e Pedro Moreira com um fizeram os golos azuis e brancos. Esta derrota não compromete o apuramento porque Porto e Valdagno serão as equipas apuradas neste desequilibrado grupo. Amanhã, quarta, teremos o jogo em atraso do campeonato com o FC Porto a receber no dragão caixa (21h) o Gulpilhares com o campeonato a prosseguir no dia 8 de Janeiro com um Física-FC Porto.



DRAGÃO DE OURO DA SEMANA

RICARDO MOREIRA (ANDEBOL)

O capitão Ricardo Moreira foi o melhor marcador no jogo deste fim-de-semana do nosso andebol. Apontou 8 golos, sendo 5 deles em contra ataque, 2 em livres de 7m e um num belo remate aos 9 metros. A sua % de eficácia foi de 73% numa partida em que Tiago Rocha e Dario Andrade também se apresentaram com um excelente nível. Ricardo Moreira já soma 109 golos no nosso campeonato e só perde para Yuriy Kostetskyy (123) e Carlos Carneiro (117).



Saudações Portistas,
Lucho.

14 comentários:

  1. Hóquei: eu também acredito...

    Não esperava o desaire no basquete, mas não há equipas invencíveis. Temos qualidade para rumar ao título.

    Ricardo Moreira é um dos meus ídolos!. Está tudo dito.

    Abraço e, desde já:
    UM BOM E FELIZ NATAL;
    UM 2011 CHEIO DE bITÓRIAS e MAIS bITÓRIAS, mas nada de depressões quando a "serie" acabar. É que, de facto, não há equipas invencíveis e devemos regozijar-nos pelo facto de já cá cantarem 36! 36! Não é para todos, amigos. É para quem labuta, para quem o merece. E nós somos uns felizardos por termos um Clube que nos dá o privilégio de sermos… privilegiados.

    Claro que Vilas Boas bem sabe (se sabe!) gerir o plantel. Não precisa de ajudas vindas dos túneis tenebrosos. Ou então ainda levava com uma “gaivota” aos pedaços… e um Bernabé em “bocadillos”…

    ResponderEliminar
  2. Um abraço para Vila Real, Dragão Azul Forte. Um feliz Natal e um excelente 2011 para toda a sua família.

    E, claro, muitas vitórias do nosso Porto no futebol e EM TODAS AS OUTRAS MODALIDADES.

    ResponderEliminar
  3. Um fim de semana algo negro para as modalidades onde apenas se salvaram os guerreiros do andebol.

    Em S.Mamede de Infesta uma vitória inequivoca e esperada de uma equipa que mantém uma atitude que tem de ser sempre enaltecida...Espero que o Obradovic continue por muitos e bons anos a orientar o nosso andebol...

    No basquetebol foi a minha grande desilusão da semana. Não estava nada a contar com a derrota frente à académica...Ogirri com 1 em 10 de triplos e Miranda com uns míseráveis 0 pontos, ajudam a explicar um pouco o desastre...Temos apenas uma vitória de vantagem para as gayvotas...Espero que eles continuem na europa para andarem desgastados mais uns tempos...Quanto a nós, não podemos voltar a vacilar sobre pena de não obter o tão importante objectivo de terminarmos em 1º lugar a fase regular...

    No hóquei foi uma cabazada :-( espero que o ciclo vitorioso desta equipa não finde esta época, mas como todos nós sabemos, nada no desporto é eterno e as dificuldades desta época podem ser vistas como indicações para uma cuidadosa e bem estruturada remodalação da equipa no final da temporada...

    Boas festas para todos e um 2011 cheio de vitórias nas modalidades e no futebol mas acima de tudo com muita saúde para todos nós, pois sem ela não podemos apoiar os nossos campeões !

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Supertaça Andebol Portimão 2011: calendário dos jogos
    Já estão definidos os horários dos jogos da Supertaça Andebol Portimão, a realizar de 19 a 22 de Janeiro de 2011.
    Depois de conhecidos os grupos da Supertaça Andebol Portimão 2011, após o sorteio do passado dia 14 de Dezembro, já estão definidos os horários dos jogos da prova. Todos os jogos terão lugar no Portimão Arena.

    Recorde-se que o Grupo A é composto por SL Benfica, FC Porto e Sporting CP e o Grupo B por ABC Braga Andebol Sad, AM Madeira Andebol Sad e AA Águas Santas.

    A FAP TV vai transmitir online, em directo, todos os jogos da Supertaça 2011.

    Calendário de jogos - Supertaça Andebol Portimão 2011
    Quarta-feira, 19.01.2011
    16h00 - Grupo B - AA Águas Santas : AM Madeira And. Sad
    20h00 - Grupo A - Sporting CP : FC Porto

    Quinta-feira, 20.01.2011
    16h00 - Grupo B - ABC Braga And. Sad : AA Águas Santas
    20h00 - Grupo A - SL Benfica : Sporting CP

    Sexta-feira, 21.01.2011
    18h00 - Grupo B - AM Madeira And. Sad : ABC Braga And. Sad
    20h00 - Grupo A - FC Porto : SL Benfica

    Sábado, 22.01.2011
    11h00 - Apuramento 5º / 6º classificado
    14h30 - Apuramento 3º / 4º classificado
    17h00 - FINAL

    O calendário da prova pode, igualmente, ser consultado no Portal do Andebol, em Competições Nacionais.

    A RTP2 passa em directo o Porto/slb de dia 21 pelas 20h e a final de dia 22 (pelas 17h).

    ResponderEliminar
  5. Estou realmente algo preocupado com o Hóquei, a minha modalidade preferida, mas também estou confiante.
    Vejo também o sonho de conquistar mais uma vez a "Champions" mais longe.
    Mas, tal como o Lucho, conhecemos o car´cter destes jogadores e estamos na luta.
    Aproveito para desejar ao Lucho um Feliz Natal extensivo à família e o mesmo a todos os que passam cá pelo Blog.

    ResponderEliminar
  6. Também estive no Andebol, que, neste momento, é a modalidade com os princípios que defendo para o F.C.Porto: rigor, seriedade, respeito pelo adversário e pelo público. Obradovic, junto-me ao Portuense Verdadeiro, no apelo para que fique muitos anos, não brinca, mesmo quando o resultado está mais que decidido. Será que é uma liderança assim que está a faltar no Hóquei?

    Basquetebol, ninguém esperava. Que tenha sido apenas um dia mau, que acontece aos melhores e não o princípio de uma irregularidade que, na época anterior, foi uma constante.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Fim-de-semana algo delicado para as nossas modalidades!

    O basket foi realmente uma surpresa,mas continuo a acreditar que será este ano!

    No andebol mais do mesmo rumo ao tri!

    No hóquei amanhã lá estarei para apoiar a equipa neste momento dificil.

    Abraço e feliz natal a todos

    ResponderEliminar
  8. Não vi nenhum dos jogos deste fim de semana, por isso é complicado comentar os mesmos.

    Ainda assim, não estava nada à espera da derrota de Coimbra nem do resultado de Valdagno...

    Já o andebol conseguiu uma vitória esperada.

    Amanhã, todos ao Dragãozinho! Os nossos eneacampeões precisam do nosso apoio!

    Abraço!

    ResponderEliminar
  9. Lucho tudo dito.

    Só me resta fazer o que um sócio pode fazer, estar ao lado destes grande jogadores de hóquei patins já no próximo jogo e fazê-los perceber que têm o nosso total apoio.

    Vamos dar a volta a isto.

    ResponderEliminar
  10. Amanhã todos ao DRAGÃO CAIXA! Apoiar é agora, nestes momentos!!

    ResponderEliminar
  11. Enquanto sócio e adepto do gulpilhares gostaria que a minha equipa ganhasse. Podemos aproveitar o momento menos bom do Porto. Também sou adepto do Porto, por isso estarei de facto dividido. O nosso objectivo passa pela manutenção, mas não é neste jogo que a vamos conseguir...
    Se calhar há desgaste na estrutura do Porto. O Reinaldo conseguiu a renovação e agora nem parece o mesmo...Espero que evitem o título dos mouros... Temos de ser campeoes em hoquei e futebol...

    ResponderEliminar
  12. Num momento difícil para o hóquei, efectivamente apenas apelo ao carácter e espírito de grupo de todos.
    São fortes!

    Deixo para mais tarde (para quando estivermos em melhor momento), as considerações sobre aquilo que em minha opinião está a acontecer.

    Levantar a cabeça e confiança, é o que recomendo aos ENEAcampeões!

    ResponderEliminar
  13. As modalidades andaram a "patinar", mas o futebol salvou a honra! Esmaga Porto!!

    ResponderEliminar
  14. foi um fds, desportivamente, a meio-gáz... com 2 belos socos em nossa direcção.

    no aNDEBOL, (mais) um passeio...

    no bASQUETEBOL, uma (má) surpresa...

    no hÓQUEI, bem, foi mau demais pa ser verdade... a rever, rapidamente, afinal onde estará o carácter d'uns e/ou falta de humildade d'outros... o sinal de alarme se demorou a tocar, só pecou por tardia, porque se «cheirava» já desde o inicio da época. No entanto, amanhã, estaremos lá para apoiar... como sempre!!! Nós acreditamos!!!

    ResponderEliminar